Empreendedorismo

8 filmes de empreendedorismo para você se inspirar!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
8 filmes de empreendedorismo para você se inspirar!

Recentemente postamos aqui no blog os melhores livros para empreendedores para colocar sua leitura em dia e ter muito aprendizado. Hoje, vamos apresentar uma lista completa de filmes de empreendedorismo e para aspirantes a empreendedor.

filmes de empreendedorismo

São os melhores títulos do cinema na categoria empreendedor e merecem a sua atenção completa. Afinal, são excelentes formas de colocar seu aprendizado em dia e ainda conhecer histórias de sucesso que mudaram o mundo.

Como empreendedores, sempre precisamos de motivação e exemplos que deram certo para atuar como combustível em nossa dia a dia. E nos títulos a seguir, você confere excelentes sacadas para cuidar de seu negócio e levá-lo ao máximo desempenho.

Veja neste post alguns filmes para empreendedores que vão ensiná-lo sobre os principais aspectos de um negócio: a gestão, a liderança, o atendimento ao cliente, a perseverança e muito mais. Confira a lista completa agora mesmo!

1. A procura da felicidade

O filme conta a história de Christopher Gardner, um grande vendedor na indústria de investimentos que enfrentou muitas dificuldades para começar sua carreira. O personagem, interpretado por Will Smith, é abandonado pela esposa e fica com o filho pequeno para criar.

Enquanto tenta uma vaga em uma das maiores instituições financeiras, precisa se livrar de sua última tentativa de empreendimento que não deu certo. Seus fracassos em série fazem a sua esposa desistir e ir embora, enquanto Chris passa por várias dificuldades ao seu lado de seu filho.

Ele se vê sem casa, sem amigos e dormindo no banheiro do metrô. Ao mesmo tempo precisa se preparar para vencer o estágio não remunerado e conquistar uma vaga na empresa. O filme nos ensina que todo sacrifício é recompensado com a vitória e que devemos persistir seriamente em nossos objetivos.

Além disso, o maior aprendizado do drama é que não devemos “deixar que ninguém diga que não podemos fazer algo”. Sem nenhuma dúvida, um excelente filme sobre empreendedorismo e uma fonte incrível de inspiração.

2. O Lobo de Walt Street

Até que ponto você está disposto a ir para alcançar o sucesso? A vida do empreendedor é cercada de desafios e caminhos a serem percorridos. Mas nem todas essas estradas são boas para dar um destino ao seu negócio e fazê-lo durar.

É exatamente esse aprendizado que tiramos do filme sobre empreendedorismo “O lobo de Walt Street”. A história narra os acontecimentos na vida de Jordan Belfort, um milionário no setor de ações e bolsas de valores.

Mas além das conquistas e superações de Jordan, o filme ainda narra os acontecimentos que rondam a prisão do milionário. O empresário se envolveu em uma trama financeira ardilosa e acabou se desviando do caminho.

Como resultado, foi processado por crime financeiro e preso. Toda a sua história foi manchada por esse erro e ele teve seu fracasso decretado. Uma prova que o crime e a corrupção não compensam e que devemos nos apegar aos valores para empreender.

Ética, credibilidade e confiança são os pré-requisitos para qualquer empreendedor ter sucesso. E mesmo que os resultados apareçam quando esses valores não existem, na certa não vão durar muito e logo o seu negócio despenca.

3. A Rede Social

Quais são os bastidores da fundação da maior rede social do mundo, o Facebook? No filme sobre empreendedorismo “A Rede Social”, é narrada a história de Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook.

Durante a drama são revelados os bastidores da fundação de uma das maiores marcas de tecnologia atualmente. Como tudo começou, os primeiros passos de Zuckerberg, as conquistas iniciais do Facebook e muito mais.

O filme também apresenta a série de processos que o jovem recebeu e o desenrolar de todas essas circunstâncias. Esse filme para empreendedores é útil para preparar qualquer pessoa para o mundo dos negócios e dar uma boa ideia do que é empreender.

Podemos aprender com os erros e acertos de Zuckerberg o que fazer e o que não fazer no mundo dos negócios. Porém, mais do que isso, é uma ótima oportunidade para ver como esse “gênio” da tecnologia digital pensa e estruturou o seu rentável e promissor negócio.

4. Amor sem escalas

Até que ponta a inovação e o empreendedorismo se encontram? Quando devemos nos reciclar e acompanhar as mudanças no mundo?

Em uma época de extrema globalização e quebra de paradigmas como a que vivemos hoje, esse filme não poderia ser mais atual. A história mostra como um lançamento de uma nova tecnologia pode ameaçar cargos e abalar a estrutura de profissionais não preparados às mudanças.

Ryan Bingham viaja constantemente com a função de demitir pessoas e fazê-las pensar que essa foi a melhor coisa que aconteceu a elas. Ryan trabalha em uma empresa especializada na demissão de funcionários e oferece seus serviços a diversas multinacionais.

Ele vê o seu cargo ameaçado quando a organização contrata Natalie Keener, uma jovem promissora que inventou o sistema de videoconferência para demissões à distância. Se a nova tecnologia for adotada, Ryan será o próximo a ser demitido e pode ter suas regalias cortadas.

Ryan precisa mostrar o seu valor e a importância de seu trabalho para continuar na vaga, enquanto dá sequência as demissões em série e vive suas próprias questões emocionais. É uma excelente análise da relação homem x máquina e do crescente avanço da tecnologia.

Por isso é um excelente filme de empreendedorismo para fazer parte dessa lista e ter uma seção em sua casa, ou até com sua equipe. Não deixe de assistir!

5. Piratas do Vale do Silício

O pensamento rebelde e liberal de Steve Jobs e o temperamento aventureiro de Bill Gates se chocam nessa trama. O filme narra a história da fundação das duas maiores marcas de computação pessoal do mundo, a Apple e a Microsoft.

Durante o longa vemos trapaças, roubo de ideias, parcerias e muitas outras táticas usadas pelos magnatas da informática. Mas a persistência, foco na qualidade e coragem é o que mais chama a atenção nesses dois astros.

Jobs e Gates não se deixam intimidar pela grande corporação da época e a falta de visão das pessoas para seu projeto. Em uma época que ninguém pensava em ter um computador pessoal, ambos conseguiram tornar esse equipamento algo indispensável nos dias de hoje.

Os dois jovens ainda demonstram muita força e audácia ao vender coisas que ainda nem tinham construído. Mas não desistiram e se tornaram um dos maiores nomes da atualidade na computação e tecnologia.

6. Walt antes do Mickey

O nome Walt Disney nem sempre foi sinônimo de sucesso e muito dinheiro. Walter Elias Disney, o fundador do maior conglomerado de entretenimento no mundo, precisou de muita coragem e persistência para chegar ao sucesso.

Walt enfrentou muitos desafios durante a sua trajetória e quebrou o caixa de sua empresa várias vezes. Ele teve de unir suas ideias mirabolantes com um negócio lucrativo e dar o suor para que o empreendimento saísse do papel e tomasse as proporções de hoje.

Durante o percurso, o criador do Pato Donald e do Mickey Mouse, contou com a ajuda de amigos, familiares e outras pessoas que apostaram em sua ideia. Mas o seu maior desafio foi desenvolver suas habilidades de empreendedor e dono de negócio, mostrando que essa carreira não é tão fácil.

Walt Disney nos ensinou que com paixão, força de vontade e dedicação tudo é possível. Deixou legados como: contar com uma boa equipe e investir no encantamento de clientes são as chaves para o sucesso. Coisas que sobrevivem até hoje em seus parques famosos, Disneylândia e Walt Disney World Resort.

Essa história inspiradora é compartilhada nesse filme de empreendedorismo e, por isso, merece uma posição nessa lista.

7. Fome de Poder

Os irmãos Mc Donald’s tinham um grande negócio em suas mãos, a maior rede de fast food do mundo. Mas eles não tinham o desejo de expandir o negócio e nem a malícia de grandes investidores e empreendedores, como Ray Kroc.

Surgiu aí uma aliança entre eles para fomentar o crescimento da marca e distribuir diversas franquias do empreendimento. Mas essa relação não foi só flores, alguns desentendimentos e brigas também fizeram parte dessa história de sucesso.

A “Fome do Poder” mostra a importância de conhecer bem seus aliados e sócios de negócio. Demonstra que empreendedorismo é bem mais que dinheiro e números, também precisa ter valores e apoio para o crescimento.

Esse filme de empreendedorismo reúne uma série de histórias que merecem a atenção de qualquer empresário. Se você está pensando em expandir o seu negócio, criar uma sociedade ou fundar seu empreendimento do zero, com certeza tem muito aprendizado para tirar desse filme.

8. Joy: o nome do sucesso

Os empreendedores estão acostumados a ter ideias foras da caixa e revolucionar o mundo. Infelizmente, ou nem tanto assim, esse pensamento fora da curva não é entendido por muitas pessoas.

Não raramente o dono de negócio precisa lutar dentro de sua própria casa e não conta com o apoio de seus familiares. Um desafio que, às vezes, pode se mostrar difícil de transpor e traz ainda mais obstáculos no caminho empreendedor.

Por sorte, a maioria dos empresários de sucesso não dão ouvidos às críticas, lamentações e palavras de fracasso. Vencem o inesperado, ultrapassam limites e surpreendem aqueles que os criticaram anteriormente.

É exatamente essa história que retrata o último dos filmes de empreendedorismo dessa lista. O filme mostra a história de Joy Mangano, uma empresária de sucesso no ramo de produtos para limpeza. Mas para chegar a essa posição, Joy teve de enfrentar muitos preconceitos e desacreditação, incluindo as dúvidas de sua própria família.

O filme é um excelente aprendizado que nem sempre seremos apoiados pelas pessoas que amamos. Entretanto, precisamos ter autoconfiança e muita determinação para alcançar nossos objetivos e mostrar-lhes do que somos capazes.

Filmes para empreendedores são ótimas ferramentas para melhorar o nosso aprendizado e despertar nossa atenção para setores específicos do negócio. Nessa lista você acompanhou os melhores títulos para fazer uma sessão de cinema em sua casa, aproveite.

Tire o que há de melhor em cada um desses filmes e aproveite para aprender muito com a história de empreendedores de sucesso e marcas famosas.

Você já conhecia todos esses filmes de empreendedorismo? Já assistiu algumas dessas opções? Deixe o seu comentário abaixo, mas sem fazer spoiler, combinado?

Aproveite também para sugerir os seus próprios filmes favoritos sobre empreendedorismo, liderança, gestão de pessoas, histórias de sucesso e muito mais.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *