Ecommerce

SEO para e-commerce: Aprenda como fazer o Google trabalhar para você de graça (ou quase)!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
SEO para e-commerce: Aprenda como fazer o Google trabalhar para você de graça (ou quase)!

Os mecanismos de busca do Google possuem grande influência no tráfego de clientes em lojas virtuais. Isso porque a maior parte das pessoas procura informações e dados no Google, antes de comprar em lojas e plataformas online.

seo para e-commerce

Neste contexto, a utilização das técnicas de SEO para e-commerce torna-se indispensável, tendo em vista que um bom posicionamento no Google é a chave para atrair cada vez mais usuários qualificados que estejam em busca do seu produto.

Quando uma loja virtual investe em conteúdo de qualidade otimizado pelas técnicas de SEO, o Google passa a trabalhar para você (praticamente) de graça! Isso porque quando você consegue se posicionar bem nos mecanismos de busca, a sua empresa tem maior visibilidade sempre que algum usuário procura pelas palavras-chaves otimizadas no seu site.

Mas, por que não é totalmente de graça?

Porque você precisa investir em conteúdo de qualidade, dedicando tempo e/ ou dinheiro para fazer isso. Além disso, o SEO demanda alguns ajustes técnicos e otimizações que também necessitam de investimentos financeiros ou de tempo. Portanto, não é totalmente de graça!

Quando se trata de tráfego para comércio eletrônico, no entanto, o SEO é um dos melhores investimentos para atrair clientes e assim aumentar as suas vendas. Pois, além de elevar significativamente o número de visitantes no seu site, o custo do investimento nas estratégias de SEO é mais baixo quando comparado a outras técnicas de marketing e vendas.

Isso porque, diferente de outras estratégias de divulgação, através do SEO você atrai usuários que realmente estão interessados em comprar seu produto, direcionando a sua loja para o público correto.

Mas afinal de contas, o que é SEO?

No sentido literal, SEO significa Search Engine Optimization, que em português equivale a Otimização para mecanismos de Pesquisa. As estratégias de SEO foram desenvolvidas para dar o melhor resultado para a pesquisa realizada por uma pessoa.

Os fatores de ranqueamento dos mecanismos de buscas estão em constante processo de aperfeiçoamento, sempre pensado para trazer aos internautas a melhor experiência durante a sua navegação na internet, dando maior valor aos sites que desenvolvem o melhor conteúdo para os seus visitantes.

Mas embora as estratégias de SEO sejam fundamentais para que sua loja virtual consiga um bom posicionamento, o ideal é que você foque no usuário e não no buscador, desenvolvendo conteúdo relevante e de alta qualidade estruturado de acordo com as normas vigentes de SEO.

Quando você desenvolve um bom conteúdo, o Google rapidamente nota que o seu site possui informações relevantes para o público, e assim um bom posicionamento é apenas uma consequência.

Quais são os fatores de ranqueamento?

Ao todo existem cerca de 200 fatores para o ranqueamento do Google, mas alguns deles são mais relevantes e refletem diretamente na posição do seu site nos mecanismos de busca.

O principal fator de ranqueamento é o conteúdo único e de qualidade, seguido pela autoridade do seu site.

A autoridade da sua loja virtual é analisada a partir do tempo de permanência do visitante nas páginas do seu site, e também através da credibilidade que a sua marca transmite ao cliente.

Outro fator que também influência diretamente no posicionamento de sites é a velocidade de carregamento das páginas. Pois este reflete na experiência do usuário com a plataforma, deixando-o satisfeito ou frustrado com a sua loja, por isso possui grande importância no ranqueamento.

Quer saber exatamente quais são os demais influenciadores no seu ranqueamento? Veja os 12 principais fatores de ranqueamento no Google segundo a SemRush neste post!

Por que é tão importante investir em SEO para e-commerce?

Quando se trata de comércio eletrônico, os objetivos e estratégias de SEO são desenvolvidos pensando na venda embutida, diferente de blogs e sites convencionais. Para as lojas virtuais é indispensável investir também nas técnicas de Inbound Marketing na hora de desenvolver seu conteúdo.

Isso porque o Inbound Marketing atrai clientes em potencial para o seu site, conquista a confiança deles através de conteúdo relevante e depois realiza a venda. Quando falamos de lojas virtuais, o intuito é conseguir o interesse dos visitantes que estejam procurando pelo seu tipo de produto no Google.

Supondo que você tenha uma loja virtual de jogos e videogames, o título do seu conteúdo poderia ser ‘Playstation ou Xbox: Conheça as maiores vantagens de cada modelo’.

Dessa maneira você fornece todas as informações e quais são as maiores vantagens e diferenciais daquele produto para uma pessoa, que despertou o interesse em adquirir aquela mercadoria. Sendo assim, você aumenta significativamente a chance de efetuar a venda para o visitante.

Além de todas essas vantagens, a otimização através das técnicas de SEO ainda aumentam a credibilidade da sua marca conforme o tráfego do seu site for subindo, isso porque o Google entende que se muitas pessoas estão clicando e permanecendo na sua plataforma, o seu site possui conteúdo de qualidade e relevância para elas. Logo, a sua autoridade aumenta.

Como melhorar o SEO da sua loja virtual (de verdade)?

Agora que você já viu o que é SEO e sua importância para lojas virtuais, veja como otimizar seu e-commerce de verdade para ranquear bem no Google. Confira essas dicas!

Gere conteúdo de qualidade

Como mencionado acima, a criação de conteúdo de qualidade é o ponto principal na hora de se posicionar nos mecanismos de busca do Google. A grande maioria das lojas virtuais otimiza apenas as páginas de vendas de produtos e esquecem de focar na informação e conteúdo para o visitante permanecer no seu site.

Quando se trata do ranqueamento no buscador, ele sempre dará prioridade ao site que transmite mais credibilidade através de artigos e vídeos, então não vai adiantar apenas focar nas vendas, é preciso estabelecer uma conexão e suprir as necessidades dos clientes para se posicionar na primeira página do Google.

Para que você possa compreender melhor, vejamos um exemplo:

Analisaremos duas lojas que vendem aparelhos de academia, uma delas otimizou seu site apenas para vender seus produtos não dando importância a produção de conteúdo para o visitante. Já a outra loja investiu na criação de conteúdo que informa ao visitante porque ele não deve acreditar em dietas milagrosas e sim investir em aparelhos de academia para perder alguns quilinhos e conquistar aquele tão sonhado corpinho escultural.

Ainda durante o seu conteúdo, a empresa destacou para o usuário os riscos de aderir dietas sem o devido acompanhamento profissional e ressaltou os benefícios proporcionados pela prática de exercícios físicos e, ao final, apresentou seus produtos para o visitante.

Sendo assim, na hora de ranquear os dois sites, o Google deu preferência para aquele que desenvolveu o melhor conteúdo, dando menos credibilidade para a empresa que apenas otimizou seus produtos sem pensar na criação de vídeos e artigos para seus visitantes.

Resumidamente o conteúdo é o carro-chefe do seu e-commerce e através dele você pode estabelecer uma conexão com o seu leitor, conquistar a sua confiança e embutir a venda neste processo.

Busque palavras-chaves adequadas

Criar uma conexão com o cliente em potencial é fundamental para as plataformas de vendas online, por isso a escolha das palavras-chaves adequadas ao nicho da sua loja é indispensável na hora de produzir seu conteúdo.

É importante ressaltar que a escolha da palavra-chave não deve ser focada apenas para a venda dos seus produtos, como a maioria das empresas virtuais fazem, e sim nas necessidades dos visitantes.

Escolha termos de pesquisas que se enquadrem ao ramo do seu negócio e desenvolva artigos e vídeos com as maiores vantagens, as comparações entre marcas, porque o cliente precisa daquele produto e afins.

A ideia central é atrair a atenção do cliente e assim realizar a venda a partir do interesse do usuário.

Você vai precisar de backlinks

A utilização de links estrategicamente colocados nos textos para direcionar o leitor a outros sites também faz parte das estratégias de SEO. O objetivo dos backlinks é aprofundar o conhecimento do leitor sobre o assunto e consequentemente aumentar o tráfego de visitas às páginas do blog ou site.

A linkagem externa e interna de páginas possibilita um bom posicionamento rápido no Google porque este é um dos fatores mais analisados pelos mecanismos de busca.

Isso porque o Google enxerga essa estratégia como um ponto realmente relevante, e uma dica interessante para os empreendedores de e-commerce é a indexação de links de seus produtos em suas postagens no blog. Pois isso auxilia no destaque do produto e no aumento da autoridade da página.

Faça guest posts

Os guest posts basicamente podem ser definidos como sendo a publicação como convidado em outros sites e blogs. Esta é uma maneira relativamente simples para aumentar o número de acessos em seu blog e conseguir bons links para anexar em sua plataforma.

Outra grande vantagem dos guest posts é que eles elevam a autoridade da sua empresa, atraindo novos leitores e destacando sua marca em outros sites.

Pense estrategicamente

A estratégia é o ponto-chave na hora de desenvolver seu conteúdo em cima das técnicas de SEO, isso porque o seu conteúdo precisa ter uma ligação direta e coerente com o seu produto. Não faz muito sentido você ter uma loja de roupas e escrever sobre produtos eletrônicos, não é?

O fato é que seu conteúdo precisa desenvolver o papel de vendedor da sua loja, por isso as estratégias precisam ser minuciosamente planejadas. Não sabe como fazer isso?

Aproveite e inscreva-se em nosso Curso Gratuito Conteúdo Estratégico e aprenda como gerar resultados com sua estratégia de conteúdo de verdade!

Case de Sucesso Dona Coelha: O dobro de vendas em apenas três meses!

Para que você possa ter uma ideia de como as estratégias de SEO podem refletir diretamente no faturamento da sua loja virtual, veja o case de sucesso da Dona Coelha:

A loja virtual Dona Coelha é especializada na venda de produtos de Sex Shop e nossa cliente desde Maio de 2016.

Além da plataforma de vendas de produtos, a empresa passou a desenvolver conteúdos e vídeos sobre sexualidade, relacionamento e diversão para o público adulto. Com o uso correto das estratégias de SEO para a otimização de conteúdo, em apenas três meses a loja virtual conseguiu duplicar as suas vendas.

Hoje o site Dona Coelha é uma das maiores autoridades do nicho de sex shop e produtos para entretenimento de adultos, com mais de 70 mil acessos mensais.

Este é apenas um dos casos de sucesso das centenas de milhares de empresas que aumentaram as suas vendas online através do SEO e do conteúdo. Comprovando que realmente é possível lucrar mais investindo no Google.

Não viva apenas de SEO!

A utilização correta das técnicas de SEO é apenas uma parte da estratégia para aumentar as suas vendas. Para alcançar o sucesso através das vendas pela internet é preciso ter em mente toda as etapas que compõem o processo, que basicamente são:

  • Atrair
  • Converter
  • Relacionar
  • Vender

Além do SEO, para melhorar o posicionamento da sua loja e aumentar o número de visitantes em seu site, também é fundamental que você invista em tráfego pago, pois ele também reflete diretamente na visibilidade que o Google dará ao seu negócio.

Quanto mais visitas têm o seu site, maior a relevância dele perante o Google. E isso independente do canal de onde vieram as visitas (orgânico ou pago).

O e-mail marketing, automação e o uso das redes sociais também são fatores relevantes para a sua plataforma de vendas e devem fazer parte da sua estratégia de vendas online. Pois eles somam os seus esforços de tráfego, geração de leads e vendas recorrentes.

Parceria de sucesso

Se você está à procura de um parceiro especializado para uma consultoria de SEO e Inbound Marketing, assim como a Dona Coelha estava em busca há dois anos, nós temos a solução para você!

O RedatorOnLine.net é um consultoria especializada em Estratégias de Conteúdo para e-commerce e geração de vendas.

Com uma equipe extremamente qualificada e com pleno domínio das técnicas de SEO, nossos serviços foram especialmente desenvolvidos para aumentar as taxas de conversões da sua loja virtual. Desde o conteúdo para blog, até as estratégias mais avançadas de inbound marketing.

Se a sua estratégia não está surtindo efeito, agende uma conversa com um de nossos especialistas em e-commerce e reverta este quadro agora mesmo!

Basta preencher nosso formulário e aguardar que um dos nossos especialistas entrará em contato com você para conhecer um pouco mais da sua empresa, quais são as metas da sua loja virtual e como o RedatorOnLine.net pode te ajudar a vender mais na internet.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *