Ecommerce

Qual a importância do blog para seu e-commerce?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
Qual a importância do blog para seu e-commerce?

A grande maioria dos donos de lojas virtuais se preocupa muito com uma boa descrição dos produtos em seu site. Afinal, essa é a coisa mais importante para gerar vendas com uma loja virtual, não é mesmo? Mas poucos percebem a verdadeira importância do blog para seu e-commerce.

importância do blog para e-commerce

Manter descrições bem feitas e imagens de alta resolução em seu comércio eletrônico ajuda, é claro. Porém, você ainda pode utilizar o marketing de conteúdo para melhorar os seus resultados com vendas online, sabia?

Neste artigo vamos apresentar alguns motivos para você criar um blog para loja virtual. Então, se você quer atrair mais tráfego e vendas para seu e-commerce, continue a ler este artigo.

1.     Educar o cliente

O fator mais importante em ter um blog para e-commerce é educar o seu cliente. Com ele, você pode gerar conteúdo de qualidade e realmente útil para os potenciais compradores. Assim, além de manter suas páginas atualizadas, você também contribui para o processo de decisão do lead.

No blog de sua loja virtual você pode incluir entrevistas, reviews, guias de compras, alerta de lançamentos, notícias e etc. Todos esses conteúdos ajudam a sua persona a encontrar o melhor produto e fornecedor. Deste modo, o seu lead terá mais certeza e confiança em sua loja online na hora da compra.

2.     Gerar autoridade

Outra vantagem é ser reconhecido como autoridade em seu nicho de mercado. Quanto mais conteúdos você publica, mais a sua marca será reconhecida como autoridade no assunto. Como você provavelmente já sabe, não existe nada melhor para gerar vendas do que a autoridade, não é mesmo?

De quem você iria comprar: de uma loja virtual desconhecida ou de um e-commerce que gera conteúdo sobre os produtos? Com 100% de certeza você escolheu a segunda opção. Com seus clientes é a mesma coisa. Assim que uma necessidade surgir, sua marca será a primeira coisa que eles vão pensar.

3.     Criar relacionamento

Criar relacionamento com sua audiência também é uma importância do blog. Além de gerar conteúdo de qualidade, educar os clientes e ganhar autoridade, você pode conversar com os potenciais compradores. Como você vai fazer isso? É muito simples!

Em cada post do blog ative o campo de comentários. Através dele os leitores podem interagir com sua marca, dar opinião sobre o conteúdo e sugerir novas pautas. Ao deixar este canal de comunicação aberto, você demonstra a seriedade e confiabilidade de sua marca para as pessoas. Porém, esforce-se para responder o máximo de comentários possível, combinado? Lembre-se, é uma conversa, então não deixe as pessoas falando sozinhas!

4.     Geração de leads

Gerar leads é um dos maiores objetivos de quem trabalha com marketing de conteúdo. Sua lista de contatos é o bem mais precioso que sua empresa pode ter. Com as lojas virtuais não é diferente. Quando uma pessoa assina sua newsletter é sinal que o conteúdo é relevante para ela. Além disso, você pode notificá-la sobre novidades, promoções e lançamentos de sua marca.

Contudo, ninguém sai por aí se inscrevendo em todas as listas que tem acesso. Para gerar leads você precisa antes criar valor na mente de seus prospectos. A melhor forma de fazer isso é através de conteúdo no blog de sua loja virtual. Só depois de perceber valor em seus conteúdos é que o visitante estará pronto para se tornar um lead.

5.     Divulgação da loja virtual

Todo mundo que tem um e-commerce quer divulgá-lo para o maior número de pessoas possível, não é verdade? E existem muitas formas de fazer isso. Você pode investir em anúncios no Facebook, Google Adwords, redes sociais e assim por diante. Mas não existe forma mais barata e certeira de divulgação do que criar um blog para sua loja online.

O que mais se destaca na importância do blog para um e-commerce é elevar a sua divulgação ao próximo nível. Com conteúdo de qualidade você consegue atingir infinitamente mais pessoas. Isso porque o blog é o ponto de partida para qualquer divulgação na internet. Através dele você pode promover seus conteúdos nas redes sociais, criar anúncios, montar uma lista de contatos, etc.

6.     SEO para e-commerce

Você não pensou que deixaríamos passar o SEO para lojas virtuais, não é? Sem dúvida, essa é uma importância do blog que você não pode ignorar. Criar um blog é a melhor estratégia para aumentar suas chances de aparecer nos resultados de busca. Além de aparecer nas páginas dos buscadores, um blog pode render posições invejáveis.

O motivo para isso é muito simples. Quanto mais conteúdo você gera, mais páginas são indexadas pelo Google. Logo, mais chances você tem de aparecer nas páginas de pesquisa. Além disso, o seu leque de conteúdos aumenta muito com um blog. Isso quer dizer que você estará gerando conteúdo com diferentes temas, aumentando suas chances de ganhar uma posição nos buscadores.

7.     Gerar tráfego e vendas

Com certeza você concorda que um blog é útil para SEO. Sendo assim, você não pode negar que ele é uma ferramenta indispensável para atrair visitantes para sua loja virtual. Seja através do tráfego orgânico ou pago, o blog de seu e-commerce vai aumentar o número de acessos em seu site.

Mais visitas significam mais pessoas conhecendo a sua marca e produtos. Assim as suas chances de vender aumentam consideravelmente. É quase um efeitobola de neve”: conteúdo de qualidade = visitas = vendas. Mas é claro que você precisa gerar conteúdo de qualidade para isso.

Como vender mais com um blog?

Agora que você conheceu nossas dicas e compreendeu a importância do blog para seu e-commerce, coloque a mão na massa. Seu próximo passo é criar o blog de sua loja virtual e planejar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Depois disso é que você conseguirá colher todos os resultados que deseja e precisa. Para ajudá-lo nesta tarefa, preparamos um ebook gratuito para você. Nele você aprenderá como gerar mais vendas através de um blog. Além de conhecer o passo a passo necessário para isso, verá um case de sucesso surpreendente. Então, clique aqui e baixe o ebook Como vender mais com blog agora mesmo!

como-vender-mais-com-blog-banner

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *