Ecommerce

Quais as vantagens do marketing digital para um e-commerce?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
Quais as vantagens do marketing digital para um e-commerce?

Custos menores, mais segmentado, aplicação simples, maior controle e amplo espaço são algumas vantagens do marketing digital. Confira mais!

vantagens do marketing digital

São benefícios que podem ser usados por lojas virtuais, negócios locais ou empreendimentos 100% virtuais.

Você sabe como aproveitar essas vantagens em sua empresa? Confira neste post as principais vantagens do marketing digital para e-commerces. Aproveite para descobrir porque adota-lo hoje mesmo em seu negócio!

É mais barata

O marketing digital tornou as coisas mais simples para os e-commerces. Há alguns anos, a única forma de atrair clientes era através do marketing tradicional.

A parte ruim é que poucas marcas dispunham de verba para fazer superproduções em seu marketing e reservar os horários nobres da TV aberta.

Por sorte isso mudou!

Hoje, com algumas dezenas de reais, é possível impactar milhares de pessoas ao mesmo tempo pelo Facebook ADS ou Google Adwords, por exemplo.

Esse barateamento das estratégias democratizou o mundo online. Uma rede de lojas e um pequeno comércio de bairro têm as mesmas chances. Só é preciso conhecer seu público-alvo e adotar a técnica correta.

O baixo custo é uma das melhores vantagens do marketing digital, sem dúvida. Pois derrubou o custo de aquisição de clientes e aumentou a lucratividade das lojas online.

Nesse novo cenário, o marketing passou a ser um aliado de vendas e não um obstáculo. Com muita criatividade e alguma verba, qualquer um pode ser o próximo Case de Sucesso da web. A melhor parte é que estratégias como o marketing de conteúdo são fáceis de aplicar também!

Foco é o segredo

O outbound marketing tinha outro problema, a generalização das campanhas. Pense bem, uma marca que anuncia em horário nobre na TV aberta precisa aproveitar ao máximo seu investimento.

Em outras palavras, ela precisa transformar o maior número de pessoas que viram o comercial em contatos ou compradores.

Mas como fazer uma campanha assertiva sem conhecer o seu público-alvo? Como deixar a mensagem persuasiva com tantas pessoas diferentes assistindo ao comercial ao mesmo tempo?

Esse é mais um dos benefícios do marketing digital para lojas virtuais e outros negócios.

Basta mapear a persona de seu negócio e focar nela. Crie uma mira a laser e atinja em cheio os seus compradores ideais.

Tal abordagem reduz os custos da campanha, pois você mira no local certo e não fica atirando para todo o lado. Além disso, otimiza a conversão das peças publicitárias. Como foram desenhadas especificamente para essas pessoas, você tem mais chance de transformá-las em clientes.

A tecnologia deixa tudo isso ainda mais fácil. O remarketing, por exemplo, reimpacta pessoas que já acessaram o seu site, mas não compraram. Assim você cria outras oportunidades de venda com o mesmo lead, otimizando sua verba de marketing.

Facilmente aplicada

As plataformas de marketing digital estão ficando cada vez mais simples e intuitivas. Mesmo uma pessoa sem qualquer conhecimento pode criar o seu site, gerenciar suas redes sociais, etc.

Isso não acontecia no velho marketing. Para criar uma campanha simples era necessário contratar uma equipe completa. Publicitários, agências, modelos e fotógrafos são apenas alguns integrantes dessa equipe cara e pouco eficiente.

Mas as coisas mudaram, felizmente!

Você precisa de fotos profissionais para suas campanhas? Use os bancos de imagens gratuitos ou pagos. Precisa gravar um vídeo em alta definição? Use o seu próprio smartphone e hospede no YouTube.

Tudo isso contribui para reduzir os custos, mas também possibilita que você comece hoje e agora. Ou seja, não há desculpas para não usar o marketing digital.

E mesmo que você precise de ajuda com suas campanhas, é fácil encontrar profissionais e empresas capacitadas. Você não está preso às agências de sua cidade ou bairro, mas tem o mundo para procurar por ajuda. Quer mais facilidade que essa?

É claro que você não conseguirá muitos resultados sem experiência e sem ajuda. Mas pode começar aos poucos, com um blog por exemplo, e expandir sua estratégia para outros canais em seguida. O importante é começar logo, assim os resultados aparecem rapidamente e você consegue fazer o negócio crescer.

Tudo pode ser medido

Quantas pessoas viram o seu vídeo? Quantas delas chegaram até o seu site? De onde partiram as suas vendas no último mês? Essas são apenas algumas coisas que podem ser facilmente medidas com o marketing digital.

A mensuração é, sem dúvida, uma das melhores vantagens do marketing digital. Através desses dados você tem conhecimento do que funciona e do que não serve. Ainda pode usar essas informações para tomar decisões inteligentes em seu negócio.

Acabou o tempo de supor coisas ou viver do marketing de esperança. Agora você pode lançar campanhas rapidamente, altera-las quando quiser e acompanhar os resultados em tempo real. E tudo isso sem sair de casa, se não quiser!

Você tem mais controle de tudo o que acontece em seu negócio e pode mudar de ideia quantas vezes quiser. O melhor de tudo é que as métricas e os KPI’s são personalizáveis. Deste modo, você foca apenas nos dados realmente úteis para seu negócio e se esquece de todo o resto.

Tem espaço para todos, ou quase!

O maior problema de antes era a concorrência. O seu bairro tem um limite de lojas que pode suportar. Ao passar esse número, alguém deixa de lucrar e perde dinheiro.

Com uma loja virtual tudo é diferente. Mesmo que tenha milhões de outros e-commerces no mesmo setor, você ainda pode crescer. Basta que sua marca tenha um posicionamento de mercado diferente dos demais.

Logicamente está mais difícil se diferenciar, mas quem consegue fazer isso alcança um belo lugar na internet.

Apesar do crescimento do marketing digital no Brasil, apenas metade dos brasileiros tem acesso à internet. Isso demonstra que ainda há muito que crescer por aqui. Você só precisa escolher o caminho certo e investir em qualidade.

Os negócios ruins não têm vez na web. O consumidor está mais exigente e tem informações a um clique. Então, só os melhores terão resultado. Procure o seu diferencial e mostre o que você tem de melhor com o marketing digital.

Ainda não começou a usar o poder da web em seu negócio? Baixe o Guia de Implantação Grátis e siga o passo a passo. Descubra como atrair clientes com baixo custo e vender mais com esse ebook gratuito.

guia de implantação marketing de conteúdo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *