Empreendedorismo

Livros para empreendedores: Os 15 melhores para você ler!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
Livros para empreendedores: Os 15 melhores para você ler!

Todo empresário e dono de negócio precisa se manter atualizado. Entre suas obrigações, estudar e ficar antenado é uma das mais importantes delas. E os livros para empreendedores são ótimos aliados para isso.

livros para empreendedores

Essas obras permitem aprender mais sobre gestão, administração de empresas, liderança, motivação e muito mais. Temas muito úteis quando você tem o seu próprio negócio e precisa tocar uma empresa, não é mesmo? Afinal, são ingredientes indispensáveis para ganhar mais conhecimento e fazer o seu negócio crescer.

Por outro lado, existem milhares de livros sobre empreendedorismo por aí. A cada ano que passa outras opções são adicionadas as livrarias e o crescimento desse mercado não para. Uma extensa variedade que torna difícil escolher as melhores opções para ler e se informar. Mas não se preocupe!

Neste post você confere os melhores livros para empreendedores e uma pequena descrição de cada um deles. Veja o que cada item dessa lista pode fazer por você e pelo seu negócio. Aproveite também essas sugestões para manter a leitura em dia e ganhar mais conhecimento. Confira!

1. O Monge e o Executivo de James C. Hunter

Algo indispensável para qualquer empreendedor é a liderança. Para que seu negócio dê certo, você precisa aprender a lidar com as pessoas. Só assim conseguirá engaja-las com seu objetivo e realizar suas metas de forma assertiva.

Os empresários se veem frente a este desafio com frequência e precisam saber lidar com ele. Seja para gerenciar seus funcionários, conversar com fornecedores ou mesmo em sua vida pessoal, esse livro é indispensável para leitura.

James mostra, através de uma história fictícia, a importância de um bom líder em diversos setores da economia. Através das lições de um monge é possível descobrir as características essenciais para se tonar um líder nato.

Adquira esse livro na Amanzon..

2. Vai Fundo de Gary Vaynerchuk

Gary Vaynerchuk é um dos maiores especialistas em marketing digital e produção de conteúdo atualmente. Ele começou sua carreira na loja de vinhos de seu pai. Passou por diversos setores da companhia, até chegar ao caixa e mudar completamente o negócio.

Gary começou a produzir vídeos em seu canal no Youtube, falando sobre os vinhos e ajudando as pessoas a escolherem as bebidas perfeitas. Algum tempo depois dessa empreitada, a sua loja online superou o negócio físico e ele se tornou uma das maiores autoridades em vinhos dos EUA.

Depois de tanto sucesso com seu negócio, o autor passou também a oferecer cursos, palestras e workshops para ajudar outros negócios a se relacionarem com seus clientes. Se você está começando no mundo digital, não pode deixar de ler esse livro para empreendedores.

Adquira esse livro na Amazon…

3. O Mensageiro Milionário de Brendon Burchard

Será possível transformar a sua paixão em negócio e ganhar dinheiro com isso? Para Brendon Burchard isso é possível, e foi exatamente o que ele fez.

Depois de um acidente de carro, Brendon começa a se questionar sobre o seu propósito de vida e o motivo para existir nesse planeta. Através desse autoconhecimento ele decide compartilhar sua mensagem com o mundo e motivar outras pessoas.

Após muitos desafios, finalmente se torna um coach e palestrante responsável por levar milhares de pessoas a compartilharem suas mensagens e a ganhar dinheiro com isso. Nessa terceira opção dos livros para empreendedores, o autor compartilha essa trajetória e dá instruções para quem deseja viver de seu propósito.

Adquira esse livro na Amazon…

4. Ideias que Colam de Hip Heath e Dan Heath

Por que boatos e lendas urbanas fazem tanto sucesso e atingem milhares de pessoas? É essa resposta que os irmãos Heath revelam no 4º lugar de nossa lista de livros para empreendedores.

Hip e Dan analisam eventos comuns que se tornaram muito famosos mundialmente e desvendam o segredo das ideias que se tornam virais. Através de um passo a passo prático, os autores mostram como divulgar suas ideias para o mundo e fazer com que as pessoas prestem atenção nelas.

Em um mundo extremamente comunicativo e cheio de informações, você precisa saber como se destacar em meio à multidão. Nessa obra literária você vai navegar pelos bastidores das mensagens mais impactantes e compartilhadas do mundo, aproveite!

Adquira esse livro na Amazon…

5. As Armas da Persuasão de Robert B. Cialdini

Como fazer as pessoas dizerem “sim” para você? Quais as ferramentas usadas por vendedores e profissionais de marketing para influenciá-lo?

Robert, PhD em Psicologia, mostra os princípios da persuasão e como influenciar as pessoas. As dicas de Cialdini podem ser usadas na liderança de equipe, trabalho como vendedor e muitas outras aplicações. Afinal de contas, precisamos expor nosso ponto de vista em diversas circunstâncias e sempre gostamos de ser atendidos, não é mesmo?

O livro analisa algumas situações cotidianas, através de estudos de caso científicos e experiências do próprio autor, para melhorar suas chances de receber um “sim”. É um dos livros para empreendedores indispensáveis para quem deseja “vender o seu peixe”.

Adquira esse livro na Amazon…

6. Incansáveis de Maurício Benvenutti

Maurício Benvenutti foi um dos responsáveis pelo sucesso de uma das maiores empresas financeiras do Brasil, a XP Investimentos. Também é sócio da StartSe, uma aceleradora de startups e escola de negócios.

Após uma longa estadia no Vale do Sílicio, um berço de inovações, Maurício reúne algumas previsões do futuro global. Ele mostra também como empresas de garagem se tornaram tão importantes nos dias de hoje e desvenda os segredos de uma startup de sucesso.

Esse é um dos livros para empreendedores que não pode faltar em sua lista, especialmente se pretende investir no ramo de startup ou inovação. Aprenda com a história de marcas como Facebook, Apple, Uber e muitas outras como transformar seu empreendimento em sucesso e acompanhar a evolução que vem por aí.

Adquira esse livro na Amazon…

7. O Poder do Hábito de Charles Duhhigg

Como 7ª opção dos livros para empreendedores está o Poder do Hábito. Nessa obra, Charles Duhhig mostra como somos afetados pelo hábito e como as nossas decisões são influenciadas automaticamente, sem que saibamos que isso acontece.

Contrariando o senso comum, Duhhig mostra que podemos mudar coisas em nossas vidas através da implantação de novos hábitos. O autor ainda lista alguns passos para remover atitudes negativas de sua vida ou adicionar hábitos saudáveis em sua rotina.

Seja para fazer exercícios físicos, emagrecer ou ser mais produtivo o Poder do Hábito pode ajudá-lo a atingir suas metas. O melhor de tudo é que esses ensinamentos também podem ser aplicados dentro do seu negócio.

Adquira esse livro na Amazon…

8. Os Segredos da Mente Milionária de T. Harv Eker

Harv demonstra nesse livro por que algumas pessoas enriquecem e outras não. Segundo o autor, a nossa mentalidade perante a riqueza é a responsável pelo nosso futuro. Temos formas específicas para lidar com o dinheiro, vícios que foram pegos ainda na infância.

Quando aprendemos a diagnosticar esses pensamentos errados e alterá-los, aumentamos nossas chances de ficar ricos. Harv deixa claro nessa obra a forma como ricos e pobres lidam com ganhos financeiros. Também lista uma série de práticas para ser uma pessoa bem-sucedida nas finanças.

Donos de negócios precisam saber como lidar com o dinheiro adequadamente. Caso contrário, você pode levar seu empreendimento a falência e comprometer o bem-estar de sua família. Por isso, Os Segredos da Mente Milionária, não poderia faltar nessa lista de livros para empreendedores.

Adquira esse livro na Amazon…

9. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas de Dale Carnegie

A gestão de pessoas é muito importante para os negócios, como já vimos lá no primeiro livro para empreendedores dessa lista. Por isso, não poderíamos nos esquecer da obra de Dale Carnegie, um dos maiores especialistas no assunto.

Carnegie lista alguns princípios para se relacionar adequadamente com outros indivíduos e, assim, conseguir a simpatia deles. O autor mostra como pequenas atitudes e mudanças de paradigmas podem mudar completamente os seus relacionamentos e levá-lo a atingir seus objetivos.

Os conselhos de Carnegie podem ser aplicados para gerenciar e engajar seus funcionários, fazer novos amigos, ter relacionamentos amorosos e muito mais. Esse livro é um guia indispensável para qualquer empreendedor, que vive rodeado de pessoas.

Adquira esse livro na Amazon…

10. Steve Jobs de Walter Isaacson

Conhecer a história de empreendedores de sucesso é uma ótima fonte de motivação e inspiração. Ser um empreendedor não é assim tão simples, mas conhecer os feitos de outras pessoas nos ajuda a ficar firmes em nossos objetivos.

E conhecer a biografia de Steve Jobs, com certeza, é ainda melhor. O livro tem uma série de histórias do fundador da Apple. A obra narra diversos acontecimentos da vida Steve, tanto no âmbito pessoal como no profissional, e passeia pela evolução de importantes segmentos.

Jobs foi um grande inventor e estava à frente de sua época. Ele revolucionou o mercado de computação pessoal, na verdade foi um dos pioneiros nesse movimento. Através da Apple mudou a forma como as coisas eram feitas e criou uma experiência incrível para seus clientes e admiradores.

A narração de sua história não poderia ser feita por ninguém menos que Walter Isaacson, que já escreveu biografias de outras celebridades importantes como Albert Einsten e Benjamin Franklin. Esse é um daqueles livros para empreendedores que devem ficar na cabeceira de sua cama e ser lido várias vezes.

Adquira esse livro na Amazon…

11. Por quê? Como grandes líderes inspiram ações de Simon Sinek

Em outro artigo, já falamos sobre o Círculo Dourado (Golden Circle) e como ele afeta o posicionamento das marcas frente ao mercado. Nesse livro, Simon revela todos os detalhes de sua teoria e explica como ela diferencia empresas de grande sucesso dos negócios comuns.

No livro, você será capaz de entender o que é propósito e porque sua empresa precisa de um para ter sucesso. O autor mostra que as pessoas estão engajadas com causas e não apenas com produtos, como se supunha há algum tempo.

Ao terminar de ler essa obra você mudará completamente a sua visão de negócio e dará um novo sentido para sua marca, sem dúvida. Portanto, esse é um dos livros para empreendedores indispensáveis em sua coleção e leitura, é claro.

Adquira esse livro na Amazon…

12. O Lado Difícil Das Situações Difíceis de Ben Horowitz

Ao construir um negócio muitas dúvidas surgem pelo caminho. E, nem sempre, as respostas estarão disponíveis em livros acadêmicos, cursos e universidades. Quando isso acontece, como o empreendedor pode encontrar saídas alternativas?

As respostas estão no livro de Ben Horowitz. O autor narra os principais desafios que assolam empreendedores de primeira viagem, ou mesmo empresários experientes. Através de sua extensa bagagem no mundo do empreendedorismo, ele compartilha soluções para problemas que parecem intransponíveis.

São lições valiosíssimas para quem deseja iniciar o seu próprio negócio, ou está parado em meio aos desafios sem saber para onde ir. É um guia para sobreviver nesse mundo tão incerto, que é o empreendedorismo, e fazer o seu negócio crescer forte e saudável.

Adquira esse livro na Amazon…

13. Startup Enxuta de Eric Ries

Empresários e donos de negócio têm buscado por anos formas de economizar e fazer mais com menos. Pouca mão de obra, falta de dinheiro e tempo escasso são algumas dificuldades enfrentadas pela maioria dos empreendedores.

Eric Ries mostra que é possível criar um negócio enxuto e funcional. Uma empresa que precisa do mínimo de recursos para funcionar e, assim, pode focar no seu crescimento e escalabilidade. O segredo, segundo o autor, é começar pequeno e ir crescendo com o passar do tempo.

As lições apresentadas por Ries nesse livro para empreendedores, muda completamente a visão antiga dos negócios. Ainda deixa claro que qualquer um pode tocar o negócio sem precisar investir fortunas ou ficar completamente sem vida própria. Para isso, basta fazer as escolhas corretas!

Adquira esse livro na Amazon…

14. Marketing 3.0 de Philip Kotler

Você já sabe que o marketing mudou, não é mesmo? Aqui mesmo em nosso blog, sempre alertamos para isso e mencionamos esse dado interessante. Mas se o marketing não funciona como antes, então como ele está agora?

É essa análise profunda e detalhada que Philip Kotler, um dos maiores nomes em marketing, faz em seu livro Marketing 3.0. O autor alerta para o novo papel das marcas e dos consumidores nesse novo mundo, demonstrando como as empresas podem se destacar em períodos como esse.

Kotler alerta para a importância das empresas conhecerem seus clientes a fundo e investirem em práticas de segmentação. Agora não é mais possível fazer as coisas de qualquer jeito e se relacionar de modo genérico.

Os novos consumidores anseiam por experiências diferenciadas e escolhem empresas realmente comprometidas com os valores que compartilham. E seu negócio precisa ficar atento a isso. Então não deixe de incorporar essa leitura em seus livros para empreendedores, ok?

Adquira esse livro na Amazon…

15. Execução de Larry Bossidy e Ram Charan

Você provavelmente aprendeu que o planejamento é uma etapa fundamental para qualquer empreendimento. A maioria dos blogs de empreendedorismo e profissionais da área insiste nessa tecla e reforçam a importância de planejar as suas ações.

Contudo, o excesso de planejamento também pode sabotar o futuro de seu negócio, sabia? Isso acontece quando há muitas planilhas, dados, planos e nenhuma ação. Para que os seus objetivos ganhem vida eles precisam ser colocados em prática, e cabe a você fazer isso.

No livro “Execução” Larry e Ram alertam para o papel fundamental da tomada de ação. Os autores também reúnem dicas e conselhos para tirar as ideias do papel e fazer o negócio caminhar. Uma obra indispensável para quem está cheio de informações e não sabe por onde começar, sem dúvida.

Adquira esse livro na Amazon…

E aí, o que você achou da nossa lista de livros para empreendedores? Você já leu essas opções ou gostaria de deixar sugestões de leitura? Deixe a sua opinião abaixo e compartilhe em suas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a essa lista.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *