Ecommerce

Como criar uma estratégia de conteúdo para e-commerce capaz de gerar vendas?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Como criar uma estratégia de conteúdo para e-commerce capaz de gerar vendas?

Engana-se quem pensa que o marketing de conteúdo só funciona com blogs e redes sociais. Qualquer site e-commerce pode se beneficiar desta estratégia de marketing e, com isso, aumentar as suas vendas consideravelmente.

Assim como qualquer outra empresa, um e-commerce também deseja ter o seu lugar ao sol quando falamos de SEO, ou seja, quer se deparar com as páginas de seu site nas posições de destaque do Google e outros mecanismos de pesquisa.

Além disso, educar o cliente para depois vender funciona igualmente em um e-commerce. Lembre-se que clientes mais instruídos compram mais e melhor. Você também pode economizar muito tempo e dinheiro facilitando o processo de vendas.

Aliando estes motivos você já consegue ter uma ideia das vantagens de utilizar o marketing de conteúdo em seu e-commerce. Entretanto, se mesmo após reconhecer o potencial do content marketing para sua loja virtual, você ainda está perdido e não sabe como fazer isso dar certo, fique atento às dicas abaixo.

Por que fazer marketing de conteúdo para e-commerce?

O objetivo de um e-commerce é gerar vendas e ponto. Ninguém pode discordar desta frase, afinal de contas, criamos lojas virtuais com o intuito específico de vender produtos, não é mesmo?

Por conta disto, muitos donos de e-commerce acreditam que a geração de conteúdo possa atrapalhar o objetivo central de seu site: vender. Talvez você tenha o mesmo ponto de vista, mas não deveria!

O consumidor de hoje não fica satisfeito apenas com reviews de produtos, depoimentos de clientes satisfeitos, ou páginas de vendas bem elaboradas. Estamos falando de um cliente que deseja relacionamento, algo a mais que o faça comprar de você.

E, como você já sabe, falar em relacionamento com o cliente é quase a mesma coisa que dizer marketing de conteúdo. Então, porque não usar?

Através de uma estratégia de marketing de conteúdo bem consolidada, você pode interagir com a sua persona, atraí-la para o seu site e ganhar o marketing espontâneo. Em outras palavras, isso quer dizer tráfego para o seu e-commerce e divulgação gratuita, sem você precisar fazer mais nada para ter o seu nome na mente e boca de seus clientes.

banner ebook cvb como vender mais e melhor

Como usar o marketing de conteúdo para e-commerce?

Agora que você já sabe como o marketing de conteúdo pode ajudar a aumentar as vendas em seu e-commerce, vamos ver como fazer a geração de conteúdo efetiva para sua loja virtual.

Para além das tradicionais preocupações de qualquer negócio na hora de gerar conteúdo, no caso das lojas virtuais, você tem algumas preocupações extras. Enquanto a nutrição de leads é lenta em outras empresas, em seu e-commerce o seu funil de vendas deve ser mais rápido e dinâmico. Algumas vezes, isto se resume a breves minutos para convencer a sua persona!

Quer ver um exemplo de estratégia de conteúdo para e-commerce na prática? Veja o nosso Case de Conteúdo com a Dona Coelha!

Quando falamos em conteúdo para e-commerce, os formatos se resumem em três pontos distintos, levando em consideração o objetivo de sua estratégia de marketing de conteúdo. São eles:

Conteúdo para educar o cliente

Não é segredo para ninguém que este método funciona. No entanto, este modelo de marketing de conteúdo mais tradicional é mais efetivo para e-comerces de nicho, ou seja, lojas virtuais especializadas, como um e-commerce de cerveja, livros usados e assim por diante.

A razão para isso acontecer é que nestes casos você pode gerar conteúdo do nicho de mercado e, assim, atrair pessoas interessadas no tema, nutrir os leads e fechar as vendas mais tarde.

No caso de um e-commerce de livros usados, por exemplo, você poderia atrair o público interessado em leitura e aprendizado, reunindo algumas dicas para acelerar a leitura, melhorar a sua interpretação, etc.

Conteúdo para vender

Este formato de conteúdo é conhecido popularmente como o “compre agora”. Na maioria das vezes, todas as lojas virtuais usam o marketing de conteúdo neste formato.

Em suma, diz respeito a todas as peças de conteúdo criadas para facilitar a venda. Vídeos sobre o produto, descrição técnica no site, reviews e imagens são bons exemplos deste tipo de marketing de conteúdo para e-commerce.

Contudo, esta é uma parte que deve ter toda a sua atenção e extremo cuidado. Copiar a descrição técnica do produto do fabricante e colar em seu site não basta! Você deve criar conteúdo inédito sobre cada produto e criar uma marca registrada para o seu site.

Investir em conteúdo fresco e com a cara de seu e-commerce vai aumentar a relevância de seu site para o Google e seus potenciais clientes. Isso quer dizer mais visitas para o seu site e, consequentemente, mais vendas.

Conteúdo híbrido: educar e vender!

Toda vez que o e-commerce reúne os dois formatos de conteúdo anteriores e trabalha a geração de conteúdo nestes padrões, nós temos o conteúdo híbrido, ou seja, aliando os esforços para educar e vender para o seu cliente ao mesmo tempo.

Nem todas as lojas virtuais podem se aventurar neste processo. Para alguns modelos de e-commerce a geração de conteúdo híbrido pode ser mais complicada. Entretanto, esta é a melhor forma de usar o marketing de conteúdo em seu e-commerce.

O modelo híbrido usa do tradicional funil de vendas, adaptando suas peças de conteúdo de acordo com a posição de seu cliente no funil. Assim, você pode gerar um conteúdo de topo de funil para atrair visitas para o seu site (nicho) e finalizar com peças específicas para facilitar a venda.

Atenção: SEO não é tudo!

Eu sei que ter a sua loja virtual nas primeiras páginas do Google é muito tentador. Afinal de contas, estamos falando de milhares de visitas quase que de graça para sua loja virtual. A melhor parte disso é que trata-se de um público extremamente qualificado.

Tudo seria perfeito, se não fosse pelo seguinte fato: SEO sozinho não vende!

Calma!

O que quero dizer é que não adianta pensar só no Google e em atrair tráfego orgânico para o seu e-commerce e esquecer de todo o resto. Esta é apenas uma parte da estratégia de conteúdo para e-commerce.

Você também precisa criar conteúdos persuasivos, que matem as objeções de seu cliente, falem de seus produtos e levem o seu potencial comprador até a finalização da compra. Caso contrário, você estará apenas publicando conteúdo gratuito e sem nenhum resultado no blog da sua loja.

Então crie um meio termo de conteúdos para cada etapa da jornada de compra do seu público e melhore as suas chances de vender. Além disso, não deixe de investir em posts de fundo de funil e que sejam bem persuasivos e matadores para gerar vendas.

Quer ver um exemplo de estratégia de conteúdo para e-commerce na prática? Veja o nosso Case de Conteúdo com a Dona Coelha!

Finalizando…

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce eficaz, é perfeitamente capaz de aumentar as vendas de sua loja virtual. Da mesma forma, pode contribuir significativamente com o aumento da credibilidade de sua marca e impulsionar o tráfego de seu site.

As dicas deste artigo visam potencializar o relacionamento com seu cliente e assim gerar novos negócios para o seu e-commerce. Estes esforços contribuem para a fidelização de clientes e vendas recorrentes, o desejo de qualquer dono de e-commerce.

Espero que você tenha compreendido a importância do marketing de conteúdo para sua loja virtual e esteja disposto a aplicá-lo em seu dia a dia.

Se ainda tem dúvidas, baixe o ebook Como Vender Mais e Melhor. Descubra os 5 passos básicos para gerar mais vendas na internet, independente de seu negócio ou produto. Veja nesse ebook também a análise completa de um Case de Sucesso e o que foi feito para duplicar as vendas em apenas em três meses.

banner ebook cvb como vender mais e melhor

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Como criar uma estratégia de conteúdo para e-commerce capaz de gerar vendas?”

Marketing para e-commerce: Pare de brigar por preço e aumente suas vendas - E-Commerce News

[…] Como mencionado anteriormente, você deve focar no desenvolvimento de conteúdo de qualidade para atrair o público certo à sua loja. […]