Vendas

Vídeos de vendas: Por que usar e qual o segredo do sucesso?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Vídeos de vendas: Por que usar e qual o segredo do sucesso?

Os vídeos representam a maior fonte de tráfego na internet segundo a KPC. A verdade é que existem vários motivos para isso como: o crescimento do acesso móvel a internet, popularização da banda larga, preferência por conteúdos visuais, entre outros. E os vídeos de vendas não ficam para trás!

vídeos de vendas

Os vídeos de vendas também vêm aumentando a sua incidência na internet e precisam ser levados em consideração. Afinal de contas, vender é muito mais fácil quando você fala, cara a cara, com o potencial comprador.

Por esse motivo, veja neste post por que usar vídeos de vendas em sua empresa e como montar peças de sucesso. Confira tudo o que você precisa saber sobre o vídeo marketing e como aproveitá-lo da melhor forma possível, a seguir!

Por que usar vídeos em sua estratégia de vendas?

O nosso cérebro é visual e ponto final. A nossa mente consegue processar mensagens visuais mais rapidamente do que texto.

Essa não é uma descoberta nova e já vem sendo utilizada na indústria de entretenimento há muito tempo. E sabe por quê? Porque funciona!

As imagens geram uma conexão com o usuário fora de sério e, por isso, redes sociais baseadas em vídeo e fotos fazem tanto sucesso. Veja o exemplo do YouTube que é o segundo maior buscador do mundo, ou o Instagram com seus 800 milhões de usuários ativos.

O fato é que vídeos conectam e tudo aquilo que gera uma conexão, pode também se traduzir em vendas. Então, veja algumas vantagens de usar um vídeo de vendas em sua estratégia e como ele é capaz de impulsionar seu negócio.

Melhora a comunicação

Falar com uma pessoa olho no olho é a melhor forma de se comunicar e ser bem compreendido. E o vídeo é o que mais se aproxima desse contato físico, então por que não usá-lo em sua estratégia de vendas?

Boa parte de nossa comunicação ocorre de maneira não verbal, ou seja, sem usar as palavras. A sua postura, gestos, tom de voz, aparência e outros sinais de seu corpo contribuem para transmitir a mensagem e dar ênfase ao que é dito.

Ao usar os vídeos de vendas você facilita a sua comunicação com a audiência, apresentando mais sinais que eles podem usar para conhecê-lo e entender a sua mensagem. Essa é uma vantagem que não pode ser encontrada em textos, por exemplo, nos quais o leitor está sozinho consumindo o conteúdo e não pode interagir com o interlocutor.

Vídeos geram mais conexão e pessoalidade na comunicação, duas coisas que contribuem para melhorar o processo como um todo e também otimiza as chances de concluir os seus objetivos nos vídeos de vendas.

Aumenta as conversões

Pesquisas apontam que os vídeos aumentam em 85% as chances de fechar uma venda. Isso quer dizer que uma pessoa que assistiu a um vídeo tem mais chances de finalizar o pedido em seu site ou loja virtual.

Mas por que isso acontece?

Como vimos, o vídeo gera mais conexão e confiança no espectador duas coisas indispensáveis na venda, não é mesmo? Lembre-se que compramos de pessoas e não de empresas. Os vídeos de vendas geram essa conexão mais humana e facilitam a concretização da transação.

Além disso, é mais fácil confiar no vendedor que “dá a cara a tapa”, como diz o ditado popular. Afinal, se o dono do produto aparece falando do que vende as chances de ele estar falando a verdade são maiores.

A retenção do usuário é maior

A maior dificuldade das empresas que geram conteúdo na internet é fixar o leitor até o fim da mensagem. Existem muitas distrações na web e você precisa concorrer com todas elas.

Na hora da venda você não pode correr o risco de o lead sair da página sem concretizar a compra, não é? Por isso, as páginas de vendas são ambientes controlados e com o mínimo de distração possível. Mas ainda assim, algo pode roubar a atenção de seu futuro comprador e fazê-lo abandonar a página de vendas.

Contudo, os vídeos de vendas são ótimos aliados para evitar o abandono de carrinho!

Primeiro porque eles não são estáticos e, através deles, você pode interagir com o espectador, o que desperta e prende a atenção da pessoa na sua página. Segundo, pois há mais oportunidades de ser criativo para falar do seu produto e fechar a venda.

Como resultado a pessoa passa mais tempo em seu site e tem maiores chances de finalizar o pedido.

Lembre-se: Tempo é dinheiro, e quanto mais tempo o seu lead cede a você, melhor.

Como criar um vídeo de vendas de sucesso?

Agora que você já descobriu as vantagens de usar os vídeos de vendas, o próximo passo é aprender como montar um vídeo de sucesso.

Criar um vídeo de vendas não é apenas ligar a câmera e falar tudo o que vem a sua mente. Você precisa se conectar com o potencial comprador, despertar o interesse dele no que você fala, ganhar autoridade, entre outros pré-requisitos.

Sendo assim veja, a seguir, como criar vídeos de vendas poderosos e com uma alta de conversão. Confira esse passo a passo e aumente as chances de conquistar novos clientes para o seu negócio!

1. Conheça bem a sua persona

banner definindo sua persona

Sim, de novo vamos falar sobre a persona e sua importância. Mesmo que todos os artigos deste blog falassem sobre a persona, ainda não seria suficiente. Isso porque conhecê-la é o passo fundamental de qualquer estratégia de marketing, seja ela digital ou não.

Quando você aprende quem é seu comprador ideal, consegue criar conteúdos mais condizentes com a realidade dele e gerar ainda mais conexão. Portanto, o primeiro passo para montar vídeos de vendas é conhecer muito bem o seu avatar.

Dá uma olhada neste outro artigo que explico em detalhes o que é persona e como definir a do seu negócio. Depois disso você estará mais preparado para criar um vídeo de vendas vencedor!

2. Seja interessante

Você sabia que os 15 segundos iniciais de qualquer vídeo são os mais importantes? É nesse período que o usuário decide se continua assistindo ou vai embora de sua página de vendas. Esses dados são do YouTube, o maior streaming de vídeos do mundo.

Essa informação exige que você seja interessante desde o início para reter o usuário em seu vídeo de vendas, caso contrário ele simplesmente sai de sua página e busca o seu concorrente. Por isso, procure formas de captar a atenção da pessoa logo no início do vídeo.

Como fazer isso?

Faça uma promessa de algo que ela não possa recusar. Pode ser uma revelação bombástica, uma vantagem exclusiva, uma oportunidade especial ou até uma curiosidade. O importante é fazer o seu potencial comprador parar para ouvi-lo e depois, você precisa cumprir com aquilo que prometeu, é claro.

3. Reforce sua autoridade

Nem todas as pessoas que chegam aos vídeos de vendas conhecem o vendedor ou produtor. Se você está iniciando no marketing digital, isso é especialmente verdade. Talvez as pessoas ainda não o conheçam ou não acreditem em sua autoridade.

Então, como despertar o interesse dessas pessoas e fazê-las confiar em você?

Reforçando a sua autoridade e mostrando que você é o cara de seu mercado. Fale sobre sua carreira, suas conquistas, desafios e como chegou até aqui. Mostre a eles como descobriu a sua solução, ou fundou a sua empresa.

Caso você não queira ter autoridade, ou seu nicho de mercado não permita isso, traga dados reais e confiáveis para reafirmar aquilo que você diz. Se você se mostra uma pessoa bem informada com certeza gera autoridade, mesmo que seja um completo desconhecido.

Mas lembre-se: você sempre vai precisar lançar uma ideia para sua audiência, depois provar e transforma-la em uma crença.

4. Apresente o problema

Coloque o dedo na ferida, essa é a melhor definição desse passo na hora de criar vídeos de vendas poderosos.

Lá no primeiro passo falamos sobre conhecer a persona, está lembrado? Se você fez isso corretamente já tem conhecimento das dores, dos desafios, dúvidas, frustrações e medos de seu potencial comprador. Agora é hora de usar isso a seu favor!

Mostre às pessoas, que assistem a seu vídeo de vendas, que você as entende e sabe o que elas estão passando. Descreva as situações que seu avatar vive no dia a dia e como o problema o tem afetado. Assim, o comprador se identifica com suas palavras e fica mais preparado para comprar de você.

5. Fale da solução

Depois de tocar o dedo na ferida, chegou a hora de fazer a dor passar. Nesse momento você vai falar diretamente da solução, ou seja, o produto ou serviço que vende. Mostre ao expectador como seria se ele não tivesse o problema que tem hoje, faça-o imaginar um mundo perfeito em primeiro lugar.

Logo a seguir, diga que você tem a solução para esse problema e pode ajudá-lo a sair do ponto A (problema, dor) até o B (solução, benefício). Ao fazer isso não há chances de erro. O seu lead estará louco para conhecer a solução e comprá-la!

Para deixar tudo ainda mais poderoso, busque mostrar cases de sucesso e depoimentos de pessoas que foram transformadas pelo seu produto. Em outras palavras, clientes que já passaram pela mudança que seu futuro comprador deseja.

Deixar que outras pessoas falem de seu produto traz mais efeitos do que ficar afirmando o quanto você é bom. Afinal, as pessoas tendem a confiar mais em depoimentos de quem é como elas, pessoas comuns e sem vínculo direto com a sua solução.

6. Utilize a persuasão a seu favor

Você sabe o que é persuasão? É fazer a pessoa ouvi-lo e, a partir de suas palavras, levá-la a tomar uma determinada ação. Para isso usamos os gatilhos mentais, que são pequenos atalhos à mente de seu comprador.

Esses gatilhos ajudam o seu potencial comprador a se decidir mais rapidamente, porém sem influencia-lo da maneira errada. Tudo o que você vai fazer é usar as palavras corretas para ajudá-lo a comprar de você, mas a decisão partirá de seu futuro comprador no final das contas.

7. Abra loops no meio do vídeo

Loop significa aro ou laço. Nos vídeos de vendas diz respeito à ligação de uma informação com a outra, ou seja, a coesão do conteúdo. Porém, abrir loops em seu vídeo de vendas é mais do que isso!

Trata-se de criar uma jornada em seu vídeo de vendas, de modo a instigar a pessoa a assistir até o final. Em vários momentos você vai citar alguns dados rapidamente e deixar claro que vai voltar a falar deles mais tarde.

Você pode fazer isso, por exemplo, na etapa de apresentação do problema.

Diga que agora fará uma série de perguntas para ver se seu comprador se identifica com elas. Antes de começar a fazer os questionamentos, já deixe claro que vai mostrar como resolver cada um desses problemas mais a frente no vídeo.

A pessoa que se identifica com o problema que você apresentou, com certeza, ficará no vídeo mais tempo até que você mostre a solução: o seu produto.

A melhor parte é que você pode abrir e fechar loops em qualquer momento do vídeo, usando os gatilhos mentais da antecipação, curiosidade, entre outros. Não desperdice esse recurso muito útil em seus vídeos de vendas.

8. Capriche no CTA (chamada a ação)

CTA é uma sigla em inglês para Call to action, ou chamada a ação em português. É uma sugestão ao usuário do que ele deve fazer em seguida, ajudando a pessoa a dar o próximo passo e concretizar o objetivo de seu conteúdo.

No vídeo de vendas, o CTA deve ser o de comprar ou fazer a inscrição. Deixe claro que após ter assistido o vídeo, cabe a pessoa dar o próximo passo e ter acesso a maravilhosa solução que você ofereceu.

Ao fazer isso, você transfere a responsabilidade ao potencial cliente e mostra que ele está no controle a partir de agora. Entretanto, ao adicionar um CTA no fim do vídeo, você o ajuda a entender o que precisa ser feito e combate a confusão ou o overload de informações.

Veja neste artigo como usar os CTA’s para melhorar as suas vendas e fazer as pessoas comprarem de você mais rapidamente.

9. Elimine as objeções

Objeções são dúvidas ou receios que seu cliente tem, antes de concretizar uma compra. Elas existem para qualquer tipo de produto ou serviço. São desconfianças comuns ao ser humano e que precisam ser levadas em conta nos vídeos de vendas.

Procure responder as dúvidas de seu potencial comprador no vídeo, deixando-o mais confiante para comprar de você. As objeções mais comuns são: “o preço está alto!”, “será que funciona?”, “funciona para mim?”, “posso confiar em você?”, “e se eu não ficar satisfeito?”.

No entanto, trate de conhecer as dúvidas especificas de sua persona e procure respondê-las em seu vídeo. Você pode fazer uma sessão de perguntas respostas para cobrir as objeções, ou quem sabe colocar depoimentos que falem sobre as dúvidas de seus clientes.

Pronto para usar vídeos de vendas em sua empresa? Depois dessas dicas ficou mais fácil montar um vídeo de vendas de sucesso e fazer suas vendas crescerem, não é mesmo?

Quer mais dicas para conseguir mais clientes e expandir o seu negócio na internet? Baixe o eBook Como vender mais e melhor, descubra os 5 passos infalíveis para duplicar suas vendas e confira um caso de sucesso real.

como vender mais e melhor ebook gratis

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *