Marketing digital

O que é um eBook, vantagens e como criar o seu?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
O que é um eBook, vantagens e como criar o seu?

Você provavelmente já ouviu falar em eBook ao menos uma vez em sua vida e não é para menos.

Alguns pesquisadores dizem que o primeiro eBook teria surgido por volta da década de 1940, com anotações de Tomás de Aquino. Mas isto não é aceito amplamente como verdade absoluta.

Independente de sua data de nascimento, o grande avanço desta tecnologia ocorreu a partir de 1971, momento em que nasceu o projeto Gutenberg, liderado por Michael Stern Hart. A ideia deste projeto era digitalizar livros e distribuir gratuitamente para as pessoas.

Talvez nesse ponto você comece a encontrar uma similaridade com o que acontece hoje, não é mesmo? Afinal há dezenas de sites que utilizam os ebooks para distribuir conteúdo gratuitamente no meio digital.

Aqui mesmo no Blog, você encontra um livro digital grátis sobre marketing de conteúdo, clique aqui para baixá-lo.

Agora que você já leu um pouco de história, deve estar se perguntando: “Mas o que é um eBook e como faço para criar o meu?” Neste caso, continue a ler este artigo para encontrar estas e muitas outras respostas.

O que é um eBook?

O marketing digital proporcionou muitas facilidades para as empresas e pessoas como um todo. Os eBooks são a prova viva disso! Através deles é possível ter acesso a qualquer conteúdo no formato de livro digital, carregá-lo literalmente em seu bolso com a ajuda de um smartphone e assim por diante.

Mas o que é um livro digital de fato? eBook é um termo de origem inglesa, uma abreviação de “electronic book” ou livro eletrônico em português. Como o próprio nome sugere é um livro, porém disponibilizado de forma digital.

Os formatos mais comuns de eBooks são ePub, HTML e PDF. Para poder ler estes arquivos você precisa de um software específico, também conhecido como “book reader”. Aliás, este é outro ponto que os diferencia em relação ao formato impresso.

Ao contrário do formato impresso, você pode baixar um eBook instantaneamente em uma página na internet, receber por e-mail, comprar alguns títulos na Play Store de seu celular/ tablet, ou participar de Grupos e sites de membros específicos para este fim, como o Free-ebooks.net, por exemplo.

Estas são algumas das facilidades que tornaram os eBooks muito populares atualmente. Também são algumas das coisas que citamos no artigo “7 Sinais que sua empresa deve criar um eBook”, leia o texto completo para descobrir todas as vantagens de usar os livros digitais em sua estratégia de marketing.

Mas, por que criar um ebook?

Talvez você esteja se perguntando: “porque deveria criar um eBook na sua empresa e quais as vantagens em usar esse material?”. Bom, saiba que existem muitas aplicações e benefícios para um eBook.

Veja os principais deles abaixo:

  • Aprofundar a abordagem de um conteúdo, impossível de ser feito em um blog por exemplo;
  • Conquistar autoridade em determinado nicho de mercado;
  • Contar com recursos interativos (como cliques em links, áudios e vídeos), mesmo quando o leitor está offline;
  • Distribuir seu conteúdo impresso em formato digital;
  • Divulgar sua empresa para seu público-alvo;
  • Educar seus potenciais compradores sobre seu produto ou serviço;
  • Fazer um lead avançar na jornada de compra ou funil de vendas;
  • Ganhar escalabilidade ao vender um infoproduto, ou seja, um produto digital baseado em informação;
  • Gerar leads em sua estratégia de marketing digital;
  • Reduzir custos com a impressão do material, encadernação e envio;
  • Entre outras vantagens.

Como criar um eBook?

banner como criar ebook exclusivo

Não importa se você quer criar um eBook para compartilhar suas histórias ou usá-los como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo, provavelmente, você tem muitas dúvidas de como fazer isso do jeito certo.

Por esse motivo, veja algumas de nossas dicas para ajudá-lo a criar um eBook de sucesso e fatores importantíssimos a se levar em conta nesta hora.

1. O texto é tudo!

Qual a parte mais importante de um livro?

Acertou quem escolheu o conteúdo, o texto. É nele que o autor compartilha as suas histórias, experiências e conhecimentos, por isso é uma parte tão importante na criação de um eBook ou mesmo um livro impresso.

Nesta etapa, você deve garantir os seguintes aspectos:

  • Produzir conteúdo inédito: Nem precisa falar, não é? As pessoas só irão baixar e ler seu conteúdo se ele for inédito, ninguém gosta de cópias, de nenhum modo.
  • Criar um texto de qualidade: Crie um texto que realmente seja útil para os seus leitores e não apenas para ocupar espaço. Uma excelente forma de acertar neste ponto é ver o que seus leitores em potencial estão buscando, e produzir o seu texto posteriormente com base no que descobriu.
  • Tomar extremo cuidado com a ortografia e gramática: É muito desanimador quando encontramos um bom livro, mas está recheado de erros de português, não é mesmo? Por melhor que seja a intenção, você não deve economizar na revisão do conteúdo e, se necessário, contar com a ajuda de profissionais, como redatores freelancers ou agências de marketing de conteúdo especializadas.

2. Cuidado com a primeira impressão!

A primeira impressão é a que fica e a capa vai ser a primeira coisa que seus leitores potenciais irão ver, então capriche!

Procure desenvolver uma capa chamativa, que realmente tenha vínculo com o conteúdo do eBook e acima de tudo, cause algum impacto nos observadores. Deste modo, você terá muito mais chances de atrair novos leitores para sua obra.

3. Crie um bom layout!

Diz respeito aos aspectos visuais de seu eBook, abrange o layout das páginas e imagens adicionadas no decorrer no texto.

Todos nós sabemos que as imagens são importantes em qualquer projeto, inclusive para criar um eBook de sucesso. Invista em imagens de impacto e layout modernos, diferenciados, mas simples para que seu leitor não precise reinventar a roda para ler o seu eBook.

4. Hora de juntar tudo!

A diagramação é juntar os aspectos visuais com o texto de seu eBook. Também é de extrema importância, pois é o momento em que você faz dar certo, ou precisa voltar à prancheta para planejar alguns pontos novamente.

Para este trabalho a maioria dos profissionais utiliza o Adobe Indesign, mas você pode utilizar outro programa que possui mais familiaridade. Lembre-se, assim como na revisão textual, não economize na diagramação e layout de seu eBook, pois um trabalho meia-boca pode destruir tudo.

Contratar empresa especializada na criação de eBooks?

E quando você não entende nada de escrita e desgin, o que fazer?

Criar um eBook de qualquer jeito não é uma opção, como você mesmo viu neste artigo a concorrência neste cenário está bem acirrada, tanto em relação à qualidade dos conteúdos, como também aos design dos eBooks.

O melhor a se fazer nestes momentos é contar com uma empresa especializada na criação de ebooks e diagramação. Assim você tem toda a garantia do resultado final e pode contar com profissionais capacitados para produzir um livro digital realmente fantástico.

Por falar nisso, conheça os nossos serviços para criação de eBooks. Em caso de dúvidas entre em contato conosco, teremos o maior prazer em tornar o seu eBook dos sonhos uma realidade.

banner como criar ebook exclusivo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *