Marketing digital

O que são mídias sociais e quais são as principais?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
O que são mídias sociais e quais são as principais?

Você sabe me dizer o que são mídias sociais? Elas são canais de relacionamento na internet com diferentes possibilidades de interação. Além de participação de outros usuários.

o que são mídias sociais

As mídias sociais têm recursos da Web 2.0 como, por exemplo, capacidade de gerar mídia espontânea, criar, compartilhar conteúdo e outros meios característicos dessas ferramentas.

Preparamos um post para te mostrar o que são mídias sociais e quais são as principais. Continue acompanhando e saiba mais sobre o tema. Boa leitura!

Afinal, o que são mídias sociais?

Mídias sociais são canais onde as pessoas trocam sugestões, dicas ou conversam. Mas elas não são somente usadas por usuários comuns, mas por empresas que estão cada vez mais adeptas às suas funcionalidades.

Nelas são postados conteúdos de diversos temas, sejam eles positivos ou negativos. E quem está sempre ligado no mundo digital, está aproveitando as mídias sociais em suas estratégias de marketing digital.

É impossível prever qual será o conteúdo de uma mídia social, mas por meio dela é possível disseminar a sua marca, opiniões e, até mesmo, defender uma causa. Por meio das mídias sociais é possível participar de fóruns, grupos de discussão, blogs, microblogs e outros.

Para deixar bem claro, redes sociais não são a mesma coisa que mídias sociais. As redes sociais, na verdade, são uma categoria dentro das mídias com o objetivo de estabelecer relacionamentos com pessoas que tenham um interesse em comum.

O principal intuito das mídias sociais é levar o compartilhamento de conteúdos de qualidade, sendo assim, ela abrange também a rede social.

banner conteúdo estratégico

Quais os tipos de mídias sociais existentes?

As mídias sociais são divididas em quatro categorias. São elas:

  • Microblogs: ferramentas com o objetivo de compartilhar informações de forma rápida e eficaz. Como exemplos têm o Twitter, Tumblr e Pownce;
  • Redes sociais de conteúdo: são redes que tem o objetivo de criar e compartilhar somente informações. Exemplos: Flickr, SlideShare e Youtube;
  • Redes sociais: tem o objetivo de compartilhar informação de forma rápida, promover a interação e comunicação entre os seus usuários. Os resultados são mais eficazes quando usadas junto a um blog. Exemplos: Facebook, Instagram, Google +;
  • Blogs: um tipo de mídia social para disseminar pensamentos e ideias sobre um assunto. Antigamente era usado como um diário virtual, atualmente as empresas estão agregando valor a essa mídia, compartilhando informações relevantes, a fim de educar a população. Por isso, é muito utilizada por grandes organizações e pequenas também, para atingir seu público-alvo, aproximando mais o seu cliente e fazendo-o conhecer melhor seus produtos/serviços. Os textos são feitos com técnicas em SEO para alavancar seu posicionamento em buscadores como o Google.

Quais as mídias sociais mais usadas?

banner conteúdo estratégico

Como dissemos, dentro das mídias sociais existe uma categoria, as redes sociais. Elas são bastante utilizadas pelos usuários. Uma pessoa fica conectada praticamente 24 horas por dia!

As mais usadas pelos brasileiros são:

1. Facebook

Com 127 milhões de usuários brasileiros, essa rede social é uma forma das pessoas consumirem informação, além de poderem se comunicar. Ou seja, o nosso país é o terceiro no ranking mundial com mais pessoas ativas no Facebook.

Essa ferramenta serve tanto para gerar negócios, conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, interagir com as páginas seguidas quanto outros objetivos. Para investir em marketing digital, uma empresa precisa ter uma conta no Facebook.

2. WhatsApp

Essa é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros. A maioria das pessoas possui um smartphone com esse aplicativo instalado. São mais 120 milhões de pessoas conectadas via WhatsApp.

Ele serve como ferramenta de trabalho ou para uso pessoal. É possível manter uma comunicação um para um ou, ainda, em grupo. Uma empresa pode usar essa ferramenta como seu canal de atendimento, elevando bastante os seus resultados de vendas.

3. YouTube

O brasileiro ama um vídeo e, por isso, o YouTube é a rede social favorita para quem quer consumir informação de forma interativa. O YouTube é a primeira rede social no ranking de redes sociais mais acessadas por aqui, segundo o relatório da We Are Social e Hootsuite.

O formato de vídeo para disseminar informação está cada vez mais sendo usado em estratégias de marketing digital. Sendo assim, é válido criar um canal no YouTube (como é chamado o seu perfil nessa rede social) para difundir a sua marca. Porém, faça conteúdos que sejam úteis.

4. Instagram

Essa é uma rede social onde é possível mexer somente via celular. Por mais que você consiga visualizar as postagens por um notebook, por exemplo, não vai conseguir publicar novas fotos e vídeos através dele. Portanto, é preciso ter o aplicativo instalado em seu smartphone.

É uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros, com vários recursos como: publicações em formato de imagens e vídeos, podem ser colocados vídeos no IGTV, adicionar stories e muito mais!

5. Twitter

Essa é uma das principais mídias sociais, isso porque, por meio dela, é possível consumir mais informações. Tem o formato de microblog, podendo ser compartilhadas mensagens com até 280 caracteres cada. É bastante usada por empresas e personalidades.

6. LinkedIn

Essa é a maior rede social voltada para assuntos profissionais. O foco principal são contatos de trabalho ou negócios, ou seja, ao invés de fazer amigos, você faz conexões com outros profissionais da sua área para fortalecer seu networking.

Existem comunidades para debater um tema específico, onde é possível aprimorar seus conhecimentos. É muito utilizada por empresas de recrutamento e seleção.

Como você viu é possível disseminar o conteúdo da sua empresa por meio de várias mídias sociais. Cada uma tem a sua função e, agora que você já sabe o que são mídias sociais, fica mais fácil utilizá-las de forma correta.

Para isso, é preciso saber qual é o seu público para direcionar o conteúdo de maneira totalmente eficaz. Se você quiser manter uma boa presença nas mídias sociais e ter uma marca lembrada por todos, seja engajado e queira ter um contato maior com o seu cliente.

Além disso, trabalhe com conteúdo de qualidade! O que são mídias sociais você já sabe, mas criar o conteúdo certo é o que você vai aprender com o curso gratuito Conteúdo Estratégico. Clique aqui e faça a sua inscrição.

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “O que são mídias sociais e quais são as principais?”

Como Trabalhar com Marketing Digital: 08 Melhores Formas

[…] pode, por exemplo, gerenciar as mídias sociais de uma empresa. Ou produzir conteúdo para os diferentes canais digitais dela. Também tem a chance […]