Youtube Marketing: Como usamos nosso Canal na estratégia de conteúdo?

O Youtube marketing já é uma tendência mundial!

youtube marketing

O site de vídeos do Google é o segundo maior buscador do mundo e tem mais de 1 bilhão de usuários ativos. Com certeza é uma ótima ferramenta de marketing para sua empresa e precisa ser levada em consideração.

Por outro lado, os vídeos são ótimas opções para transmitir informações e conteúdos. São consumidos mais rápido, se adaptam automaticamente a diferentes telas e todo mundo adora, não é mesmo?

Por essa razão, investir no marketing no Youtube deve estar nos planos de sua empresa. Especialmente, se você deseja escalar sua produção de conteúdo e gerar ainda mais negócios com o marketing de conteúdo.

Não sabe como fazer o Youtube marketing dar certo?

Não se preocupe!

Veja neste artigo tudo o que fizemos em nosso canal do Youtube e como conseguimos gerar mais leads e vendas com ele. Confira também o segredo para mais de 300% de crescimento em apenas 6 meses.

Criando o canal no Youtube

O primeiro passo para usar o Youtube marketing é criar uma conta no site, sem dúvida. Esse é um processo relativamente fácil e intuitivo. Veja esse artigo do próprio Google e coloque o seu canal no ar em poucos minutos.

O que vou focar nesse tópico é a estratégia por trás da criação de seu canal. Você não pensou que podia apenas se registrar e fazer tudo de qualquer jeito, não é?

Começar da maneira correta com o marketing no Youtube é determinante para atingir resultados e crescer mais rápido. Por isso, fique atento aos seguintes fatores ao criar seu canal no Youtube:

  • Escolha um bom nome;
  • Personalize a URL de seu canal com o seu nome, ou da sua empresa, para ser lembrado mais facilmente;
  • Crie uma rápida descrição de seu canal e use as palavras-chave mais relevantes para seu conteúdo;
  • Não foque a descrição de seu canal apenas no que sua empresa faz ou vende, fale dos seus conteúdos;
  • Defina uma identidade visual para o canal (avatar, imagem de capa e thumbnails) que lembrem a sua empresa (cores da logo, por exemplo);
  • Insira os links de seu site, blog e redes sociais em seu perfil.

Confira o Canal do RedatorOnLine.net e veja todas essas dicas em ação. Mas não se preocupe, pois vamos voltar a falar em algumas dessas dicas mais tarde.

Equipamentos para gravação de vídeos

Você não precisa criar uma super produção de Hollywood para interagir com potenciais compradores. Na verdade, os canais mais populares do Youtube são grandes exemplos de simplicidade e baixo custo.

Veja o que será necessário para fazer vídeo marketing no Youtube:

  • Uma câmera ou smartphone com qualidade de gravação em HD, de preferência;
  • Tripé para estabilizar o equipamento de gravação;
  • Equipamentos de iluminação (temos um softbox com tripé aqui na RO);
  • Microfone para capturar o áudio (usamos um a lapela, mas você pode usar o próprio fone com microfone de seu celular ou o externo);
  • Cabo USB ou cartão de memória para transmitir o vídeo para o PC;
  • Computador ou notebook para edição dos vídeos (também é possível fazer isso pelo smartphone, mas acho mais complicado);
  • Software de edição de vídeos (utilizamos o VideoPad Editor Pro, mas existem opções gratuitas também. Tudo vai depender do nível de edição que você deseja. Eu particularmente me contento com alguns textos e cortes.);
  • Cenário de gravação (no meu caso, uma poltrona e uma parede branca ao fundo).

A compra desses equipamentos não sai muito cara, na maioria das vezes. Porém, como em qualquer mercado, existem as opções mais baratas e outras mais caras.

Para você ter uma ideia, aqui na RO fizemos um investimento de uns R$ 3.500,00 reais, mais ou menos. Incluindo o smartphone (Moto G4 Plus), softbox, microfone a lapela (Audio Technica ATR3350) e notebook (Acer).

Alguns desses equipamentos foram adquiridos no Mercado Livre, o que possibilitou uma grande economia. Mas fique atento à reputação do vendedor e leia bem o anúncio, combinado?

Já se você prefere lojas físicas, qualquer empresa especializada em artigos audiovisuais poderá ajudá-lo. O softbox, por exemplo, adquirimos em uma loja aqui em Joinville mesmo.

Escolha de temas para o conteúdo

O conteúdo é a parte mais importante de sua estratégia de Youtube marketing. Através dele é que as pessoas serão atraídas para o seu canal e se tornaram clientes mais tarde. Sendo assim, dedicação e muita pesquisa são determinantes para o sucesso de seus vídeos.

A primeira coisa que você deve fazer, antes de criar um canal no Youtube, é conhecer sua persona. Descubra quem ela é, do que gosta, quais são seus interesses e dúvidas, etc. Quanto mais conhecimento você tiver de seu público-alvo, mais fácil será gerar conteúdo.

Crie uma lista com as dúvidas mais comuns de seus potenciais clientes e busque respondê-las em seus vídeos. Comece pelas coisas mais óbvias e depois vá expandindo o conteúdo e deixando ele ainda mais complexo.

Uma alternativa de complemento é buscar por palavras-chaves ideais para os seus vídeos. É o mesmo processo que você provavelmente já faz em seu blog.

Use de ferramentas de pesquisa de palavras-chave e encontre os termos mais buscados. Em seguida, crie vídeos atendendo essas dúvidas.

Separei três ferramentas muito úteis nesse processo no canal, veja como elas funcionam nos vídeos abaixo:

Ainda tem outras ferramentas, como o BuzzSumo, por exemplo. Ele permite que você encontre tendências nas redes sociais. Assim você pode criar vídeos sobre os assuntos mais populares do momento.

No artigo “Como impulsionar suas vendas com vídeos” há outros formatos e ideias de conteúdo que você pode aproveitar. Confira o texto para ter novos insights sobre o que publicar no canal do Youtube da sua empresa.

Não esqueça também de criar um calendário editorial para seu canal. Manter a consistência de publicação também é importante para gerar novos inscritos e ganhar visualização no Youtube.

Exemplo de nosso canal

Só a critério de comparação, o Canal do RO cresceu mais de 100% em inscritos e views no último trimestre publicando um vídeo por dia.

Chegamos a atingir 300% de crescimento comparado ao período sem nenhuma publicação no canal. E olha que estamos em um mercado extremamente concorrido.

Veja alguns números na imagem abaixo:

youtube marketing redatoronline.net

Dados de Janeiro a Março de 2017

Otimização de SEO em vídeos

O Youtube não é apenas um player de vídeo, é o segundo maior buscador do Mundo. Em outras palavras, milhões de pessoas acessam o site diariamente em busca de respostas. Agora imagine se elas encontrassem os seus vídeos ao invés do conteúdo da concorrência?

Com certeza sua empresa estaria gerando mais leads e vendas através do marketing no Youtube. Então, não negligencie o trabalho de SEO em seus vídeos.

Entre as coisas mais importantes para a otimização de vídeos e técnicas que testei, estão:

  • Nomeie o arquivo de vídeo com o termo de busca, antes de enviar para o Youtube;
  • Use a palavra-chave principal no título do vídeo, o mais próximo do início possível;
  • Coloque sua palavra-chave nas Tags do vídeo e complete com termos relacionados;
  • Escreva uma descrição do vídeo ou cole a transcrição nesse campo, mas não se esqueça de usar a palavra-chave algumas vezes também;
  • Repita a palavra-chave de forma clara e devagar durante o vídeo, assim ela aparecerá automaticamente na transcrição criada pelo próprio Youtube;
  • Se possível, envie a transcrição e legendas do vídeo;
  • Faça o upload de miniaturas nomeadas com sua palavra-chave principal;
  • Insira o vídeo em uma Playlist, quando possível;
  • Use o Google Adsense para vídeos, aparentemente também ajuda no desempenho com as buscas.

Monitoramento e otimização

Depois de criar o seu canal no Youtube, comprar os equipamentos, escolher as pautas, montar o seu calendário e publicar os vídeos, é hora de ver o que está funcionando.

Porém, o processo de mensuração não começa apenas na finalização do vídeo. Na verdade, antes mesmo de gravar os vídeos é preciso pensar na mensuração.

Não entendeu? Eu explico!

Para que você consiga medir os resultados dos vídeos é preciso conhecer as métricas relevantes do negócio. E para isso, precisamos compreender o objetivo de cada vídeo em sua estratégia de marketing no Youtube.

Então, comece definindo o porquê de cada vídeo, ou seja, o que o espectador deve fazer ao assistir esse conteúdo? Se inscrever no canal, comentar, ir para o seu site?

Em seguida, escolha os dados que devem ser acompanhados para medir o desempenho.

O vídeo foi criado para gerar tráfego para o Canal? Então, as visualizações devem ser acompanhadas. Seu objetivo era gerar engajamento? Então, monitore os comentários e likes dos vídeos e assim por diante.

Métricas mais comuns do Youtube e porque usá-las

Veja as métricas mais comuns do Youtube e para que servem. Entenda quais dados acompanhar de acordo com seus objetivos.

Você pode consultar essas informações no Analytics de seu canal do Youtube.

Relatórios do tempo de exibição

Mostram todos os dados referentes a exibição dos vídeos, como tempo de exibição e retenção de público. Também traz dados referentes ao público de seu canal e origens de tráfego.

Use essas informações para conferir o desempenho de seus vídeos, ver se as pessoas assistem o conteúdo completo e etc. Veja também nessa opção onde os seus vídeos são assistidos e encontrados (no seu site, página inicial do Youtube, sugestões, etc.).

O relatório do tempo de exibição possui diversas ramificações muito úteis. Explore o painel de análise em seu canal para conhecer todas as funções.

Para melhorar esses números distribua seus vídeos em outros canais de sua empresa. Publicação em blog, redes sociais e envios de emails são ótimas opções.

Relatórios de envolvimento

Monitora o engajamento das pessoas com seus vídeos através de likes, não likes, comentários e playlists. Ajuda a compreender o quanto as pessoas gostam de seus vídeos e também conhecer os conteúdos mais quentes.

Explore esse relatório para criar um relacionamento com sua audiência e transformá-los em leads e clientes, mais tarde. Lembre-se que o Youtube é apenas uma ferramenta de comunicação, então tente se aproximar de seus inscritos sempre que possível.

Aliás, as transmissões ao vivo cumprem muito bem esse papel. Elas ajudam a impulsionar o engajamento de seu canal em um tempo muito curto. Experimente!

Para ganhar mais inscritos e engajamento crie chamadas para ação em seus vídeos. Peça para as pessoas curtirem, comentarem e se tornarem inscritos de seu canal. Essa é a melhor forma de gerar mais resultados!

Vídeos mais assistidos

Geralmente essa informação aparece na página inicial do Youtube Analytics. Sua utilização é bem simples, mas muito importante.

Utilize esses dados para conhecer os vídeos mais populares de seu canal. Em seguida, cogite gravar conteúdos semelhantes para ganhar ainda mais visibilidade.

Outra opção é adicionar notas e links de outros vídeos nos conteúdos populares de seu canal. Assim você mantém as pessoas por mais tempo e divulga outros vídeos relevantes também, aumentando sua taxa de visualização.

Conclusão

O Youtube marketing é muito relevante para gerar leads e novos negócios na internet. Como você viu, algumas medidas simples podem fazer o seu canal crescer e impulsionar sua empresa na internet.

Apenas tenha em mente que esse é um processo contínuo, assim como qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Logo, dedique-se a gerar conteúdos relevantes e otimizar cada vez mais o processo.

Lembre-se também que o maior segredo para ter sucesso em qualquer canal do marketing digital, é falar a mesma língua de seu público. Sendo assim, procure conhecê-los o melhor possível e levar informações úteis para seus vídeos.

Vale lembrar que compartilhei nesse conteúdo algumas coisas que fiz e deram certo para mim. Porém, os resultados são muito relativos com o marketing no Youtube. Você pode ter melhores ou piores resultados. Tudo vai depender de seu público, segmento de mercado e, acima de tudo, da qualidade de seu conteúdo.

O que achou dessas dicas sobre Youtube marketing? Quer receber mais sugestões e técnicas sobre vídeo marketing? Que tal ficar ligado no que fazemos por aqui e implantar também em seu negócio? Inscreva em minha Lista VIP e fique por dentro de todas as novidades!

P.S.: Depois da publicação desse conteúdo nosso canal foi bloqueado pelo YouTube sem justificativa. Estamos tentando resolver essa questão para retomá-lo, enquanto isso se inscreva no novo canal aqui!

Junte-se a mais de 440 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *