Ecommerce

Vídeos para lojas virtuais: Como impulsionar suas vendas?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Vídeos para lojas virtuais: Como impulsionar suas vendas?

Você sabia que os vídeos representavam 64% de todo o tráfego na internet em 2015? E a melhor parte é que, segundo a KPC, isto deve aumentar para 69% ainda este ano. Agora imagine usar os vídeos para lojas virtuais?

vídeos para lojas virtuais

Caso você não tenha compreendido a importância deste dado, eu explico. Esses números querem dizer que mais da metade dos internautas passa o seu tempo assistindo vídeos no Youtube e outros streamings.

Sendo assim, não podemos negar a força do vídeo na internet e nem dispensá-lo em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Os vídeos ajudam a aumentar o tráfego de seu conteúdo em até 3 vezes, de acordo com a Buffer. Ainda segundo a mesma pesquisa, usuários que assistem um vídeo sobre determinado produto estão 48% mais propensos a pesquisar sobre ele na internet.

Além disso, os vídeos para lojas virtuais aumentam para 85% as chances de o usuário fazer uma compra. E mais da metade dos consumidores que fizeram compras depois de assistir um vídeo, afirmaram que estavam mais confiantes de sua decisão.

Logo, não restam mais dúvidas de que o vídeo marketing é importante para seu e-commerce. Resta saber agora, como usá-lo para impulsionar a sua estratégia de conteúdo e vendas. É exatamente sobre isso que vou falar a seguir. Fique ligado!

Vídeos de como fazer

Só para você ter uma ideia, o termo “como fazer” teve uma média de popularidade 90 em 2016, segundo os dados do Google Trends. Vale ressaltar que a popularidade máxima é 100, logo este termo foi muito procurado no ano passado.

O motivo para isso é que as pessoas sempre estão procurando descobrir como fazer coisas. Faz parte da natureza do homem ser curioso e buscar por novas experiências. Você só precisa saber como aproveitar essa oportunidade em prol das suas vendas online.

Criar vídeos para sua loja virtual no estilo como fazer é uma das melhores formas de chamar a atenção de seu possível cliente. Esses conteúdos, além de serem muito procurados, também possuem uma viralidade incrível. Em outras palavras, sua audiência está mais propensa em compartilhar este tipo de conteúdo com os amigos. O maior motivo para isso é porque se trata de uma informação realmente útil e relevante.

Experimente começar a gravar vídeos ensinando a sua audiência a fazer coisas que envolvam os seus produtos. Se você tem uma loja online de panelas, por exemplo, invista em um canal de receitas. Durante a gravação das receitas ou em outro vídeo específico, fale sobre as diferenças entre as panelas e para que cada uma delas serve. Com certeza seu público terá muito interesse sobre isso!

Parcerias com Youtubers

Não tem audiência ainda ou começou há pouco tempo no marketing de conteúdo? Não tem problema!

Você pode contar com os influenciadores digitais para promover sua loja virtual através de vídeos. Essa parceria já vem acontecendo há algum tempo, mas ainda existem grandes oportunidades para você começar.

Uma das formas para fazer isso é um contato direto com o Youtuber ou blogueiro. Envie amostras grátis de seu produto a ele. Lembre-se que na propaganda, o primeiro passo é ser visto, não é mesmo?

Juntamente com a amostra encaminhe suas informações de contato e peça o feedback do influenciador. Você também pode deixar claro o seu interesse que ele promova o seu produto. Para isso, peça o retorno do contato.

Outra alternativa é usar de intermediadores nessa relação. O Celebryts é um desses sites que reúne Youtubers, anunciantes e agências para essa parceria. Aparentemente eles ainda estão na versão beta, mas você pode solicitar um convite clicando aqui.

A maior vantagem de criar esses vídeos para lojas virtuais está no fato da audiência ser muito maior e segmentada. Além disso, caso você ainda não tenha audiência pode levar algum tempo e dinheiro para construí-la.

Na internet, você encontra facilmente Youtubers e blogueiros que falam sobre temas específicos, como moda e fitness por exemplo. Tudo o que você precisa fazer é contatá-los para uma parceria.

Anúncios em Youtube

O bom e velho anúncio perdeu um pouco de sua força, é verdade. Mas para alguns nichos de mercado ele ainda funciona, e muito bem por sinal. Para quem tem uma verba disponível para investir nesses anúncios e quer resultados rápidos, essa pode ser uma ótima opção.

Você pode criar vídeos e promovê-los em praticamente todas as redes sociais do mercado. Uma delas é o Facebook, onde você pode impulsionar o seu conteúdo para atingir mais pessoas. Caso queira aprender como anunciar no Facebook clique aqui e veja o artigo com dicas para iniciantes.

Como estamos falando de vídeos para lojas virtuais, nada mais justo que focar no principal site do mundo neste critério. O Youtube é o maior streaming de vídeos de todo o planeta e segundo site de pesquisas mais acessado atualmente. Perdendo a primeira posição apenas para o Google, é claro!

Deste modo, você precisa concordar comigo que anunciar nele é muito mais vantajoso. Com 100% de certeza as pessoas que você deseja alcançar acessam o Youtube diariamente. Por isso, as chances de seus vídeos atingirem as pessoas certas aumenta e muito.

O Google Ads for Vídeo é o programa de anúncios do Youtube e segue basicamente o mesmo princípio dos anúncios no Google. A única diferença é que você pode adicionar vídeos em seus anúncios. Esses conteúdos são mostrados nos resultados das buscas no Youtube, ou então como spots de 4 segundos em outros vídeos da rede social.

Unboxing

Esse é um termo em inglês sem uma tradução específica para o português. Mas passou a ser usado para definir o “desempacotamento de novos produtos”. Em linhas gerais, ao receber um novo produto o usuário o desempacota frente a câmera e compartilha a experiência e surpresa ao vivo.

Segundo dados do Google Trends, o termo se tornou conhecido no ano de 2006. Desde então passou a ser usado por consumidores ansiosos por receber seus produtos, ou lojas para divulgar lançamentos.

Um case de sucesso muito bacana de unboxing é o do Yuri Faiani. Sua livraria era a única a distribuir o DVD Awake: A Vida de Yogananda. Yuri gravou um unboxing para mostrar a chegada dos DVDS e criou um anúncio no Facebook para promover o vídeo. Depois de investir apenas R$ 15,00 reais ele teve um ROI de 900% e atingiu mais de 60 mil visualizações no vídeo.

Isso prova que vídeos para lojas virtuais funcionam mesmo e você não precisa investir muito e nem de uma super produção. Preocupe-se apenas em criar o conteúdo certo para as pessoas certas, assim como fez o Yuri.

Voltando ao Unboxing você pode usá-lo de duas maneiras distintas para gravar vídeos para e-commerce. Fazer como o Yuri, ou pedir a seus clientes que façam isso quando receberem o produto. Eles podem usar uma hashtag específica para publicar o vídeo ou marcar sua página, por exemplo. Com certeza esse conteúdo espontâneo terá muito impacto em suas vendas na internet.

Reviews em vídeo

Não é segredo para ninguém que a maioria das pessoas tem preferência por consumir conteúdos em vídeo. Isso também acontece com reviews de produtos.

Através dos vídeos para lojas virtuais é possível transmitir a informação de maneira mais rápida e assertiva. Sem mencionar que o cliente se sente mais confiante ao realizar a compra, como já vimos no início do artigo.

Muitos e-commerces têm usado os vídeos para melhorar a experiência de seus clientes e, com isso, alcançam ótimos resultados. Principalmente, porque informações mais complexas podem ser transmitidas de forma tranquila nos vídeos.

Um dos grandes exemplos da real vantagem dos vídeos para lojas virtuais é do site americano Zappos. Além de ter ótimos cases no atendimento ao cliente e gestão de crise, a loja foi pioneira no uso de vídeos em e-commerces.

Essa inovação rendeu para empresa na época 30% a mais de conversão naqueles produtos que possuíam vídeos. Assim a loja virtual de sapatos e bolsas, de diversas nacionalidades e marcas, se consolidou na internet. Uma prova real que qualquer loja virtual pode fazer o mesmo.

Experimente adicionar vídeos de seus produtos na página de compra. Não quer dizer que você deve abandonar o texto, mas com certeza é uma ótima maneira de completar as informações do produto e ajudar o usuário a escolher certo. Só não se esqueça de fazer algo diferente, uma abordagem única em seus vídeos para ter ainda mais sucesso. Vídeos apenas com especificações técnicas são chatos e ninguém gosta!

Relacionamento e transmissões ao vivo

Agora sim chegamos ao ponto mais importante do artigo. O verdadeiro pulo do gato.

Provavelmente você já sabe que a premissa fundamental do marketing de conteúdo é o relacionamento, não é? Então, isso não é diferente com os vídeos e muitos menos em e-commerces.

Pode parecer complicado se relacionar com os possíveis clientes, quando se tem uma loja virtual. Porém, eu já falei em outro artigo como fazer marketing de conteúdo para e-commerce. E uma boa forma para fazer isso é contar histórias de seu negócio.

Aqueles vídeos por trás da cortina, mostrando os bastidores são ótimos para gerar relacionamento com as pessoas. Lembre-se que somos todos curiosos e adoramos saber como as coisas acontecem. Ao abrir essa porta para o seu potencial cliente, ele se sente mais valorizado.

Quando você une essas histórias com transmissões ao vivo, aí sim as coisas ficam ainda mais interessantes. Foi o que fez a Benefit Cosmetics, uma empresa de produtos de beleza e cosméticos de São Francisco.

A empresa inovou ao transmitir lives pelo Facebook em série. Em datas pré-agendadas e com temas sugeridos pelos seus seguidores, essa marca internacional impactou milhões de pessoas. Além disso, eles também são muito bons em contar histórias. Veja a página sobre do site, por exemplo.

O Facebook tem priorizado as transmissões ao vivo no feed de notícias, mas mesmo pelo Google Hangouts você pode ter bons resultados. O importante é se relacionar com sua audiência para que eles se tornem clientes mais tarde, lembre-se disto!

Não se esqueça de ser interessante e breve!

Uma das coisas que mais chama atenção nos vídeos é a rapidez para consumir o conteúdo e o poder para prender as pessoas em poucos segundos. Mas isso nem sempre acontece com todo mundo. Se você usar o vídeo de forma errada em sua estratégia de marketing, as coisas podem ir por água abaixo.

Por conta disto, fique atento a dois detalhes muito importantes quando for usar vídeos em sua loja virtual.

O primeiro é, sem dúvida, fisgar o interesse de seus espectadores. Para isso comece escolhendo temas que realmente são interessantes para eles. Você pode fazer uma busca no Buzzmo, por exemplo, para ver o que está em alta nas redes sociais. Mas lembre-se de ser autêntico e escolher um tema ligado ao seu produto.

O segundo detalhe é ser breve, direto e objetivo. De preferência entregar a melhor parte do vídeo logo no início para prender a atenção da audiência. Se você levar 30 minutos para fazer um review de um produto e ainda falar apenas das especificações técnicas, com certeza ninguém vai assisti-lo até o final.

Ah, e o final também é importante! Geralmente é ali que você coloca a sua chamada para a ação. Seja um link de produto, uma forma de gerar leads, não importa. Este é um critério importante em seus vídeos, mas só vai funcionar se você conseguir reter os espectadores por tempo suficiente. Então, seja breve!

Os vídeos são tendências de marketing digital, especialmente para as lojas virtuais como você pode ver neste artigo. Ao usá-los da maneira correta e seguir as dicas acima, sem dúvida alguma você vai conseguir vender em seu e-commerce.

Além desse formato de conteúdo, você também pode usar muitos outros para atingir o seu público na internet. Porém, é necessário que saiba utilizá-los sabiamente e tenha um equilíbrio entre os posts de venda e educação.

Quer saber mais sobre como vender na internet usando o marketing de conteúdo? Então, baixe o ebook gratuito com 5 passos para você vender na internet hoje mesmo! Veja nesse ebook como uma sex shop online duplicou suas vendas e aumentou o tráfego orgânico em 18%, em apenas três meses.

como-vender-mais-com-blog-banner

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Vídeos para lojas virtuais: Como impulsionar suas vendas?”

felipe

Muito bem bolado esse site. Parabéns 😉

RedatorOnline.net

Obrigado pelo comentário Felipe!
Volte mais vezes ao blog 🙂