Marketing de conteúdo

10 Princípios psicológicos para melhorar seu marketing de conteúdo

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
10 Princípios psicológicos para melhorar seu marketing de conteúdo

Indiscutivelmente, a sua empresa deve trabalhar com o marketing de conteúdo nos dias de hoje. Por outro lado, a concorrência está cada vez mais acentuada. Por isso, você deve buscar formas de melhorar seu marketing de conteúdo constantemente.

melhorar seu marketing de conteúdo

As vantagens do marketing de conteúdo estão cada vez mais visíveis. Uma pesquisa revelou que as pessoas consomem cerca de 11 horas diárias de conteúdo, por exemplo. Isso já é motivo suficiente para você investir nesta estratégia.

A todo o momento, estamos parados em frente a TV, computador, smartphone e tablet. Até mesmo em diálogos informativos com familiares, conhecidos e amigos estamos consumindo conteúdo. Se o marketing de conteúdo é importante, então, como a sua empresa pode usá-lo de forma efetiva para gerar negócios?

Pensando nisso, criamos uma lista de 10 princípios psicológicos para melhorar seu marketing de conteúdo e impulsionar o seu negócio de uma vez por todas. Logo, se sua empresa não tem alcançado os resultados que deseja com sua geração de conteúdo, continue lendo o artigo. Vamos aos princípios!

1.     Atração

O marketing de conteúdo possibilita a atração automática de sua audiência e potenciais compradores. Ou seja, com ele as pessoas tendem a chegar ao seu site mais facilmente com base no conteúdo distribuído.

Em outras palavras, quanto mais informação sua organização compartilha, um número muito maior de possíveis compradores chegará até você. Esses potenciais compradores vão conhecer a sua mensagem e adquirir o seu produto ou serviço.

Por esse motivo, a atração deve ser o seu maior objetivo ao gerar conteúdo. Crie textos para o seu blog, por exemplo, que sejam chamativos. Publique apenas os conteúdos que realmente interessam para sua audiência. Assim, você tende a melhorar o seu marketing de conteúdo mais rapidamente.

2.     Atenção

A atenção é uma das coisas mais escassas atualmente, além disso, não pode ser comprada por nenhum montante de dinheiro. Fazer seu cliente parar tudo o que está fazendo e dedicar um tempo para a sua empresa, é algo desafiador. Por sorte, o marketing de conteúdo ajuda nesta etapa.

No entanto, você precisa entender que atenção é totalmente diferente de atração. Mesmo que você desperte o interesse de sua audiência, precisa fixá-los em sua mensagem. Com todas as distrações de hoje, isto se torna cada vez mais difícil de conseguir.

Para melhorar seu marketing de conteúdo com a atenção, crie títulos chamativos para o seu conteúdo. Procure usar os gatilhos mentais em sua estratégia, também use as dores e desejos de seus clientes.

3.     Aprendizagem

Outro princípio psicológico fundamental do marketing do conteúdo é: a aprendizagem. Você se surpreenderia ao perceber o que somos capazes de fazer para adquirir novas habilidades ou conhecimentos.

Você duvida disto? Veja como é fácil convencer uma criança a frequentar os seus primeiros dias de aula, na escola primária. A justificativa para isso é o fator de aprendizagem que nos acompanha desde cedo. Todos somos movidos por novas descobertas, fruto de nossa curiosidade natural.

Para usar isso a favor de sua empresa e melhorar o seu marketing de conteúdo não há segredo. Apenas utilize do conteúdo para educar os seus clientes. Hoje em dia, é comum o consumidor ter mais informações de determinado produto do que o vendedor, não é mesmo?

Da mesma forma, uma pesquisa do Google revelou que 90% das pessoas recorrem à internet antes de tomar uma decisão. Agora, imagine se sua empresa produzir o conteúdo adequado e desejado para as pessoas que recorrem aos mecanismos de pesquisa? Seria matador!

4.     Reciprocidade

Ninguém gosta da sensação de “dever algo para alguém”. Este é o princípio de reciprocidade que você pode utilizar para melhorar seu marketing de conteúdo. Ao gerar informações de qualidade para sua audiência, eles sentirão o dever de retribuir todo o seu esforço.

Como irão fazer isso? Logicamente, este ponto vai depender de seu plano de marketing de conteúdo. Mas a reciprocidade ocorre através da compra de produtos, contratações de seu serviço, ou a divulgação gratuita de sua marca. Qualquer que seja o resultado vale a pena o investimento de sua organização.

Sendo assim, compartilhe informação gratuita com seus potenciais clientes. Uma hora ou outra eles vão encontrar uma forma de retribuir. É uma relação que você só tem a ganhar!

5.     Compromisso

De acordo com as regras sociais vigentes, somos impelidos a agir de determinadas formas. Fazemos isso para nos sentir parte de algo, que estamos de acordo com as regras que influenciam o nosso comportamento.

Você pode usar este princípio para melhorar seu marketing de conteúdo de forma visível e automática. Toda vez que alguma pessoa se compromete a receber informações de determinado produto está quase destinada à compra. Ela sentirá dificuldade em negar a qualquer oferta que fizer na sequência.

O conceito de compromisso pode parecer mais complicado do que é realmente. Para torná-lo mais perceptível em sua estratégia de marketing de conteúdo, vamos a um exemplo. Ao criar conteúdo para sua audiência, atraí-los e capturar os emails, está abrindo um loop para uma oferta. Basicamente, se o seu prospecto aceitou fazer parte de sua lista ele será compelido a fazer uma compra com você. Desde que todos os termos estavam claros e seu conteúdo tenha qualidade, é claro!

6.     Autoridade

Autoridade é fundamental para convencer os seus potenciais clientes a fazer exatamente aquilo que você deseja. Quanto mais conteúdo a sua empresa gera sobre determinado tema, mais ensina a seus clientes e maior sua autoridade.

Toda esta perícia torna mais fácil a decisão de compra de seus clientes. Afinal, ninguém duvida de um expert em qualquer assunto. O seu conhecimento o torna a pessoa mais indicada para vender o seu produto, simples assim!

Compartilhar os seus melhores conteúdos e não ter segredos com sua audiência é a chave. Preocupe-se em ensiná-los e a sua autoridade virá como consequência.

7.     Emoções

Engana-se quem pensa que as compras de seus clientes são ditadas unicamente por fatores lógicos e de necessidade. Pesquisas revelam constantemente que o consumo está mais ligado às emoções.

Dito isto, a melhor maneira de melhorar seu marketing de conteúdo é através do compartilhamento de histórias. Elas despertam uma avalanche de sentimentos em sua audiência e são capazes de compelir a compra.

Por esse motivo, procure aprender mais sobre Storytelling. Porém, não se esqueça de que essas histórias devem ser reais, ou então, deixe claro que são fictícias. Você pode contar histórias com todos os seus conteúdos, especialmente, cases de seus clientes. Experimente!

8.     Desejos ocultos

Nem tudo o que seus clientes desejam pode ser obtido através de pesquisas ou uma conversa franca. Marcas famosas como a Coca-Cola, Mc Donalds e outras, já entenderam este princípio e o usam diariamente em sua estratégia.

O funcionamento é simples: seus prospectos não compram produtos ou serviços. Adquirem soluções, sentimentos, experiências, tempo e inúmeras coisas que a sua empresa pode fornecer indiretamente empacotado junto ao produto/ serviço.

Carregue a sua mensagem com os desejos ocultos de seus clientes. Deste modo, o time de vendas de sua empresa não sentirá nenhuma dificuldade em fazer o seu trabalho: vender.

9.     Prova social

Qualidade no marketing de conteúdo é indispensável, mais a quantidade também importa. Se a sua mensagem é importante, qualificada e única vai atingir o maior número de pessoas. O público de seu conteúdo vai interagir com a sua marca, gerando prova social.

No marketing de conteúdo este princípio é traduzido no número de pessoas que seguem a sua marca. Eles podem ser seguidores nas redes sociais, contatos na lista de email, leitores no blog e assim por diante. Um ciclo vicioso tem abertura aqui. Quanto mais pessoas seguem a sua marca e falam bem dela, mais pessoas tendem a ser convencidas a fazer o mesmo.

Logo, crie uma conversa com sua audiência. Permita que eles comentem em suas publicações no blog e redes sociais, por exemplo. Convide-os a acompanhar sua marca nos mais diferentes canais. Esses números podem ajudar a melhorar o seu marketing de conteúdo consideravelmente.

10.Escassez

Há uma pergunta que sempre recomendamos aos clientes do RedatorOnLine.net: “Se o seu conteúdo deixasse de existir hoje, alguém sentiria falta?”. Se a sua resposta for sim, então, o conhecimento que compartilha é único e indispensável para o seu público-alvo.

Sendo assim, o princípio de escassez fará com que sua audiência queira fazer parte de tudo o que sua marca promove. Os seus números serão capazes de alavancar tudo aquilo que fizer e ninguém vai querer ficar de fora.

Torne o seu marketing de conteúdo escasso. Faça os seus potenciais clientes entenderem que só terão esta informação com você e a sua audiência será incorruptível. Uma boa forma de fazer isso é evitar fazer mais do mesmo. Muitas pessoas estão trabalhando com o marketing de conteúdo, mas poucas geram informação relevante. Saia da média e surpreenda seus seguidores!

 

Resumo

E você faz uso destes princípios psicológicos para melhorar o seu marketing de conteúdo? Não? Então, comece ainda hoje a colocar a mente de seus clientes a trabalhar a favor de seu negócio. Use dessas dicas para melhorar o seu marketing de conteúdo hoje mesmo!

Se ainda não trabalha com conteúdo, aproveite para baixar gratuitamente o nosso Guia de Implantação do Marketing de Conteúdo. Nele você vai aprender como colocar o marketing de conteúdo para funcionar de verdade em seu negócio.

guia de implantação marketing de conteúdo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *