Empreendedorismo

Plano de negócios: Quando e porque fazer um?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Plano de negócios: Quando e porque fazer um?

plano de negócios

Todo o empreendedor já ouviu falar em algum momento sobre o Plano de Negócios. Sempre que você se anima para abrir um negócio próprio e está pronto para colocar a mão na massa, aparece alguém para cortar o seu barato e falar na importância de se fazer um plano de negócio.

É tanta gente falando sobre isso que o tema se torna enjoativo e, por isso, a maioria dos empresários não dá a devida atenção a este ponto.

Eu particularmente acredito que quando muitas pessoas estão falando a mesma coisa, o mínimo que você pode fazer é dedicar algum tempo para pesquisar mais sobre o assunto e, se possível, adotar em sua empresa. A sabedoria das multidões nem sempre está certa, mas em boa parte das vezes deixa pistas para você chegar ao sucesso.

Por esse motivo, buscamos aprender com as pessoas mais experientes, os professores. Ou então, usamos de cases de sucesso de outras empresas para descobrir as melhores práticas do mercado.

De qualquer modo, criar um plano de negócio para sua empresa é de extrema importância, e não só por que um aspirante a administrador está lhe dizendo isso, mas porque é a forma mais fácil e rápida de conhecer a sua empresa pelos melhores ângulos: interna e externamente.

Então, vamos ver quando e porque você deve fazer um plano de negócios, bem como os principais benefícios para sua empresa desta ação. Deste modo, se você quer saber como manter o seu negócio nos eixos e fazer a sua empresa crescer, continue a ler este artigo.

Conhecimento de sua empresa e mercado

Um bom plano de negócios ajuda ao empreendedor conhecer a sua empresa por completo, iniciando pelos bastidores do negócio.

Provavelmente, você já tem alguma experiência na área que deseja atuar, ou então vem estudando para isso, mas será que você conhece como o mercado funciona de fato, o que sua empresa deve prestar atenção em seu dia a dia para continuar crescendo?

Um plano de negócios ajuda a clarear os objetivos do negócio, as suas ideias, planos para o futuro. Sempre quando sabemos para onde estamos caminhando, fica mais fácil prever onde vamos estar daqui a alguns anos, ou quais ações precisam ser tomadas para cumprir esse objetivo.

Ajuda a definir a sua persona

Para que uma empresa sobreviva no mercado é necessário ter demanda para o produto ou serviço que ela oferece. Da mesma forma, para vender aquilo que você oferece, precisa antes conhecer o público-alvo de sua empresa. Você os conhece?

Através de um plano de negócios você consegue definir qual a demanda para o seu produto, qual a solução que sua empresa oferece para seus potenciais clientes e, especialmente, quais as oportunidades que você pode aproveitar.

Um plano de negócios pode ajudá-lo a identificar o comportamento de seus clientes e, até mesmo, encontrar um novo público para explorar. Então, fazer um plano de negócios é quase uma obrigação para manter a sua empresa competitiva no mercado.

Todos falando a mesma língua

Alguma vez você já chegou a uma empresa e teve a impressão que todos pareciam meio perdidos? O gerente de vendas prevê um aumento nos pedidos, mas a linha de produção não sabe disso e acaba demitindo funcionários. Lá na frente essa bomba vai estourar e provavelmente o prazo de entrega não poderá ser concluído pela falta de colaboradores.

Acima, eu lhe dei apenas um exemplo de como as coisas podem ir por água abaixo quando a organização não fala a mesma língua. É como um cabo de guerra (você já brincou disso?), uns puxam para um lado, outros para outro e ninguém chega a lugar nenhum.

Um plano de negócios é acima de tudo uma ferramenta para clarear os objetivos da empresa para os seus colaboradores. Assim você garante que todo o seu time esta remando para o lado certo e estão alinhados com o objetivo da organização.

Cada coisa em seu devido lugar

Da mesma forma que a falta de comunicação pode fazer a sua empresa fechar as portas, a desorganização também. Você não pode focar todos os seus esforços na expansão, mas negligenciar a sua política de custos, não é mesmo?

Por conta disto um plano de negócios eficaz deve contemplar todos os aspectos relevantes para a saúde e possível expansão do negócio. Deve manter todas as informações relevantes de sua empresa sempre a mão, enquanto você se preocupa em fazer a roda girar todos os dias.

Manter essa projeção e controle frequente vai evitar surpresas no fim do mês e garantir que você e sua equipe continuam a andar pelo caminho certo, mesmo depois de passar algum tempo.

Geração de compromisso

Brasileiros e empreendedores de forma geral possuem uma habilidade incrível em procrastinar as coisas. Você já deve ter percebido isso algumas vezes.

Aqui em Joinville, por exemplo, desde o início do ano começou o cadastro biométrico para as eleições. O eleitor que vota aqui deveria cadastrar as suas digitais até Maio deste ano, se não me engano. A moral desta história é que milhares de pessoas (não estou exagerando) deixaram para a última hora e algumas delas nem sequer poderão votar nessas eleições.

Assim também acontece na maioria das empresas. Os objetivos foram definidos, mas não tem ninguém fiscalizando para ver o quão perto (ou longe) a organização está deles. Como você deve imaginar: sem cobrança, sem compromisso.

Um plano de negócios ajuda a gerar esse compromisso em você, empreendedor e também em todos os seus colaboradores.

Destaca você de seus concorrentes

O plano de negócios também reúne riscos, oportunidades, pontos fortes e fracos de sua empresa. Essas informações são extremamente importantes, principalmente, se você quer se destacar da concorrência.

Ao abrir uma empresa você deve considerar as oportunidades do mercado, ou seja, as coisas relacionadas ao seu produto ou serviço que ainda não são atendidas pelos seus concorrentes. Os clientes antigos da sua concorrência podem lhe dizer o que ainda falta e você pode integrar essas soluções em seu negócio.

Talvez esse ponto só traga resultados para empresas em nichos de mercado bem solidificados, já com uma concorrência preestabelecida. Mesmo assim, é uma boa oportunidade para você descobrir novos atalhos, ou evitar práticas falidas no mercado e fazer a sua empresa crescer mais rápido.

Blindar a sua empresa da crise

Sim, estamos em crise no Brasil. Nos noticiários é alarmante o número de empresas que encerraram as suas atividades e demitiram os seus funcionários em massa.

Você ficaria surpreso em saber que a maioria delas faliu simplesmente porque foram pegas com as calças nas mãos. Não havia nenhum preparo para o que viria em seguida e por isso elas não tiveram como contornar a crise e muito menos diminuir os estragos.

Isso acontece na maioria dos negócios, infelizmente. Boa parte das empresas não faz nenhum planejamento, não acompanha os sinais do mercado, por isso, elas são pegas de surpresa nestas ocasiões e as primeiras a quebrar durante uma crise. Ao usar um plano de negócios você consegue monitorar o mercado e até se antecipar a recessões.

Preparação para o futuro

Nem todas as ações que você toma em sua empresa possuem um retorno rápido. Algumas medidas precisam ser tomadas agora, mas só mostrarão a sua eficácia lá na frente. E como você vai se manter no foco até aparecerem os primeiros resultados?

A resposta é simples: sendo fiel ao seu plano de negócios. Levando em conta que você fez o seu dever de casa e criou um bom plano de negócios, o plano de ações e suas metas estarão bem claras, então, tudo o que você precisa fazer é persistir na luta e aguardar os resultados.

Por exemplo: o marketing de conteúdo leva em média três meses para mostrar os seus resultados. Para se manter firme neste objetivo você precisa ter as ideias bem claras na cabeça e no papel, caso contrário irá desistir logo no primeiro mês e vai parar a sua produção de conteúdo.

Um belo cartão de visitas para investidores

Está pensando em abrir a sua empresa para investidores? Nem sempre você vai ter o dinheiro que precisa para fazer a sua empresa crescer ou iniciar o seu negócio próprio. Nestes casos, contar com investidores pode ser uma boa ideia.

Entretanto, ninguém é louco para investir dinheiro em qualquer negócio sem ter a certeza do retorno. Eu não faria e você também não!

Em razão disso, montar um plano de negócios para mostrar aos seus investidores pode ser a cereja em cima do bolo para angariar verbas. Ao ter o mercado esclarecido, os objetivos bem definidos, a projeção de lucro e outras informações, ficará mais fácil para o investidor decidir aplicar dinheiro no seu sonho.

Voe… Mas com os pés firmes no chão!

Não podemos esquecer que existem muitos empreendedores no Brasil e esse número cresce de forma impressionante. Mas o fato é que nem todos os empreendedores, quase nenhum na verdade, possuem habilidades de gestão e administração de empresas.

Alguns sonham bem alto, tem habilidades técnicas sobre o negócio e controle interpessoal para colocar a empresa em funcionamento. Contudo, quando se fala na administração do negócio, controle de custos, contabilidade e fisco a coisa muda de figura.

O plano de negócios de sua empresa é um elo com a realidade. Ele permite que você crie expectativas, sonhe, mas prevê que isso se torne objetivos e conecta esses pontos a tudo aquilo que será necessário para torná-los realidade. Um negócio sem um plano, um modelo a ser seguido, é apenas um sonho e pode fatalmente fazer parte da triste estatística de empreendimentos fracassados nos primeiros dois ou três anos de vida.

Uma poderosa ferramenta de vendas

Aliado a um plano de marketing bem elaborado, o plano de negócios de sua empresa é uma poderosa ferramenta de vendas. Ao definir as suas metas e onde pretende chegar, fica fácil decidir o que precisa ser feito e quanto deve ser investido para alcançar os objetivos.

Sendo assim, os esforços de venda de sua empresa ficarão mais fáceis. Além disso, você também consegue evitar desperdício de dinheiro em campanhas sem resultado e manter a verba de marketing em um patamar saudável para o seu negócio, sem comprometer todo o orçamento empresarial.

Isso sem falar que se você conseguir atrair alguns dos benefícios que falamos neste artigo para sua empresa, com certeza, vai aumentar as suas vendas, sair na frente de sua concorrência e ver a sua empresa crescer de forma sustentável.

Conclusão

Neste artigo nós vimos à importância de um plano de negócios para sua empresa. Navegamos pelas principais vantagens desta ferramenta de gestão e marketing para a saúde de seu negócio.

Percebemos como ela pode ser benéfica para sua empresa se usada para conhecer os detalhes do negócio, mercado e público-alvo de seu produto ou serviço. Além disso, você pode notar que o plano de negócios é um excelente aliado para promover a sinergia no interior de sua empresa e garantir que todos os seus colaboradores estão caminhando para um mesmo fim: os objetivos principais de seu negócio.

Você também percebeu como fica fácil organizar a sua empresa, se manter firme aos seus objetivos, destacar a sua empresa em meio a um mercado tão competitivo e preparar o seu negócio para o futuro com um plano de negócios bem definido, mesmo que lá na frente apareça uma crise econômica ou política como vivemos hoje.

Para finalizar, nós conversamos sobre como um plano de negócios pode ser usado para atrair investidores e mais vendas para sua empresa, bem como, como ele pode ser usado como um elo com a realidade, preparando você para os possíveis desafios na estrada do empreendedorismo.

Eu tenho certeza que depois de tudo isso, você não vai mais adiar a criação do plano de negócios de sua empresa. Não ficou nenhuma dúvida do quanto ele pode beneficiar a sua empresa, não é mesmo?

Ainda está com dúvidas sobre o porquê fazer um plano de negócios? Deixe a sua pergunta abaixo ou comente o que você achou deste artigo e ajude outros empreendedores a ficarem mais felizes com o sonho de ter um negócio próprio.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *