8 Tipos de recompensa digital para gerar mais leads em sua empresa

A geração de leads é uma parte muito importante de uma estratégia de inbound marketing e produção de conteúdo.

tipos de recompensa digital

Quanto mais conteúdo você produzir, mais tráfego terá e consequentemente mais oportunidades para gerar leads. E uma recompensa digital é essencial para isso!

Mas como convencer os seus visitantes a entrarem em sua lista de contatos de bom grado? Qual a melhor forma de fazer a sua base de contatos crescer e gerar mais oportunidades de negócio?

Uma boa ideia é conhecer os tipos de recompensas digitais que existem e aprender como usá-los na estratégia de marketing da sua empresa. Como estamos falando de diversas opções, nada melhor que analisar as possibilidades e ver qual se encaixa melhor com a necessidade de sua empresa.

É exatamente isso que vamos ver neste post. Vamos lá?

O que é uma recompensa digital?

O primeiro passo é entender exatamente o que significa o termo “recompensa digital”, você já sabe?

Este é um termo que usamos para descrever um conteúdo gratuito disponibilizado na internet em troca de obter os dados de contato das pessoas. São informações protegidas pelas famosas páginas de captura, onde o usuário só tem acesso ao conteúdo após fazer o registro.

Trata-se de uma troca justa de conteúdo por dados pessoais e está presente há muito tempo no marketing.

Os canais abertos de TV’s já usam esse conceito há anos, produzindo programas para prender a atenção das pessoas (audiência) e depois vender para elas (merchandising ou patrocinadores).

As recompensas ou iscas digitais, no entanto, são muito usadas para a construção de uma lista de contatos. E são excelentes ferramentas para criar um relacionamento inicial com as pessoas que podem comprar de você no futuro, mas fazendo isso com o consentimento delas antes de tudo.

Veja os tipos de recompensa digital mais comuns, suas vantagens e descubra como usá-los na sua empresa. Confira as melhores ferramentas para aumentar sua lista de contatos e gerar mais vendas.

1. Cursos gratuitos

Os cursos gratuitos são um tipo de recompensa digital que funciona muito bem, porém dá bastante trabalho para fazer. Se você quiser um curso com um bom conteúdo, vai precisar investir bastante tempo e recursos para que ele fique como gostaria.

Entretanto, eu não conheço melhor forma de mostrar para sua audiência que entende do que está falando do que ensinando elas. Aliás, é nessa premissa de educar que todo o marketing de conteúdo se baseia, não é?

É claro que se você é um infoprodutor, uma pessoa que constrói cursos e ebooks para vender, talvez essa não seja a melhor ferramenta para você. Mas para negócios de varejo e prestadores de serviços é, sem dúvida, a melhor forma de gerar leads e ganhar autoridade ao mesmo tempo.

E digo isso pois aqui no Redator Online nós temos um curso gratuito chamado “Conteúdo Estratégico”. Ele conta com mais de 440 alunos atualmente, mais de 30 vídeo-aulas e diversos materiais de apoio. Trata-se da nossa melhor recompensa digital, facilitando e muito na hora de vender nossos serviços e consultoria.

E por falar nisso, já ouvimos de clientes que só nos contrataram por causa do curso. Isso porque ensinamos exatamente o método que aplicamos, o que traz mais autoridade e confiança para o cliente fechar conosco.

Descubra o que sua empresa é capaz de ensinar para sua audiência e transforme isto em um curso gratuito. Lembre-se que não é necessário ser um curso completo, algumas aulas já podem dar vida a um minicurso e ajudar a gerar mais cadastros em sua lista.

banner conteúdo estratégico

2. eBook

A criação de ebook é um dos tipos mais comuns de recompensa digital que existem. O ebook é uma das melhores formas de gerar leads, gerando cerca de 7x mais cadastros em uma lista de contatos para quem utiliza este tipo de recompensa digital.

Os ebooks podem ser usados para abordar temas mais completos e complexos. Além disso se adaptam às telas de diferentes dispositivos como computadores, tablets e smartphones, facilitando o consumo da informação.

Criar um ebook não exige um alto investimento do negócio e seu retorno, como já vimos, pode ser muito interessante. Por causa de todas essas vantagens, o ebook é sem dúvida uma das melhores ferramentas de geração de leads que você pode usar.

Nós já produzimos mais de 100 ebook aqui no Redator Online, a maioria deles com o objetivo de gerar leads. Justamente por isso, posso te garantir que eles ainda funcionam e são ótimos para quem deseja montar uma lista de contatos qualificada.

Veja neste outro post como criar um ebook em 11 passos e tire seu livro digital do papel hoje mesmo!

3. Ferramentas online

As ferramentas online, como qualquer tipo de ferramenta, são especiais por uma razão: elas ajudam a resolver um problema de seu usuário ou facilitam a vida dele. Geralmente esta solução é rápida em resolver o problema e de fácil acesso, já que se trata de algo online.

Tudo o que você precisa é conhecer muito bem a sua persona, suas dores e desafios diários. Depois basta investigar quais ferramentas a sua empresa poderia lançar para ajudar o seu público em suas tarefas cotidianas.

E, ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, desenvolver uma solução como essa não é caro. Você pode usar ferramentas já existentes no mercado e adaptá-las para as necessidades seu público.

Aqui no Redator OnLine, por exemplo, criamos ferramentas baseadas no Google Forms, tais como: o gerador de briefing e o gerador de personas. Aproveite para conhecê-las e usá-las na estratégia de marketing de sua empresa.

Além disso, também escrevi outro post falando sobre como usar os formulários do Google em sua estratégia de geração de leads. Saiba mais!

4. Infográfico

Os infográficos são usados para apresentar informações de maneira mais visual e divertida, aliando textos e imagens. Por causa disso, são excelentes tipos de recompensa digital para quem ainda não sabe o que lançar para montar sua lista de emails.

Os infográficos não costumam ter um valor elevado para desenvolvimento, ficando muito próximo do investimento usado para criar um ebook, por exemplo. Da mesma forma, podem ser baseados em conteúdos que sua empresa já produz como: blogposts, pesquisas, estatísticas e etc.

A melhor parte é que os infográficos não servem apenas para gerar leads, mas também para ganhar backlinks para seu site. Você pode divulgar um infográfico gratuitamente em seu blog e assim receber links das pessoas que desejam usar o seu material para enriquecer o conteúdo delas.

Aqui no Redator Online já usamos infográficos em posts de nosso blog. Um deles foi o post “Marketing de conteúdo realmente funciona?”. Ganhamos um backlink do Neil Patel para este post, inclusive, que é um dos sites de maior autoridade em marketing digital.

Por outro lado, também investimos em gerar leads com esse tipo de recompensa digital. Dê uma olhada em nosso infográfico especial com 37 motivos para você criar seu infográfico o quanto antes!

5. Modelos e templates

Modelos e templates são basicamente documentos que auxiliam a realizar tarefas diárias e facilitam processos dentro de uma empresa. A maioria dos negócios precisa usar desses modelos em seu dia a dia, como: relatórios, planilhas, formulários, requisições, calendários e etc.

Por que não compartilhar os documentos que você usa no dia a dia com os seus potenciais clientes? Eles com certeza ficariam muito gratos e enxergariam em sua empresa uma marca de autoridade, que sabe exatamente como resolver os seus problemas.

Em contrapartida, você conseguiria fazer a sua lista de contatos crescer e aumentar suas chances de fazer uma venda.

Pense em quais documentos que sua empresa usa, que tem ligação com a solução que ela oferece, e veja como divulgar isso para seus potenciais compradores.

Alguns exemplos nesse sentido são a nossa Planilha de KPI’s para mensurar sua estratégia de marketing digital e o Calendário Editorial para organizar seus conteúdos. Conheça-os!

6. Quiz

Quiz nada mais é que aliar a geração de leads e a gamificação em sua estratégia digital. As pessoas adoram competição, testar seus conhecimentos e ainda compartilhar seus resultados como seus amigos.

Basta dar uma olhada na infinidade de testes e jogos que vemos todos os dias no Facebook. Essas soluções aguçam a curiosidade de seu lead e promovem o engajamento com a marca, além de você ficar com os dados da pessoa.

Existem muitas ferramentas gratuitas na internet que possibilitam a criação de quizzes. O mais importante é você descobrir como tornar o jogo divertido, de modo que consiga engajar sua audiência nele e quem saber até viralizar o seu conteúdo.

7. Webinários ou aulas

Independente do seu negócio, você provavelmente já precisou abordar um tema um pouco mais complexo. Ao invés de apenas fazer um post com ele, que tal fazer uma aula completa ou um webinário ao vivo com sua audiência?

Este tipo de recompensa digital funciona porque alia três coisas muito úteis: vídeos, informação e interatividade.

Todos nós já sabemos que os vídeos estão cada vez mais nas graças dos usuários na internet. Isso porque são consumidos rapidamente, mais objetivos e nosso cérebro aprende mais rápido desta maneira.

Agora, quando aliamos o vídeo à interatividade tudo fica ainda melhor. A possibilidade de conversar com sua audiência ao vivo, como acontece nos webinários, aumenta o número de pessoas dispostas a participar destas salas de aprendizado.

O que deixa tudo ainda melhor é que você pode gravar os webinários ao vivo e depois usá-los como replays e aulas gravadas para gerar mais leads. Foi o que fizemos aqui no Redator Online com a aula “Como usar ebooks como ferramenta de marketing e vendas na sua empresa”. Confira!

Os webinários são tão eficazes que algumas empresas usam esse tipo de recompensa digital até para vender. Por isso, não deixe de usá-los em sua estratégia de marketing.

banner como usar ebooks

8. White paper

White papers são como os ebooks, só que menores e com menos conteúdo. Eles também são usados para abordar temas de forma mais completa e funcionam muito bem para a geração de leads.

Contudo, o whitepaper talvez seja o tipo de recompensa digital menos conhecido e usado de nossa lista. Talvez isso ocorra porque a maioria das pessoas costuma confundi-lo com ebooks menores, o que o acaba tirando do radar da maioria dos profissionais de marketing e produtores de conteúdo.

No entanto, não se deixe enganar pois eles são ótimos para gerar mais leads em seu negócio. É muito fácil transformar um post grande de seu blog, ou uma sequência deles, em um Whitepaper e sair divulgando por aí. Experimente!

O que fazer depois de gerar leads?

Um cuidado que acredito ser importante citar neste conteúdo é que não basta apenas gerar leads e encher sua ferramenta de automação de emails. É preciso pensar no seu funil de vendas e em como vai transformar essas pessoas em compradores de seu produto ou serviço.

Portanto, antes de começar a usar qualquer um destes tipos de recompensa digital pense na estratégia por trás disto:

  • Quem são as pessoas que você quer atrair para sua empresa?
  • Quais as informações que precisa coletar na hora da captura (nome, email, telefone, etc)?
  • Como você pretende fazer com que essas pessoas comprem de você?
  • Elas receberão alguma sequência de mensagens de qualificação ou venda?
  • Como você saberá que elas já estão prontas para comprar de você?

Responda todas essas perguntas e deixe isto registrado no papel, especialmente se tiver uma equipe ou agência de marketing participando deste processo. Assim você não desperdiçará a chance de gerar vendas para sua empresa a partir destes materiais gratuitos.

Outro ponto importante é lembrar que talvez esses materiais precisem de um gás extra para apresentarem resultados.

O que quero dizer com isso?

Simples, guarde algum dinheiro para investir no Facebook Ads, Instagram e/ou Google Ads mensalmente. Desta forma, a sua empresa aumenta a sua base de leads mais rapidamente, bem como gera retorno mais depressa para compensar o investimento feito na recompensa digital.

Afinal de contas, de nada adianta ter escolhido o melhor tipo de recompensa digital para depois deixá-lo guardado, não é mesmo? Divulgue e faça isso corretamente!

E por falar em materiais gratuitos, já conhece a nossa biblioteca de conteúdos grátis?

Dê uma olhada nos tipos de recompensas que usamos, baixe-os para melhorar sua estratégia de conteúdo e inspire-se para criar os seus. Clique aqui agora mesmo para conhecer os nossos materiais gratuitos!

Junte-se a mais de 575 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

Avatar

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *