Email marketing

Por que sua empresa deve ter uma lista de emails confiável?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Por que sua empresa deve ter uma lista de emails confiável?

Por maior que seja a presença de sua empresa no marketing digital, ou seja, mesmo que você tenha um site e participe de todas as redes sociais disponíveis, infelizmente, não é possível atingir todo o seu público-alvo e, muito menos, ter o controle completo de sua estratégia de marketing de conteúdo. É aí que a lista de emails entra em cena!

A maioria das empresas utiliza do email marketing para atingir uma parcela maior de sua persona e criar um relacionamento mais íntimo com seus potenciais clientes e consumidores assíduos. E você já sabe que para ter sucesso nele, precisa de uma lista de emails, certo?

Em outro post já falamos do potencial do email marketing, então não vamos repetir. Você pode rever este potencial clicando aqui.

Hoje, vamos falar sobre como uma lista de emails confiável e legítima pode impulsionar a sua empresa, gerar mais vendas e dinheiro para você. Vamos nos aprofundar nos reais motivos para criar uma lista.

Então, se você ainda está cético de todo o potencial de uma lista de emails para sua empresa, veja o que é uma lista de contatos de fato e alguns motivos para criar a sua hoje mesmo.

O que é uma lista de emails?

Uma lista de emails, desde que obtida de forma legítima, reúne os endereços de email de potenciais compradores de seu negócio. Pessoas que lhe deram permissão para enviar o seu conteúdo e possuem um interesse genuíno no que você tem a dizer.

A definição é básica e a ferramenta também. É uma lista simples que contêm as informações de sua persona ou audiência (nome, email, telefone, empresa, etc.). O que faz com esta lista, no entanto, é que se torna um diferencial competitivo e tem mais complexidade.

Você provavelmente já deve ter visto esta estratégia na prática. Aqui no RedatorOnLine.net, por exemplo, há um formulário de captura no topo do blog, onde oferecemos o download gratuito do eBook sobre Marketing de conteúdo e inbound marketing. As pessoas que se registram neste formulário, fazem parte da lista especial de nosso blog. 😉

Por que uma lista de emails é tão importante?

Posso afirmar sem medo de errar, que todas as pessoas que utilizam a internet possuem ao menos uma conta de email, seja ela para fins profissionais ou até mesmo pessoais. Email marketing é muito relevante em sua estratégia de inbound marketing.

Mesmo com toda a popularidade das redes sociais e outras mídias, ainda gastamos grande parte de nosso tempo online checando a nossa caixa de entrada com frequência. Até mesmo os temidos SPAMERS conseguem capturar a nossa atenção e nos fazem perder algumas horas em frente ao PC, notebook, celular ou tablet. Aliás, a mobilidade aumentou ainda mais a utilização do email, eu aposto que você tem uma conta de email logada em seu dispositivo agora mesmo.

Uma lista de emails ainda funciona e você não pode negar isso, a menos que tenha fechado os seus olhos completamente para o marketing digital. Então, veja os motivos para usar uma lista de email para sua estratégia de marketing de conteúdo.

1. Mais segurança e estabilidade

As mídias sociais são ótimas para você distribuir conteúdo grátis e criar uma presença na internet. Também são grandes aliadas para vender mais. Mas, elas possuem donos, empresas que gerenciam e mandam literalmente nestes sites.

Isso quer dizer que elas podem ser alteradas a qualquer momento ou simplesmente deixarem de existir. Não se engane, os seus perfis ou páginas no Facebook não são seus e você não tem nenhum controle sobre eles.

Embora esta seja uma visão exagerada do desaparecimento das redes sociais, temos a extinção de alguns sites que comprovam este ponto de vista. Por esse motivo, você não pode focar todos os seus esforços nas mídias sociais!

Você se lembra do Orkut? A maior rede social do Google anunciou o seu término em 2014 e dois anos mais tarde informou a extinção completa do site. Um exemplo real de como as redes sociais podem desaparecer tão rápido como surgem. No caso do Orkut, por exemplo, ele durou apenas 10 anos.

Uma lista de emails, por outro lado, é imutável e vai permanecer com você sempre. O email marketing não sofre mudanças consideráveis em sua estrutura básica há mais de 20 anos.

Enquanto as redes sociais já mudaram completamente neste período, uma lista de emails ainda se resume em capturar os contatos e enviar conteúdo qualificado para as caixas de entrada.

2. Você é o único dono

Você gosta de controle? Então crie uma lista de contatos. Você é o único a ter acesso e controle das informações de seus contatos e pode usá-las da melhor forma que desejar, mantendo o bom senso, é claro!

Para gerenciar uma lista de emails a maioria das pessoas usa de um auto responder, mesmo assim você continua sendo o único dono destes endereços valiosos e pertinentes para seu negócio. Ninguém terá acesso a eles ou poderá enviar uma mensagem sem a sua permissão.

Estes softwares para disparo de emails automáticos são totalmente confiáveis e protegidos por login e senha, o que garante que apenas você tenha acesso aos emails. Você até pode compartilhar essas informações com o público interno de sua empresa, mais ainda assim tem o controle.

Uma lista de emails é uma das únicas coisas em marketing que não podem ser descobertas ou copiadas pela sua concorrência. Qualquer estratégia de marketing digital pode ser replicada com um pouco de estudo e teste. Mas, a sua lista de emails é sua e para sempre!

3. Comunicação direta com seus leads

Você não gosta de intermediadores entre você e seu cliente? Nenhum empreendedor gosta disto. Mais um ponto para uma lista de emails confiáveis.

Você decide qual a frequência de comunicação com seus contatos, o formato de conteúdo, layout das campanhas, palavras que serão usadas e assim por diante. Logicamente, se você quer ter resultados visíveis, precisa personalizar a sua estratégia de email marketing de acordo com sua persona, mas você é o chefe na maioria das vezes!

Da mesma forma, através do email as suas informações chegam diretamente na caixa de entrada de seus potenciais clientes, sem passar por algoritmos de classificação complexos, ou sofrer com as atualizações constantes, como ocorre nos mecanismos de pesquisa e nas redes sociais, por exemplo.

Quer um exemplo? Quantas vezes você recebeu um email de um empreendedor falando sobre um novo empreendimento ou produto? Aí está a praticidade da lista de emails, uma vez capturado o email, você pode contatá-lo quando bem entender, sem novos esforços para além de disparar uma campanha.

4. Maior taxa de adesão e aceitabilidade

Neste post estamos levando em conta que você se esforçou o mínimo possível para construir uma lista de contatos legítima e confiável, ou seja, as pessoas realmente lhe deram permissão para se comunicar com elas.

Nestes casos a taxa de adesão e aceitabilidade é muito maior, se comparado a qualquer outra ferramenta de marketing digital. A taxa de adesão é o número de inscritos em sua lista, quanto melhor a recompensa digital e mais confiável a sua lista, mais alta ela será.

Outra métrica importante da lista de emails é a taxa de rejeição, ou seja, o número de pessoas que saem da sua lista com o passar do tempo. Embora, este seja um evento comum no email marketing, quando a sua lista é realmente qualificada a tendência é manter apenas as pessoas que realmente interessam para sua empresa.

Com uma isca digital interessante, eu tenho certeza que você conseguirá atrair novos contatos para sua lista facilmente. Além disso, continuando a partilhar conteúdo de alta qualidade com os inscritos a sua taxa de rejeição e unfollows tende a ser muito baixa.

5. Baixo investimento

Existem muitas formas de você captar emails para sua lista de contatos. Anúncios patrocinados no Google, Facebook e Linkedin são apenas algumas opções deste vasto leque de ferramentas muito úteis e práticas.

Porém, na maioria destes sites, o custo por aquisição de lead é extremamente baixo. Na verdade, na maioria das vezes, se resume a poucos centavos por clique em seu anúncio ou conversão na página.

Clique no site ou CPC é a forma de cobrança dos anúncios patrocinados mais comuns na internet que cobram taxas por cada clique recebido no link de seu anúncio. Já a conversão é cobrada toda vez que uma pessoa se registra em um formulário ou página de captura de seu site.

Por conta disto e outros fatores, criar uma lista de email é a forma mais barata de fazer marketing digital hoje em dia. Você paga pouco para conseguir novos leads e pode fazer este relacionamento durar por quanto tempo for possível.

Além disso, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo e SEO marketing você pode atrair pessoas gratuitamente para o seu site, aumentando assim a sua lista gradativamente. Apesar de ser um processo mais demorado, seus leads serão muito mais qualificados do que qualquer outra forma de atração.

6. Você pode vender para a sua lista!

Os relacionamentos mais duradouros e legítimos ocorrem na lista de emails, por isso, a maioria dos experts digitais diz que o dinheiro está na lista.

Do mesmo modo, as pessoas sentem-se mais confiantes em comprar de você, que gera valor constantemente para elas, do que um completo estranho que nunca ouviram falar.

Através da sua lista de emails você consegue gerar autoridade para sua empresa e para si mesmo, estreitar os laços com sua audiência, aumentar sua credibilidade e confiança de seus inscritos. Todos esses ingredientes são indispensáveis para você fazer mais vendas online, não é mesmo?

Uma lista de emails é a forma mais fácil de fechar uma venda, pois nela você consegue criar um funil de vendas e assim identificar o melhor momento para enviar uma promoção ou oferta para seus contatos.

Também não podemos esquecer que através de uma lista de emails você pode fazer diversas vendas para um mesmo cliente, você se lembra do exemplo do item 3?

Você pode comunicar os seus contatos rapidamente de um lançamento em sua empresa, ou quem sabe informar a disponibilidade de uma nova versão de seu produto e assim por diante.

7. Você pode gerar fãs com sua lista de emails

Quanto mais tempo você se relaciona com essas pessoas, mais elas vão confiar em você e passar a vê-lo com outros olhos, uma perspectiva muito melhor, diga-se de passagem.

Os seus contatos vão se tornar com o tempo os seus fãs legítimos, ou seja, pessoas capazes de defender, indicar e falar de você para todo mundo que conhece. Isto é completamente compreensível se você levar em conta que o relacionamento através do email marketing é muito mais pessoal e íntimo.

O maior desejo de qualquer empresa ou empreendedor é criar fãs de seu negócio. Isso quer dizer marketing espontâneo e gratuito para sua empresa, o tradicional boca a boca que ainda tem muita valia.

Com uma lista de emails criada de forma adequada e um relacionamento eficaz com os seus contatos eles vão enxergá-lo como autoridade no assunto. Você será a primeira pessoa a ser associada ao seu mercado de atuação, como consequência o primeiro de quem irão comprar.

Conclusão

Eu acredito que agora tenha ficado claro os motivos reais para sua empresa criar uma lista de emails confiável, não é mesmo?

Como você pode ver os benefícios são muitos, desde uma atração mais eficaz e legítima, até a criação de um marketing espontâneo muito invejado no mundo dos negócios. Sem dúvida, o dinheiro ainda continua na lista, usando do termo popular no marketing digital.

A questão agora é quando a sua empresa vai começar a utilizar este recurso em seu dia a dia? Pretende colocar alguns destes benefícios a favor de seu negócio ou vai deixar a sua concorrência ficar com todos eles?

E por falar em gerar uma lista de contatos, você vai precisar criar uma recompensa digital para atrair as pessoas, certo? Então, veja o post “Criação de ebooks é uma boa ideia para gerar leads?” e entenda como usar esse formato de conteúdo para criar uma lista de emails confiável.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *