SEO

SEO Local: Como gerar tráfego para negócios locais?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
SEO Local: Como gerar tráfego para negócios locais?

seo local

O site Marketing Sherpa divulgou um estudo de caso, em Abril de 2012, com um consultório médico. Na ocasião, o negócio aumentou seu faturamento em 333% com o SEO Local. O foco do projeto era usar palavras-chaves geo localizadas e, portanto, menos concorridas para classificar a clínica nos primeiros resultados.

Além da seleção de termos de buscas com menor concorrência, a equipe também se concentrou em outras áreas do site. Assim, conseguiram otimizar o seu negócio para as buscas locais. Os resultados são muito atraentes.

Tirando o faturamento espantoso de mais de 300%, o consultório médico ainda aumentou o movimento em 33,5%. E olha que o período de aplicação dessa estratégia era considerado de baixa temporada.

O que quero mostrar é que o SEO local tem muito potencial de crescimento. É uma das melhores estratégias de marketing digital para negócios locais. E os resultados desse estudo de caso não deixam dúvidas, não é mesmo?

Porém, as mudanças nos algoritmos do Google realizadas entre 2014 e 2015 mudaram o jogo para os negócios locais. Milhares de pequenas empresas perderam suas posições nos resultados orgânicos. Por outro lado, alguns negócios de bairro se destacaram no mesmo período.

Mas qual o segredo das buscas locais? Como dominar o SEO de sua região? Quais são os pré-requisitos para chegar aos primeiros resultados?

Veja neste artigo tudo o que você precisa saber sobre SEO local e como aplicá-lo em seu negócio. Então, se você tem um negócio local e quer colocar o Google para trabalhar por ele, continue a leitura!

O que é SEO local e quais as vantagens?

Antes de listar as melhores práticas do SEO local, precisamos compreender do que se trata essa estratégia de fato. Não vejo melhor maneira para explicar, do que através de um exemplo muito conhecido.

Posso apostar que alguma vez na sua vida já fez pesquisas em busca de negócios locais. Poderia ser uma loja em seu bairro, um prestador de serviço na cidade, ou quem sabe um supermercado na região.

Durante a pesquisa é provável que você tenha reconhecido alguns dos empreendimentos. Isso porque o Google limitou a busca para sua área geográfica. Ou seja, apenas os negócios mais próximos apareceram nos resultados de sua pesquisa.

Não sei quanto a você, mas sempre que a palavra limite aparece me dá uma sensação ruim. Parece que estou perdendo algo, entende? Então, por que focar no SEO local e limitar o seu alcance à região onde seu negócio se encontra?

Na verdade, existem muitas vantagens para isso. Algumas delas já falamos lá no início do artigo, lembra? Mas para não restar mais dúvidas, veja os benefícios do SEO local para o seu marketing digital:

  • Concorrência menor;
  • Clientes mais qualificados (mais propensos à compra);
  • Falar com o cliente na hora e lugar certos;
  • Possibilidade de atrair usuários móbiles para seu estabelecimento;
  • Crescimento nas buscas antes da compra;
  • Contar com avaliações sinceras de clientes;
  • Economia com estratégias offline (jornal local, outdoors, etc.);
  • Maior potencial de alcance (Bairro, cidade, estado, região, etc.);
  • Retorno sobre o investimento positivo;
  • Ganhar autoridade local e se tornar referência;
  • Entre outros.

Mas como fazer tudo isso funcionar em seu negócio local?

6 dicas para melhorar o seu ranqueamento nas buscas locais

Depois de entender o SEO local e ver como ele pode ser útil para o seu negócio, o próximo passo é aplicá-lo. Os seus resultados estão diretamente ligados com a otimização de seu site para buscas locais. Então, é algo que exige extrema atenção e cuidado.

Por isso, separei algumas dicas para melhorar o SEO local de sua empresa e atrair mais tráfego orgânico para o seu site. Além disso, essas dicas vão ajudá-lo a conseguir gerar mais vendas através dos mecanismos de pesquisa.

Logo, preste atenção a cada uma das sugestões abaixo e adote em sua empresa da melhor forma possível, combinado?

1. Insira endereço e dados de contato em seu site

Uma dica óbvia, mas muito importante para SEO local. Uma pesquisa da Moz de 2017 revelou que os dados de contato correspondem a 14% do fator de ranqueamento. A precisão dessas informações também é relevante para chegar às primeiras páginas do Google.

Por ser algo tão simples, na maioria das vezes, acaba sendo ignorado pelos proprietários de negócios locais. Um grande erro que pode custar muito caro!

As informações de contato de sua empresa são tão importantes que foram descritas no estudo a seguir:

pesquisa seo local - local search association e burke 2014
Fonte: Local Search Association & Burke, Inc., “Local Media Tracking Study”

A pesquisa foi veiculada no site Search Engine Land em Junho de 2014. E revelou o que mais chama a atenção dos consumidores ao consultar listas e resultados online de negócios locais.

Os resultados da pesquisa Local Media Tracking Study de 2013 deixou isso bem claro. Conforme visto no gráfico acima, endereço e telefone são as primeiras informações buscadas pelos clientes (67%). Mais da metade dos entrevistados também leva em conta outros dados de contato, como nome da empresa e site, por exemplo.

Em razão disso, a sua primeira ação de SEO local deve ser adicionar e/ ou atualizar essas informações. Garanta que os dados de contato de sua empresa estejam visíveis e atualizados, de preferência no rodapé do site.

Além disso, esses dados precisam estar no formato HTML para que os buscadores consigam rastrear e entendê-los. Nada de adicionar um banner ou uma imagem com o endereço e telefone do negócio, certo?

2. Cadastre-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio funciona e não existem dúvidas quanto a isso. Mas se você ainda está meio cético, vai gostar de saber que essa ferramenta traz um ROI positivo. Ao menos, foi isso que respondeu 76% dos entrevistados de uma pesquisa da Inside Local.

Para eles reivindicar a página do negócio e manter suas informações atualizadas trouxe muitas vantagens. Com certeza, com sua empresa também não será diferente. Você só precisa se registrar no Google Meu Negócio e preencher completamente o perfil de sua empresa local.

Veja algumas sugestões para aumentar o seu desempenho com a ferramenta, segundo o Check list de SEO da Moz:

  • Preencha e atualize as informações de contato do negócio;
  • Crie uma descrição única de 400 palavras;
  • Envie imagens reais e de alta qualidade da empresa;
  • Ganhe boas avaliações (reviews) de seus clientes;
  • Use as redes sociais;
  • Elimine páginas duplicadas;
  • Siga as boas práticas de negociação e atendimento ao cliente no mundo online/ offline.

Ao seguir parte ou todas as sugestões desse check list suas chances de ter bons resultados com o SEO local aumentam. Não desperdice a oportunidade de ganhar clientes e leads com o tráfego orgânico. Provavelmente, os seus concorrentes não vão deixar passar essas estratégias, se é que ainda não as utilizam. Fique esperto!

3. Registre sua empresa em diretórios locais

Você está buscando por uma pizzaria no rio de janeiro. De repente aparecem três resultados de sites comparativos. Eles apresentam uma lista de pizzarias próximas a você e ainda reúnem as avaliações de clientes. Muito bom, não é?

Se você, como a maioria das pessoas, já passou por isso então conhece os diretórios de negócios locais. São sites específicos para divulgar a sua empresa e aliados incríveis do SEO local, sabia?

É como a lista telefônica ou as páginas amarelas de antigamente. Porém, muito mais avançadas tecnologicamente e com feedbacks reais de clientes. Isso sem falar que estão disponíveis 24 horas por dia na internet e você tem pouco controle, ou nenhum, sobre o que falam do seu negócio.

Para os fanáticos por controle os diretórios podem ser um problema. Mas a verdade é que eles são úteis para dar visibilidade à sua marca. Então, não deixe de utilizá-los em sua estratégia de SEO local.

No entanto, também não exagere. Não precisa cadastrar sua empresa local em todos os diretórios que existem na internet ou vão surgindo. Dedique-se aos que mais tem desempenho na sua região, aqueles que aparecem com mais frequência nos primeiros resultados das buscas de sua categoria.

4. Fique de olho nos reviews de seu negócio

Avaliações de clientes são importantes para o SEO local por dois motivos:

  1. As avaliações positivas ajudam a aumentar a sua visibilidade no Google, especialmente no Google Meu Negócio;
  2. Reviews influenciam na decisão de novos clientes, tanto comentários positivos como negativos.

Sendo assim, são coisas importantes para ficar atento em sua empresa.

Para evitar surpresas monitore as avaliações de clientes em diretórios e outros sites comparativos. Veja o que as pessoas dizem sobre seu negócio, produto e atendimento.

Quando se deparar com uma crise, não lave roupa suja em público. Peça imediatamente um canal fechado de comunicação (telefone ou email) para conversar diretamente com o cliente. Depois de resolvido o problema, publique a solução nesses portais e peça um feedback do cliente.

Outro ponto importante: não esqueça que as avaliações existem e nem as ignore. A maioria dos negócios faz tudo certo até chegar nesse ponto. Criam uma página no Google Meu Negócio, se registram em diretórios, otimizam o site e por aí vai. Mas simplesmente não pedem aos clientes para deixar os seus comentários.

Ter essas ferramentas em mãos e não usá-las é tão inútil como não ter nenhuma delas. Mostre aos seus clientes em que diretórios se encontra, e peça feedbacks.

Adicione uma página específica em seu site com os canais para avaliação. Ensine-os a deixar comentários, enfim, faça por merecer cinco estrelas. Se você não pedir por avaliações não vai receber comentários, é simples assim!

5. Gere conteúdo local e se torne referência

Não podia faltar o marketing de conteúdo. Uma ótima forma de chamar a atenção de seus potenciais clientes é gerar conteúdo. Como estamos falando de SEO local, logicamente esses conteúdos devem ser sobre sua região.

Publique informações sobre sua cidade ou região. Divulgue as curiosidades do local, costumes, pontos turísticos e por aí vai. Encontre uma forma de usar a sua região como combustível para sua produção de conteúdo.

Dependendo de seu negócio, existem muitas formas de usar isso a seu favor. Um corretor de imóveis pode falar dos bairros, da segurança, da arquitetura e assim por diante. Um salão de beleza pode focar nas baladas, fazer parcerias com lojas de roupas e etc. Use a criatividade!

Quanto mais conteúdos locais publicar, mais se torna referência e autoridade em sua região. Esse é o primeiro passo para conquistar tráfego e a confiança dos potenciais compradores.

Da mesma forma, graças a esses conteúdos outras oportunidades podem surgir. Entrevistas com a imprensa local, referências de outros sites, indicação de empresas de outros lugares, etc. Não faltam motivos para você usar o marketing de conteúdo como parceiro de sua estratégia de SEO local, não acha?

Descubra quais conteúdos interessam os clientes de sua região e publique em seu blog, faça vídeos, imagens nas redes sociais, entre outros. O conteúdo é a melhor forma para ganhar visitas orgânicas e gerar vendas, aproveite!

6. Backlinks também são importantes!

No decorrer do artigo mencionei diversas dicas para melhorar o seu desempenho com o Google e outros buscadores. Algumas coisas podem ser novas para você, mas uma continua a mesma: os backlinks.

Links de referência para o seu site ainda continua sendo um dos requisitos mais importantes para o ranqueamento. Com o SEO local não poderia ser diferente.

Algumas estratégias que citei vão ajudá-lo instintivamente com isso, como a geração de conteúdo e diretórios locais. Mas você precisa dedicar um tempo também para conseguir links de qualidade para o seu site.

Assim como em qualquer plano de otimização de sites, no SEO local esses links precisam ser de qualidade também. Porém, foque nos sites com maior autoridade em sua região e proponha parcerias.

Guest posts, a boa e velha troca de links e a assessoria de imprensa são algumas formas de conseguir links. Mas não fique preso apenas a essas opções. Aproveite todas as oportunidades que tiver para conseguir referências de outros domínios para o seu site e ganhe pontos com a busca local, combinado?

Aplicar o SEO local em sua empresa não é tão difícil quanto parece. Para um negócio local e pequeno, esta pode ser a única chance de aparecer no Google e gerar negócios. Então, não desperdice essa oportunidade.

Aplique todas as dicas acima em sua empresa e melhore o SEO local do seu negócio de uma vez por todas. Agora você tem todas as respostas que precisa para fazer isso acontecer, então mãos a obra!

Quer ficar por dentro de outras novidades sobre SEO local e pesquisa orgânica? Cadastre-se agora mesmo na minha lista VIP e receba conteúdos com exclusividade em seu email.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *