Email marketing

Quais os melhores modelos de email marketing e como usá-los?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Quais os melhores modelos de email marketing e como usá-los?

Os modelos de email marketing são muito úteis em sua estratégia de marketing digital. Ajudam você a automatizar as coisas em sua empresa, facilitam o seu trabalho de marketing, colaboram para fazer as coisas mais rápidas em seu dia a dia e assim por diante.

Contudo, você mais do que ninguém, sabe que há objetivos diferentes para cada mensagem de email. Agora, me responda uma pergunta: Quantos emails você recebe diariamente? Provavelmente, vários!

Assim como em sua própria caixa de entrada, sua empresa também envia uma boa quantidade de emails e alguns deles serão muito diferentes entre si. Em um deles você pode querer promover os seus produtos, em outro informar a sua lista de contatos de um novo texto no blog, entregar materiais gratuitos no email seguinte, etc.

O ponto fundamental é que para cada um deles você vai precisar de um modelo de email específico, de modo a otimizar a parte adequada da mensagem, ou seja, fazer com que o seu lead entenda a mensagem e cumpra o objetivo final do email.

Para ajudá-lo nesta tarefa, abaixo estão os quatro melhores (e mais usados) modelos de email marketing e os motivos para você usar cada um deles em sua estratégia de marketing na internet. Então, se você quer melhorar os seus resultados com email marketing, continue a ler este artigo até o fim.

Por que usar modelos de email marketing?

Vamos começar pelos motivos reais de você utilizar modelos de email marketing em sua empresa. Lá no início já falamos sobre alguns deles, mas ainda existem outras razões para você inserir essas ferramentas no marketing de seu negócio.

Vamos a elas:

Automação de marketing

O maior benefício do marketing digital é a automação. O fato de nos permitir colocar as coisas em piloto automático é o motivo número 1 para esta estratégia crescer gradativamente nos últimos anos.

Você como a maioria dos empreendedores, deve ter muita coisa para se preocupar. Além da gestão completa do negócio pode se ver preso nos fatores administrativos da empresa (fornecedores, clientes, colaboradores, etc.). Neste ponto a automação de marketing é uma grande aliada.

Através de modelos de email marketing predefinidos você pode se antecipar há algumas ações de seus leads ou clientes e assim notificá-los mais facilmente por email.

Vamos dizer que um usuário de seu site tenha alterado a sua senha, com um modelo de email marketing específico você poderia enviar um email de confirmação para ele.

Com isso estas ações são reconhecidas de forma automática e as mensagens disparadas instantaneamente, sem que você precise dedicar um tempo para enviar os emails manualmente, é perfeito não é?

Mas para isso ser possível, você precisa de uma ferramenta de email marketing eficaz. Veja neste post as melhores opções, suas diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma. Clique aqui para ler o post completo.

Facilidade e agilidade

banner aula como usar o email marketing

Outros pontos que chamam muito a atenção na utilização de modelos de email marketing são a facilidade e agilidade que fornecem para o seu dia a dia. Estes templates possibilitam editar ou criar uma campanha de email rapidamente e assim manter a sua lista de emails sempre informada e nutrida.

Imagine que você tenha de enviar uns cinquenta emails todos os meses, agora pense como seria ter de criar todos eles do zero, sempre que fosse enviar essas mensagens?

Com certeza, seria necessário um bom tempo para a confecção destes templates de email, além de se preocupar com o conteúdo da mensagem, objetivo e a mensuração, ou seja, saber exatamente o que funciona para sua empresa.

Os modelos de email marketing pré criados ajudam você com isso. Você pode criar modelos de email marketing para diferentes objetivos e editar apenas o conteúdo da mensagem quando precisar deles.

Mais qualidade

Mensagens com erros, templates que não carregam, imagens muito pesadas e emails que não abrem no leitor de seu contato, são algumas das coisas que afetam a qualidade de sua estratégia de email marketing e chocam velozmente com a imagem da sua empresa.

E quando você tiver de criar os modelos do zero em cada envio, estará mais suscetível a estes erros, principalmente, quando o tempo para a criação das campanhas é curto. Lembre-se que para uma campanha de email marketing de sucesso você precisa dedicar um bom tempo para criação das mensagens e um tempo ainda maior para testar cada ponto.

Ao criar modelos prontos para usar em sua empresa, boa parte deste tempo pode ser economizada e a qualidade da mensagem mais garantida. Quando você utiliza de templates criados anteriormente vai deixá-los prontos para envio, com toda a qualidade garantida.

Deste modo, a única coisa a se preocupar no momento de disparar o email é a qualidade do conteúdo em si, ou seja, a sua mensagem de email e o que você quer dizer com ela. Em outras palavras, você reduz as coisas que precisa se preocupar e assim aumenta a qualidade de seus envios.

Mais econômico

Em tudo existe custo e com os modelos de email marketing não seria diferente. A menos que você seja um designer de mão cheia, vai precisar contratar um profissional ou empresa para criar os modelos que deseja utilizar em cada mensagem.

Mesmo que você tenha um departamento interno de marketing, ainda vai ter despesas relacionadas ao salário de seus funcionários e manutenção do setor. Então, seria melhor reduzir seus custos, não acha?

Um modelo de email diferente para cada campanha significa um custo maior para enviar cada mensagem. Uma saída para isso é utilizar de modelos responsivos que se adaptam a diferentes equipamentos e leitores, customizáveis para serem editados rapidamente e que possam ser reaproveitados.

Aí entram os modelos de email marketing e uma das maiores vantagens de utilizá-los em sua estratégia de marketing digital. Você poderia contratar um profissional para criar alguns modelos e utilizá-los durante um bom tempo em sua empresa.

Branding

O último benefício, mas não menos importante para você utilizar de modelos em seu email marketing é o fator de marca ou branding.

Uma boa ideia é criar uma sensação de marca na cabeça de seus contatos. Quando você utiliza de modelos em sua estratégia as pessoas se acostumam com o jeito que você faz as coisas, e isso é muito bom.

Elas vão se acostumar ao template, saber onde encontrar as coisas (os títulos, conteúdo, links e CTAs, por exemplo). Isso se chama usabilidade, é bom você acostumar os seus leads às suas mensagens e deixá-los mais a vontade com seu conteúdo.

4 Modelos de email marketing para melhorar a sua estratégia

banner aula como usar o email marketing

Agora que você viu os reais motivos para usar os modelos de email marketing, chegou a hora de conhecer quatro modelos muito usados e com resultados excelentes.

Além disso, você poderá ver algumas dicas para deixar esses modelos ainda melhores e concluir o objetivo de cada email. Veja só:

1. Promoção

Como o próprio nome sugere os modelos de email marketing para promoção possuem como objetivo central promover alguma coisa, podendo ser um produto, serviço, ofertas especiais ou materiais gratuitos.

Este modelo é mais comumente utilizado em empresas B2C, com o foco de divulgar ofertas diretamente para o consumidor final. Entretanto, o marketing digital possibilitou que outros negócios também utilizassem deste formato em conjunto com o marketing de conteúdo.

Dica: O foco destes modelos de email marketing é a conversão, ou seja, a compra, contratação ou download da oferta. Por isso, você deve ter um cuidado extra com o call to action (chamada à ação) da mensagem, usando frases de ordem como “compre agora”, “garanta seu desconto” e assim por diante.

Além disso, não se esqueça que para uma mensagem promocional ser bem-sucedida, ela precisa ter um ingrediente indispensável: a oferta. Em outras palavras, a oferta de sua mensagem precisa ser convincente e trazer uma vantagem real para os seus contatos. Uma boa ideia é utilizar de bônus para aumentar o valor percebido de seu produto/ serviço.

2. Newsletter

Esses modelos são mais comuns, todo mundo já se deparou com algum ao menos uma vez na vida. Usamos geralmente para informar a nossa lista de contatos de novos conteúdos publicados na web.

Algumas sugestões de uso para este modelo são os blogs, canais de Youtube e outros sites agregadores de conteúdo. Você pode enviar uma vez por semana com um resumo dos conteúdos publicados e assim chamar a atenção de seus leitores para voltarem ao seu site.

Dica: Como o foco é divulgar conteúdos gratuitos para seus leads, a primeira dica é produzir conteúdo de qualidade, ou seja, informações que realmente interessam a sua audiência. Depois disso, você precisa otimizar este conteúdo na mensagem, criando um bom título e uma descrição atrativa, que gere o interesse de conferir o conteúdo completo em seu site, blog, ou rede social.

Por último, a dica de ouro é dividir os seus leads de acordo com os seus interesses. Por exemplo, você pode dividir os seus leitores de acordo com a categoria que mais lhe interessam e notifica-los de novos conteúdos apenas no tema que eles estão interessados. Esta técnica aumenta sua taxa de abertura e cliques no email, bem como faz crescer a satisfação de seus leitores.

Quer ver uma newsletter na prática? Inscreva-se na minha lista vip para receber os próximos conteúdos em primeira mão. Cadastre-se agora mesmo!

3. Transação

Os emails transacionais servem para notificar os clientes ou leads de coisas que eles já esperam, geralmente são disparados em consequência de uma ação de seu prospecto.

Suas utilizações mais comuns são as mensagens follow-ups para entregar a recompensa digital ao contato que acabou de se inscrever em uma landing page em seu site, confirmar uma compra, pagamento, alterações de senha e assim por diante.

Dica: Estes emails são usados para confirmação, então podem ser mais simples e objetivos do que os outros. Aproveite esta oportunidade para melhorar o relacionamento com seus contatos e clientes, bem como indicar novas oportunidades de conteúdos gratuitos ou ofertas especiais.

Você pode aproveitar e adicionar um “P.S.” no rodapé da mensagem que funciona muito bem para chamar a atenção de seus contatos. Por exemplo, digamos que você está oferecendo 40% de desconto para os assinantes de sua lista de contatos, poderia adicionar um lembrete ao final da mensagem assim: “Você já tem direito a um cupom de 40% de desconto em nosso site, clique aqui para resgatá-lo!”.

4. Datas comemorativas

O maior segredo para ter uma estratégia de email marketing eficaz é o relacionamento. Utilize deste canal para mostrar aos seus leads e clientes o quanto se importa com eles. Os modelos de email marketing para datas comemorativas são incríveis para isso.

Provavelmente você já recebeu alguma mensagem de felicitações pelo seu aniversário, comemoração pelo natal ou outra data comemorativa. Sua empresa também deve se beneficiar deste canal para dizer o quanto seus clientes são importantes e, como consequência, impulsionar as suas vendas.

Dica: Aproveite para estreitar o relacionamento com seus leads e clientes, lembrando especificamente das datas mais importantes para eles, como o aniversário, por exemplo.

Você também pode oferecer recompensas, como cupons de desconto ou ofertas especiais e aumentar as suas vendas nestas datas comemorativas. Afinal de contas, quem não gosta de ganhar presentes e economizar, não é mesmo?

Conclusão

Como você viu muitos fatores afetam o email marketing de sua empresa, entre eles os modelos que você utiliza em sua mensagem. Através deles você ganha tempo para se preocupar com outras coisas em seu negócio e cria um sentimento de marca em seus contatos.

Da mesma forma, você pode perceber uma série de vantagens para utilizar modelos de email marketing quase prontos e substituir apenas o conteúdo de acordo com sua necessidade. Esses benefícios incluem: automação, facilidade, agilidade, qualidade e economia.

Você também conheceu quatro modelos de email muito utilizados, populares e com bons resultados nesta estratégia. Além disso, listamos algumas dicas para você ter melhores resultados com cada um dos modelos e impulsionar a sua estratégia de email marketing.

Para finalizar, dê preferência por modelos de email marketing em HTML e não em imagens. Neste formato fica mais fácil reaproveitar o template para diferentes envios e evitar que os serviços de email marquem sua mensagem como SPAM ou não permita o carregamento de imagens.

Quer aprender mais sobre como usar o email marketing da forma correta em sua empresa? Inscreva-se para assistir essa aula gratuita e aprenda como aproveitar o máximo essa ferramenta.

banner aula como usar o email marketing

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *