Marketing digital

Gerenciamento de redes sociais: tudo o que você precisa saber!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
Gerenciamento de redes sociais: tudo o que você precisa saber!

Acredita que ainda existem pessoas que pensam que o gerenciamento de redes sociais é uma atividade amadora? Por isso, é muito comum ouvir frases como “meu sobrinho também mexe no Facebook”, “tem site que faz isso de forma automática” ou ainda “mas é só ter uma foto bonita e um textinho”.

gerenciamento de redes sociais

Mas a verdade passa bem longe dessas frases. Fazer uma boa gestão de mídias sociais é um trabalho sério e que requer bastante atenção. Além de exigir estudo, para que o sucesso possa ser ainda maior! Afinal, se você não souber gerenciar corretamente seus perfis, isso pode ser um fracasso.

Trabalhar com mídias sociais requer planejamento, análise e saber escrever um bom conteúdo. Mas não precisa se preocupar, vamos te mostrar como fazer o gerenciamento de redes sociais de forma eficaz. Continue acompanhando e descubra tudo o que precisa!

Afinal, o que é gerenciamento de redes sociais?

Se você está começando na área, saber o que é gerenciamento de redes sociais é muito importante. Essa atividade consiste em publicar conteúdos regularmente em algumas dessas plataformas. Porém, suas ações precisam ser mais efetivas do que apenas vender o seu serviço em suas páginas.

E não basta somente ter boas imagens e um texto sem erros de português. Além de atrair seu público para que ele possa curtir, comentar e compartilhar seus posts, é necessário que você os converta em vendas.

Para isso, é necessário ter planejamento e estratégia para que os seus posts sejam mais do que bonitos. Sejam também estratégicos e vendáveis.

Como montar um planejamento para fazer um gerenciamento de redes sociais?

banner conteúdo estratégico

Em seu planejamento de gerenciamento de redes sociais, veja algumas estratégias que você precisa ter:

1. Persona

A persona é um personagem, semi fictício, que representa o seu cliente ideal. Para criar uma persona é preciso fazer uma pesquisa de mercado e usar ferramentas analíticas disponíveis na internet.

Uma persona é composta por seu nome, sobrenome, idade, profissão, seus hobbies, atividades e os seus temas de interesse. Por meio desses pontos você terá um direcionamento sobre qual tema postar em suas redes sociais.

Por exemplo: Lucas Gonçalves, 20 anos, estudante de enfermagem. Usa as redes sociais para se informar sobre os temas de seu interesse como assuntos sobre a profissão, filmes, séries e música. Seu sonho é trabalhar em um grande hospital e ajudar várias pessoas.

Por meio dessas informações, sua equipe vai saber quais conteúdos irão atrair a atenção de Lucas.

Quer ajuda para definir para a persona do seu negócio? Assista essa aula gratuita e acompanhe nosso modelo de definição de personas. Um material que já foi usado na consultoria para centenas para clientes. 🙂

2. Objetivos

Durante o planejamento devem ser definidos os seus objetivos. Isso pode ser visto de acordo com as estratégias adotadas em sua empresa e as suas metas.

Cada empresa possui os seus objetivos. Umas querem vender produtos, serviços ou, ainda, serem reconhecidas como líderes de mercado. Porém, há alguns objetivos comuns que são trabalhados nas redes sociais. São eles:

Se ainda não definiu o seu objetivo específico, escolha entre um dos anteriores para guiar a sua estratégia de redes sociais.

3. Métricas

O social media que não analisa os seus números fica totalmente perdido. Sendo assim, é preciso que você defina indicadores-chave, conhecidos como KPI’s, Key Performance Indicator. Ou seja, as métricas que são valiosas para atingir seus objetivos.

Por exemplo, você quer aumentar o seu número de leads. Portanto, o número de engajamento não é tão importante. Porém, não basta ter muitas curtidas em suas redes sociais se o seu público não clica nos links que levarão para o seu blog. Não há vantagem em ter muitos seguidores se o seu real foco não é atingido.

Por isso, atraia seu público, por meio das suas redes sociais, para conhecerem o seu site ou blog. Sendo assim, pense em seu objetivo e não apenas nas curtidas em si, antes de definir as métricas que pretende acompanhar.

Aproveite e baixe a nossa planilha de KPI’s para monitorar o desempenho do seu negócio e suas estratégias digitais. É grátis!

4. Crie seu calendário editorial

Ter um calendário editorial é imprescindível para fazer um excelente gerenciamento de redes sociais. Esse é um material básico para que você possa nortear as suas postagens.

Resumidamente ele precisa de:

  • Temas das publicações;
  • Datas e horários que pretende publicar;
  • E os canais de publicação.

Além dos dados acima, você pode completar o seu calendário com outras informações que achar relevante. O nosso modelo de calendário editorial, por exemplo, tem espaço para por etapa da jornada de compra, persona, autor, KPI’s da publicação e outras informações. Baixe agora mesmo para conhecer e usá-lo no gerenciamento de suas redes sociais.

5. Quais as redes sociais você precisa estar?

banner conteúdo estratégico

Cada uma das redes sociais tem a sua peculiaridade. Porém, há aquelas em que você precisa marcar presença! Geralmente, as escolhidas devem ser aquelas que seu público mais utiliza.

Veja quais as principais para você fazer o gerenciamento de redes sociais:

Facebook

Essa é a maior rede social do mundo, com mais de 120 milhões de usuários somente no Brasil. A plataforma tem um algoritmo que aumenta o seu alcance de acordo com as interações dos usuários.

Para isso, crie posts que sejam atrativos e que façam os seus seguidores interagirem. Quanto maior a sua interação, maior será o seu alcance.

Instagram

Essa é uma rede social focada em conteúdo visual, mostrando o seu poder em imagens e vídeos. É a plataforma mais acessada no momento, por todas as faixas etárias. São mais de 57 milhões de usuários brasileiros.

A ferramenta possui diversas funcionalidades como postagem de fotos, vídeos, story ao vivo e criar álbuns.

Twitter

É o microblog mais acessado no Brasil! O consumo de conteúdo é bastante instantâneo e ainda tem muita força no país. São 30 milhões de usuários. Porém, vale ressaltar que é necessário fazer posts somente com 280 caracteres por vez.

LinkedIn

Uma plataforma mais profissional e uma grande aliada das empresas. Ela foi criada com o objetivo de manter relações profissionais de qualidade. Seu conteúdo é para criar conexões que gerem parcerias benéficas para ambos os lados.

A rede social possui 29 milhões de usuários no Brasil!

6. Aprenda a produzir o conteúdo certo para suas redes sociais

Fazer o gerenciamento de redes sociais vai além do que somente publicar uma foto com um bom texto. É necessário paciência, persistência, planejamento, definição de estratégias e ficar sempre atento aos resultados.

Mas você deve estar se perguntando, como criar conteúdos para minhas redes sociais? Isso é o que você vai aprender no Curso Gratuito Conteúdo Estratégico! Faça sua inscrição, aprenda a criar os conteúdos certos e faça o gerenciamento de suas redes sociais de forma eficiente.

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *