Marketing de conteúdo

5 Tendências do marketing de conteúdo para você ficar de olho!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
5 Tendências do marketing de conteúdo para você ficar de olho!

Enquanto o ano de 2017 está próximo do fim, as preparações para 2018 estão a todo o vapor. Considerando que sua empresa é extremamente preocupada e preparada para as tendências do próximo ano, certamente, você já deve ter sentado com a sua equipe de marketing de conteúdo e planejado as ações para 2018, pelo menos, é o que deveria ter feito.

Como em todos os anos, além da retrospectiva habitual, contamos com o mapeamento das tendências em todos os mercados, com o marketing de conteúdo não poderia ser diferente. Fizemos um pequeno checklist das coisas que você deve apostar e ficar de olho no ano de 2018.

1. Mais conteúdo

Para abrir as tendências do marketing de conteúdo para 2018 não poderia ser diferente, é lógico que vem muita mais geração de conteúdo à frente. Com 88% das empresas utilizando desta estratégia para atingir os seus clientes, de acordo com um relatório do Content Marketing Institute, logicamente, a concorrência deve aumentar muito nos próximos anos.

Segundo o mesmo relatório, 73% dos profissionais de marketing B2B mais eficazes planejam produzir mais conteúdo, enquanto que 81% dos menos eficazes pretendem gerar muito mais informação.

Sem dúvida, a disputa pela atenção dos clientes será muito mais acirrada e para capturá-la de forma efetiva você vai precisar redobrar a sua atenção para a qualidade e eficácia de sua estratégia de marketing de conteúdo.

2. Transformar clientes em promotores

A essência fundamental do marketing é promover o seu negócio, no entanto, claramente está tática torna-se cada vez mais difícil de fazer nos últimos anos. Uma pesquisa da Midia Lab de 2006 revelou que 76% das pessoas desconfiam da maioria das publicidades e acreditam que as empresas costumam mentir nestes canais. Além disso, o crescente uso de bloqueadores de anúncios em navegadores web e dispositivos móveis têm dificultado ainda mais a tarefa de anunciar o seu negócio.

Isso quer dizer, que sua empresa não poderá contar apenas com campanhas de anúncios para 2018, a melhor tática é utilizar de seus clientes como promotores. O crescimento das redes sociais só confirma este ponto de vista, os seus clientes vão levar em conta a prova social (número de fãs e interações no Facebook, por exemplo) para decidir fazer uma compra.

Trabalhar a estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais será matador para o próximo ano, despertando o interesse de seus fãs e clientes a gerar depoimentos reais, interações e divulgação gratuita de seu produto ou serviço.

3. Marketing de conteúdo móvel

Pesquisas recentes do Google mostraram provas evidentes que os dispositivos móveis tem se tornado as ferramentas indispensáveis para utilizar a internet nos dias de hoje. Para se ter uma ideia, entre o período de Maio de 2014 e 2015, ocorreu um aumento de 112% dos acessos a internet por meio de smartphones.

Da mesma forma, 80% dos usuários brasileiros desses dispositivos confirmam que os utilizam para encontrar mais informações de determinado produto, serviço ou empresa antes de efetuar uma compra. Este fator é tão verdade que o próprio Google lançou o Micro Momentos, para mostrar como as empresas podem se beneficiar dos momentos de necessidade e oportunidade de seus clientes.

O que sua empresa tem a ver com isso? Simples, você precisa levar à palma da mão de seus clientes em potencial, toda a informação relevante para ajudá-los a tomar a decisão de compra no momento certo, que pode ser eliminar uma curiosidade, levá-los a um destino, ensiná-los a fazer o que querem, ou vender-lhes algo e assim por diante.

4. A mágica do vídeo

De acordo com a Cisco, em 2017 o vídeo foi responsável por 69% de todo o tráfego de internet, e se você analisar um pouco da trajetória do internauta atualmente percebe o quanto isso é verdade. Qualquer usuário recorre em algum momento até materiais visuais (vídeo) e a preferência por este conteúdo é inquestionável.

Por outro lado, o vídeo tende a ser adotado de uma maneira diferenciada do que conhecemos até agora. Com a popularização de câmeras de celulares com grande capacidade de gravação, qualquer pessoa pode se tornar um cineasta ou fotógrafo profissional, mais uma vez, um ponto a favor de sua empresa.

Graças a isso, você não precisa investir em uma grande equipe de vídeo marketing para incluir este formato em seu plano de marketing de conteúdo para 2018. Mesmo com um pequeno smartphone é possível criar e editar vídeos matadores sobre a sua empresa.

5. Orçamento para SEO Marketing

O tempo de adquirir links patrocinados para levar a sua empresa as primeiras páginas do Google já acabou, afinal, qualquer gestor de marketing sabe que é um plano muito caro para ser mantido em longo prazo e com resultados mínimos.

Desta forma, você vai precisar seguir a orientação do próprio Google neste link e gerar conteúdo qualificado, útil e informativo, de alta qualidade, atraente, valioso e com a maior autoridade possível para influenciar os seus potenciais consumidores.

Novamente, está perspectiva nos remete a um marketing de conteúdo mais efetivo e totalmente focado nos princípios de SEO Marketing (Search Engine Optimization). Ou seja, produzir conteúdo para os usuários de acordo com aquilo que realmente querem absorver, atendendo as suas expectativas e solucionando os seus problemas.

Agora que já conhece as 5 tendências do marketing de conteúdo para 2018 é hora de arregaçar as mangas e começar você mesmo a trabalhar em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Baixe o Guia de Implantação Grátis do Marketing de Conteúdo e veja como se preparar para o futuro agora mesmo! 🙂

guia de implantação marketing de conteúdo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “5 Tendências do marketing de conteúdo para você ficar de olho!”

Ben Oliveira

Excelente conteúdo!
Espero que as empresas invistam cada vez mais em Marketing de Conteúdo, valorizando mais o trabalho de redatores.
Abraço

RedatorOnLine.net

Olá Ben!

Obrigado pelo comentário.

Também esperamos que as empresas levem em conta todo o potencial do marketing de conteúdo para impulsionar vendas e atrair clientes.