Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo com baixo investimento: Tudo o que você precisa saber!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Marketing de conteúdo com baixo investimento: Tudo o que você precisa saber!

Quando se fala em marketing de conteúdo você pode pensar que precisa de muito dinheiro para colocá-lo em prática. Até pode ser verdade, principalmente, se você quiser resultados consideráveis e de maneira rápida.

Afinal, criar um blog, alimentá-lo com o melhor conteúdo, acompanhar métricas e garantir os resultados serão tarefas muito mais fáceis se você contratar uma agência de marketing de conteúdo especializada.

Entretanto, se você é um empreendedor iniciante ou não dispõe de orçamento para investir no marketing de conteúdo de sua empresa, saiba que você não precisa abandonar completamente esta ideia.

É bem verdade que os resultados podem demorar a aparecer um pouco, mas é melhor fazer marketing de conteúdo gratuito do que não fazê-lo, não é mesmo?

Então, seguem algumas dicas para você começar a produção de conteúdo de sua empresa de graça, ou quase. Veja só!

1. Comece pelo blog

Criar um blog é o primeiro passo para iniciar o marketing de conteúdo de sua empresa de forma eficaz. Através dele virão as visitas orgânicas, vindas dos mecanismos de pesquisa.

Um blog também é a melhor forma de converter as visitas em leads e prosseguir com o funil de vendas através do email marketing.

Pode não sair de graça ter um blog profissional na internet, mas com certeza o retorno será muito recompensador.

Veja como criar o blog de sua empresa passo a passo neste artigo completo.

2. Produza conteúdo interno

Blog instalado e funcionando, agora é hora de mantê-lo atualizado. De nada adianta investir em um blog, mesmo que seja uma quantia irrisória e deixá-lo às moscas, não é mesmo?

Deste modo, dedique algum tempo com seu time de marketing para definir as pautas mais interessantes para o seu blog, em seguida, crie o seu calendário editorial e programe, ao menos, uma postagem por semana.

Não se esqueça de interagir com as pessoas, responder aos comentários e ficar aberto para receber sugestões de novos temas para o seu blog.

banner modelo de calendário editorial

3. Invista em guest posts

Outra maneira de iniciar o marketing de conteúdo de seu negócio com baixo investimento, é através de Guest posts. Eles podem ser traduzidos como troca de artigos entre blogs do mesmo nicho ou com alguma ligação em comum.

Por exemplo, um blog especializado em gestão financeira pessoal, poderia escrever um post sobre este tema e publicá-lo em um site mais genérico, porém, com o mesmo público-alvo. Assim você aumenta o alcance de seus conteúdos sem investir muito, quase nada na verdade.

Converse com pessoas de nicho similares que o seu para fazer esta troca de conteúdos. Além de atingir um público mais extenso com o mesmo esforço, você ainda soma pontos em SEO ganhando backlinks para o seu blog.

4. Recicle o seu conteúdo

Já falamos em outro artigo aqui no blog sobre esta grande vantagem do marketing do conteúdo, as peças que você produz podem ser recicladas e, assim, transformadas em outro formato e, adivinha, alcançar mais pessoas.

Digamos que você tenha publicado um extenso artigo em seu blog sobre um tema muito buscado por sua audiência. Você pode quebrá-lo em partes menores e transformá-lo em um slide, vídeo, poadcast ou, até mesmo, criar um ebook e entregá-lo por email.

Com a ideia de que o conteúdo não se perde, mas se transforma, você consegue dar início ao seu marketing de conteúdo e impulsionar as suas vendas com ele.

Conheça o Curso Gratuito Conteúdo Estratégico e aprenda como gerar conteúdo de qualidade e capaz de gerar vendas para sua empresa. Clique aqui e junte-se aos mais de 390 alunos!

5. Não se esqueça das redes sociais

Por último, mas não menos importantes, estão as redes sociais. As melhores ferramentas de marketing digital e mais baratas para você criar uma estratégia de geração e divulgação de conteúdo eficaz.

Crie um perfil de sua empresa ou negócio em cada mídia social, ou pelo menos, naquelas mais utilizadas por sua persona. Na sequência, garanta que possa atualizar todas elas duas vezes por semana, ou até mais.

Assim como o seu blog, um perfil nas redes sociais de nada vai adiantar se estiver desatualizado, ou se os seus seguidores pensarem que você nunca está online, não é mesmo? Então, crie uma série de pautas e um calendário editorial para as suas mídias sociais também.

Hora de fazer o checklist

Agora que você conferiu as 5 dicas essenciais para você fazer marketing de conteúdo com baixo investimento, vamos fazer um rápido checklist para garantir que você não deixou passar nada.

Eis o nosso checklist:

  • Criar um blog de sua empresa
  • Gerar conteúdo para o seu blog
  • Fazer alguns guest posts
  • Reciclar o seu conteúdo antigo
  • Ter um perfil nas principais redes sociais
  • Atualizar as suas mídias sociais constantemente

Ao fazer pelo menos algumas dessas coisas você vai começar a despertar a atenção de seus potenciais clientes. Logicamente, isso não fará um milagre, mas já é um começo.

Gostou das nossas dicas de marketing de conteúdo com baixo investimento? Baixe o Guia de implantação agora mesmo e coloque sua estratégia de conteúdo em funcionamento ainda hoje.

guia de implantação marketing de conteúdo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *