Empreendedorismo

Positividade Empreendedora: Como manter-se motivado frente aos desafios?

Juan O’Keeffe
Escrito por Juan O’Keeffe
2 min de leitura
Positividade Empreendedora: Como manter-se motivado frente aos desafios?

Se têm uma coisa que impressiona nos empreendedores é sua determinação, também chamada de positividade empreendedora.

Empreender requer uma capacidade de superação muito grande já que às adversidades são muitas. E são os empreendedores que perseveram frente aos obstáculos que acabam sendo os que conseguem alcançar seus objetivos.

Mas falar é fácil. Na hora que o bicho pega não é bem assim. Alguns tombos podem ser grandes o suficiente para deixar o mais otimista homem de negócios para baixo.

Aí a negatividade começa a tomar conta. Você começa a pensar que não têm a capacidade necessária para fazer o negócio dar certo. Vêm aquele comportamento de vítima colocando a culpa em tudo e em todos. É a economia que está ruim, o fornecedor que não entrega como devia, os clientes que estão mais exigentes e assim por diante.

Mas quando isso acontece é um sinal de alerta.

Manter a negatividade certamente não irá fazer as coisas ficarem melhores. Se você quer que o seu negócio vá para frente é necessário assumir a responsabilidade e enfrentar a situação. Enfrentar de forma positiva. Atitude positiva é fundamental para vencer os desafios que se apresentam nos negócios.

Aí vão algumas dicas de como cultivar a positividade empreendedora:

Perceba o momento de negatividade

O primeiro passo é perceber quando você está sendo negativo. Quando você começar a reclamar muito e agir como vítima, perceba isso. Aí você vai notar que esse tipo de comportamento não está ajudando. Então, decida mudar!

Mantenha o foco nos pontos fortes!

Ficar focado no fato de que seu concorrente vende mais porque compra em maior quantidade e por isso consegue oferecer preços melhores não vai ajudar. Se esse é o caso, foque no que você têm de melhor que ele.

Por exemplo, o meu atendimento e o ambiente da minha loja são melhores. Lembre-se e explore o lado positivo do seu negócio.

Leia histórias de empreendedorismo

Conhecer a história de outros empreendedores pode servir como um grande motivador para manter a positividade. Você verá que as dificuldades não acontecem só com você e que todos enfrentaram muitas batalhas antes de vencer.

Roberto Marinho, por exemplo, fundou a Rede Globo aos 61 anos de idade. Disso pode-se tirar a lição de que nunca é tarde para vencer nos negócios.

Ler a história desses empreendedores pode também ajudá-lo a encontrar inspiração para tomar as decisões certas.

Networking

Criar relacionamentos com outras pessoas bem-sucedidas no ramo também pode dar um boost de positividade. Ao trocar ideias você pode identificar novas oportunidades que podem se tornar uma grande fonte de motivação para você. Também, ao compartilhar dificuldades, vocês podem se ajudar um ao outro.

Uma outra opção é escolher empreendedores de outros ramos de negócio para esse tipo de relacionamento. Isso exclui uma eventual restrição que você tenha em conversar abertamente com outros do mesmo ramo por considerá-los concorrentes. Mesmo assim mantém a possibilidade de trocar ideias sobre empreendedorismo, seus desafios e oportunidades que são comuns a diferentes ramos.

Enfim, no mundo do empreendedorismo, enfrentar obstáculos é uma constância. Todo empreendedor está sob pressão, especialmente nas fases iniciais do seu negócio. Mas manter a positividade empreendedora, apesar das dificuldades, é crítico para seguir em frente e prosperar nos negócios.

Quer receber mais conteúdos sobre empreendedorismo? Registre-se gratuitamente em nossa Lista Vip e fique por dentro de todas as novidades.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *