Marketing digital

URL Builder: Por que e como criar uma URL rastreável?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
URL Builder: Por que e como criar uma URL rastreável?

Um dos grandes diferenciais de trabalhar com o marketing digital é conseguir mensurar boa parte dos resultados de forma simples e intuitiva. No entanto, apesar disso, um número muito grande de pessoas ainda não consegue acompanhar os seus resultados por não conhecer e usar as ferramentas corretas.

google-url-builder

É o caso das URLs personalizáveis, por exemplo. Você sabia que pode mensurar de onde seu tráfego vem, para onde vai, quais páginas acessa e muitas outras informações? Se a sua resposta foi não, então é mais um motivo para continuar a leitura deste artigo.

Hoje vamos falar sobre uma ferramenta gratuita do Google que pode ajudá-lo a mensurar os seus resultados rapidamente e, inclusive, rastrear conversões em seu site. Independente se você deseja monitorar cadastros de leads em sua página de captura, vendas ou visitas. Veja só!

O que é o URL Builder?

Esta é uma ferramenta do Google gratuita para você adicionar parâmetros em suas URLs e acompanhar campanhas personalizadas.

Para que ela funcione você deve integrar o Google Analytics a seu site anteriormente, pois as duas ferramentas trabalham em conjunto.

Em linhas gerais você personaliza as suas URLs com o Builder e assim que o seu visitante clica nelas, os dados são enviados ao Google Analytics. Desta forma, você acompanha quais de suas campanhas estão gerando mais tráfego para o seu site, tudo de forma simples e prática.

Não se preocupe, pois mais a frente vamos mostrar como fazer isso passo a passo em um vídeo. Você também vai ver o funcionamento desta ferramenta na prática e onde visualizar os dados no Google Analytics.

Por que usar o URL Builder?

Agora que você já sabe o que é o URL Builder do Google, talvez esteja se perguntando: “Por que eu devo usá-lo em minha estratégia de marketing digital?”. Por isso, seguem abaixo dois bons motivos para você usar o URL Builder em seu site hoje mesmo.

1. Acompanhar fontes de tráfego

O primeiro fator mais óbvio de todos, é sem dúvida, ter o controle completo de todas as fontes que geram tráfego para o seu site. Provavelmente você já deve saber que as visitas de seu site podem vir de lugares diferentes, como resultados orgânicos no Google, redes sociais, suas campanhas de email, vídeos em seu canal no Youtube e assim por diante.

Ao criar parâmetros personalizados com o URL Builder você é capaz de determinar de onde estão vindo as visitas, especialmente em locais que podem ter diferentes ramificações.

Por exemplo, vamos dizer que você utiliza diferentes grupos no Facebook para divulgar os conteúdos de seu blog. No próprio Google Analytics, você consegue visualizar as visitas que vieram do Facebook, mas é impossível saber qual dos grupos gerou mais tráfego para o seu site.

Ter essa informação em mãos pode ajudá-lo a focar em grupos no Facebook ou qualquer rede social que mais estão interessados em seu conteúdo e assim, otimizar seu tempo e resultados em seu site.

2. Rastrear campanhas

Outro motivo muito interessante para usar o URL Builder é rastrear as suas campanhas de tráfego pago. Mas como isso funciona?

Vamos dizer que você criou diferentes anúncios no Facebook e agora quer saber qual deles está gerando mais visitas para o seu site. Você cria um link rastreável com o URL Builder e adiciona um endereço diferente em cada um dos anúncios.

Assim você consegue acompanhar direto no Google Analytics quais dos anúncios estão gerando mais tráfego para o seu site, ou até mesmo conversões, dependendo de seu objetivo.

O mesmo pode ser feito no Google Adwords, Bings Ads, banners em blog e por aí vai. Qualquer anúncio que contenha um link para o seu site, pode ter a URL personalizada e assim ajudá-lo a monitorar os seus resultados.

 

Conclusão

Acompanhar dados é uma jogada de ouro para melhorar os seus resultados no marketing digital e evitar perder dinheiro com estratégias que não funcionam. Por isso é importante encontrar boas ferramentas para fazer este monitoramento, e quando elas são gratuitas melhor ainda, não é mesmo?

Aplique as dicas deste artigo em seu negócio e mantenha o controle completo das fontes de tráfego para o seu site, conversões nas páginas, campanhas pagas e assim por diante. Quanto mais dados você puder coletar em sua estratégia, mais assertivas serão as suas ações.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre essa ferramenta deixe o seu comentário abaixo. Vamos procurar ajudá-lo a entender completamente o funcionamento deste recurso.

Ah este foi um vídeo baseado na dica de um leitor deste blog, então, se você também tem dúvidas sobre marketing digital, conteúdo e inbound marketing, nos envie a sua sugestão. Quem sabe ela não seja a próxima a aparecer aqui.

E se você não quer perder nada deste blog, eu recomendo que você se inscreva em nossa Newsletter. Toda Sexta-Feira você recebe um resumo em seu email com nossas principais publicações. Ideal para quem quer chegar mais longe!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *