SEO marketing: Veja os 12 fatores mais importantes de ranqueamento!

Chegar à primeira página do Google é o sonho de muitos empreendedores. E existem muitos mitos na internet sobre como fazer isso. Fatores que acabam por atrapalhar o SEO marketing de sua empresa!

seo marketing ranking factors study

Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa têm mudado constantemente, o maior objetivo é levar conteúdo de qualidade aos usuários. Da mesma forma, os sites de pesquisa pretendem punir domínios que estão tomando ações duvidosas para chegar ao topo das pesquisas.

Por esse motivo, é quase impossível afirmar ao certo o que influencia o seu desempenho em SEO. Os buscadores não revelam o segredo completo e há muito barulho na internet sobre o tema. Pontos que tornam muito difícil tomar ações no seu site e melhorar o seu desempenho com o tráfego orgânico.

Por outro lado, algumas empresas especializadas estão promovendo pesquisas sobre o assunto. É o caso da Moz e da SemRush, por exemplo. Ambas fornecem softwares de otimização de sites e pesquisa de palavras-chaves e estão revelando alguns segredos para os usuários.

O estudo mais recente fica por conta da SemRush e revelou os 12 fatores mais importantes para o ranqueamento do seu site no Google. Veja a análise dessa pesquisa, a seguir, e descubra como usar esses dados a favor de seu negócio. Confira!

Sobre a pesquisa

A pesquisa levou em conta 600.000 palavras-chaves em diversos países. A análise foi feita em termos de busca dos EUA, Espanha, França, Itália, Alemanha e muitos outros.

Foram avaliados termos de busca com volumes de pesquisa variados: baixo (1 – 100), médio (101 – 1000) e alto (1001 – 10000). Além disso, foram considerados os 100 primeiros resultados para cada palavra-chave.

A SemRush levantou uma lista de requisitos hipotéticos para ter um bom desempenho com os buscadores no início. Com os dados obtidos no relatório, foram confirmados 12 fatores que afetam a classificação do seu site nas páginas dos mecanismos de pesquisa.

Para chegar a esse resultado, foram comparados os requisitos dos sites na primeira posição com domínios na 20ª posição das pesquisas. Assim, surgiu o Ranking Factors Study 2017.

SemRush

A SemRush é um software SaaS de marketing digital, com mais de 30 ferramentas e 1.500.000 usuários ativos em todo o mundo. Suas funcionalidades incluem pesquisa de palavras-chave, análise da concorrência, perfil de backlinks, erros no site e muito mais.

É uma das ferramentas mais completas atualmente e o seu objetivo é concentrar todos os esforços de marketing digital em único lugar. Em nosso canal no YouTube, inclusive, já mostrei como usar a busca de termos de pesquisa no serviço.

Aqui na agência é uma das ferramentas constantes em nosso dia a dia de trabalho e recomendo para todos. O melhor de tudo é que você pode criar um projeto grátis para analisar o seu site e fazer a busca por 10 termos de pesquisa diariamente.

Se ainda não conhece a SemRush, acesse o site agora mesmo e crie a sua conta gratuita. Com certeza, é um software útil para melhorar a saúde de seu blog e ganhar mais visitas por causa disso.

Como melhorar o seu ranqueamento no Google?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o estudo e a SemRush, vamos ao que mais importa. Acompanhe os fatores mais importantes para melhorar o desempenho do seu site com o Google e gerar mais visitas.

Cada item será apresentado por ordem de relevância e vou discorrer sobre algumas conclusões do próprio estudo. Além disso, vou adicionar um pouco da minha experiência nesse mercado para ajudá-lo a ter melhores resultados.

Veja os resultados da pesquisa no gráfico abaixo:

semrush-ranking-factors-report-seo-marketing

Para que o conteúdo não fique muito longo, vamos focar nos 7 itens mais importantes. Em seguida, vamos agrupar os fatores menos relevantes em um único tópico, combinado?

1. Visitas no site

As visitas de um site tem a maior influência sobre o ranqueamento no Google, de acordo com o estudo da SemRush. A popularidade do site é muito relevante para indexar seus conteúdos e classificar bem nos buscadores.

Os domínios com as melhores posições no Google possuem mais tráfego que os subsequentes de acordo com a pesquisa. Para as palavras mais concorridas e com alto volume de buscas o tráfego precisa ainda maior que termos menos concorridos.

seo marketing - visitas únicas

Visitas únicas no site

Fica óbvio que a autoridade do site importa para ter uma boa posição em SEO marketing. Isso mostra que você precisa investir em outras fontes de tráfego, além da busca orgânica.

Crie campanha de anúncios, redes sociais, email marketing e por aí vai. Diversifique a entrada de visitantes em seu site e aumente o número de acessos únicos. Essa é a melhor forma para ter um bom desempenho com search marketing.

2. Tempo no site

O tempo gasto pelo usuário em seu site é um dos pontos levados em conta pelo Google na hora de ranquear seu domínio. Como já vimos, o usuário é muito importante para o buscador e isso se confirmou na pesquisa.

Quanto mais tempo alguém passa em sua página melhor para o SEO marketing. Mas esse dado também traz outros alertas: um valor alto significa que seu conteúdo é bom e está agradando os usuários. Do contrário, talvez seja melhor rever sua estratégia de marketing de conteúdo.

O estudo revelou que para palavras-chaves de alto volume de buscas, o tempo de permanência do visitante no site chega a 40 segundos a mais.

seo marketing - tempo no site

Tempo no site

É importante investir em práticas de retenção de seu visitante para melhorar o SEO de seu site. Isso inclui trabalhar em conteúdos melhores e mais completos. Outra estratégia importante é ficar de olho na navegação do usuário.

Garanta que tudo está sendo feito para manter as pessoas no seu site pelo maior tempo possível, combinado?

3. Páginas por sessão

Fazer o visitante navegar livremente pelo site e consumir outros conteúdos, também é algo relevante para o Google.

O relatório da SemRush revelou que os sites com melhor desempenho tiveram 3 a 3,5 páginas acessadas pelos visitantes. Esse é um dado lógico, porque acaba impulsionando o tempo de permanência no site e reduzindo o bounce rate.

seo marketing - páginas por sessão

Páginas por sessão

Invista no link building para levar o usuário a consumir outros conteúdos de seu site. Os links internos de seu site são ótimos para isso.

Adicione links para artigos relacionados com o texto atual e crie call to actions para outros conteúdos. Assim você aumenta suas chances de ranquear o seu site no Google em boas posições.

4. Bounce rate

Taxa de rejeição é o nome dado para o percentual de pessoas que sai do seu site depois de ver apenas uma página. Geralmente está ligado a qualidade do conteúdo ou a algum problema de navegação em seu site.

É uma informação que você precisa levar em conta se quer melhorar o seu desempenho com o Google. Segundo a SemRush, o bounce rate deve permanecer entre 40% e 51%.

Outra informação importante é que quanto mais alta a posição nos resultados orgânicos, menor a taxa de rejeição. O mesmo acontece em relação as palavras-chaves mais concorridas e menos concorridas.

seo marketing - bounce rate

Taxa de rejeição

Sendo assim, invista em práticas para fidelizar os leitores de seu blog e visitantes de seu site. Otimize a navegação, elimine erros e diminua o tempo de carregamento da página.

Além disso, procure levar conteúdo de qualidade para eles e incitar a curiosidade para que eles vejam outros conteúdos. Se quiser ocupar as melhores posições de seu mercado, diminua a sua taxa de rejeição ao máximo.

5. Backlinks

Receber a referência de outros sites é um grande indicativo de qualidade para o Google. Porém, os algoritmos do maior buscador do mundo ficaram ainda mais exigentes.

Agora, além de conquistar links para seu SEO marketing, esses sites precisam ter qualidade. Entenda por qualidade domínios com bom desempenho nos buscadores e que não tomam medidas de Black Hat SEO.

Não basta conquistar os links, eles precisam ser verdadeiro e naturais. O site que linkar para seu domínio deve ter relevância com seu conteúdo, pois o Google já consegue perceber isso.

A pesquisa revelou que os sites com as melhores posições e ranqueados para as melhores palavras-chaves possuem mais backlinks que seus concorrentes. E quanto maior o volume de busca e a concorrência, mais referências únicas são necessárias para uma boa classificação.

seo marketing - backlinks referring domains

Backlinks ou referring domains

Logo, se você quer melhorar o desempenho de seu site com o SEO marketing conquiste backlinks para seu site. Mas faça isso de forma natural e com sites qualificados.

Para termos muito competitivos o valor de backlinks chegou a 10.000 para as top posições. Um número difícil de ser ultrapassado por sites recentes e menores.

Porém, as palavras com concorrência menor são grandes oportunidades de classificação e exigem um número menor de referências. Por isso, comece aos poucos pelas palavras-chaves com menores concorrências.

6. Tamanho do conteúdo

O tamanho do conteúdo tem bastante impacto na percepção do usuário e, provavelmente, você já sabia disso. Um artigo de blog mais extenso faz o usuário permanecer por mais tempo no site e dá a impressão que o conteúdo tem mais aprofundamento e qualidade.

Mas será que isso também influencia no SEO marketing?

De acordo com a SemRush o mesmo padrão dos demais critérios se repete aqui. Palavras mais concorridas e com maior volume de buscas exigem um conteúdo mais denso. Cerca de 1,5 vezes maiores que termos mais básicos.

Contudo, a lógica se inverte em relação às palavras-chaves genéricas e de cauda longa. De acordo com o estudo termos mais amplos possuem conteúdos menores que palavras mais específicas.

seo marketing - tamanho do conteúdo

Tamanho do conteúdo

Se você quer emplacar termos específicos em seu mercado então precisa se preocupar com o tamanho de seu conteúdo. Os termos mais buscados também exigem textos mais densos e bem otimizados.

Sendo assim, invista em conteúdos mais completos para as palavras-chaves mais relevantes para o seu negócio. Se possível, análise os primeiros resultados e tente produzir textos com o dobro do tamanho de seus concorrentes.

7. Certificado digital (SSL)

Não é segredo para ninguém que o Google se importa com os seus usuários. Recentemente o boato é que ele estaria investido em uma web mais segura. Por conta disto, sites com SSL teriam melhor desempenho nas pesquisas que os domínios não seguros.

Bom, de acordo com o estudo, isso é totalmente verdade! 65% dos domínios indexados para palavras-chaves com alto volume de busca possuem HTTPS.

Quanto maior a posição do site nas pesquisas mais chances de possuir um certificado digital. O mesmo padrão se repete tanto nas palavras mais genéricas, como termos de cauda longa. No entanto, os termos com maior volume de busca geralmente são emplacados por sites seguros.

seo marketing - website security https

Certificado SSL digital (HTTPS)

A conclusão é: se você quer competir por termos de busca populares e com concorrência elevada, invista em um certificado digital. O valor não ultrapassa algumas dezenas de reais anualmente e pode trazer benefícios para o tráfego orgânico de seu site.

Já implantamos essa segurança aqui no Blog no mês passado. Agora estou acompanhando os resultados para ver se impacta positivamente as buscas orgânicas.

8. Otimização onpage

Algo que me chamou muito a atenção nessa pesquisa é que a otimização onpage tem ficado mais irrelevante para o Google. Em outras palavras, as otimizações de seu conteúdo e site não são tão importantes para ranqueá-lo nas melhores posições.

É lógico que ainda devemos seguir essas regras básicas de SEO, mais os fatores citados até aqui fazem maior diferença.

O estudo da SemRush avaliou os seguintes critérios:

  • Palavra-chave no título: mais frequente em termos de alto volume de buscas e sites nas primeiras posições (60%);
  • Palavra-chave na meta descrição: presente em menos de 50% dos casos para termos com alto volume de buscas e apenas em 15% de palavras com baixo volume;
  • Palavra-chave no conteúdo em si: 75% das páginas bem classificadas têm, ao menos, uma palavra-chave no body;
  • Densidade da palavra-chave: maior densidade nas primeiras posições e em palavras-chaves mais curtas e genéricas;
  • Vídeo incorporado no conteúdo: não se mostrou relevante.

Foque em termos de cauda longa para conseguir tráfego mais qualificado e se preocupe com a qualidade do conteúdo, semântica da palavra-chave, comportamento do usuário e link building. Os fatores de SEO onpage não influenciam o ranqueamento de um site, de acordo com a pesquisa.

Já em relação aos vídeos, tudo depende de sua audiência. Para fins de tráfego orgânico também não faz diferença, mas seus leitores podem gostar desse tipo de conteúdo. Além disso, um vídeo pode ser usado para diminuir o bounce rate e aumentar o tempo no site. Experimente!

Conclusão para ranquear um site

O estudo da SemRush revelou que o Google e demais buscadores estão tirando o controle das mãos de webmasters e especialistas em SEO marketing. O intuito é fazer com que os resultados orgânicos não possam ser manipulados por ninguém.

Essa abordagem está tornando cada vez mais difícil o trabalho de ranquear o seu site. Por outro lado, garante que apenas conteúdos de qualidade cheguem aos primeiros resultados. Por isso, concentre seus esforços em produzir o melhor conteúdo para o seu blog e ponto final.

Ao investir em textos de qualidade os outros itens serão conquistados automaticamente. As pessoas vão linkar para o seu site, vão passar mais tempo no blog, ler outros conteúdos e assim por diante.

As maiores lições que podemos tirar do estudo da SemRush é investir na qualidade de seu conteúdo e na experiência do usuário. Com isso em mente, você terá grandes chances de chegar às primeiras páginas do Google.

O seu site já está preparado para lidar com essas mudanças? Aplique esses princípios em seu site e acompanhe os seus resultados.

Costumo dizer que o teste é a melhor pesquisa que você pode ter. E já estamos implantando algumas dessas mudanças aqui no RO para ver se realmente funcionam.

Vale lembrar também que os fatores para ranquear um site podem ser diferentes de mercado para mercado. Então, busque conhecer melhor o seu público-alvo e seus concorrentes, combinado?

Quer continuar recebendo dicas sobre SEO marketing e ranqueamento de sites no Google? Cadastre-se na minha lista VIP e receba os conteúdos com antecedência, direto em sua caixa de entrada.

Junte-se a mais de 600 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

Avatar

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *