Persona: Definição e como conhecer a de seu negócio de forma simples?

Persona é uma palavra muito comum nos dias de hoje, qualquer pessoa relacionada a marketing digital, fala muito nos vários tipos de persona, como definir a de seu negócio, etc… etc.

persona

O ponto fundamental é que sua empresa simplesmente não pode atender a todo mundo, mesmo você desejando isto no fundo de sua alma. Deste modo, você precisa conhecer exatamente o seu público-alvo e mais especificamente, as pessoas dispostas a comprar de você, ou seja, a persona de sua empresa.

Veja neste post o que é persona, a diferença em relação a audiência e como definir o público ideal de seu negócio. Confira!

Diferença entre persona e audiência

O maior erro que você pode cometer em marketing de conteúdo é confundir persona com audiência. O principal motivo para isso é que, como vimos acima, apenas um deles trará dinheiro para o seu negócio.

Entretanto, a audiência também tem o seu lugar ao sol quando falamos em marketing de conteúdo. Você pode utilizá-la, por exemplo, para gerar autoridade para sua marca e conseguir prova social. Não se preocupe, pois vamos falar um pouco mais sobre isso!

O que será mais fácil, em sua opinião: atrair novos fãs para uma página no Facebook com 50 curtidas ou até menos, ou para uma de mais de 10 mil seguidores? Com certeza, você respondeu a segunda opção.

Pois é, este fato não pode ser questionado por nenhum especialista. O poder dos números é tão forte que já foi chamado de “efeito manada” no marketing e movimenta diversos setores.

Repare quantas vezes você já se deparou com uma fila em uma casa noturna, acredite é proposital para provocar a atenção das pessoas que passam por ela e incitá-las a querer entrar, assim como você que já está na fila.

Voltando ao exemplo da página no Facebook com mais de 10 mil fãs, talvez, você se surpreenda em saber que a maioria delas realmente não conhece a empresa, ou nunca chegou a fazer uma compra. Elas estão ali apenas pelo poder da massa e dos números, claro!

Como definir a persona de seu negócio?

banner definindo sua persona

Agora que você já sabe a diferença entre persona e audiência, levando em conta que a primeira é o seu comprador, é hora de definir o perfil de seu cliente e personalizar a sua empresa para ele. Vamos nessa?

Para auxiliá-lo no processo de definir a persona de seu negócio, vamos dividir em 5 passos simples…

1º passo – Informações básicas

Comece listando as informações mais básicas de sua persona, como idade, sexo, formação acadêmica e nome fictício.

Estas informações são indispensáveis para transformar sua persona em uma pessoa real, palpável e com necessidades a serem atendidas.

Afinal, pessoas diferentes exigem métodos distintos para atraí-las e fideliza-las. Além disso, um homem de 40 anos possui uma mentalidade totalmente diferente de um jovem de 20 anos, não é mesmo?

As informações básicas servem para definir outros pontos de sua estratégia de marketing de conteúdo e ajudam a identificá-lo em meio a uma multidão crescente de potenciais compradores.

2º passo – Descubra as mídias favoritas

Entenda por mídias qualquer plataforma ou equipamento que sua persona utiliza para se conectar a internet e, consequentemente a sua empresa. Para responder a este ponto, leve em conta como o seu cliente chega até o seu site.

Ferramentas de análise, como o Google Analytics, por exemplo, permite que você descubra qual a plataforma, sistemas operacionais e demais detalhes dos usuários que acessam o seu site. Assim, use dessas informações para definir quais as mídias mais utilizadas por sua persona e procurar otimizar sua empresa a este cenário.

A sua persona usa muito o celular? Então, cogite a hipótese de otimizar o seu site para dispositivos móveis, se ainda não o fez, ou ainda lance um app para smartphone e tablets de sua empresa. Fique o mais próximo possível de sua persona e faça parte dos pequenos momentos.

Sua persona está quase sempre nas redes sociais? Publique conteúdo de forma constante em sua Página no Facebook, por exemplo, e a transforme em carro chefe de sua estratégia de marketing de conteúdo.

3º passo – Os objetivos/ interesses

O que move a sua persona? Quais acontecimentos ou sonhos seriam capazes de fazê-lo mudar ou, quem sabe, comprar de você?

Estas são algumas perguntas para ajudar a definir os objetivos e interesses de seu cliente, em seguida, você pode trabalhar estes interesses em seu produto e transformá-lo na solução dos problemas de seu cliente.

Trabalhe os objetivos e interesses de seu cliente em seu produto, transforme-o em solução para os problemas de sua persona e veja suas vendas crescerem de forma alarmante.

4º passo – Desafios para alcançar sua persona

Assim como qualquer pessoa, a persona de seu negócio possui medos, receios e resistências a determinados assuntos. Estes conceitos que acompanham o seu cliente, podem se tornar desafios para que você o atinja efetivamente.

Sua persona é resistente a mudanças, enquanto sua empresa oferece um produto/ serviço inovador? Então, você precisa quebrar essas objeções e tornar o seu cliente mais confiante na hora da compra. Mostre os benefícios do produto, como ele de fato pode ajudar a sua persona.

A persona de seu negócio não tem intimidade com os meios digitais? Cogite trabalhar com catálogos, livretos, banners ou coisas mais palpáveis e condizentes com a realidade de seu cliente.

5º passo – Como podemos ajudá-lo?

Aqui está o ponto mais importante deste processo, como sua empresa/ produto pode ajudar a sua persona?

Liste neste segmento os diferenciais oferecidos pelo seu negócio, no entanto, foque realmente na solução do problema da persona. Não adianta querer vender pedra a um mineiro, ele precisa das ferramentas!

Você vende um carro? Sua persona não vai comprá-lo apenas para locomoção, a marca, estilo de vida, modelo e beleza do automóvel também são importantes. Muitas vezes, seu cliente adquire o bem pelo status que ele pode promover ou a solução de seus problemas no dia a dia.

Não queira vender produtos ou serviços simplesmente, comercialize emoções, momentos, sentimentos. Essas transações comerciais atuais são mais eficazes e trazem bons retornos para sua empresa, experimente!

E você, ainda não conhece a persona de seu negócio? Assista essa aula gratuita e online sobre como definir a persona de seu negócio e baixe o nosso modelo para definir a sua!

banner definindo sua persona

Junte-se a mais de 390 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

3 Comentários

  1. Meu amigo adorei essas informações de como saber diferenciar e conhecer personas para nosso negócio, me abriu muito os olhos e vou passar a observar todos esse tópicos e aplica-los ao meu negócio. Muito obrigado pela ajuda!

    • Oi Arylson!
      Fico feliz que tenha gostado.
      Fique a vontade para consumir outros conteúdos do blog! 🙂

  2. Pingback: Melhores produtos para vender na internet? - Dropshippingnapratica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *