Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo: Exemplos e estratégias que deram certo!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
Marketing de conteúdo: Exemplos e estratégias que deram certo!

Que o content marketing é a nova tendência e traz muitos resultados todo mundo já sabe. Mas sempre surge aquela curiosidade para conferir exemplos de marketing de conteúdo que deram certo, não é mesmo?

exemplos de marketing de conteúdo

Acompanhar cases de conteúdo ajuda a reunir ideias para sua própria estratégia e assim impulsionar os seus resultados. E, caso ainda esteja cético com esse novo modo de fazer marketing, trata-se de uma ótima oportunidade para eliminar todas as suas dúvidas.

Por isso, separamos 4 exemplos de marketing de conteúdo para inspirá-lo. Listamos os cases que mais nos chamaram a atenção e estamos compartilhando com você nesse post. Além disso, confira os diferenciais de cada abordagem e também alguns de seus resultados incríveis.

Depois de ler esse texto, com certeza você estará pronto para melhorar o seu plano de conteúdo e levar sua empresa muito mais longe. Afinal nada como aprender com os melhores, não é mesmo? Então, confira a nossa lista favorita de cases de marketing de conteúdo!

1. Coca-Cola

Não é segredo que a Coca-Cola é um dos maiores cases de marketing. A empresa realmente sabe como reforçar a sua marca e vender o seu peixe, como ninguém.

Com tanto sucesso e inovação em suas costas, a maior empresa de refrigerantes do mundo não poderia ignorar o poder do conteúdo. Por isso, ela é a primeira de nossa lista de exemplos de marketing de conteúdo.

A estratégia da empresa conta com frases de impacto e, mais recentemente, trouxe a participação de influenciadores digitais. Diversos canais do YouTube promoveram a bebida para sua audiência através de um desafio muito bem orquestrado.

Mas a estratégia de conteúdo da Coca-Cola vai muito além disso. Com certeza, é uma das companhias que mais domina esse novo modelo de marketing.

A página oficial no Facebook já conta com mais de 100 milhões de fãs e, com certeza, representa apenas um pedaço da audiência da companhia. Afinal de contas, quem nunca ouviu falar de Coca-Cola?

O que podemos aprender com ela? Mesmo as maiores empresas do mundo reconhecem o potencial de gerar conteúdo e valor para suas audiências. Mais uma prova do potencial do marketing de conteúdo para gerar negócios.

Outro grande aprendizado com a marca é o poder do storytelling e das emoções em suas campanhas. O que era para ser um simples refrigerante se tornou uma das maiores bebidas do mundo e traz muitos sentimentos para seus consumidores fiéis.

2. Viver de Blog

Se você busca conhecimentos de marketing digital na internet com frequência, com certeza já ouviu falar no Viver do Blog. É simplesmente um dos maiores blogs do assunto atualmente no Brasil.

Contrariando a maioria dos sites no mesmo nicho, o Henrique Carvalho e sua equipe decidiram mudar a abordagem do marketing digital. Assim foi lançado um blog com posts extremamente completos, algo como 3 mil palavras em diante.

Além disso, a cereja em cima do bolo fica por conta dos infográficos muito bem feitos que geraram ainda mais alcance para o projeto. Aliás, o design do Viver de Blog é um dos destaques desse exemplo de marketing de conteúdo.

E não pense que tudo aconteceu por acaso. Até mesmo a cor do blog foi escolhida de forma estratégica, sabia? Segundo o Henrique o azul foi selecionado porque a cor representa confiança, exatamente o sentimento que ele deseja transmitir aos seus leitores.

Hoje, são mais de 10 milhões de visitas e quase 170 mil emails na lista de contatos. Somando as principais redes sociais do mercado, o VDB alcançou a marca de 400 mil seguidores. Números muito expressivos, sem sombra de dúvidas.

O aprendizado desse case de conteúdo é que com qualidade e comprometimento é possível ter sucesso, mesmo em nichos extremamente concorridos como o marketing digital.

banner modelo de calendário editorial

3. Prefeitura de Curitiba – PR

A Prefeitura de Curitiba mostra que não tem tempo ruim para criar uma estratégia de conteúdo vencedora e se tornar um case de sucesso.

Mesclando humor e prestação de serviços à comunidade, a página no Facebook do órgão público já ultrapassou os 850 mil fãs. O sucesso foi tão grande, que a Prefeitura se tornou exemplo nacional e ganhou uma repercussão fora de sério.

Através de publicações divertidas, informacionais e posts de engajamento o perfil se destacou na internet e chamou muito a atenção das pessoas.

Até mesmo a questão de homofobia foi abordada pela Fan Page e alcançou proporções astronômicas. Sem dúvida, esse é um dos melhores cases de marketing de conteúdo nas redes sociais.

Com esse exemplo de marketing de conteúdo podemos aprender que não existe tempo ruim para criar conteúdos. Mesmo assuntos polêmicos, como política, podem ser abordados de forma divertida e se tornarem atrativos para sua audiência.

Aproveite para ver uma entrevista do responsável por esses números, Marcos Giovanella.  Aprenda como abordar assuntos mais sensíveis de forma inteligente e divertida.

4. Dona Coelha

Quem disse que assuntos tabus não podem ser abordados no marketing de conteúdo? A sexualidade e o feminismo ainda são pouco abordados aqui no Brasil. Mesmo com todo o avanço que já observamos, ainda há muito para crescer.

A Dona Coelha abordou conteúdos sobre sexualidade, relacionamento, produtos eróticos e fantasias como ninguém. Uma estratégia responsável por colocá-la no TOP 5 dos sites desse nicho de mercado, segundo consulta na SemRush.

São milhares de visitas todos os meses vindas do Google e muitas vendas no e-commerce. Só nos primeiros três meses de trabalho, as vendas duplicaram e o tráfego orgânico aumentou em 18%.

E podemos falar com propriedade desse exemplo de marketing de conteúdo, pois a Dona Coelha é nossa cliente desde Maio de 2016. Uma parceria que deu muito certo!

Aproveite para conferir o Case de Sucesso completo da Dona Coelha e veja o passo a passo da estratégia. Descubra tudo o que foi feito para impulsionar as visitas e vendas no e-commerce e veja como melhorar seus resultados com o marketing de conteúdo, seguindo esses exemplos.

Ufa, são realmente grandes cases de conteúdo para acompanhar. Mas vale lembrar que essa é a nossa lista favorita de exemplos de marketing de conteúdo, não necessariamente retratam os maiores cases do mercado, combinado?

Provavelmente você deve ter os seus favoritos também, mas sempre é bom conhecer abordagens inovadoras e com resultados.

E aí, qual desses exemplos de marketing de conteúdo mais chamou a sua atenção? Está inspirado para começar a desenhar o seu plano de marketing de conteúdo? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião com a gente!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *