Como montar um site de vendas e ter sucesso?

Você sabe como montar um site de vendas pode ajudar o seu negócio? Então, leia este artigo!

como montar um site de vendas

Uma pesquisa do Google de 2016 revelou que o comércio online continua crescendo a todo o vapor. Segundo o estudo, até 2021, as compras online vão dobrar sua participação no comércio varejista. O levantamento ainda informou que esse novo hábito do internauta vai gerar até 85 bilhões de reais nos próximos 4 anos.

Os dados demonstram uma tendência real de crescimento do e-commerce no Brasil e no Mundo. Mas não apenas as lojas virtuais veem esse crescimento. Negócios diversos já conseguiram crescer e ter o seu lugar de destaque, graças à internet.

Com você pode acontecer a mesma coisa, desde que esteja preparado para acompanhar essa onda e aproveitar o máximo dela. E para começar, você precisa aprender como montar um site de vendas e marcar presença na web.

Então, confira que tipo de site montar e como melhorar suas chances de ficar com uma fatia desse faturamento. Leia o artigo agora mesmo e leve seu negócio para o mundo digital o quanto antes!

Tipos de sites de venda

Antes de aprender como montar um site de vendas de sucesso, você precisa conhecer os tipos de páginas disponíveis. Cada um deles tem um objetivo diferente e suas funcionalidades variam de acordo com a meta final de seu site.

Alguns podem ser criados para vender automaticamente na internet, tudo em piloto automático. Já outros, servem apenas para captar contatos e direcioná-los para um vendedor da sua empresa. Qual deles atende melhor a sua necessidade?

Veja abaixo os tipos de sites de venda mais comuns e descubra qual a melhor opção para o seu caso. Confira!

E-commerce

O e-commerce é o site de vendas mais conhecido na internet. Trata-se de uma loja virtual com diversos produtos a venda, ou seja, uma vitrine de seu negócio na internet.

As lojas virtuais se tornaram muito comuns pela facilidade em promover a sua empresa e o alcance sem limites de novos clientes. Ao levar seu empreendimento físico para o mundo online, as barreiras geográficas não existem.

Além disso, ao criar uma loja virtual todo o processo de venda é automático. O cliente entra no seu site, escolhe o produto, adiciona no carrinho, faz o pagamento e pronto. Você só vai precisar enviar a mercadoria após a confirmação do pagamento, se estiver trabalhando com produtos físicos é claro.

O principal objetivo de uma loja online é deixar tudo no piloto automático. De modo que sua empresa fique aberta 24 horas por dia a custos reduzidos. Da mesma forma, o comprador consegue tomar todas as ações e decisões necessárias, sem a interferência de um vendedor.

Aprenda a montar uma loja virtual passo a passo com o WordPress neste outro artigo. Veja também os plugins essenciais para tonar seu e-commerce um sucesso na web!

Afiliado

Afiliado é o profissional que promove produtos de outras pessoas. Podem ser mercadorias físicas ou infoprodutos, como cursos e livros digitais, por exemplo. O ponto mais importante é que ao se tornar um afiliado você não tem nenhum produto, apenas comercializa o de um de terceiro.

Em troca de suas vendas você recebe uma comissão por cada pedido, que varia entre 20 e 50% do valor do produto. Além disso, a liberação e atendimento do cliente são feitos pelo responsável pelo item vendido.

O produtor, nome dado ao responsável pelo produto, ainda disponibiliza materiais de apoio para ajudar na divulgação. Entre esses itens promocionais estão banners, landing pages, sequências de email, post para redes sociais e etc.

Durante seu trabalho como divulgador para terceiros, você pode direcionar as visitas para o site da própria empresa ou vendedor. Outra opção é criar um site próprio com o intuito de divulgar esse produto em específico.

Nessa última alternativa você tem um site de afiliado ou mini site. Tudo nessa página da web é feito com o intuito de vender o produto em questão e promover o autor/ produtor.

Marketplace

Um marketplace é uma loja virtual também, porém com dezenas e até milhares de vendedores e produtos. É como se fosse um shopping, mas sem lojas físicas e todas aquelas coisas que estamos acostumados.

A vantagem de montar um site de vendas como esse é a maior probabilidade de alcançar clientes. Você embarca na fama do Marketplace e de outros vendedores e, assim, tem mais chances de comercializar seus produtos.

Os custos também são mais baixos para manter um site como esse. Pois os gastos com instalação e manutenção do sistema são divididos entre todos os vendedores. Sem esquecer que você não precisa criar nada, tudo já está pronto para uso e rodando. Basta se cadastrar e lançar os seus anúncios no site.

Um grande exemplo desse formato de site é o Mercado Livre, que possui vendedores de diversos locais do país e uma lista infinita de itens a venda.

Institucional

Já um site institucional é uma página da web que promove determinada empresa ou profissional. Ao contrário dos demais dessa lista, ele não permite fazer compras online e sem a ajuda de um consultor ou atendente.

O site corporativo serve como um intermediador entre cliente e a empresa. Também é uma ótima opção para divulgar o negócio na internet e atrair novos consumidores. Porém, o intuito dessa ferramenta é gerar contatos, leads ou pedidos de orçamento.

Em suma, a pessoa entra no seu site e se cadastra em determinada página. A partir daí, um vendedor entra em contato com ela e dá seguimento ao processo de vendas.

O site do RedatorOnLine.net é um grande exemplo de uma página corporativa. Através dele, nossos clientes conhecem melhor a marca e podem se informar a respeito de nossos serviços. Confira!

Como montar um site de vendas?

 

Agora que você já conheceu as formas de vender na internet, é hora de aprender definitivamente como montar um site de vendas. Para que as vendas comecem a cair em sua conta e todos fiquem satisfeitos, é preciso tomar alguns cuidados nessa hora.

Isso inclui o design de seu site, as fotos dos produtos, sua mensagem de vendas e claro, o quanto o potencial comprador “gosta” de você. Então, veja como cada um desses aspectos influencia a venda na web e aprenda a usá-los da forma correta em seu site.

1. Fique de olho no design

Você sabia que 38% das pessoas deixam um site por causa do design e que 94% das primeiras impressões são tiradas através do template de sua página na web? Pois é, o design é uma parte extremamente importante quando falamos sobre como montar um site de vendas ou qualquer outro formato.

Os internautas adoram um design limpo, responsivo, leve e agradável aos olhos. Quando você toma esse cuidado em seu site de vendas, tem muito mais chances de ganhar credibilidade e novos clientes. Afinal, as pessoas estarão mais dispostas a fazer um pedido se confiarem em você, não é mesmo?

E para dominar esse assunto não há segredo. Você precisa aprender sobre Design Thinking e ficar de olho nas regras do Google. O maior buscador do mundo também tem priorizado sites que investem em um design responsivo e que agrada seus usuários.

Em resumo, criar um layout mais que bacana para seu site de vendas vai ajudar a aumentar as conversões, visitas e faturamento. Logo, dedique quanto tempo for necessário nessa etapa e faça testes constantes. Além de criar um bom design, é preciso testá-lo e ver o que funciona melhor com a sua audiência.

2. Use imagens atraentes

Falar de imagens tem a mesma importância que o layout de qualquer página na internet. Quando você pensa em como montar um site de vendas, precisa prestar muita atenção nesse item.

As fotos devem ter qualidade, ser chamativas e precisam ter conexão com o produto ou serviço anunciado em sua página de vendas. Assim, suas chances de fisgar a atenção do cliente aumentam e a conversão tem mais probabilidade de acontecer.

A melhor parte é que você não precisa ser um fotógrafo profissional, ou contratar um, para conseguir boas imagens. Você consegue imagens de alta qualidade em bancos gratuitos. Alguns, inclusive, permitem a utilização para qualquer finalidade.

Tenha em mente que o potencial comprador ainda não conhece a sua empresa e produto. Logo, ele vai se basear muito na aparência de seu site e no cuidado que teve para montá-lo. Investir em imagens atraentes e de boa qualidade mostra que você se preocupa com os usuários e que deseja oferecer o melhor para eles.

Sendo assim, escolha fotos atraentes e que mostrem o real valor daquilo que está vendendo. Não economize nessa hora e, se for necessário e possível, contrate um profissional para ajudá-lo.

É melhor desembolsar alguns reais para tirar algumas fotos profissionais do que deixar de vender, não é mesmo? Em ambos os casos você estará investindo dinheiro. Então, fique esperto! 🙂

3. Trabalhe bem a sua Copy

Copy é um termo em inglês usado em marketing para se referir a uma mensagem de persuasão. Ou seja, um texto que será usado para convencer as pessoas a tomarem determinada ação. O objetivo da Copy pode ser vender, ganhar inscritos na sua lista, fãs nas redes sociais e por aí vai.

Além disso, o serviço de um Copywriter pode ser usado para criar um artigo em seu blog, roteiro para vídeo, mensagem de email ou qualquer outro conteúdo. Você pode e deve usar dos gatilhos mentais e da persuasão para fazer o seu negócio crescer.

E quando falamos em como montar um site de vendas, isso não poderia ser diferente. Cada palavra que você adiciona em sua página precisa ter um objetivo e ser devidamente planejada. A sua carta de vendas não deve falar de seus interesses, mas sim das pessoas que você quer atingir.

Trabalhe as dores de sua persona, seus interesses, dúvidas e dificuldades. Mostre na sua mensagem o que importa para seus compradores em potencial e aumente a sua taxa de conversão.

Lembre-se que as pessoas compram por causa da emoção e não da razão. Por isso, dê motivos emocionais para comprar o seu produto e justifique-os com a lógica mais tarde. Ao fazer isso, sua página de vendas se tornará irresistível.

4. Seja simples e direto

O maior erro que você pode cometer na hora de montar um site de vendas é exagerar demais. Seja no design de sua página, no texto, no vídeo ou no preço, você precisa dosar cada medida. Basta um exagero em alguma parte e o comprador simplesmente vai embora.

A melhor forma de evitar isso é através da objetividade e da simplicidade. Não encha sua página de floreios, informações vazias e coisas que não fazem sentido. Ao invés disso, saiba o que é mais importante para o seu público-alvo e foque nessas informações.

Se o seu comprador ideal é mais analítico do que emocional, apresente estatísticas e análises matemáticas sobre seu produto ou serviço. Caso ele goste de ver depoimentos e cases de sucesso, apresente isso em sua página de vendas.

Quando você vai direto ao ponto e usa de uma linguagem simples, todos saem ganhando nessa história. O potencial comprador não perde tempo e encontra as informações que procurava. Já você, consegue ser mais assertivo em sua mensagem de venda e ganha mais clientes.

Portanto, garanta que as informações estejam simples e diretas. Qualquer pessoa deve ser capaz de entender o que você diz. Esta é uma das melhores dicas sobre como montar um site de vendas vencedor: menos é mais!

5. Gere relacionamento

Na maioria das vezes, a venda não é um processo linear e simples. Em outras palavras, ninguém vai encontrá-lo na rua e pedir para comprar seu produto. Antes, o seu consumidor precisa conhecê-lo e confiar em você. E não há melhor forma para aumentar a sua autoridade do que através do relacionamento.

O Guilherme Lito, o “Esfinge” do blog da Luz, falou muito bem sobre esse tema em seu artigo “5 semelhanças entre namorar e empreender!”. Segundo ele, e concordo plenamente, a venda nada mais é que um processo de sedução.

Não tem como você apressar etapas e sair casando com uma pessoa que nem conhece no primeiro encontro, não é? Com o seu cliente acontece a mesma coisa. Ele não vai comprar de você no primeiro contato. Só vai se tornar um cliente quando lhe conhecer melhor e, acima de tudo, confiar em você.

Por isso, respeite o tempo de seus potenciais compradores e não seja um chato. Andrew Davis diz:

“Crie momentos de inspiração que estimulem as pessoas a entrar em uma jornada.”

E é exatamente o que precisamos fazer.

Crie uma jornada de compra prazerosa e divertida para seu público e para você mesmo. Se conheçam melhor, namorem, noivem e só depois casem definitivamente. Deste modo, fica muito mais fácil vender e seus clientes permanecem em seu negócio por mais tempo. Experimente!

Aprender como montar um site de vendas é uma tarefa complexa e que exige muito comprometimento. O seu site é como um quebra-cabeça, formado por diferentes partes e todas precisam se encaixar.

Se você seguiu essas dicas, com certeza melhorou as suas chances de ter sucesso com sua página na web. Mas lembre-se que o processo está apenas começando e você precisa completá-lo para chegar mais longe, ok?

Para ajudá-lo nesta jornada, baixe o ebook gratuito Como vender mais e melhor! Descubra os cinco passos essenciais para ter sucesso na internet e confira também um case de sucesso incrível com essa metodologia. Baixe o ebook agora mesmo e aumente as vendas de seu e-commerce como o Renan fez! 🙂

como vender mais e melhor ebook gratis

Junte-se a mais de 390 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *