3 lições de marketing nas redes sociais para aprender com Cristiano Ronaldo e Neymar Jr.

Atores de Hollywood, músicos e todas as grandes estrelas contam com diferentes estratégias de marketing nas redes sociais e agências para se tornarem mais populares e melhorarem seu faturamento.

marketing nas redes sociais

No meio esportivo não é diferente. Neymar Jr. e Cristiano Ronaldo são algumas das estrelas do esporte que mais faturam e muito do sucesso experimentado por eles está diretamente relacionado às suas presenças online, especialmente nas mídias sociais.

Para produzir resultados melhores, é uma ótima ideia aprender como esses atletas e suas equipes são capazes de produzir tanto conteúdo de qualidade de uma forma criativa e exclusiva.

Então, vamos dar uma olhada em algumas de suas práticas recomendadas e como elas podem ser aplicadas em outras campanhas de marketing nas redes sociais.

1. Acreditar na marca é essencial

É quase impossível fazer propaganda de uma marca na qual não se acredita. Ao mesmo, tempo, quanto mais fé existir no potencial da marca e da empresa, mais fácil é fazer com que as outras pessoas também passem a acreditar.

Tanto Neymar e Cristiano Ronaldo quanto seus agentes sempre acreditaram no potencial de ambos em se tornarem alguns dos melhores atletas do mundo. Essas crenças foram alardeadas desde o começo das suas carreiras nas redes sociais e definitivamente afetaram o desempenho para o estabelecimento da marca de cada um deles.

Para se ter uma ideia, o Twitter de Neymar Jr. conta com mais de 40 milhões de seguidores, uma das maiores dessa rede social. Já a página do Facebook de Cristiano Ronaldo está classificada em quarto lugar entre as páginas mais populares, com mais de 122 milhões de seguidores.

Os dois atletas possuem um alto nível de confiança em si mesmos e sempre falam sobre fazer escolhas ousadas e assumir riscos na vida, com destaque especial para a postura ousada de CR7.

Caption: Twitter oficial do Cristiano Ronaldo

2. Atraia e engaje seus fãs

Da mesma maneira, é possível utilizar as mídias sociais para atrair um público maior e promover sua marca, pois essa é a maneira mais eficaz de fazer isso.

É imprescindível envolver os seguidores com mensagens interessantes e valiosas para os seus cotidianos, enquanto os mantém bem informados sobre todos os movimentos e atualizações da sua marca.

3. O marketing de influência

O Índice Davie-Brown (DBI na sigla em inglês) é um índice exclusivo para agências de marca e profissionais de marketing que quantifica as percepções do consumidor de celebridades. As pesquisas do DBI incluem artistas musicais, astros do cinema e da TV, estrelas esportivas e todo tipo de personalidade famosa.

Esse índice avalia diversos dos dados mais importantes para determinar a capacidade de uma celebridade de influenciar a intenção de compra do cliente e aumentar a afinidade dele com a marca.

De acordo com os dados indicados pelo índice nos últimos anos, Neymar está em sétimo lugar enquanto Cristiano Ronaldo ocupa a primeira posição. Essas pontuações excelentes do DBI ajudam a torná-los alguns dos jogadores de futebol mais comercializáveis do mundo.

Esse fator mostra a importância de clubes investirem nesses jogadores, já que há uma retroalimentação de popularidade entre ambos. Especialmente quando se fala no desenvolvimento da marca de maneira internacional.

Na competição para desenvolver uma marca de maneira internacionalmente e para impulsionar as vendas globais de mercadorias com o clube e seus jogadores, há uma tendência para os fãs de futebol, assim como de outros esportes, em alguns países asiáticos de serem um pouco inconstantes.

Isso significa que eles mudam sua torcida de um clube para outro dependendo, principalmente, do sucesso de uma equipe no campo. Isso é muito diferente da atitude de um fã de futebol do Reino Unido ou da Europa, e até mesmo no Brasil, que costuma torcer pela equipe do local em que nasceu com uma devoção inabalável.

Comprar uma camisa pode não ter sido uma prioridade entre os fãs asiáticos de futebol, mas com a chance de adicionar o nome de Neymar e Cristiano Ronaldo na parte de trás da camisa, a chance, com certeza, aumenta.

Sendo assim, investir em um atleta ou outra celebridade de renome pode ser a chave para conquistar um novo mercado e aumentar tanto a influência da marca quanto a da personalidade famosa de uma só vez. E mesmo que sua empresa não posso contratar grandes nomes, você pode começar com celebridades menores e em início de carreira.

O marketing de influência é especialmente eficaz para e-commerces, que podem fazer parcerias com influenciadores digitais e celebridades para divulgarem os seus produtos. Não deixe essa estratégia de fora de seu marketing!

Existem diversas maneiras diferentes de ampliar o alcance do conteúdo produzido para redes sociais. Veja diferentes técnicas mencionadas neste artigo podem produzir ótimos resultados e merecem ser testadas.

Junte-se a mais de 413 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

André Wallace Simonsen

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *