Email marketing

15 opções para ter uma lista segmentada em email marketing

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
15 opções para ter uma lista segmentada em email marketing

Uma pesquisa do Mailchimp revelou que uma lista segmentada em email marketing tem melhores resultados.

lista segmentada em email marketing

Segundo o estudo, as aberturas são 14% maiores, geram 100% mais cliques e tem menores cancelamentos se comparado a campanhas generalizadas.

Dados como esse atestam a importância de qualificar os seus leads e enviar campanhas segmentadas para sua lista.

Se não sabe como fazer isso, não se preocupe! Veja 15 dicas para contar com uma lista segmentada em email marketing, abaixo.

1. Preferências do lead

Esse é o modelo de segmentação de lista mais comum. Use os interesses e referências de seu contato para enviar conteúdos mais relevantes para ele.

Para isso, crie um histórico dos conteúdos que ele consome e descubra quais temas são mais importantes para cada pessoa em sua lista de contatos.

2. Tempo de cadastro

Separe os leads antigos dos novos e dê um tratamento especial para cada um deles. Você pode enviar conteúdos VIP’s para os veteranos ou presenteá-los com cupons de desconto, por exemplo.

Considerando que uma lista pode perder até 20% de seu tamanho em um ano, os seus leads fiéis devem ser recompensados, não acha?

3. Localização geográfica

Essa segmentação de lista é mais útil para negócios locais, ou então campanhas destinadas a determinadas regiões geográficas.

Uma loja de roupas do bairro pode enviar uma promoção exclusiva para os moradores próximos, ou quem sabe convidar alguns contatos para visitar a nova loja que abriu próxima a eles.

4. Faixa etária

A idade de seus contatos pode ser útil em muitas circunstâncias, mas não são indispensáveis para todos os negócios.

Só para exemplo, essa informação pode ser usada para conhecer o perfil das pessoas mais engajadas com a sua marca e auxiliar no mapeamento de sua persona.

5. Gênero do lead

Você tem uma loja virtual de roupas femininas e masculinas? Então essa é a segmentação indispensável de sua lista.

Com essa informação em mãos você envia campanhas mais assertivas para cada lead. Só tome cuidado para não criar emails preconceituosos, combinado?

6. Ocupação profissional

Qual o cargo que seu lead ocupa? Qual a faixa salarial e nível educacional?

Esses dados são importantes para mapear sua persona, mas você também pode usá-los para criar campanhas segmentadas. Um exemplo é enviar um post falando sobre o cargo do lead e dando dicas para melhorar o seu trabalho.

7. Data de aniversário

Conhecer a data de aniversário de seu lead pode ser muito relevante para gerar relacionamento, aberturas no email e até vendas.

Envie felicitações para os aniversariantes e procure separar lembranças ou vantagens para essas pessoas. Afinal, quem não gosta de ter seu aniversário lembrado e ainda receber um presente?

8. Taxas de abertura e clique

Analisar a taxa de engajamento de cada lead com sua empresa é uma qualificação comum, usada pela maioria das empresas.

Porém, além de ficar atento a esses dados é preciso saber utilizá-los em seu email marketing. Recompense os leads mais engajados e procure otimizar esses números.

9. Leads inativos

Você provavelmente já sabe que para manter um email em sua lista é preciso investir dinheiro, certo? A mensalidade do software de email marketing é só um dos custos envolvidos.

Então, procure descobrir os leads inativos de sua lista e entre em contato com eles. Tente recuperar a confiança do contato, mas também limpe a sua lista de vez em quando. É melhor uma lista enxuta, porém responsiva.

10. Recompensa digital

Qual foi o ebook que seu lead baixou? Na maioria das vezes, conhecer o tema da recompensa digital ajuda a obter insights de seu lead.

Você pode descobrir as preferências do contato, seu estágio no funil de vendas e assim por diante. Por isso, fique de olho nessa informação e crie um histórico das iscas digitais baixadas por cada contato.

11. Comportamento de compra

Para quem tem um e-commerce conhecer as preferências de compra de cada contato é muito importante. Você consegue listar os clientes fiéis de sua loja virtual, os que mais gastam, àqueles que abandonaram o carrinho e etc.

Use essas informações para recuperar vendas perdidas e recompensar compradores fiéis. Ao agir assim suas vendas aumentam e você pode descobrir oportunidades de vender de novo para as mesmas pessoas.

12. Estágio na jornada de compra

Conhecer em que etapa o lead se encontra ajuda a otimizar suas vendas. Você consegue enviar o conteúdo certo, na hora certa e tem maiores chances de torná-lo um cliente.

Então, busque organizar os seus leads pelo estágio no funil de vendas. Além de uma excelente opção para otimizar o seu relacionamento com eles, esse dado ajuda a prever vendas e manter o fluxo de pedidos constantes em seu negócio.

13. Tipo de dispositivo

Não é segredo para ninguém que o acesso à internet por dispositivos móveis tem aumentado. Mas você tem usado isso a favor de sua estratégia de email marketing?

Conheça qual o dispositivo mais comum para ler seus emails e otimize suas campanhas para ele. Em smartphones e tablets, por exemplo, o ideal é apostar em textos menores e que carreguem mais rápido. Pois a internet móvel ainda é limitada aqui no Brasil.

14. Serviços de email

Descubra quais são os serviços de email mais populares em sua base de contatos. Ao conhecer os provedores mais comuns na lista segmentada de email marketing você pode encontrar erros em suas campanhas.

Sem saber, suas mensagens podem estar parando na caixa de lixo eletrônico do Hotmail, por exemplo. Ao perceber que as pessoas desse serviço não abrem seus emails, esse é um forte indicativo para melhorar suas campanhas.

15. Atividades no site

O comportamento do lead em seu site, geralmente, ajuda a qualificar seus contatos e otimizar seu processo de venda.

Fique de olho nas páginas mais acessadas, conteúdos rejeitados e fluxos que cada lead segue em seu site. Essas podem ser oportunidades para gerar mais tráfego, melhorar as conversões de sua página e assim por diante.

Agora que você já conheceu essas 15 opções de segmentação de leads, aplique-as em sua estratégia de vendas por email. Depois, conte os resultados no campo de comentários abaixo, combinado?

Quer receber mais dicas para conseguir uma lista segmentada em email marketing e vender mais? Cadastre-se em nossa lista VIP e receba as atualizações do blog com exclusividade.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *