Marketing digital

Marketing imobiliário: Aprenda a vender mais pela internet!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Marketing imobiliário: Aprenda a vender mais pela internet!

O marketing imobiliário mudou, aliás, como todas as outras estratégias de marketing. O maior motivo para isso é o crescimento da internet, sem dúvida. O mundo digital, como também ficou conhecido, quebrou padrões e mudou completamente a forma de fazer negócios.

marketing imobiliário

A nova onda também atingiu o mercado imobiliário, que agora precisa se reinventar para continuar atraindo clientes e vendendo. E com a crise econômica que se arrasta desde 2015, as coisas pioraram ainda mais.

Imobiliárias e corretores de imóveis precisam encontrar formas de driblar a recessão econômica e atrair mais clientes. Tudo isso de forma barata e a mais fácil possível.

Mas, não se preocupe!

O marketing digital imobiliário pode ajudar em todo esse processo e tornar seu empreendimento um sucesso.

Acompanhe os segredos para atrair mais clientes para sua imobiliária, ou carteira de imóveis, neste post. Veja também como estruturar uma estratégia de marketing imobiliário infalível e decolar seus negócios na web de uma vez por todas. Confira!

O que é marketing imobiliário?

Marketing imobiliário são todos os processos usados para divulgação de um empreendimento. Ele envolve as características do imóvel (empreendimento), preço ou padrão de mercado, localização e as formas de divulgação.

Em outras palavras, é qualquer esforço que visa gerar vendas para imobiliárias e corretores de imóveis. Entretanto, o marketing para imobiliária também abrange o relacionamento com o cliente e o pós venda. Pontos essenciais para o crescimento de qualquer empresa e sua base de clientes.

É importante salientar que as premissas do conceito de marketing também devem ser mantidas em sua aplicação no mercado imobiliário. E nesse sentido, podemos observar melhor esse conceito no esquema abaixo:

mix marketing imobiliário
Mix marketing imobiliário By Portal VGV

A ilustração de Bruno Lessa, editor do Portal VGV e Diretor da Marketing SIM, demonstra como o marketing imobiliário exige interseções para acontecer. Não se trata apenas das campanhas feitas para divulgar o imóvel, mas sim tudo o que tange a estratégia de vendas.

Com o crescimento da internet esse cenário mudou e passamos a falar de marketing digital imobiliário. O novo termo nada mais é que os princípios do marketing aplicados no cenário digital.

A estratégia na internet, no entanto, ajuda a reduzir custos e aumenta o alcance dos corretores de imóveis e imobiliárias. Por isso, precisa ser observada e aplicada dentro de sua empresa ou carreira no cenário imobiliário.

Como fazer marketing digital imobiliário?

Já sabemos que essa é uma tendência dos últimos anos, sendo abordada em diversos blogs e até cursos universitários. Mas você sabe como criar uma estratégia de marketing para sua imobiliária?

O processo não é assim tão simples como a maioria das pessoas imagina. Contudo, com um pouco de conhecimento e prática, você pode alcançar o ajuste perfeito.

Veja sete passos para colocar sua estratégia em funcionamento e fazer o seu negócio crescer. Confira ainda outros links úteis para ajudar em cada uma dessas etapas e otimizar suas chances de sucesso!

1. Crie um site

Comece por criar o seu site na internet, onde pode concentrar todos os dados de seus imóveis e de sua empresa. O site é uma ferramenta poderosa de comunicação e, por isso, não deve ser ignorada em seu marketing digital para imobiliárias.

Hoje é relativamente simples montar um espaço na internet para o seu negócio. Basta que você tenha uma página inicial, uma guia falando sobre o seu negócio e outro link de contato. Caso queira, pode criar um classificado com seus imóveis para deixar seu site mais profissional.

Ainda existem templates quase prontos que você pode usar como modelo e adequar para o seu negócio. Uma forma de ficar mais perto dos potenciais compradores e divulgar seu negócio de maneira mais barata.

O mais importante é estar disponível na internet, de modo a atender as buscas de seus potenciais clientes. Para isso, otimize seu site para os mecanismos de pesquisa como o Google, Bing e Yahoo.

Veja alguns artigos úteis sobre isso:

2. Use as redes sociais

Pelo menos metade dos brasileiros já está nas redes sociais, segundo dados da Digital In 2016. Isso representa milhões de pessoas usando esses sites diariamente e por várias horas seguidas. Uma oportunidade que você precisa aproveitar em seu marketing imobiliário.

Comece pelo simples: conhecer as redes sociais e criar um perfil para sua imobiliária ou para si mesmo como corretor de imóveis. Como existem dezenas de opções, procure descobrir em qual delas a sua audiência mais se concentra e foque nela.

Veja um pouco mais sobre as principais redes sociais e seu público, de acordo com o Viver de Blog:

  • Facebook: 1,86 bilhões de usuários, maioria mulheres entre 25 e 34 anos;
  • Instagram: 600 milhões de usuários, maioria mulheres entre 18 e 34 anos;
  • LinkedIn: 460 milhões de usuários, idade entre 30 e 49 anos;
  • YouTube: 1,3 bilhão de acessos, idade entre 25 e 44 anos;
  • Snapchat: 150 milhões de usuários, maioria mulheres entre 18 e 25 anos.

Analise em qual dessas mídias o seu público mais se concentra e foque seus esforços nela. Pode ser difícil equilibrar todas as redes sociais de uma vez, então comece aos poucos.

Veja mais alguns artigos úteis:

3. Gere leads

Leads são pessoas interessadas naquilo que você vende. No caso do marketing imobiliário, trata-se dos interessados nos imóveis e lançamentos que sua imobiliária comercializa. São indivíduos que desejam comprar, alugar ou até trocar de imóvel.

Esses contatos são extremamente valiosos para os corretores, pois acendem a luz verde para contatar o lead e indicar alguns imóveis. Com certeza, você deve ter uma lista de pessoas que entraram em contato em busca da casa própria, não é mesmo? Esses são seus leads!

Agora fomente a captação desses contatos através do seu site e perfis nas redes sociais. Incite a sua audiência a se inscrever em sua lista de contatos, para receber novidades sobre os empreendimentos e outros conteúdos úteis. Assim, quando precisar vender para ela, tudo ficará mais fácil!

Quando receber visitas em seu escritório, capte os dados dos interessados também. O número de informações depende do nível de proximidade que você deseja ter com o potencial cliente. No entanto, costuma abranger as seguintes informações: nome, telefone, renda e tipo de imóvel desejado.

Você pode adicionar formulários em seu site ou criar landing pages para conseguir captar leads. Apenas mantenha em mente que deve solicitar só os dados essenciais, caso contrário pode perder cadastros pelo exagero.

Acompanhe como fazer isso nos conteúdos a seguir:

4. Qualifique os contatos

Estima-se que um lead do marketing imobiliário leva de 9 a 12 meses para se decidir pela compra. Em outras palavras, você precisa acompanhar e se comunicar com esse contato até que ele esteja pronto para assinar o contrato.

Da mesma forma, nem todos os contatos que você gera se tornarão clientes mais tarde. E como você separa os clientes com grande potencial dos curiosos? Através da segmentação de sua base de leads!

Tudo começa com a criação de um funil de vendas, ou seja, uma jornada que o lead deve percorrer para se tornar um contato quente. Os que avançam por esse caminho recebem as ofertas e contatos do corretor. Já aqueles que não completam a caminhada são descartados ou nutridos até chegar a hora da venda.

Não se preocupe! A qualificação de leads é um processo automático, feito através de softwares de automação de marketing. Basta definir a sua jornada de compra, criar uma sequência de emails e acompanhar os resultados.

Ao fazer isso você foca nas pessoas certas, que estão mais dispostas a comprar. O que otimiza o seu tempo e gera mais retorno financeiro.

Observe como estruturar um funil de vendas para imobiliárias e corretores, nos textos a seguir:

5. Invista em anúncios

No início de sua jornada com marketing digital imobiliário as coisas não serão tão simples. Não basta criar o seu site e esperar que os clientes apareçam, como um passe de mágica. Mesmo com a otimização de sites, que vimos antes, pode demorar algum tempo até os primeiros resultados surgirem.

Por isso, esteja pronto para investir em anúncios nas redes sociais ou em buscadores. Essa é a melhor forma para conseguir retornos mais rápidos de seu investimento e acelerar o crescimento de seu negócio na internet.

A parte boa é que você não precisa ter uma fortuna para anunciar sua imobiliária e imóveis na internet. Algumas dezenas de reais já podem ser usadas para impulsionar alguns posts em sua Página no Facebook, por exemplo.

Isso acontece, pois o investimento no marketing digital é muito menor que em estratégias convencionais, como TV, rádio, classificados, etc. Por causa disso, qualquer empresa tem as mesmas chances no mundo online, independente de seu tamanho e verba de marketing disponível.

Você só precisa compreender como funcionam essas plataformas de anúncios e aproveitar o seu orçamento da melhor forma possível. Veja algumas sugestões:

6. Faça parcerias

Partindo da mesma ideia que as coisas serão difíceis no início, que tal fazer parcerias com outras empresas e profissionais. Essas alianças estratégicas podem visar compartilhar custos com anúncios, promover lançamentos especiais e assim por diante.

Um exemplo seria contar com o apoio da construtora para promover o novo prédio. Outra alternativa é aliar forças com os negócios locais, para promover o bairro do seu lançamento mais recente.

Que tal sortear um vale compras no comércio local para quem reservar uma unidade do novo prédio ainda este mês? Ou quem sabe fazer uma série de postagens, em suas redes sociais e blog, sobre o comércio local?

De qualquer forma, as duas partes saem ganhando na história. A construtora tem suas unidades vendidas mais rapidamente e recupera o investimento inicial na obra. Os negócios locais, por sua vez, aumentam a chance de atrair novos moradores para o bairro e consequentemente mais clientes. Já o corretor de imóveis ou a imobiliária, conseguem vender ou alugar mais casas.

Também não se esqueça dos portais de imóveis e classificados, tanto os gratuitos como pagos. Você consegue promover seus imóveis e sua imobiliária nesses sites, o que ajuda a atrair mais clientes.

Confira como formar parcerias em seu marketing imobiliário, nos links abaixo:

7. Faça marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é usar a informação para atrair potenciais clientes e vender para eles. A estratégia dá certo, pois você abrange o alcance da sua empresa e passa a atrair mais pessoas para sua imobiliária.

A geração de conteúdo precisa ser uma aliada de seu marketing imobiliário. Através de conteúdos gratuitos e de qualidade você desperta o interesse de potenciais compradores e vende mais. E tudo isso, com baixo investimento e sem precisar torrar todo o seu lucro em anúncios.

O maior intuito do marketing de conteúdo é gerar leads, e como já vimos nesse texto essa é uma estratégia de marketing digital poderosa. Então, não deixe de produzir conteúdos em seu site, blog, redes sociais e até mesmo através do email.

Faça parte de todos os momentos de seus clientes e os ajude quando eles precisam. Em troca eles vão escolhê-lo para realizar o sonho da casa própria!

Crie conteúdos sobre a localização do imóvel, dicas para comprar ou alugar imóveis, guias de bairro, ebook com sugestões de viagens e muito mais. Use a sua criatividade é crie uma estratégia de conteúdo infalível.

Saiba mais:

Implantação do marketing imobiliário na internet!

Agora que você viu algumas dicas para melhorar o seu marketing imobiliário, chegou a hora de colocar a mão na massa. Use esse pequeno guia para divulgar sua imobiliária ou trabalho como corretor de imóveis na web e vender mais.

Mas tenha em mente que a concorrência no mundo digital também é bem grande. Por isso, encontre maneiras de se diferenciar e ir mais longe.

Quer uma ajudinha? Baixe o nosso Guia de Implantação do Marketing de Conteúdo. Uma estratégia de conteúdo é o pilar fundamental de qualquer marketing na internet, até mesmo para imobiliárias. Logo, se você dominar essa técnica, estará a frente da maioria de seus concorrentes.

Baixe o ebook grátis agora mesmo e descubra o passo a passo para ter uma estratégia infalível na internet.

guia de implantação marketing de conteúdo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *