Marketing digital

O que é Call to Action e como usar em seu marketing de conteúdo?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
O que é Call to Action e como usar em seu marketing de conteúdo?

Nós temos que nos preocupar com dezenas de coisas todos os dias, isso você já sabe. Mas talvez o que ainda seja segredo para você, é que o nosso cérebro foi treinado para economizar energia e escolher as opções mais fáceis em nosso dia a dia. Ou seja, ele fará de tudo para tomar decisões mais rápidas e poupar você do trabalho de pensar.

call-to-action

Neste contexto, os gatilhos mentais que falei em outro artigo, juntamente com o call-to-action são grandes aliados. Cada um a seu modo dispara frases imperativas ao nosso cérebro e ativam atalhos de decisão que nos ajudam a escolher a melhor opção para cada caso.

Por exemplo, você já deve ter se deparado inúmeras vezes com placas de sinalização. Algumas delas reúnem frases ou palavras como:

  • Empurre;
  • Puxe;
  • Aperte aqui;
  • Pressione este botão;
  • Entre;
  • E assim por diante.

Quando você se depara com essas mensagens não restam dúvidas do que precisa ser feito, não é mesmo? Bingo! Um atalho perfeito para o nosso cérebro preguiçoso.

Mas os CTAs ainda estão presentes em outros momentos de nossas vidas. Até mesmo as placas de trânsito representam CTAs em nosso cotidiano.

Mas quando falamos em marketing de conteúdo, o que pode ser considerado um Call to action, para que serve e como usá-lo da melhor forma possível em sua estratégia?

É exatamente sobre isso que vou falar hoje. Então, se você quer usar esta potente ferramenta de marketing para aumentar os seus leads, cliques e conversões diversas em seu site, continue a ler este artigo até o fim.

O que é Call to Action?

Também conhecido como chamada para ação ou CTA, um call to action é uma chamada em texto, imagem ou vídeo com o objetivo de levar o visitante de seu site a cumprir determinado objetivo.

Seja para clicar em um banner e ser direcionado a uma página de captura, acessar um produto de sua loja virtual ou qualquer outro objetivo, um CTA sempre deseja levar o seu visitante ou prospecto até o próximo estágio do funil de vendas.

O maior intuito de um call to action bem orquestrado é despertar a atenção, interesse, desejo e principalmente a ação nas pessoas que o visualizam. Em outras palavras, o CTA deve ser destacado na página de forma a chamar a atenção do usuário e fazê-lo cumprir o seu objetivo, seja clicar em um link ou preencher um formulário.

Mas como garantir que você tem um bom CTA? A primeira coisa é definir qual o melhor tipo de call to action para o seu objetivo, e vamos falar desse assunto no próximo tópico.

Tipos de Call to Actions

Como já mencionei neste artigo um CTA pode ter diferentes objetivos e finalidades. Por isso, em marketing digital agrupamos as chamadas para ação de acordo com a atitude que deve ser tomada pelo usuário.

Veja os principais tipos de Call to Action abaixo e descubra quando e como usar cada um deles:

1. Deixar um comentário

Este é o CTA mais comum de todos. Eu aposto que você já viu várias vezes o pedido para que você deixe um comentário após ler um artigo. Aqui mesmo no Blog do RedatorOnLine.net usamos essa chamada para ação com frequência.

Mas quando você deve usá-la em seu blog?

Na maioria das vezes, um comentário em um artigo de blog ou post em rede social é usado para gerar engajamento. Nestes casos o foco do artigo é gerar uma conversa com a audiência e também obter feedback sobre o conteúdo que vem sendo gerado.

Use deste artifício em conteúdos mais genéricos, aqueles usados no topo de funil. Mas atenção, não basta apenas convidar o leitor a deixar um comentário. Envolva-o com o tema de seu artigo e desperte o interesse dele em participar.

2. Compartilhar nas redes sociais

Outra chamada para ação que já se tornou clichê no marketing digital. Já se tornou tão comum que a maioria das pessoas usa de qualquer forma, sem planejamento e por causa disso acaba não alcançando os resultados esperados.

Devemos abandonar este CTA então?

Claro que não! Assim como o comentário, o seu pedido para que sua audiência compartilhe seus conteúdos nas redes sociais também deve envolver o prospecto. Nada de criar mensagens vazias e sem sentido.

Convidar o leitor para compartilhar nas redes sociais também é uma técnica muito útil para conteúdos de topo de funil. Porém, lembre-se que o seu visitante só fará isso se o conteúdo for realmente de qualidade. Logo fique atento à qualidade de suas publicações.

3. Ler outro artigo

Para finalizar os CTAs de topo de funil temos o “ler outro artigo”. Essa chamada funciona muito bem para educar seu potencial cliente e ainda ganhar alguns pontos com o Google. Geralmente usamos desta estratégia para melhorar o desempenho de artigos (através do link building) ou para fazer com que o lead consuma um conteúdo do próximo estágio do funil de vendas.

Por exemplo: Ao chegar neste artigo sobre CTA nós podemos direcionar o leitor para baixar algum material gratuito ligado a este mesmo tema. Assim além de complementar a informação, transformamos a visita em um lead.

Como e quando usar?

Posts de topo e meio de funil são ótimos para linkar os seus artigos. Porém, o conteúdo de destino deve estar ligado com o tema do artigo de origem e complementar a informação. Caso contrário o seu prospecto simplesmente vai ignorar o seu pedido.

4. Assinar a newsletter

Esta chamada para ação tem um único objetivo: transformar as visitas de seu blog em contatos na sua lista de emails. Saiba que este CTA é extremamente poderoso, pois além de ajudar você no processo de conversão na jornada do comprador, também cria uma base de contatos sólida e aquecida. Isso porque o lead tem interesse real em seu conteúdo!

Ok, mas quando usar?

Não há uma regra clara de quando você deve chamar o visitante para assinar sua newsletter. Na verdade isso depende de seu objetivo com o marketing de conteúdo. Sempre que o seu foco for gerar lista e criar uma base de contatos, esta chamada para ação é bem vinda.

Contudo ela costuma funcionar melhor em posts mais completos e que despertam o interesse do visitante de algum modo. O ponto fundamental é que você deve destacar as vantagens de assinar a sua newsletter. Uma ajuda útil é criar uma página de captura como essa.

5. Acessar uma landing page

Este CTA também é usado com frequência para gerar leads, mas também pode ser útil para gerar vendas em seu blog. A landing page é qualquer página de destino em seu site e você deve direcionar o visitante para o local que está mais de acordo com seu objetivo. Ou seja, se o foco são vendas direcione para sua loja virtual, página do produto ou serviço que está oferecendo.

Outra alternativa é usar esta chamada para oferecer o download de materiais ricos. Neste caso, CTAs visuais têm mais efeito do que apenas textos. Contudo você deve testar todos os modelos de call to actions para verificar a responsividade de sua audiência.

E quando convidar o leitor de seu blog para acessar uma landing page?

A resposta é bem simples: sempre que for conveniente. Em outras palavras quando você possui um conteúdo gratuito disponível e relacionado ao seu artigo, use deste CTA. Se o seu artigo está mencionando os serviços e/ou produtos de sua empresa, link para a página de vendas e assim por diante. Apenas tenha em mente que este CTA deve ser usado com cautela!

6. Entrar em contato

Este CTA já não é tão comum como os anteriores. O motivo para isso é porque ele exige uma dedicação maior por parte de seu visitante ou prospecto. Ou seja, o esforço para deixar um comentário em um artigo em seu blog é infinitamente menor do que ele preencher um formulário de contato com a sua empresa.

Por que isso acontece?

Simples! Para se dispor a entrar em contato com você o visitante de seu site precisa ter o mínimo de informações necessárias sobre a sua empresa, produto ou serviço. Por esse motivo, a chamada para ação “entrar em contatoé mais eficaz quando usada em conteúdos de fundo de funil.

Um exemplo prático é aquele conteúdo em seu blog que lista as perguntas frequentes de seus clientes. Ao fim dele, você pode convidar o leitor a entrar em contato com sua empresa, caso ainda tenha dúvidas.

7. Comprar agora

Tá aí um CTA difícil de entender, não é mesmo? Por um lado todos os empreendedores gostariam de colocar essa chamada para ação em todas as suas publicações, por outro o usuário raramente responde ao pedido. É como se você estivesse lidando com a Super Lua do marketing digital, porém um pouco mais simples.

Você não precisa esperar meia década para colocar este CTA em seus conteúdos e nem deve esquecê-lo. Por sua complexidade, alguns empreendedores simplesmente o ignoram e se esquecessem do poder gigantesco que ele pode ter.

Contudo reserve este call to action para os posts de fundo de funil, páginas de vendas e email marketing de sua empresa. Ele costuma funcionar melhor nestas circunstâncias.

O que levar em conta na hora de criar um CTA?

Agora que você conheceu os principais tipos de CTA chegou a hora de entender como criar o seu. Algumas regras básicas podem ajudá-lo a escolher o formato de CTA ideal e ao mesmo tempo garantir que ele cumpra os seus objetivos.

Então, vamos ver algumas coisas que você deve levar em conta antes e durante a criação de seu call to action.

1. Jornada do comprador

Como você viu acima, a maioria das chamadas para ação possui finalidades ligadas a uma fase da jornada do comprador. Enquanto o “deixar um comentário” funciona bem no topo do funil, o “comprar agora” é mais indicado para conteúdos do fundo de seu funil de vendas.

Por esse motivo, a primeira coisa a se levar em conta na escolha de seu CTA é o estágio da jornada de comprador. O seu conteúdo foi criado para qual etapa?

Depois disso fica mais fácil definir todo o resto, especialmente, porque assim você evita de selecionar o CTA errado, ou seja, uma chamada que não está ligada com seu objetivo e o estágio de compra que o lead se encontra. Afinal de contas, o maior objetivo do call to action é fazer o lead avançar no funil de vendas, não é mesmo?

2. Persona do conteúdo

Outra coisa a se levar em conta é a persona do conteúdo. Eu estou certo que você já definiu a persona de seu negócio, porém, uma mesma empresa pode ter mais de um perfil comprador.

Em seu blog a mesma coisa pode acontecer. Mesmo que você crie conteúdos relacionados, alguns temas não vão interessar a todo mundo. Conhecer quem de fato tem interesse no conteúdo que está produzindo também vai ajudar a entender qual o melhor CTA para este caso.

Fazer este questionamento ajuda você a encontrar respostas para perguntas como: “O que pode interessar este leitor?”; “Alguma dúvida extra pode surgir deste conteúdo, qual?”; “Se eu estivesse no lugar dele, qual seria o meu próximo passo (baixar um ebook, comprar o produto, entrar em contato, etc.)?”. Garanta que o planejamento de seu conteúdo responda a essas perguntas.

3. Não misture CTAs

Um erro muito comum é misturar os CTAs na conclusão dos artigos para blog principalmente. A maioria das pessoas convida o visitante a deixar um comentário, compartilhar nas redes sociais, assinar a newsletter e ler outro artigo.

Não teria nenhum problema com isso se esses pedidos não fossem feitos tudo de uma só vez. Quando você empilha vários CTAs confunde o leitor e ele acaba por não fazer nada, ou seja, não atende nenhuma das chamadas para ação que você sugeriu. Lembre-se que o objetivo do CTA é criar um atalho de decisão e ajudar o prospecto a se decidir, não deixá-lo ainda mais confuso.

Por esse motivo, quando for criar o seu CTA defina o seu objetivo e avalie qual deles melhor atende a sua necessidade. Seja simples e direto nos CTAs também de modo que não restem dúvidas sobre o que o visitante ou prospecto deve fazer.

4. Teste A/B

Durante este artigo eu citei algumas dicas para você melhorar o seu desempenho com call to actions e qual a melhor forma de colocá-los em prática em sua estratégia de marketing de conteúdo. Entretanto, essas dicas e sugestões foram baseadas em minha experiência e também no que vejo dando certo para mim e meus clientes.

A parte bacana é que o CTA não é algo fixo, ou seja, os resultados podem mudar de pessoa para pessoa, de negócio para negócio. Então como saber o que é melhor para sua empresa? Testando!

Crie testes a/b em todas as suas chamadas para ação. Rastreie a conversão de cada uma delas através do URL Builder e Google Analytics, por exemplo. Analise os dados e veja qual o melhor formato para o seu caso, quais as cores que devem ser utilizadas e por aí vai.

Por falar nisso, se você tem dúvidas sobre a estrutura de seu CTA, a Resultados Digitais criou um artigo completo sobre este tema. Descubra as melhores cores, tamanhos e posições para o seu CTA clicando aqui.

Ufa, chegamos ao fim do artigo. Espero que você tenha gostado dele. Agora me diga, o que você achou desse artigo? Está pronto para colocar a mão na massa e criar os seus próprios CTAs? Deixe o seu comentário abaixo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “O que é Call to Action e como usar em seu marketing de conteúdo?”

criarblogpro.com.br

Olá, obrigado pelo texto! Muito interessante.

RedatorOnline.net

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre! 🙂