O que é notificação push, quando e como usar?

Você sabe o que é notificação push? Tem noção de quando e como usar esse recurso de marketing digital? Esse tipo de alerta via web não precisa de instalação de aplicativos, basta somente você abrir uma página na internet para ser notificado.

o que é notificação push

Muitos pensam que a notificação push se restringe somente ao meio mobile, mas estão enganados. Ela pode ser enviada para todos os tipos de dispositivos.

Neste post, vou falar mais sobre o que é notificação push, quando e como utilizá-la. Afinal, é realmente uma maneira eficiente de impulsionar os resultados da sua empresa? Continue acompanhando e descubra!

Afinal, o que é notificação push?

Para quem não sabe, a notificação push é a mensagem ou alerta recebido nas telas dos seus dispositivos. Seja ele móvel ou não. Elas trazem uma informação focada no usuário e o seu objetivo é gerar mais cliques e engajamento para um site ou aplicativo.

Existem dois tipos de notificação push: a primeira é a via mobile e a segunda pela web. Ambos os meios são classificados como ações de marketing de permissão. Essas ações permitem o relacionamento da sua empresa com o cliente que aceitar esse tipo de contato.

A frequência desse tipo de alerta vai variar de acordo com o intuito da sua mensagem. Já o seu envio pode ser de forma automática ou manual.

Por exemplo, se você tem um blog e fez uma nova postagem, esse alerta será para notificar seu usuário sobre a novidade. É uma forma rápida e eficiente para realizar esse processo.

Para os e-commerces, a notificação push pode ser usada para falar ao cliente sobre uma promoção ou, ainda, alertá-lo sobre os itens que estão abandonados no carrinho. Se tiver uma nova informação sobre o processo de entrega das mercadorias, é possível ativar esse tipo de alerta também.

No entanto, é preciso lembrar que tudo isso deve ser feito com cuidado e sempre seguindo o planejamento de marketing da sua empresa. Afinal, muitos alertas podem incomodar o seu usuário e acabar espantando-o.

Pense sempre que o propósito é utilizar a notificação push a seu favor, para melhorar e estreitar a comunicação entre os seus clientes e potenciais consumidores.

banner conteúdo estratégico

Como usar as notificações push para alavancar seu negócio?

Esse tipo de alerta é mais um canal que a sua empresa pode utilizar para alavancar seu negócio. Com as notificações push é possível você oferecer mensagens específicas e personalizadas para os usuários do seu site. Logicamente o acesso ao conteúdo do alerta será somente para aqueles que deram permissão para receber esse tipo de notificação.

Além de enviar alertas instantâneos, é possível você elevar o engajamento do seu cliente com a sua marca, convidando-o para tomar uma ação específica. Portanto, ao usar a notificação push seja bem claro e objetivo!

Outro ponto importante que deve ser ressaltado é para que o conteúdo desses alertas seja condizente e de interesse do seu público.

Esses alertas podem ser usados para:

  • Enviar novos posts publicados em seu blog;
  • Ofertas e promoções especiais de sua loja virtual;
  • Mensagens de engajamento ou novidades para sua audiência;
  • Informar atualizações e novos recursos de seu aplicativo;
  • Entre outros.

Otimizando as notificações push

Assim como em qualquer estratégia de marketing digital, existem algumas ações que podem auxiliar para que os seus resultados sejam melhores. Se tratando de notificação push, é possível que o seu conteúdo seja aprimorado e, ainda, personalizado.

Veja algumas dicas para otimizar as suas notificações push:

1. Use técnicas de copywriting

Copywriting é a forma de produzir conteúdos otimizados para elevar as chances de conversão dos seus leitores. Na hora de escrever esses textos é preciso:

  • Conhecer bem a persona do seu negócio;
  • Definir qual o tom e linguagem do material;
  • Criar conexões com o seu leitor;
  • Dar preferência para verbos de ação;
  • Sempre que possível, utilizar dados e estatísticas.

Essas são algumas técnicas que você deve usar para melhorar a sua otimização push.

banner conteúdo estratégico

2. Faça testes de horário

Saber qual o melhor horário para enviar a notificação pode ser crucial para o desempenho dessa estratégia. Isso porque se você mandar esse alerta para um usuário que não tenha interesse em sua mensagem naquele momento, ele pode desabilitar o recebimento dessas notificações.

Portanto, para que esse tipo de ação não ocorra é importante você planejar os disparos em horários diferentes. Dessa maneira você saberá qual é o momento ideal para enviar as notificações push.

3. Personalize e faça a segmentação das mensagens

Quando alguém recebe uma mensagem personalizada, as chances de ela ser lida são bem maiores! Sabe por quê? Pois o seu usuário se sente especial e isso mostra que você se preocupa com ele. Portanto, essa prática gera vínculos com o seu destinatário.

Já a segmentação faz com que você não envie a mesma mensagem para uma pessoa constantemente. O que é bem ruim, né? É possível também filtrar quais os assuntos que mais interessam um destinatário, possibilitando assim o envio de materiais do seu interesse.

Como fazer o envio de notificações push?

Você tem um negócio que já despertou o interesse do seu público-alvo e tem um serviço de envio de alertas? Excelente! Mas só isso não basta. É preciso pensar em algumas estratégias para que as notificações sejam assertivas.

Veja algumas dicas sobre como fazer o envio de notificações push:

Não envie alertas com muita frequência

Segundo a pesquisa da PushCrew, que é uma das principais ferramentas para envio de notificações, 74% das pessoas acham que receber cinco notificações diárias é um exagero. Portanto, de acordo com esse dado, não envie notificações push com muita frequência para não cansar o seu usuário.

Tenha uma comunicação clara e objetiva

Você deve passar confiança ao seu cliente e não impor nenhuma informação. Se ele usa o seu site ou aplicativo é porque gosta da sua marca e/ou conteúdo. Sendo assim, continue mantendo esse bom relacionamento por meio de alertas respeitosos e que despertem cada vez mais o interesse dele.

Conclusão

As notificações push são de grande importância para as marcas que possuem site, aplicativos ou e-commerces. A comunicação instantânea que ele permite é bastante positiva para qualquer negócio!

Agora que você já sabe o que é notificação push, busque soluções criativas para implantar esse recurso em sua página!

Gostou desse post? Compartilhe essa informação em suas redes sociais.

banner conteúdo estratégico

COMO TRANSFORMAR CONTEÚDOS EM DINHEIRO NO SEU NEGÓCIO?

Redator OnLine

Redator OnLine

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *