Empreendedorismo

Trabalho home office: como implantar na sua empresa de forma eficaz?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Trabalho home office: como implantar na sua empresa de forma eficaz?

Em tempos de pandemia, o trabalho home office está ganhando mais espaço. Afinal, as empresas precisam evitar aglomerações de pessoas e a melhor forma para proteger a saúde dos seus colaboradores é realizando o trabalho remoto.

Esse tipo de serviço é considerado o modelo do futuro. Afinal, proporciona maior flexibilidade de horário e outras vantagens. Portanto, a nova geração de profissionais está optando cada vez mais por essa modalidade.

Em função do coronavírus, muitas organizações optaram por fechar as portas fisicamente. Porém, os profissionais continuaram trabalhando remotamente. Mas para que tudo dê certo é preciso implantar da maneira correta.

Aqui no Redator On-line o sistema 100% home office funciona há seis anos e com perfeição! Toda a nossa equipe trabalha de casa, isso desde quando a empresa surgiu. Por isso, vou mostrar para você como implantar esse modelo de trabalho em sua empresa de maneira eficaz. Continue acompanhando.

Como implantar o home office de forma eficaz em sua empresa?

A implantação do trabalho home office tem as seguintes vantagens:

  • Redução de custos para empresas;
  • Apresentar preço competitivo no mercado;
  • Mais conforto para o colaborador;
  • Aumento do nível da produtividade;
  • Atração de novos talentos para compor o time da sua empresa.

Esses motivos acima são os principais para que muitos empresários implantem o home office em seu negócio. Quando ele é bem monitorado, aumentar o lucro é uma das principais consequências.

Veja como implantar trabalho home office em sua empresa:

1. Transforme a cultura da sua empresa

Não é do dia para a noite que o trabalho home office será implantado dentro da sua empresa. A não ser que ela já inicie suas atividades desse modo. No entanto, se a sua organização ainda não possui esse sistema, é necessário transformar a cultura corporativa para que todos os colaboradores se adaptem.

Portanto, faça reuniões e apresente essas propostas para os seus profissionais. Apresente vídeos, cases de sucesso e conteúdos que abordem os benefícios desse tipo de trabalho. Mostre a sua motivação em transformar o modo de trabalho e em como pensa no bem-estar de todos os seus colaboradores.

2. Defina as regras para que todos se beneficiem com o home office

É preciso deixar bem claro que o trabalho home office não é um dia de folga. Por mais flexível que seja, deve ser levado a sério, exigindo do colaborador comprometimento e responsabilidade com os prazos das demandas. Afinal, esse modelo de trabalho não pode afetar a rotina de produção da sua empresa.

Por isso, definir regras para o home office é uma das formas para tornar esse tipo de trabalho mais eficiente. Entre essas regras estão:

  • Manter um tempo de contato com o gestor;
  • Necessário respeitar os prazos de entrega para que esse tipo de contrato funcione;
  • Monitorar as demandas;
  • Estipular metas.

3. Tenha uma ferramenta de gestão remota

É imprescindível que o gestor monitore a sua equipe, mesmo que seja remotamente. Por isso, conte com uma ferramenta de gestão remota para acompanhar todo o processo de produção da sua equipe. Entre as diversas opções no mercado, podemos destacar:

  • Trello: por ele você consegue ver a produtividade de cada colaborador, pois dá a opção do profissional colocar o status da sua produção como, por exemplo, em produção, pausado e realizado;
  • Kanban: é uma ferramenta parecida com a que foi citada acima, porém com menos funcionalidades;
  • Google Drive: é possível que as entregas das demandas sejam feitas pelo Docs do Drive, evitando perda de documentos e gerando mais eficiência no compartilhamento dos trabalhos. Para isso, todos devem ter uma conta no Google;
  • Skype: uma ferramenta bastante usada para realizar reuniões online.

4. Faça um contrato

Ficar atento aos aspectos legais é algo muito importante para o trabalho home office dar certo. Caso o colaborador seja um freelancer, o ideal é que ele assine um contrato, mesmo que seja online, mas que resguarde ambas as partes. Assim, contratante e contratado terão responsabilidades a cumprir para que as demandas sejam entregues com eficiência e dentro dos prazos.

Caso a sua empresa esteja implantando o modelo home office por causa do coronavírus, lembre-se de atualizar o contrato de trabalho de seus colaboradores para esse regime, bem como apresentar as novas regras no documento também.

5. Respeite a jornada de trabalho

Não é porque o trabalho home office é realizado no conforto da casa do colaborador que ele está disponível 24 horas. Pelo contrário, é preciso respeitar o período de trabalho e descanso de cada um. O ideal é que esse sistema funcione durante o horário comercial, sem exigências de trabalhar aos finais de semana ou no período noturno.

Oriente seus colaboradores a respeito dos horários também, evitando que eles trabalhem a mais ou a menos do que o combinado em contrato. Deste modo, sua empresa se protege de possíveis complicações trabalhistas.

6. Estimule as pausas

É possível que muitas pessoas nem vejam o tempo passar em casa e mergulhem de cabeça em seus afazeres. Porém, é importante fazer pequenas pausas e, ainda, respeitar o horário de almoço. Assim, a rotina não será exaustiva e sua equipe conseguirá cumprir todos os compromissos.

Defina as pausas e períodos de intervalo para sua equipe e monitore se todos estão respeitando. Assim, você garante a produtividade de seus colaboradores e a saúde deles também.

Case de sucesso: Redator OnLine

O Redator Online nasceu em 2014 e, desde então, a sua equipe trabalha 100% home office. Esse tipo de trabalho funciona muito bem, ajudando na redução de custos com infraestrutura e permitindo que tenhamos um preço mais competitivo.

Os profissionais que trabalham aqui estão comprometidos com suas demandas, pois possuem um prazo de entrega para cada conteúdo. Há um controle bastante eficiente, por uma plataforma que administra a qualidade de cada texto, além de editores que revisam todo material produzido. Bem como um relatório de acompanhamento de produção de cada integrante da equipe, a fim de saber quem produz mais ou menos.

Aqui a gente implantou esse sistema de trabalho antes do coronavírus chegar. Porém, se a sua empresa precisou se adaptar a essa situação e os seus colaboradores estão trabalhando de casa, saiba que é possível manter uma boa produção.

O importante é que todos estejam cientes das suas demandas, dos prazos de entrega e mantenham a sua rotina de trabalho. A diferença é que, ao invés de ser no ambiente corporativo, será no conforto de casa. Uma dica eficiente é compartilhar uma agenda online, assim todos os profissionais terão acesso, não esquecerão as tarefas e entregarão dentro do prazo.

A quarentena não precisa impedir a sua empresa de continuar produzindo. Basta somente se adaptar ao trabalho home office. Com responsabilidade, dedicação e comprometimento é possível cumprir todas as demandas!

Gostou deste conteúdo sobre trabalho home office? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude outros empreendedores a implantarem o home office em suas empresas.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *