Marketing digital

Gestão de leads: aprenda como fazer corretamente em sua empresa

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine em 5 de fevereiro de 2020
2 min de leitura
Gestão de leads: aprenda como fazer corretamente em sua empresa
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você já ouviu falar em gestão de leads? Já faz uso dessa estratégia em sua empresa ou não sabe por onde começar?

Resumidamente, realizar esse monitoramento está diretamente ligado ao processo de capturar, qualificar, nutrir e converter todos os contatos de clientes. O problema que você enfrenta é como realizar corretamente essa gestão?

Pensando em te ajudar, preparamos um post especial! Vamos te mostrar o que é gestão de leads e como implantar essa estratégia em sua empresa. Ficou curioso? Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!

Afinal, o que é gestão de leads?

Fazer a gestão de leads começa no momento em que você captura o lead. Isso pode ocorrer de diversas formas. Porém, uma das mais utilizadas hoje em dia é o preenchimento de um formulário dentro de uma landing page. Normalmente, as empresas oferecem algo em troca para que uma pessoa forneça seus dados, por exemplo, um eBook.

Quando alguém fornece os dados para a sua organização, ele já se torna um lead. Por isso, esse contato entra em um funil de marketing e vendas da sua empresa. A partir de então, ele irá passar pelas etapas de nutrição, qualificação até o lead ser convertido em um cliente.

Portanto, fazer a gestão de leads é acompanhar as etapas desses processos. Essa análise deve ser feita de perto e com bastante atenção.

Porém, para fazer a exata gestão de leads é necessário verificar uma série de dados e informações do seu contato. Por exemplo, dependendo do canal de comunicação que o seu lead se cadastrou, é possível verificar em que etapa do funil ele está e quais são seus desejos e interesses.

Ao longo da gestão de leads, é possível qualificar seu contato, fazê-lo avançar nas etapas do funil e, por fim, transformá-lo em um cliente.

No entanto, para que a sua empresa faça essa gestão de leads corretamente, é preciso contar com o apoio de um software de automação em marketing. Essa ferramenta irá te ajudar a ampliar a sua taxa de conversão de leads em clientes.

Qual a importância da gestão de leads?

O lead é uma oportunidade real de a sua empresa fechar negócio. Por isso, quando uma pessoa fornece seu contato, ela já demonstrou ter interesse em seu segmento. Portanto, esse usuário pode ser classificado como um potencial cliente para a sua marca.

Fazer uma boa gestão de leads é criar oportunidades para alcançar os objetivos da sua empresa. Por meio de estratégias de marketing digital, o lead passa por diversas etapas do funil de vendas. O seu contato está em busca de informações relevantes para resolver o seu problema e, quanto mais a sua organização ajudá-lo nesse processo, maiores serão as chances dele fechar a venda com você!

Portanto, não basta ter em mente somente captar os contatos. Mas é preciso nutrir corretamente esses potenciais clientes com conteúdos relevantes. Uma forma de mostrar a ele que o seu produto vai ajudá-lo a resolver o problema dele.

As vantagens de fazer a gestão de leads são:

  • Segmentação de público;
  • Gerar autoridade à marca;
  • Engajamento e relacionamento com o seu público-alvo;
  • Ter um feedback instantâneo;
  • Dar início a um eficiente processo de vendas.

Como implantar a gestão de leads em sua empresa?

Todas as ações e estratégias de marketing devem ser pensadas. Por isso, é importante ter um planejamento. Separamos algumas dicas importantes para você implantar a gestão de leads em sua empresa:

1. Defina a sua estratégia de gestão de leads

Você já tem a sua persona definida e sabe quais são os interesses dela? Isso já é meio caminho percorrido! Agora é hora de definir as suas estratégias para continuar interagindo com o seu lead.

Quando o seu contato começa a interagir com a sua marca, é possível saber o que ele gosta, seus interesses e alguns comportamentos. Assim, você vai saber como nutrir corretamente o seu lead.

2. Aproximando o lead

Com base em todas as informações coletadas, é possível definir que tipo de interação é melhor para atrair o seu lead. Dessa maneira, você pode gerar conteúdos que sejam relevantes e atrativos para ele.

Os meios de comunicação usados são os mais diversos, como, por exemplo:

  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Email marketing;
  • Site.

O importante é educar o seu lead corretamente e fazer com que ele se aproxime da marca.

3. Quando realmente vender para o seu lead?

Esse é um questionamento feito por, praticamente, todas as pessoas que usam ou pretendem usar a gestão de leads. Afinal, quando vender?

Para isso, a maneira mais eficiente é que o setor de marketing e vendas estejam alinhados, sejam parceiros. Dessa forma, as estratégias utilizadas pelo marketing darão as coordenadas certas para que a equipe de vendas entre em campo no momento certo.

Portanto, para que essa gestão de leads se torne ainda mais eficiente, faça uso de uma ferramenta específica para isso. Como o CRM, por exemplo. Lá é possível acompanhar todo o processo de compra do lead e em que etapa do funil ele se encontra.

Atribua pontos nessa ferramenta, que sejam claros para ambos os setores. Assim, marketing e vendas trabalharão de maneira integrada e saberão a hora certa de entrar em ação.

Conclusão

Como você pode ver, a gestão de leads não é tão complicada assim. Fica ainda mais fácil quando você tem um sistema que te ajuda a monitorar de perto todos os passos do seu lead. Assim é mais fácil de analisar se os seus objetivos estão sendo realmente alcançados.

Determine então indicadores para cada ação em sua gestão de leads. Identifique quais são os gargalos e procure aprimorar as falhas. Essa é uma forma de agir com eficiência.

Vale lembrar que o planejamento pode e deve ser alterado sempre que necessário. Não é preciso trabalhar com ações engessadas. Quanto mais natural for o processo de vendas do seu contato, melhor será a sua gestão de leads.

Quer receber mais informações importantes para o seu negócio? Clique aqui e participe da nossa lista vip!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *