Marketing de conteúdo

Para que Serve o marketing de conteúdo e por que adotá-lo?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
Para que Serve o marketing de conteúdo e por que adotá-lo?

O marketing de conteúdo é uma tendência e ninguém dúvida disto. Porém, ainda existe um número de pessoas que desconhecem as vantagens desta estratégia. Pode parecer bobagem, mas alguns empreendedores ainda não sabem como o conteúdo pode ajudar os seus negócios.

para que serve o marketing de conteúdo

Nós já falamos em outro artigo o que é marketing de conteúdo na prática (se ainda não leu, clique aqui). Hoje, vamos continuar falando do marketing de conteúdo, porque somos apaixonados por ele.

Todavia, o assunto da vez são os seus principais objetivos, para que serve o marketing de conteúdo? Você sabia que milhares de pessoas não conseguem resultados, por não conhecer os reais objetivos de sua estratégia de conteúdo? Com certeza, você não quer correr este risco!

Então, vamos lá! Vamos ver os principais objetivos do marketing de conteúdo adiante e por que você deve investir nele hoje mesmo.

1. Gerar autoridade e reconhecimento

Em primeiro lugar está a geração de autoridade e reconhecimento. Uma empresa não pode ser nada sem sua audiência, seus seguidores e fãs. O Facebook identificou isso quando foi criado, e por isso as páginas possuem fãs e não amigos.

Isso quer dizer, que não existirá uma boa empresa sem uma base de pessoas dispostas a segui-la e comprar dela. Todas as organizações precisam de clientes e seguidores para ter uma visão clara de sua existência.

Você pode gerar isso posicionando a sua marca como autoridade em seu mercado de atuação. Em outras palavras, compartilhe conteúdo inédito e eficaz com sua audiência e eles irão respeitá-lo como autoridade no assunto.

Este objetivo global pode ser traduzido no cenário empresarial como sub objetivos. Como por exemplo, trazer mais visitas para o seu site, atrair mais fãs/ seguidores na rede social, etc. Porém, na verdade estes são frutos do esforço para reconhecimento e aumento da autoridade da empresa.

2. Criar base de contatos

Uma lista de emails é o bem mais precioso de uma empresa, pois os integrantes deram permissão para receber o seu conteúdo. Da mesma forma, é um patrimônio significativo, pois sua empresa tem o controle total sobre estes contatos.

Você decide como e quando aplicar o seu funil de vendas, quais níveis e formatos da comunicação com sua lista. Ao contrário do que acontece no Facebook, por exemplo. A maior rede social do mundo pode alterar os seus algoritmos quando bem entender e você não pode fazer nada.

Criar uma lista de emails adequada é muito interessante para a organização, porque tornará o processo de venda mais fácil. Afinal de contas, é mais fácil vender para quem já o conhece do que para um completo desconhecido.

Como criar uma lista de contatos?

O processo para criar uma lista de contatos é extremamente simples, provavelmente, você já deve ter ouvido como fazer isso. Principalmente, se estiver estudando sobre marketing digital há algum tempo.

Para fazer isso, vai precisar de um funil de vendas, geralmente composto por uma página de captura, formulário e autoresponder. Cada item possui uma posição importante em seu funil de vendas. Enquanto o autoresponder gerencia a sua lista e dispara os emails, a landing page desperta o interesse dos visitantes.

Contudo, para persuadir sua audiência a deixar o endereço de email em sua página de captura, você precisa oferecer algo em troca. Na maioria das vezes, optamos por recompensas no formato digital, que reduzem o custo de fabricação e distribuição. Essas recompensas podem ser chamadas também de Iscas Digitais e se apresentam nos formatos de: eBooks, vídeos, webinários, etc.

3. Educar o cliente com marketing de conteúdo

As pessoas não podem saber de tudo. Mesmo que precisem daquilo que você vende, talvez, não saibam a melhor maneira de usar o seu produto/ serviço. Se, considerarmos, que você é fundador da empresa e maior entendedor daquilo que fornece, por que não ensinar seus clientes?

Esta é a maneira mais fácil de gerar conteúdo. Mostrar a seu consumidor como obter o máximo de sua empresa, responder as perguntas e quebrar objeções.

Você tira dúvidas, ao mesmo tempo, que pode atrair novos clientes sem limites. Será visto quase que automaticamente, sem nenhum esforço. A educação do cliente também pode ser usada para inserir um novo formato de negócios no mercado. A empresa pode recorrer a esta técnica sempre que precisar incluir um novo conceito na mente de seus clientes.

4. SEO

Você talvez já tenha ouvido falar sobre SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de pesquisa. Na verdade, podemos considerá-lo como um sub objetivo, já que se trata de um meio para chegar a um objetivo específico.

A melhor parte é que com a produção de conteúdo você pode chegar às primeiras páginas do Google. Imagine toda vez que sua audiência buscar nos mecanismos de pesquisa sobre seu produto ou empresa, chegarem ao seu site?

Esta técnica é muito poderosa e comumente usada pela maioria das pessoas que possuem um blog, ou querem gerar conteúdo. No artigo o que é SEO e como ele pode ajudar o seu negócio, apresentamos mais informações sobre este tema.

Conclusão

Como você pode ver o marketing de conteúdo pode tornar a sua vida mais fácil. Especialmente, se você deseja aumentar a autoridade da sua empresa, gerar leads e chegar às primeiras páginas do Google.

Da mesma forma, o marketing de conteúdo pode ser uma grande oportunidade para educar os seus clientes. Mesmo uma empresa milenar, nunca é demais auxiliar o seu cliente na utilização de seus produtos, não é mesmo?

É evidente que essas coisas não acontecem do dia para a noite. Contudo, se você criar um plano de marketing de conteúdo terá resultados. Além disso, vale destacar a importância de manter a consistência entre suas publicações.

Essa é uma parte de nosso Guia de Implementação do Marketing de Conteúdo. Você gostou deste trecho e quer colocar o marketing de conteúdo no seu negócio? Clique aqui para fazer o download grátis do material completo.

Agora gostaríamos de saber de você. Em sua opinião, como o marketing de conteúdo tem ajudado ou pode ajudar o seu negócio? Deixe o seu comentário abaixo, será um prazer conhecer e compartilhar suas experiências.

guia de implantação marketing de conteúdo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *