Marketing digital

Por que gerenciar as redes sociais de sua empresa?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Por que gerenciar as redes sociais de sua empresa?

Estar nas redes sociais tornou-se obrigatório para a maioria dos negócios hoje em dia. Uma pesquisa da Social Media Examiner, 2015 revelou que mais da metade dos comerciantes que usam as redes sociais por dois anos, pelo menos, revelam ter um aumento perceptível nas vendas.

A mesma pesquisa ainda revelou que 66% destes comerciantes que gastam 6 horas por semana em suas mídias sociais, conseguem um amento real na geração de leads a partir destes canais. Então, você não pode duvidar que as redes sociais contribuem com o marketing digital de sua empresa e representam, entre outras coisas, uma potente ferramenta de geração de leads e vendas.

Infelizmente, nem tudo são flores. O mesmo estudo ainda revelou que apenas 42% dos comerciantes que usam as redes sociais em sua estratégia de marketing, são capazes de medir com clareza o retorno dessas mídias. Mas o que isso tem de mais?

Bom, isso quer dizer que muitas pessoas usam as redes sociais em seu negócio, mas não conseguem medir o quanto as mídias ajudam a aumentar a exposição e as vendas. Boa parte disso se deve a falta do gerenciamento das redes sociais ou a compreensão equivocada sobre este tema.

Por esse motivo, no artigo de hoje vou apresentar o que significa gerenciar as redes sociais e alguns motivos para você implantar esta estratégia hoje mesmo em sua empresa. Vamos lá?

O que é gerenciar as redes sociais?

Em primeiro lugar você precisa entender o que é de fato gerenciar as redes sociais de sua empresa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o gerenciamento das mídias sociais não significa postar uma vez ou outra nestes canais, vai muito além disto.

Para uma gestão eficaz das redes sociais de seu negócio você deve ter um plano, ou seja, um guia de estilo. O guia de estilo compreende os objetivos, frequência de publicação, resposta e interação com seguidores, linguagem a ser abordada nas redes sociais, design das mídias, entre outras informações que serão compartilhadas nestes canais.

O objetivo principal deste planejamento é manter as suas redes sociais sob controle, gerenciar situações de risco e se manter mais perto do potencial cliente. Sem uma estratégia de marketing nas redes sociais sólida, você será incapaz de impactar as pessoas que deseja e provavelmente vai se encaixar na estatística dos empresários que pouco, ou nada conseguem medir nas mídias sociais.

Portanto, gerenciar as redes sociais de sua empresa exige comprometimento, seriedade e acima de tudo estratégia. Apenas desta forma é possível garantir que os seus esforços não estão sendo em vão.

Por que gerenciar redes sociais de minha empresa?

Uma pergunta ainda mais incômoda que a anterior é o motivo para gerenciar as redes sociais de sua empresa. Uma grande parte dos empresários e empreendedores no Brasil, ainda acredita que não é preciso investir nesta estratégia e acaba deixando as mídias sociais em segundo plano. Um grande equívoco!

Como já falei no artigo Como ampliar o alcance de seu conteúdo com as redes sociais, elas são grandes ferramentas para melhorar a distribuição de seu conteúdo de forma mais rápida e, em alguns casos, até gratuita. No entanto, os benefícios das redes sociais para o seu negócio são muitos, para você simplesmente deixa-las de qualquer jeito na internet.

Para ajudá-lo a compreender o potencial destas ferramentas, veja alguns motivos para você se preocupar ainda hoje com a gestão eficaz das redes sociais de seu negócio.

1. Branding

Vamos começar pelo motivo mais óbvio. O gerenciamento das redes sociais é um grande aliado para melhorar o branding de sua empresa. E se você ainda não sabe o que é isso, veja o artigo O que é branding e como fazer do jeito certo, aqui.

Através de uma gestão eficaz das mídias sociais você consegue criar um vínculo com seus potenciais clientes e seguidores, aumentando o poder e influência de sua marca na internet. Também por meio das redes sociais, é possível transmitir valores, visão e cultura de sua empresa, atraindo pessoas que acreditam nas mesmas coisas que você.

Além disso, as redes sociais são excelentes ferramentas para humanizar a sua empresa. Você já viu a Página no Facebook da Netflix? A empresa faz questão de interagir com boa parte de seus seguidores e usa de uma linguagem leve e divertida para se conectar ao seu público, o que cai como luva no caso deles.

Logicamente esta pegada descontraída não vai agradar a todo mundo e nem pode ser aplicada em todas as empresas. Mas encontrar um ponto de equilíbrio com os valores da empresa e ao mesmo tempo gerar uma conexão com os seguidores da marca, é uma excelente pedida para transformar clientes em verdadeiros fãs de seu negócio. E não estou falando das métricas de vaidade não, mas sim defensores reais de seu produto ou serviço e promotores gratuitos de sua marca. 🙂

2. Monitoramento de mídia

Outra coisa que chama muita atenção quando falamos em redes sociais e que a maioria dos empresários ignora, é que mesmo se sua empresa não está nas mídias sociais, provavelmente a sua marca vem sendo citada nestes sites. Como eu sei disso? Bom, milhares de pessoas estão nas redes sociais todos os dias, então, é bem provável que seus clientes também estejam por lá.

O que quero dizer com isso é que os seus clientes, felizes ou não, são livres para mencionar a sua marca nas redes sociais, mesmo que você não tenha um perfil oficial nestes canais. A melhor maneira de saber o que andam falando de você é monitorar esses canais e participar da conversa, não é mesmo?

Pense pelo seguinte ângulo: já que estão falando de você que façam isso na sua frente, concorda? E aí entra o segundo beneficio de fazer a gestão de suas redes sociais, monitorar o que anda acontecendo nestes canais hiper movimentados.

A partir de ferramentas específicas para esse fim, você é capaz de monitorar as menções de sua marca, encontrar clientes insatisfeitos com sua empresa e contornar essa situação antes que se agrave. Ou ainda, pode utilizar deste marketing espontâneo ao seu favor e gerar mais vendas a partir das mídias sociais.

3. Gestão de crise

Mas e quando a bomba estoura o que fazer? Por melhor que seja o seu gerenciamento das redes sociais, crises são inevitáveis. Podemos dizer que elas são ossos do ofício. Nenhuma empresa consegue agradar a todo mundo e você tem que lidar com isso.

Seja por falta de conhecimento de seu produto ou serviço, uma experiência ruim durante uma transação, um deslize de seus colaboradores, até uma palavra errada mencionada em um momento não oportuno, as crises podem surgir de uma hora para outra nas redes sociais e atingir a sua empresa em cheio.

Neste cenário você tem apenas duas opções: ignorar e deixar a bola de neve ficar ainda maior ou intervir no problema e buscar por uma solução o mais breve possível. Com certeza a sua veia de empreendedor optou pela segunda opção, não é?

Contudo, você só será capaz de contornar crises e até preveni-las quando defini um bom planejamento e uma gestão ainda melhor para as suas redes sociais. Contar com pessoas capacitadas a frente de suas mídias sociais e ter um bom gerenciamento de riscos e crises, são duas coisas que justificam ainda mais a necessidade de você contar com a gestão de redes sociais em seu negócio.

4. Maior alcance de seu conteúdo

Vira e mexe nós acabamos voltando neste tema aqui no blog, e não é a toa. Distribuir o seu conteúdo é um dos passos mais importantes para levar a sua mensagem ao mundo, impactar as pessoas certas, atrair a sua persona para dentro de sua empresa e gerar muito mais vendas com o marketing de conteúdo.

As redes sociais são ótimas aliadas para distribuir o conteúdo de sua empresa. Além de impactar várias pessoas ao mesmo tempo, você ainda pode optar por anúncios e aumentar o alcance de suas publicações, melhorar o engajamento de suas páginas e converter os seguidores de sua rede social em contatos para sua lista, utilizando de um bom conteúdo.

Sendo assim, o gerenciamento das redes sociais de sua empresa é indispensável para melhorar os seus resultados com o marketing de conteúdo. Eu posso garantir que os negócios que utilizam as mídias sociais neste contexto, sem sombra de dúvidas, alcançam maiores resultados com o seu conteúdo e possuem um retorno sobre o investimento positivo.

Mas, de novo, você verá resultados se planejar a gestão de redes sociais de sua empresa. Apenas depois de mapear o público correto, investir em bom conteúdo e distribui-lo em suas redes sociais, você conseguirá melhorar o seu alcance e atrair novos clientes para dentro de sua empresa.

5. Prova social

Por fim, o efeito manada, você já ouviu falar? O princípio é muito simples. Quando muitas pessoas estão falando de algo ou seguindo uma empresa nas redes sociais, isso pode ser um sinal que o produto ou serviço daquela empresa é bom, então, outras pessoas ficam curiosas e acabam entrando em contato com você também.

O gatilho mental chamado de prova social é extremamente poderoso para convencer novos clientes a comprarem de você. É como se você falasse: “Olha, você não precisa acreditar em mim, mas 3 mil pessoas estão dizendo no Facebook que eu sou bom no que faço, então, você decide!”.

Você consegue perceber o poder da prova social? Mas talvez você pense que não precisa de um gerenciamento de redes sociais para consegui-la. Afinal, se sua empresa está nas redes sociais os fãs começam a aparecer de um jeito ou de outro, certo? Errado!

Se você não tem uma gestão de redes sociais eficaz o tiro pode sair pela culatra. Ao invés de gerar prova social, atrair pessoas engajadas para suas redes sociais, ganhar depoimentos felizes de seus clientes, o efeito pode ser justamente o contrário. O gerenciamento de redes sociais é necessário neste ponto tanto para levar os seus fãs a gerarem o engajamento que você precisa, como também para evitar que sua reputação seja jogada no lixo por um pequeno problema ou uma crise.

Conclusão

Como você viu neste artigo, gerenciar as redes sociais de sua empresa não é uma opção se você quer coloca-las a serviço de seu negócio. Uma boa gestão de mídias sociais deve compreender todos os pontos de sua estratégia de marketing nas redes sociais e ajudar a aumentar o alcance de seus conteúdos, monitorar sua marca, criar branding, gerar prova social e acima de tudo conectar você ao seu público-alvo.

Quando você consegue atingir parte ou todas essas coisas através de suas redes sociais, então, você vai começar a melhorar a captação de leads e vendas por meio desses canais. Contudo, ainda vale lembrar que você deve mensurar seus números também nas redes sociais para conhecer seus resultados, mudar coisas que não dão certo e impulsionar as estratégias vencedoras de seu negócio.

Para realizar um bom gerenciamento de redes sociais você pode contar com empresas especializadas, como é o caso do RedatorOnLine.net, ou ainda pode buscar aprender mais desta estratégia sozinho e aplicá-las em seu negócio. Qualquer que seja a sua escolha, não deixe de adotar a gestão de redes sociais em sua empresa ainda hoje, caso contrário você pode ficar para trás em relação a sua concorrência.

Outro ponto que vale o destaque é que a gestão de mídias sociais não substitui os seus esforços de marketing de conteúdo. Não transforme as mídias sociais em canais principais de sua comunicação com seu público, pois, caso ocorram mudanças nas políticas destes sites o seu negócio pode ir por água abaixo.

Sempre que possível, direcione o tráfego dessas mídias para canais de propriedade de sua empresa, como blog ou site, por exemplo. Também não se esqueça de gerar conteúdo focado em conversão e publicar nestas mídias, assim você transfere essa audiência para sua lista de contatos, o ativo mais importante para qualquer negócio que deseja crescer na internet.

O que você achou deste artigo? Por favor, deixe o seu comentário abaixo, isso nos ajuda a criar mais conteúdo relevante para você.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *