Marketing digital

Por que ter um site para o marketing digital funcionar?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Por que ter um site para o marketing digital funcionar?

Estratégias de Marketing Digital são fundamentais para o sucesso de uma empresa nos dias de hoje. Veja por que é tão importante ter um site para implementá-las!

Quem não é visto, não é lembrado! Este é um ditado antigo, mas verdadeiro e que permanece muito atual. Nos dias de hoje, ter um site próprio é fundamental para garantir o mínimo de presença digital da sua marca ou empresa e para fazer Marketing Digital com foco em resultados.

Neste conteúdo, falaremos sobre os motivos pelos quais é tão importante ter um site para a sua empresa. Boa leitura!

Por que ter um site é importante para o Marketing Digital funcionar?

Seja qual for o tamanho ou a área de atuação do seu negócio, contar com um site – e não apenas uma fanpage – fará com que você tenha mais credibilidade perante o mercado.

Além disso, um site é útil para aplicar estratégias de Marketing Digital, para que sua marca ou empresa seja encontrada com mais facilidade, para ganhar autoridade frente à concorrência, para vender produtos ou serviços e para servir como um canal de relacionamento com clientes em potencial.

Por que ter um site em vez de uma fanpage?

Criar uma fanpage no Facebook é mais fácil do que criar um site, no entanto, não é aconselhável concentrar todas as estratégias de Marketing Digital em um único canal por uma série de motivos:

Mudanças nas regras

Apesar de você ocupar um espaço na rede social, ela não te pertence, por isso, como usuário você não pode decidir sobre mudanças que constantemente são implementadas na plataforma, como alterações nos algoritmos, que por exemplo interferem no número de visualizações dos posts.

Pouca transparência nos dados

O Facebook não permite que você saiba exatamente quem viu suas publicações e anúncios, possibilitando somente uma visão superficial dos seus fãs e seguidores. Assim, diferente de um site corporativo, o Facebook não fornece dados suficientes para a definição de boas estratégias de Marketing Digital.

Recursos mal aproveitados

Ao limitar as ações somente ao Facebook, você deixa de aproveitar as outras vantagens que o Marketing Digital pode trazer para a sua empresa. Por outro lado, com o suporte de um site corporativo, é possível otimizar o uso dos recursos disponibilizados pelo Facebook para alavancar vendas.

Entre as ferramentas disponibilizadas pelo Facebook estão o remarketing e a veiculação de anúncios:

  • Remarketing: permite exibir anúncios para usuários que já visitaram o seu site ou uma determinada página dele. Se sua empresa trabalha com a fabricação de móveis sob medida, por exemplo, é possível veicular anúncios específicos voltados para pessoas que visitaram apenas a página “mobiliário para varanda gourmet”, por exemplo;
  • Veiculação de anúncios: possibilita alcançar potenciais clientes que cadastraram e-mail no seu site, mas que ainda não compraram nada da sua empresa. A veiculação de anúncios permite atingir inclusive os usuários que possuem gostos similares aos clientes em potencial que fizeram o cadastro.

Portanto, o ideal é que você tenha um site para a sua empresa, para reforçar a presença digital, se adequar ao novo perfil de consumidores e vender através da Internet, ao mesmo tempo em que faz um bom uso das redes sociais.

No entanto, vale ressaltar que é fundamental que o seu site seja responsivo, já que pesquisas indicam que 30% dos consumidores usam dispositivos móveis para acessar conteúdos da internet e desistem da pesquisa se a plataforma não for adaptada para mobile.

Não aparece nas pesquisas

Considere ainda que grande parte dos consumidores fazem pesquisas online sempre que precisam de um produto ou serviço. Ou seja, ter um site vai contribuir para aumentar as vendas da sua empresa.

O site empresarial é uma ótima maneira de auxiliar o consumidor na tomada de decisões, já que as pessoas começam a se decidir pela compra ao fazer pesquisas online, muitas vezes bem antes de ir até a loja física. Assim, se a sua empresa não aparece nos resultados dos motores de busca, oportunidades de negócios serão perdidas.

Razões para ter um site corporativo

Veja a seguir alguns dos principais motivos pelos quais é importante que sua empresa tenha um site:

Para que a sua empresa seja encontrada

Pense um pouco: de que adianta oferecer produtos, serviços e atendimento com alto nível de excelência se os consumidores não souberem o que a sua empresa faz? Por isso, ter um site corporativo é indispensável para que a sua empresa seja encontrada quando uma pessoa realiza uma pesquisa no Google.

Para aumentar a sua autoridade no mercado

Sem desmerecer as redes sociais, já que elas também têm um papel importantíssimo para estratégias de Marketing Digital, é preciso ter em mente ainda que um site com domínio próprio é indispensável para promover seus produtos e serviços.

Ao criar conteúdos com informações relevantes fica bem mais fácil mostrar que sua empresa tem a solução para os problemas de sua persona. Contudo, é indispensável ter um site otimizado para que ele apareça nos primeiros resultados de busca quando a pesquisa for sobre sua empresa.

Se a pesquisa estiver relacionada a um problema que o potencial cliente enfrenta, ter conteúdos informativos em um blog é fundamental para que a sua solução se destaque da concorrência.

Para que a empresa possa crescer

Expandir os negócios é desejo de todo empreendedor e isso é possível através do Marketing Digital, já que para atrair mais clientes, é necessário ter mais leads. Existem softwares que auxiliam no alcance deste objetivo, porém nada disso pode ser feito se você não contar com um site corporativo que tenha um domínio próprio.

A lógica é a seguinte: para ter mais clientes é preciso gerar mais leads; para gerar mais leads é preciso ter mais visitantes e isso só é possível tendo um site! Lembre-se que, geralmente, o site é o responsável pelo primeiro contato entre potenciais clientes e a sua empresa.

Para se relacionar

Como já sabemos, a Internet mudou a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Hoje, o consumidor deixou de ter apenas um papel reativo frente ao marketing e à publicidade e a pesquisa sobre marcas ou sobre o problema que ele precisa resolver se tornou algo rotineiro.

Existem diversas formas de criar um relacionamento com a audiência do seu site, tais como:

Além destas, ainda há outras possibilidades de relacionamento com os seus clientes e leads. Lembre-se de ver o site da sua empresa como se ele fosse um escritório virtual, onde os visitantes devem ser tratados como se estivessem na sua empresa física.

Para vender mais

Sim, o seu site é muito útil para B2B (vendas mais consultivas) e vendas B2C (para consumidores finais).

Para as vendas consultivas, o site funciona como um apoio ao vendedor na hora de fechar o negócio, por isso é muito importante que ele tenha uma área com as soluções que a sua empresa oferece e seus respectivos preços.

Já para as lojas virtuais, o site vai possibilitar que os clientes realizem a compra onde e quando desejarem, independente de dia e horário, já que com uma loja virtual não existem limitações quanto a isso. Ou seja, as compras podem ser feitas 24 horas por dia, em qualquer dia do ano!

Este artigo mostrou o quanto é importante ter um site com domínio próprio para que estratégias de Marketing Digital possam ser aplicadas para garantir a competitividade do seu negócio e o crescimento de sua empresa.

Agora chegou a sua vez! Coloque a mão na massa e dê o pontapé inicial nas suas estratégias de marketing com um site. E se você tem dúvidas de quais são os primeiros passos não deixe de conferir um conteúdo que produzimos onde falamos qual é a estrutura ideal de um site.

*Este artigo foi escrito por Jean Paulo, Pós-graduado em Marketing Integrado, coordenador do evento Conecta e CEO da Agência de Inbound Marketing Job Content, parceiro nível Gold da Resultados Digitais.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *