SEO

O que é SEO? Como ele pode ajudar o seu negócio de verdade?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
O que é SEO? Como ele pode ajudar o seu negócio de verdade?

Antes do surgimento dos mecanismos de pesquisa, tal qual conhecemos hoje, a organização dos links e páginas na web era realizada em ordem alfabética. Logicamente, esta não tratava-se da melhor forma para levar conteúdo qualificado para as pessoas que buscam por soluções e informações diariamente na internet.

A saída foi criar algoritmos que pudessem ler, literalmente, cada página de seu site em busca de informação relevante e organizar cada link de acordo com alguns fatores, ligados desde a estrutura do site, até a interação com o conteúdo que seus visitantes realizam sempre.

Mas, afinal de contas, o que é SEO e como pode ajudar o seu negócio de verdade? São exatamente estas coisas que vamos ver neste post.

O que é SEO?

Search Engine Optimization em uma tradução livre quer dizer “otimização para mecanismos de pesquisa”. Em linhas gerais, significa uma série de ajustes que tornem o seu site mais agradável aos olhos do Google e outros sites de busca.

Com tantas informações sendo produzidas a cada hora, você precisa “lutar” um pouco para chegar as primeiras posições e com isso atrair visitas qualificadas para o seu site. A parte complicada da história é que, SEO pode ser bem complexo para os leigos e você pode levar um tempo até notar os primeiros resultados.

Como o SEO pode ajudar seu negócio?

Todo mundo quer visitas grátis para o seu site. Não importa se você tem um e-commerce, um blog, ou mesmo o site institucional de sua empresa, você precisa atrair visitantes para ele a fim de concretizar os seus objetivos na internet.

Visitas fresquinhas em seu site, garantem que você possa criar uma base de contatos, divulgar os seus produtos ou serviços. Ou seja, trazer as pessoas que realmente se interessam pelo seu negócio para o mais perto possível e, inclusive, vender para elas a qualquer momento.

Além disso, há inúmeras outras vantagens e benefícios do SEO para o seu negócio, independente de seu setor de atuação. Para clarear este ponto de forma mais simples e prática, veja como o SEO pode ajudar o seu negócio definitivamente abaixo.

Público-alvo qualificado

Responda a seguinte pergunta: O que seria mais fácil, vender para alguém que procura por seu negócio ou para quem nem faz ideia de sua existência?

Com certeza, você respondeu a primeira opção e não está errado. Atender a curiosidade ou necessidade das pessoas que buscam pelo seu produto, serviço ou conteúdo nos mecanismos de pesquisa todos os dias será muito fácil que realizar o velho e falecido Outbound Marketing.

Correr atrás de seu cliente e ter de ensiná-lo do zero leva muito tempo e dinheiro. Você terá resultados mais satisfatórios se resolver “aparecer” para as pessoas que possuem um interesse natural no que tem para oferecer.

Responder as perguntas certas

Segundo Adele Revella, criadora do site Buyer Persona Institute e especialista na criação de personas, provavelmente não existe nenhum especialista no comportamento do cliente dentro de sua empresa, ao contrário do que você provavelmente imagina.

Infelizmente, esta é a mais pura verdade em relação as empresas brasileiras e mundiais. Um número muito pequeno delas sabe realmente o que seu cliente deseja, menos ainda consegue responder as suas perguntas sobre o produto ou serviço que comercializa.

O que isso faz com o seu negócio? Simples, você morre na praia todos os dias e sempre que tenta gerar informação ou solução para o seu cliente. O SEO pode ajudar o seu negócio neste quesito, no entanto. Imagine conhecer não só o que seu cliente pensa, mas as dúvidas mais comuns sobre a sua empresa, produto ou serviço?

Com os mecanismos de pesquisa é totalmente possível. Utilizando de ferramentas como o Planejador de Palavras-chave e Google Trends, você consegue identificar o que seu público-alvo anda perguntando para o Google, por exemplo. E você deve concordar que isto é poderoso!

Custo baixo ou zero

Se a sua empresa conta com uma equipe de SEO in-house, ou seja, especialistas em SEO dentro do seu negócio, o investimento será muito pequeno e até zero para colocar sua estratégia em funcionamento.

Além disso, tudo o que você precisa fazer para colocar a estratégia de SEO em prática é simplesmente gerar conteúdo de qualidade, com as otimizações necessárias. Isso não é tão simples como parece, devo concordar, mas é 100% gratuito em alguns casos. Experimente!

Resultados recorrentes

Assim como o conteúdo de seu negócio, as otimizações de SEO são capazes de trazer resultados recorrentes. Uma informação publicada hoje pode ser útil daqui a 10 anos e você não vai precisar fazer nada para continuar gerando visitas em seu site.

Mesmo com o passar do tempo, e desde que os algoritmos não mudem, o seu conteúdo continuará a aparecer nos sites busca, principalmente, se sua estratégia de SEO for sólida o suficiente. Da mesma forma, quanto mais pessoas conhecem e interagem com o seu conteúdo mais forte ele fica e mais longe pode chegar.

Técnica replicável

Considerando que o seu site já está otimizado para SEO de maneira geral, o que tem a fazer agora é publicar conteúdo relevante e otimizado em seu blog. Cada atualização em seu site pode levar os princípios de otimização e deixar a sua marca ainda mais forte nos resultados orgânicos.

SEO é como andar de bicicleta! Uma vez que aprendeu jamais vai esquecer e ainda pode colocá-lo em prática sempre que quiser, todos os dias, em cada publicação, na totalidade de seu conteúdo, não importa o formato!

Então, estes benefícios são suficientes para fazê-lo trabalhar com SEO em seu negócio? Aproveite para ler o post sobre Como aparecer no Google em seis meses, ou menos, com base nas estratégias que usamos diariamente para nossos clientes!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *