Marketing digital

Por que ter um site? 7 motivos para sua empresa criar um agora mesmo!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Por que ter um site? 7 motivos para sua empresa criar um agora mesmo!

Criar um site ainda pode ser um mistério e palco de algumas discussões dentro de sua empresa. Enquanto algumas pessoas já compreenderam a importância dessa ferramenta de marketing digital, algumas ainda resistem em ter um site.

por-que-ter-um-site

Os motivos para essas objeções podem ser muitos, como: “meu negócio é local e não preciso de um site”, “minha empresa já tem uma página no Facebook ou em outra rede social”, “é muito caro construir um site”, “minha empresa não precisa vender na internet” e por aí vai.

Por esse motivo, vamos começar a entender essas objeções primeiro, para depois compreender os benefícios de ter um site, combinado?

Objeções mais comuns para ter um site

Se você sempre fica cheio de dúvidas quando o assunto é criar um site para sua empresa, não se preocupe. Agora vamos ver as principais questões sobre esse tema e você vai ver porque não precisa ficar preocupado com nada disso.

Negócio local

É comum os empreendedores pensarem que uma loja de bairro, ou uma padaria ali na esquina não precisa de um site. Afinal de contas, se você só consegue atender o seu bairro, ou na melhor das hipóteses a sua cidade, porque então precisaria de um site?

Apesar de lógica essa pergunta, nos dias de hoje ela não tem mais vez. Todos nós sabemos que a maioria dos consumidores recorre aos mecanismos de pesquisa antes de comprar qualquer coisa, e quando sua empresa pode ser encontrada na internet, fica mais fácil atingir novos clientes.

Mesmo que o seu negócio já esteja há anos situado no mesmo local, provavelmente ainda existem pessoas que não conhecem a sua empresa. Ter um site próprio pode ser uma ótima oportunidade para aparecer no Google e convidar novas pessoas para conhecer a sua loja mais de perto, por exemplo.

Redes sociais

Por um lado, os proprietários de negócio local pensam que o site não pode ajudar a vender, por outro, aqueles que possuem um perfil nas redes sociais também não conseguem enxergar como um site pode ser útil para sua empresa.

A razão para isso, é que algumas pessoas pensam que as redes sociais podem substituir um site próprio, mas não é bem assim. O Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre e especialista em SEO, elucida bem esse ponto. Segundo ele “as empresas devem construir em terreno próprio”, mas o que isso quer dizer?

As redes sociais não pertencem a sua empresa e uma mudança nas políticas pode causar um grande impacto em seus resultados. Um exemplo foi a alteração do Facebook na forma de exibir publicações de páginas para os usuários. Muitas empresas perderam o alcance de seus posts na maior rede social do mundo e para aquelas que utilizavam o Facebook como foco principal, com certeza isso significou um grande prejuízo.

Em razão disso, as redes sociais devem ser utilizadas em sua estratégia de marketing digital como complemento e não o foco principal da sua empresa.

Preço

Como diria Marcos Lemonis, “nem sempre o barato é melhor”, isso também se aplica a criação de sites de sua empresa. Logicamente, existem diversas ferramentas e estratégias de marketing digital que custam muito pouco, ou são até mesmo gratuitas, mas qual o resultado que elas podem trazer efetivamente?

Neste vídeo eu falo quando o Barato sai caro e mostro o critério mais importante para você analisar o ROI de um investimento. Você pode aplicar a mesma ideia na hora de criar um site da empresa.

Além de analisar a qualidade do serviço prestado, calcule quantos novos negócios poderão ser gerados através de um website próprio. Ao aparecer no Google e ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo, você é capaz de aumentar, e muito, os seus resultados de vendas e atração de clientes.

Vendas

Para finalizar, ainda há pessoas que pensam que o único objetivo de um site é vender. Nesta concepção, o principal motivo para criar um site seria divulgar a sua loja local, ou então, montar um e-commerce. Mas será que o site só serve para isso mesmo?

É evidente que não! Com um site bem estruturado você pode divulgar a sua empresa e fazer vendas, é claro. Mas também é capaz de gerar conteúdo de valor através de um blog, por exemplo, e assim educar os seus potenciais clientes.

Mesmo que você ofereça serviços de consultoria e não tenha um produto para venda, um site pode ajudar a captar e se relacionar com a sua persona, o que felizmente vai impulsionar a sua taxa de novos negócios. Afinal de contas, quem você acha que tem mais credibilidade em uma negociação: alguém que usa apenas as redes sociais ou um profissional com site próprio?

Agora que você entendeu as principais objeções na hora de criar um site, vamos ver os reais motivos para você pensar em criar um, hoje mesmo? Então, vamos lá!

7 Motivos para você ter um site em seu negócio

banner minbound

Estar na internet não é mais uma opção, agora você precisa garantir que está fazendo o seu melhor no mundo digital. Ter um site bem estruturado, responsivo, otimizado para SEO e com um design excelente, podem ser alguns diferenciais na hora de ultrapassar a sua concorrência.

Você, como a maioria das pessoas, já deve ter buscado inúmeras vezes por empresas ou negócios na internet, não é mesmo? Mas, o que aconteceu quando você simplesmente não encontrou nada?

Imagine que a empresa que está pesquisando não tem um site ou um blog e você não encontrou nada a respeito dela na internet, qual seria a sua reação? Se você é como a maioria dos mortais, iria buscar por outra empresa semelhante para resolver o seu problema. E na mesma página de pesquisa o Google iria lhe oferecer centenas de opções.

Essa é apenas uma suposição do que você pode perder ao decidir não ter um site em sua empresa. Mas veja outros 7 motivos para criar um site hoje mesmo para o seu negócio.

1. Para aparecer

Quem não é visto, não é lembrado”, esse ditado popular nunca esteve tão certo quanto nos dias de hoje. Para complementar, no entanto, podemos dizer que: quem não é visto, não é lembrado e substituído rapidamente na era digital.

Criar um site para sua empresa é o primeiro passo para garantir a sua presença online e satisfazer a pesquisa de seus potenciais clientes. Antes mesmo de pensar em novos clientes ou em marketing de conteúdo, você deve pensar nas pessoas que já buscam por sua marca diariamente, mesmo que este número ainda seja pequeno.

2. Aumentar sua autoridade

Você já viu uma grande empresa sem site? Provavelmente não, e sabe por quê? Pois um site é a melhor forma de criar autoridade para qualquer negócio. Fala sério, você nunca se impressionou com um site de uma empresa e quando foi visitá-la, descobriu que era apenas uma sala comercial?

Neste exemplo a empresa nem precisaria mencionar a sua localização ou porte, mas o simples fato de ter um site excelente o fez pensar que se tratava de uma grande empresa. Agora imagine usar este benefício a seu favor? Como os seus potenciais clientes perceberiam a organização de sua empresa com um site bem desenvolvido e prático?

3. Expandir a sua empresa

Sua empresa ainda é pequena? Ótimo, mais um motivo para você criar um site hoje mesmo. Eu tenho certeza que você tem planos de expandi-la, e um site pode ser o pontapé inicial para esse crescimento.

Através de um bom site ou blog as pessoas poderão tomar conhecimento de sua marca, inclusive parceiros e investidores, que podem acelerar o crescimento de seu negócio. Mas se você simplesmente não tem site, como essas pessoas podem conhecer a sua ideia e investir nela?

4. Criar relacionamento

A era do relacionamento, essa é a definição do novo marketing na internet. Criar um relacionamento íntimo e duradouro com futuros e atuais clientes é uma ótima forma de utilizar o seu site. Além de mantê-los informados sobre sua empresa, você também pode educar sobre o setor, produtos e serviços que sua empresa comercializa.

Ao criar um site você torna a sua empresa presente no dia a dia de sua persona, o que ajuda a criar fãs de sua empresa e, ao mesmo tempo, gerar negócios mais facilmente e de forma recorrente.

5. Gerar mais vendas

Todas as empresas precisam vender. Não importa se você trabalha com produtos ou serviços, sem vendas ninguém vai receber o salário deste mês, inclusive você.

Um site ajuda a revelar a sua marca para o mundo, divulgar seus produtos ou serviços e gerar novas oportunidades de negócio desta forma. Afinal de contas, se ninguém sabe que você existe, como vão comprar de você? E acredite, se o Google “não te conhece” você está em maus lençóis!

6. Obter dados dos visitantes

Pense no site como a sede de sua empresa na internet. Quando um cliente visita fisicamente a sua empresa é fácil identificar padrões, ver o que desperta mais a atenção dele, onde ele se senta, se prefere café ou refrigerante e assim por diante.

Em seu site é a mesma coisa. Através de ferramentas de análise, como o Google Analytics, é possível monitorar o comportamento dos visitantes de seu site de forma completa e automática. Com esse software você sabe de onde eles vieram, onde clicaram, quanto tempo permaneceram em seu site, etc. Esses dados podem ser usados para melhorar a experiência do usuário e conhecer falhas em seu processo de vendas. Sem um site, como você vai saber disso?

7. Neutralizar a concorrência

A internet é o maior exemplo de democracia atualmente. Nela é possível que empresas de diferentes tamanhos e poder aquisitivo, concorram pela atenção do mesmo usuário. Um exemplo disso são os resultados orgânicos no Google. Em qualquer pesquisa você encontra sites de diferentes tamanhos que aparecem um próximo ao outro e com igual chance de atrair um novo visitante.

Mas não se engane! Isso só é possível para quem tem um site realmente bom, ou seja, bem desenvolvido e com uma boa estratégia de geração de conteúdo. Na internet a concorrência também é maior e, por esse motivo, você precisa sair da média para conquistar clientes. Contudo, estar na internet já é um começo, não é mesmo?

Conclusão

Neste artigo você conheceu as principais objeções para criar um site que estão derrubando os números do seu negócio. Também pode ver como eles se relacionam de fato com sua empresa e como você pode reduzir o efeito deles sobre você, tomando assim as melhores decisões para sua empresa: crescer e vender mais.

Você também conheceu sete bons motivos para você criar um site, o quanto antes, para sua empresa. Você percebeu que através deste investimento é possível aparecer no Google, gerar novas oportunidades de negócio, atrair clientes ou parceiros para sua empresa, educar seus potenciais consumidores, conhecer seu público-alvo mais de perto e “lutar” de forma igual com seus concorrentes.

Mas o que você vai fazer agora?

Ter todo esse conhecimento em suas mãos de nada vai adiantar se você não colocá-lo em prática. Como eu sei que você já se decidiu pelo melhor, criar um site para sua empresa, vou compartilhar os próximos passos com você.

 

Qualquer que seja a sua decisão, eu tenho certeza que os resultados serão satisfatórios e você verá, na prática, as vantagens de ter um bom site trabalhando 24 horas por dia e sete dias por semana em prol de seu negócio. Tudo isso sem ter de pagar férias, horas extras ou qualquer outra coisa para que ele continue trabalhando todos os dias para você.

Aproveite para baixar o Guia de Implantação grátis do marketing de conteúdo e gerar tráfego orgânico para o seu novo. Aprenda os segredos por trás de um conteúdo de sucesso.

banner minbound

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *