Ecommerce

O que não pode faltar em sua loja virtual?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
O que não pode faltar em sua loja virtual?

O e-commerce é um dos mercados mais concorridos na internet. As muitas facilidades, como o baixo investimento inicial, chamam a atenção na hora de abrir o seu próprio negócio ou expandir a sua empresa física para a internet. Por isso, você não pode deixar faltar nada em sua loja virtual se quiser se destacar.

Também por esse motivo, você precisa garantir um diferencial gigantesco para atrair clientes e aumentar as suas vendas consideravelmente. Entre eles estão os cuidados com a estrutura ou plataforma de sua loja virtual e também a estratégia de marketing.

É exatamente sobre este tema que vamos falar hoje. Vamos reunir algumas das coisas que não podem faltar em sua loja virtual, principalmente, se você quer ter sucesso neste cenário em grande ascensão no Brasil.

Então, se você quer saber como criar um e-commerce de sucesso e contar com as coisas indispensáveis para isso, continue a ler este artigo.

Estrutura da loja virtual

Para ficar mais fácil vamos dividir este artigo em dois tópicos principais: a estrutura e as estratégias de marketing para sua loja virtual. Vamos começar pela estrutura.

Você não pode hospedar a sua loja virtual em qualquer lugar e achar que tudo está resolvido. É como abrir uma loja física em um ponto comercial ruim e acreditar que mesmo assim vai receber clientes em seu estabelecimento.

Existem alguns cuidados que você deve tomar na hora de selecionar a melhor plataforma para sua loja virtual, entre eles:

Servidor estável e seguro

Já pensou acessar uma loja virtual, selecionar o produto, ir ao checkout e, antes de confirmar a compra, o site simplesmente sair do ar?

Com certeza você iria procurar por outro site para adquirir o que precisa. Assim também pensa o seu potencial cliente. Por isso, o fator mais importante para sua loja virtual é um servidor de hospedagem estável e seguro.

Contrate um serviço qualificado. Conheça os depoimentos de clientes antigos e dados do servidor e só coloque o seu sonho nas mãos de quem realmente é capaz de cuidar dele. Lembre-se que quedas no servidor ou vulnerabilidades de segurança significam perda de dinheiro, então, é melhor evitar!

Facilidade no manuseio

Usabilidade, essa é a palavra de ordem para um e-commerce de sucesso. Seus clientes não vão comprar em sua loja se não conseguirem entender como ela funciona.

Cabe a você deixar o seu site o mais simples e objetivo possível, para que seu visitante não tenha nenhuma dificuldade em entender como tudo funciona e o que deve fazer para comprar em sua loja virtual.

Uma dica muito útil é convidar algumas pessoas a explorarem a sua loja virtual após a conclusão e ver se elas conseguem encontrar o que precisam. Comece com a ajuda de seu time interno e depois expanda para sua família e amigos. Quanto mais pessoas testarem a usabilidade de sua loja virtual, mais chances de aumentar as suas vendas na internet!

Design responsivo

A maneira como as pessoas acessam a internet tem mudado com o passar dos anos. Hoje, é possível navegar pela web de diferentes formas: pelo celular, tablet, TV e isso só para citar alguns.

A sua loja virtual precisa estar preparada para receber todos esses usuários. Isso quer dizer que não importa o equipamento usado para fazer a compra em seu e-commerce, o design de seu site deve se adequar a plataforma e promover uma boa experiência para o usuário.

Ter um design responsivo significa que o seu e-commerce vai se adaptar aos diferentes equipamentos, sem oferecer nenhum prejuízo à navegação de seu potencial cliente!

Gestão de loja virtual

Podemos resumir este tópico em uma palavra: facilidade! Quanto mais simples e práticas forem as coisas para você gerenciar o seu negócio, mais tempo você terá para dedicar ao que realmente importa para sua loja virtual.

Uma gestão eficaz ajuda a prevenir gastos desnecessários, controlar estoque se for preciso, encontrar fornecedores mais em conta e assim por diante. Garanta que a plataforma escolhida para sua loja virtual permita gerenciar o seu empreendimento de forma fácil e sem dor de cabeça.

Não se esqueça de que a administração de sua empresa é o ponto fundamental para prevenir a crise e otimizar os lucros!

Estratégias matadoras para um e-commerce

banner ebook como vender mais

Em segundo lugar vem a estratégia por trás de seu e-commerce. Através dela é possível criar um negócio realmente lucrativo.

Como você viu, há muitas pessoas buscando pelo sucesso neste mercado, então, não basta criar a sua loja virtual e esperar as vendas caírem do céu. Você deve reunir esforços e práticas para potencializar o seu site, o máximo que puder.

Veja algumas estratégias que não podem faltar em sua loja virtual:

Marketing de conteúdo

Invista em conteúdo de qualidade para chamar a atenção de seus potenciais consumidores. Mantenha o seu blog atualizado, publique diariamente em suas redes sociais e fique o mais próximo possível de sua persona com a geração de conteúdo.

Marketing de conteúdo para e-commerce não diz respeito apenas a reviews ou descrições de produtos bem elaboradas, mas sim conectar-se ao seu público-alvo e levar valor às suas vidas. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo “Como fazer marketing de conteúdo para e-commerce?”.

Descrições de produtos inéditas

Copiar a descrição do produto no site do fabricante e colar em sua loja virtual não é uma opção. Lembre-se que um dos fatores para ter um bom ranqueamento nos mecanismos de pesquisa é ter um site inédito, com conteúdo 100% original.

Provavelmente, assim como você, muitos outros donos de e-commerce fariam a mesma coisa. Além de ter conteúdo duplicado em seu site, você não contaria com uma voz de sua própria empresa. Nada melhor do que uma linguagem própria de sua loja para conversar com seus clientes, não é mesmo?

Crie descrições inéditas e com uma linguagem específica de sua empresa. Da mesma forma, garanta que estes textos sejam produzidos especificamente para atingir as pessoas certas, ou seja, o público qualificado para o seu e-commerce.

Fotos de excelente qualidade

As imagens somam pontos na hora de fechar vendas em sua loja virtual. Elas ajudam ao seu usuário decidir pela compra e conhecer melhor o produto antes de fazer o pagamento.

Invista em fotos de qualidade para exibir os seus produtos em todos os lugares de sua loja virtual. Se for necessário, contrate um fotógrafo profissional para produzir as imagens sob medida para sua empresa.

Fotos de excelente qualidade otimizam as conversões em seu e-commerce, isso recompensa e muito o investimento em capturar e editar as fotografias de seus produtos.

Redes sociais

Cada vez mais as mídias sociais desempenham um papel importante nas vendas pela internet. Por conta disto, seria uma grande tolice você não usá-las para promover a sua loja virtual e os seus produtos.

Adicione links para compartilhar os seus produtos nas redes sociais, seção de comentários e não deixe de investir em uma boa estratégia em suas mídias sociais, buscando se envolver com seus fãs, interagir com eles e divulgar o seu produto.

Promoções nas redes sociais, sorteios e avaliações de clientes reais contribuem para aumentar as suas vendas e assim usar o poder das redes sociais a favor de sua loja virtual.

Pós venda

Não basta vender, é preciso satisfazer o seu cliente completamente. Aí está um bom exemplo da aplicação do pós venda em sua loja virtual.

Deixe as informações de contato e suporte visíveis em seu e-commerce, para que seus clientes possam contatá-lo o mais breve possível. Além disso, responda a todas as mensagens dos consumidores, o mais rápido que puder.

Não podemos esquecer também de uma política de trocas e reembolso. Faça o seu visitante se sentir seguro em seu site e ele se tornará um bom cliente para o seu e-commerce.

Conclusão

Agora que você viu o que não pode faltar em sua loja virtual, levando em conta a plataforma e estratégia, ficaram bem claras as coisas que você precisa fazer para ter sucesso neste mercado tão concorrido.

Anote cada uma dessas dicas e aplique em sua loja virtual. Em seguida, diga nos comentários abaixo como foi a sua experiência.

Não criou o seu e-commerce ainda e quer começar do jeito certo? Então, leia o nosso artigo “Como montar uma loja virtual no WordPress passo a passo?”. Ou então, deixe as suas dúvidas abaixo, vamos procurar ajudá-lo da melhor forma possível.

banner ebook como vender mais

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *