Marketing digital

O que é ROI e como calcular para fazer a empresa crescer?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
O que é ROI e como calcular para fazer a empresa crescer?

Você provavelmente gosta de ter o controle completo de seu dinheiro, não é mesmo? Uma coisa comum para empreendedores é gerenciar as suas finanças, através do ROI, para saber se os seus investimentos estão atingindo os resultados necessários.

O ROI ajuda você a compreender qual o melhor investimento para sua empresa, bem como, acompanhar os resultados e escolher as melhores práticas para alcançar determinado objetivo.

É um cálculo tão importante, que para você ter uma ideia, a maioria dos empreendedores perde dinheiro ou oportunidades, pelo simples fato de não conhecê-lo. Em casos ainda piores, não realizam a operação adequadamente, o que interfere diretamente em seus resultados reais.

Mas, afinal de contas, o que é ROI e qual a melhor forma de calcular? É isso que vamos abordar neste post e ajudá-lo a manter os seus investimentos sobre controle constante. Então, continue a ler o artigo se não quer perder dinheiro e deseja realmente fazer a sua empresa crescer.

O que é ROI?

O ROI, ou Return On Investment em inglês, é o cálculo capaz de determinar o retorno sobre determinado investimento. Em linhas gerais, o cálculo relaciona o montante de dinheiro investido com os resultados provenientes da prática.

Ou seja, o que foi ganho com o investimento menos as despesas e custos para executá-lo. É uma operação matemática simples, porém, muito importante para determinar os resultados tangíveis de qualquer empresa, em diferentes setores.

Há também uma variação deste cálculo, mais direcionada aos investimentos em marketing. O ROMI, como é conhecido no meio, é capaz de mensurar os reais benefícios do marketing para sua empresa.

Enquanto o ROI é muito amplo e usado para uma infinidade de coisas, o ROMI leva em conta apenas os investimentos em marketing e quais os resultados que sua empresa obteve com cada campanha realizada.

No marketing de conteúdo, por exemplo, você poderia utilizar o ROMI para determinar o retorno sobre cada artigo para blog adquirido com um freelancer ou agência especializada, ou a gestão das mídias sociais de sua empresa.

banner planilha kpi

Por que calcular o ROI de sua empresa?

Se você ainda não entendeu a importância do ROI para sua empresa, mesmo após ler este artigo até aqui, agora não restará mais dúvidas. Abaixo seguem 3 motivos para você calcular o ROI da sua empresa, veja só:

1. Usar o seu dinheiro de forma inteligente

Calcular o retorno sobre o investimento é determinante para conhecer a melhor opção de marketing digital para depositar o seu dinheiro. Você pode decidir, por exemplo, em quais mídias sociais deve focar com anúncios patrocinados, ou quais esforços de marketing de conteúdo realmente merecem a sua atenção.

Investidores de sucesso utilizam o ROI diariamente para determinar o investimento na empresa X ou Y, bem como, antecipar o possível rendimento que um empreendimento poderá gerar dentro de alguns anos.

Você também pode, e deve, utilizar o ROI para determinar os investimentos mais inteligentes a serem realizados na sua empresa.

2. Conhecer o que está dando certo

Números são inquestionáveis! Ninguém pode discordar de um relatório bem feito que apresenta dados reais e confiáveis. Assim é o ROI calculado adequadamente, você terá informações preciosas nas mãos.

Dinheiro não nasce em árvores, então é melhor você ter certeza que seus investimentos são os melhores possíveis, não é mesmo?

Você pode ter certeza com o ROI de quais ações estão funcionando para sua empresa e continuar com elas, ou interromper as práticas que simplesmente não trazem nenhum resultado.

3. Aumentar ou diminuir o investimento

Estamos em tempo de crise, mas as empresas não crescem sem investimento. Por isso, você deve encontrar um equilíbrio nesta balança.

De um lado, aumentar os investimentos nas melhores estratégias de marketing digital para que os resultados também cresçam, de outro, suspender ou diminuir as verbas para aquelas ações que não são importantes ou não apresentam os resultados esperados.

O ROI ajuda a determinar este equilíbrio e auxilia você a tomar a melhor decisão de investimento.

Como calcular o ROI e fazer a empresa crescer?

Para calcular o ROI adequadamente você deve considerar todos os investimentos e gastos em determinada ação de marketing, por exemplo.

Digamos que você deseja calcular o ROI de uma campanha de anúncios patrocinados no Facebook. Você deve considerar os custos desta empreitada (salários e custos de manutenção da pessoa/ empresa responsável por sua página) e os valores investidos em cada anúncio.

Em seguida, deve ter acesso aos resultados desta campanha, facilmente visualizados pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook, por exemplo. Considerar o alcance da publicação promovida, quantos leads foram gerados, o número de oportunidades geradas e, finalmente, as vendas.

Por último, mas não menos importante, você também deve ter em mente a receita média por cliente no ciclo de vida (Life Time Value). Ou seja, qual a média de gastos dos clientes que vieram deste anúncio durante toda a duração do contrato, por exemplo.

Reunir isto tudo e resumir nesta fórmula:

como calcular roi

Achou difícil? Fique tranquilo!

Para deixar as coisas mais simples para você, criamos a Calculara de ROI. Basta você fazer o Download Aqui e inserir os dados na planilha, o seu retorno sobre o investimento será calculado automaticamente. 🙂

Com este cálculo você pode saber outras métricas importantes para o seu negócio, como o próprio Life Time Value que mencionamos antes, o Ciclo de Vida do Cliente, Custo de Aquisição de Clientes e assim por diante.

Hora da revisão…

Neste artigo você aprendeu o que é o ROI e ROMI e a importância dessas métricas para a saúde e expansão de sua empresa. Também pode ver como calcular o ROI de forma efetiva, a fim de garantir que os dados sejam confiáveis e verídicos.

Eu acredito que agora não restam mais dúvidas sobre a importância deste cálculo e a nossa Calculadora de ROI vai ajudá-lo ainda mais a obter os números precisos de seus investimentos em marketing digital.

Se você ainda não baixou a nossa calculadora de ROI, clique aqui. Em seguida, deixe o seu comentário com a sua opinião e compartilhe nas redes sociais com as pessoas que podem querer ver isso.

calculadora de roi

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *