Marketing de conteúdo

5 Dicas para planejar sua terceirização de marketing de conteúdo!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
5 Dicas para planejar sua terceirização de marketing de conteúdo!

Na maior parte das pequenas e médias empresas acontece a mesma coisa, os empreendedores veem-se abarrotados de serviços, preocupados com coisas ínfimas e postergando algumas medidas estratégicas e super relevantes para o seu negócio. Com a terceirização de marketing de conteúdo não é diferente!

Quando este cenário começa a ameaçar a saúde financeira e o atendimento qualificado aos seus clientes, a maioria das empresas recorre à terceirização de serviços. Esta prática, além de liberar tempo para o empresário ligar-se em coisas mais relevantes do negócio e de sua responsabilidade, também acarreta em economia e corte de custos gigantescos.

Quando falamos em marketing de conteúdo, o processo é relativamente o mesmo. Você não tem tempo ou habilidades suficientes para gerar conteúdo para seu site, com isso, decide terceirizar a geração de conteúdo de sua empresa.

Entretanto, antes de iniciar o processo de terceirização em marketing de conteúdo, você deve conhecer algumas dicas para planejar a parceria comercial e garantir que não está dando “um tiro no próprio pé”.

Abaixo seguem algumas dicas simples e relevantes sobre como planejar sua terceirização de marketing de conteúdo e conseguir os melhores resultados com isto.

1. Controle gerencial do marketing de conteúdo

A parte positiva de se terceirizar o marketing de conteúdo é contar com redatores profissionais, prontos a gerar conteúdo sobre o seu negócio com a maior qualidade possível.

Contudo, escrever bem e de acordo com as regras ortográficas e gramaticais não é tudo. A empresa ou pessoa responsável pela terceirização de serviços em marketing de conteúdo deve conhecer a sua empresa, produto, público-alvo, entre outros fatores que possam influenciar na geração de conteúdo.

À contratante cabe a responsabilidade de expor todas essas informações, mas a outra parte precisa de fato entender esses dados e conhecer a melhor forma de utilizá-los. Da mesma forma, você como cliente necessita se preocupar com a produtividade, entrega no prazo e cumprimento do contrato que fizeram.

Em resumo, o controle gerencial do marketing de conteúdo ainda permanecerá sobre responsabilidade de sua empresa, ou sua própria. Para evitar dores de cabeça futuras, fixe o combinado em contrato ou documento palpável e de igual valor, até mesmo um pedido formal no site da contratada ou uma mensagem de email, servem como comprovação da terceirização de serviços adquirida.

2. Comunicação é tudo!

Assim como todos os departamentos, clientes, colaboradores e fornecedores de sua empresa precisam ter uma comunicação alinhada, na terceirização de marketing de conteúdo ocorre o mesmo.

Os seus objetivos com a geração de conteúdo só serão atingidos se você de fato se comunicar efetivamente com a responsável pelo serviço. Apresentar as suas aspirações com o serviço, acompanhar o desenvolvimento das atividades e, sobre tudo, ser informado das ações a todo o momento é indispensável para garantir que você está no caminho certo.

Dê preferência por uma terceirização de marketing de conteúdo clara e objetiva, com canais de comunicação visíveis no site do prestador de serviços e, acima de tudo, acessíveis por estes canais.

A fim de garantir este aspecto, realize um teste com a prestadora anteriormente. Procure enviar um contato através do site, comunicar-se por email, skype, ou qualquer informação de contato disponibilizada. Veja quanto tempo à empresa leva para respondê-lo, se a espera for muito grande é bem provável que você terá problemas no futuro.

3. Qualidade do conteúdo

Qualidade na terceirização de marketing de conteúdo é obrigação. Já que você vai contratar uma empresa especializada precisa ter certeza da qualidade do conteúdo e total confiança nas ações que podem tomar em nome de seu negócio.

A formação acadêmica, estudos, participação de seminários e treinamentos constantes garantem este padrão alto de conteúdo em qualquer empresa. Geração de conteúdo e serviços familiarizados não são habilidades naturais, necessitam ser desenvolvidas e capacitadas de tempos em tempos para garantir os seus resultados.

O conteúdo gerado pela empresa de terceirização de marketing de conteúdo em seu próprio blog, também pode ser prova de qualidade. Veja se as informações são úteis e relevantes e, principalmente, como estas peças impactam você, afinal, você é o público-alvo dessa empresa, não é mesmo?

Além disso, conhecer dos depoimentos de clientes satisfeitos também é útil para tomar conhecimento da qualidade dos serviços em marketing conteúdo prestados. De igual modo, um portfólio é sempre bem vindo para mostrar de forma prática as atividades desenvolvidas.

Busque por essas informações com a empresa/ pessoa escolhida para a terceirização de serviços em marketing de conteúdo.

4. Valor do investimento

É tudo sobre dinheiro, não é mesmo? Não podemos negar que a maior razão para o investimento na terceirização de serviços em marketing de conteúdo é cortar custos. Sua empresa não quer, e nem deve, contratar um profissional específico para esta finalidade, sairá muito caro.

Isto quer dizer que você precisa ter o controle completo do valor investido nestes serviços, custos de cada publicação e o ROI (retorno sobre o investimento). Estes números contribuem para o acompanhamento de métricas importantes para o seu negócio e evitam desperdício de tempo e dinheiro.

Novamente, estas são informações que devem estar claras no site do prestador de serviço em marketing de conteúdo. Você precisa compreender exatamente quanto está pagando e por que.

Apenas uma ressalva: Nem sempre o menor preço quer dizer mais vantagens para sua empresa. No marketing de conteúdo o preço está ligado à qualidade irremediavelmente, ou seja, preços muito baixos podem significar conteúdos inferiores aos exigidos por sua empresa e audiência. Fique ligado!

5. Segurança das informações internas

Algumas vezes, para uma terceirização de serviços completa e eficaz será necessário a divulgação de dados sigilosos de sua empresa. Não estamos nos referindo a informações pessoais de seus clientes, mas até mesmo os seus objetivos podem ser perigosos quando colocados nas mãos erradas.

Buscar conhecer a maneira como a empresa escolhida para a terceirização de marketing de conteúdo lida com as informações de seu negócio, é extremamente importante para garantir um relacionamento saudável e pautado na confiança.

Seu posicionamento de acordo com esse item, também demonstra a confiabilidade que seus clientes podem depositar em você e seu negócio. Lembre-se: toda vez que um cliente sente-se lesado de alguma forma, ele parte para a concorrência.

Confie na terceirização de serviços em marketing de conteúdo e sinta-se mais tranquilo para cuidar de outras áreas de sua empresa. Fazer isso, garante que você não estará a “pagar” duas vezes.

Esperamos que estas 5 dicas tenham o ajudado a entender o cenário de terceirização de serviços em marketing de conteúdo, bem como, mostrado boas práticas para garantir os seus resultados e evitar imprevistos.

Aproveite para assistir a nossa apresentação online e veja como podemos ajudá-lo em sua estratégia de marketing de conteúdo.

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *