Vendas

5 dicas para vender mais na Black Friday

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
5 dicas para vender mais na Black Friday

Está faltando apenas alguns dias para a Black Friday e como você deve imaginar, esta é uma excelente oportunidade para vender mais e movimentar o estoque de sua empresa. Afinal de contas, pessoas interessadas em descontos nesta época não faltam, não é mesmo?

vender-mais-na-black-friday

Por outro lado, o brasileiro é desconfiado por natureza. Por muito tempo este período de vendas inspirado no mesmo evento nos EUA, foi considerado como Black Fraude aqui no Brasil. Isso porque algumas empresas aumentavam os preços semanas antes e baixavam na Black Friday para simular descontos.

Contudo, se você é um empreendedor sério e disposto a gerar mais vendas nesta data, com certeza vai conseguir vender mais na Black Friday se levar em conta as nossas dicas abaixo. Veja 5 dicas para turbinar suas vendas nesta data tão importante!

1. Planeje as ofertas e divulgações

A primeira coisa que você deve levar em conta antes de se aventurar na Black Friday é o planejamento das ofertas e da divulgação. Você não pode simplesmente oferecer descontos em seus produtos ou serviços para emplacar algumas vendas, isso pode trazer prejuízos lá na frente.

Comece por verificar quais os produtos de sua empresa podem ser oferecidos com desconto. Geralmente selecionamos aqueles com margens de lucro maiores ou que possuem pouca rotatividade. A Black Friday também pode ser uma grande oportunidade para tirar do estoque aqueles produtos que você não conseguiu vender de jeito nenhum.

Depois disso, você também precisa planejar como pretende divulgar as suas ofertas. Você vai usar de anúncios no Facebook ou Google? Pretende trabalhar com alguns emails para sua lista de clientes e prospectos? Quanto mais específica for a sua campanha e mais segmentada, mais chances de aumentar as suas vendas com a Black Friday.

2. Faça campanhas específicas

Por falar em especificidade e segmentação, este é um erro que a maioria dos empreendedores comete durante a Black Friday. Aposto que você já se deparou com um anúncio no Facebook, por exemplo, de um produto especifico em promoção. Até aí tudo normal, mas quando clicou no anúncio foi direcionado à home do site, ou simplesmente não conseguiu localizar o produto na loja.

Este é um grande erro. A segmentação e as campanhas de divulgação de sua Black Friday devem facilitar a vida do potencial cliente. Isso quer dizer que você deve direcioná-lo para uma página específica e com o mínimo de distrações possível, assim ele tem mais chances de finalizar a compra.

Algumas empresas, inclusive, criam landing pages com o intuito de gerar contatos antes da Black Friday. A ideia é que os visitantes do site se inscrevam para receberem em primeira mão as ofertas especiais para o dia 25 de Novembro. Vale a pena experimentar, não? Afinal, esses leads já demonstraram interesse em seu produto ou serviço, o que torna mais fácil concluir o processo de vendas.

3. Invista em anúncios

Já dizia o ditado que “quem não é visto, não é lembrado”, na Black Friday não é diferente. Independente de seu nicho de mercado e se tem um negócio B2B ou B2C, a Black Friday é uma excelente oportunidade para vender mais. Contudo, as pessoas precisam conhecer as suas ofertas e para isso, nada melhor que anúncios, você não acha?

Com eles você aumenta o alcance de suas ofertas, atrai pessoas novas para o seu negócio e consegue fechar novas vendas. Também é possível atrair novos clientes e fidelizá-los em sua empresa mesmo depois que a Sexta-Feira terminar. Claro que isso vai depender da qualidade de seu produto ou serviço, atendimento ao cliente e outros fatores. Mas aparecer sempre foi a melhor escolha para vender mais, não é?

Deste modo, cogite criar alguns anúncios nas redes sociais. Além do alcance dessas campanhas serem muito maiores que o marketing tradicional, o custo é relativamente mais baixo se comparado com anúncios no rádio ou TV. Se você está começando com anúncios no Facebook, não deixe de ler o artigo Como anunciar no Facebook? 5 Dicas para iniciantes.

4. Não se esqueça do email marketing

Sim o email marketing, ele não poderia faltar nesta lista de dicas para vender mais na Black Friday. O email continua sendo a melhor ferramenta para interagir com seus futuros e atuais clientes. Também é uma excelente forma de divulgar conteúdos de valor e, porque não dizer, as suas ofertas da Black Friday.

Para quem se dedicou a criar uma lista de emails confiáveis durante todo o ano, agora chegou a hora de enviar uma campanha mencionando os descontos e vantagens que você vai oferecer nesta data importante. Com certeza você pode gerar algumas vendas a partir do email, desde que esteja se relacionando com sua lista antes da Black Friday.

Uma dica importante para quem deseja usar o email marketing na Black Friday, é criar uma série de 4 ou 5 emails ao invés de disparar apenas um. Prepare a sua lista durante toda a semana, gerando antecipação para suas ofertas. Assim você tende a conseguir mais vendas através do email marketing, já que as pessoas estarão ansiosas para ver o que você irá oferecer.

5. Prepare seu time de vendas

Já falamos em outro artigo a importância de você manter a sua equipe preparada para gerar mais vendas com o marketing de conteúdo. Durante a Black Friday isto também é importante! Garanta que os seus vendedores e pessoas responsáveis pelo atendimento ao cliente (Suporte ou SAC, por exemplo) estejam preparados para receber os seus futuros clientes.

Todos precisam conhecer as vantagens e promoções da Black Friday de sua empresa. De preferência devem estar com essa informação na ponta da língua. Ao fazer isso, sua empresa aumenta sua credibilidade e fica mais fácil gerar vendas neste período, ou em qualquer outro.

Por esse motivo, dedique algum tempo para treinar a sua equipe e informá-los das ofertas especiais da Black Friday do seu negócio. Também é interessante reservar um tempo de sua agenda para melhorar o atendimento da sua empresa e reunir algumas sugestões de seus colaboradores. Toda ajuda é sempre bem vinda nesta época, não é mesmo?

E você, o que está planejando para aumentar suas vendas na Black Friday? Gostou das nossas dicas? Compartilhe suas expectativas no campo de comentários abaixo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *