Email marketing

Por que usar email marketing em sua empresa?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
Por que usar email marketing em sua empresa?

O email marketing é uma ferramenta importante de inbound marketing. Ao usar o email marketing em sua empresa você pode nutrir os leads, levá-los até o seu blog e etc. Mas por que usar email marketing em sua empresa? Será que essa estratégia ainda funciona depois de tantos anos?

por que usar email marketing

Ao contrário do que muitas pessoas dizem o email marketing não morreu. Para visualizar isso basta perceber que cada usuário na internet possui, ao menos, uma conta de email ativa. Além disso, algumas pesquisas sugerem que os internautas checam os emails, em média, 6x ao dia.

Cá para nós, não precisava de nenhum estudo para revelar isso, não é mesmo? Se você tem uma empresa ou negócio, com certeza ainda utiliza muito o email. E mesmo que não use essa ferramenta para fins comerciais, é provável que tenha uma conta pessoal. Logo, esses dados apenas confirmam o que já sabíamos: o email marketing ainda funciona.

Agora, se você é cético e precisa de mais provas, não tem problema. Abaixo seguem alguns motivos para deixar isso mais claro. Veja, finalmente, por que usar email marketing em sua empresa ainda hoje.

1. Automação de processos

O primeiro motivo é, sem dúvida, a automação de seu processo de vendas. Através de uma plataforma de gestão de leads é possível criar sequências automáticas de emails. Assim, quando o usuário se inscrever em sua lista de contatos, ele recebe 3 emails automáticos, por exemplo.

Essa automação traz diversas vantagens para o seu negócio. Além de liberar os seus vendedores de fazer isso manualmente, garante que contatem apenas com os leads qualificados.

Digamos que uma pessoa se registrou no formulário de contato de seu site. Evidentemente, este contato possui interesse real em sua empresa, produto ou serviço. Deste modo, você pode criar uma sequência de emails automática reforçando as vantagens do que está vendendo. No final, ainda pode oferecer um desconto ou uma oferta especial para o lead.

Sem dúvida, este autoresponder vai ajudá-lo a recuperar esta venda. Também é uma ótima forma de criar relacionamento com os seus leads, sem precisar gastar muito tempo para isso.

2. Funil de vendas

Outra vantagem para usar o email marketing em sua empresa é a possibilidade de qualificar leads. Com certeza a sua empresa deve gerar leads com frequência, e talvez até um número significativo por dia ou mês. Mas você precisa compreender que nem todos esses prospectos estão preparados para comprar de você, pelo menos não agora.

Neste momento entra em cena a ferramenta mais importante do marketing digital, o funil de vendas. Com ele sua empresa é capaz de identificar o melhor momento para contatar os seus leads e fechar uma venda. Além disso, o pipeline de vendas também ajuda os leads avançarem na jornada do comprador, trazendo mais oportunidades de negócio.

Você pode disparar um mailing para sua lista, por exemplo, e as pessoas que clicarem em determinado link serão qualificadas. Dependendo do que você oferece na mensagem e link, em questão, o seu vendedor pode ligar imediatamente para o lead. Desta maneira, as chances de fechar uma venda aumentam e você evita contatar sua lista de emails na hora errada.

3. Fácil mensuração

Sim, de novo os números. Os marketeiros adoram as estatísticas e taxas, isso é por um bom motivo. Esses dados ajudam a entender o que funciona na sua estratégia e contribui para a melhoria continua de seus esforços. Sem os números, é impossível compreender o que está dando certo e o que deve ser repetido.

Mas por que usar email marketing e o que isso tem a ver? Plataformas de email marketing, como o LeadLovers, fornecem uma infinidade de dados numéricos. Tudo o que acontece com as suas mensagens é medido e guardado. Assim, você pode aprender com envios anteriores e monitorar os seus resultados de forma mais fácil.

Vamos usar um exemplo para ficar mais claro. Ao perceber que uma mensagem de sua sequência não gera aberturas, pode ser um sinal que ela não está atrativa. Para contornar isso, você pode testar diferentes linhas de assunto, os famosos teste A/B. O mesmo poderia ser feito para um email que não gera cliques, mas, foque na chamada para ação desta vez.

4. Versatilidade

A versatilidade responde bem a pergunta: “por que usar email marketing?”. Como poucas estratégias de marketing, o email se adéqua a diferentes objetivos e etapas do funil de vendas. Você pode usá-lo para segmentar os leads, enviar uma newsletter com conteúdos gratuitos e criar relacionamento.

Cada um desses objetivos tem igual resultado com o email marketing e com o mesmo investimento. Ou seja, para levar os seus leads até o seu blog ou a uma página de vendas, o esforço é basicamente o mesmo. Uma boa copy em seu email, aliada a um CTA poderoso podem dar conta do recado.

Por esse motivo é bom contar com o email marketing na sua empresa. Assim você pode usá-lo de diferentes maneiras, com objetivos distintos e mesmo assim ter resultados. Sem dúvida, é uma estratégia que merece toda a sua atenção.

Por que usar email marketing, afinal?

Depois de ler estes quatro motivos é provável que você tenha entendido a importância do email marketing para sua empresa. Afinal de contas, poucas estratégias digitais podem trazer tantos resultados como essa.

Porém, o email marketing só vai funcionar se feito corretamente. Não confunda esta prática com o SPAM, que dispara mensagens sem autorização para qualquer pessoa e preocupa-se apenas em vender. Assim como qualquer etapa de marketing de sua empresa, com o email você também precisa gerar valor.

Por isso, envie conteúdos de qualidade para sua lista de emails. Crie um relacionamento genuíno com os seus leads e não exagere na frequência dos disparos. Essas atitudes vão ajudá-lo a ter mais autoridade e conseguir mais vendas com sua lista de contatos.

Se você quer mais informações sobre isso, leia o artigo “O que é email marketing e como fazer passo a passo?”. Nele você vai aprender tudo o que precisa para começar a usar o email marketing em seu negócio ainda hoje.

Caso você já use esta estratégia, deixe o seu comentário abaixo. Compartilhe a sua experiência e resultados no campo abaixo, isso vai ajudar a todos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *