Email marketing

O que é mailing e como montar um de verdade?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
O que é mailing e como montar um de verdade?

Mailing é um termo muito antigo, mas foi resgatado com as estratégias de marketing digital. Tornou-se uma das melhores técnicas para aumentar suas vendas, gerar relacionamento e fazer o pós venda em sua empresa.

o que é mailing

Para que você tenha um mailing assertivo e consiga vender para as pessoas, no entanto, é preciso tomar uma série de cuidados.

Tudo começa na construção dessa lista, que deve ser pautada na geração de valor às pessoas e não no SPAM ou em compras de lista. Depois você deve se relacionar adequadamente para garantir que os leads continuem em seu banco de dados.

Confira neste post o que é um mailing e como criar o seu. Aprenda a impulsionar a sua geração de leads e aumentar suas vendas com essa estratégia.

O que é mailing?

É um termos em inglês, cujo significado é “enviando” no sentido de despachar uma correspondência. Esse termo é muito antigo e surgiu nos primeiros esforços de marketing direto que temos notícia, mesmo antes da internet.

A configuração mais comum dessa estratégia é o envio de mala direta pelos correios ou chamadas a frio de operadores de telemarketing.

Com certeza, você já experimentou ao menos uma dessas situações, não é mesmo?

No marketing digital, o mailing passou a ser chamado de lista de contatos ou lista de emails. Trata-se de um banco de dados virtual onde são armazenadas informações de clientes e leads, ou seja, potenciais compradores.

Entre os dados obtidos estão: nome, email, telefone, endereço, idade, compras e assim por diante. O objetivo é capturar essas informações para se relacionar com as pessoas, gerar confiança e depois vender para elas.

Por que ter um mailing de clientes e prospectos?

banner aula como usar o email marketing

O email é uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia. Qualquer pessoa precisa ter uma conta de email para poder usar serviços como redes sociais, softwares online e até mesmo para fins profissionais.

Além disso, se comunicar com uma pessoa diretamente no email gera muito mais relacionamento. Como os internautas estão cada vez mais exigentes, você tem a garantia do interesse deles em seu conteúdo. Afinal, se a pessoa se registrou para receber suas mensagens é sinal que realmente gosta do que você compartilha.

Outra vantagem de usar um mailing de clientes e leads é a automação de marketing. Através de softwares específicos é possível automatizar processos e qualificar os contatos de forma automática.

Deste modo, você reduz o tempo gasto no processo de vendas e foca apenas nas pessoas que realmente querem comprar de você.

O email marketing também é uma das estratégias mais baratas e com melhor retorno do investimento. Por isso, é muito utilizada por agências de marketing digital.

A partir de algumas centenas de reais você pode montar o seu funil de vendas e começar a capturar contatos. Já em relação ao ROI, trata-se da maior taxa entre todas as estratégias de marketing digital ou campanhas tradicionais.

Dito isto, investir na criação de uma lista de contatos é a sua melhor escolha. Através dela as suas chances de vender aumentam e muito. Então, não desperdice essa oportunidade!

Como montar sua lista de emails?

Você já sabe que um mailing é importante, mas como montar um? Como criar a sua própria lista de emails de forma adequada e assim atingir os resultados?

Na verdade, existem três passos simples e práticos para você dar vida a sua estratégia de email marketing. A seguir, você confere algumas dicas para montar o seu mailing de clientes e aumentar suas vendas.

Escolha uma boa ferramenta

Um mailing só é eficaz quando aliado a uma boa ferramenta de automação de marketing. É através dessa solução que você será capaz de capturar os contatos, gerenciar a sua lista e criar relacionamento com a base. Sem uma ferramenta a criação de um mailing seria ainda mais difícil e talvez até impossível.

Por isso, dedique um tempo para escolher a ferramenta de email marketing ideal para seu negócio. Você pode começar com as opções gratuitas e depois fazer o upgrade para um plano profissional.

O mais importante, no entanto, é estar atento as funcionalidades e recursos que você mais precisa da plataforma. Ao fazer isso a escolha da solução fica mais fácil.

Veja alguns softwares que podem ser usados para construção de seu mailing:

  1. SendinBlue
  2. Leadlovers
  3. Nitronews
  4. Mailify
  5. Mailchimp

Quer saber mais sobre cada uma delas e conferir outras opções? Veja este post que compara 9 ferramentas de email marketing.

Invista em conteúdo de qualidade

banner conteúdo estratégico

Produzir conteúdo sobre o seu mercado é a melhor forma de gerar leads. Você pode publicar artigos em blogs como esse, criar vídeos, postagens em redes sociais e assim por diante.

Quando você compartilha informações relevantes com as pessoas, elas o enxergam como autoridade. Da mesma forma é possível atrair pessoas que ainda não querem comprar de você, mas que farão isso em breve.

Essa é a abordagem mais comum de um funil de vendas. Os conteúdos são ótimos para despertar o interesse das pessoas em seu negócio e levá-los até o fim da jornada de compra.

O email também garante que as pessoas de sua lista sejam notificadas sempre que você publicar um novo conteúdo. Isso contribui para criar uma audiência fiel a sua marca e gerar mais prova social em seu mercado.

Ofereça amostras de seu produto

Oferecer amostras de seu produto também é uma forma de montar um mailing de potenciais clientes. Quando alguém se cadastra para experimentar seu produto ou serviço, é uma oportunidade indiscutível de negócio.

Ao criar uma lista de emails com essa estratégia, suas chances de vender são muito maiores. Por outro lado, o número de pessoas nessa etapa do funil é muito menor.

Amostras grátis ficaram muito comuns em softwares SaaS, mas podem ser aplicadas em diferentes setores.

Use a sua criatividade e ofereça algumas degustações de seu produto de forma gratuita. Assim você divulga o que sua empresa faz e deixa aquele gostinho de “quero mais”.

Produza ebooks e materiais gratuitos

Outra forma para gerar leads em sua empresa é através de materiais gratuitos como ebooks, webinários, infográficos, relatórios, etc. A ideia é oferecer documentos para download e pedir os dados de seus visitantes em troca.

Essa estratégia tende a funcionar melhor, pois a recompensa do cadastro é imediata. Em outras palavras, o crie seu ebooklead recebe o material imediatamente após o cadastro. Fator que contribui para gerar mais contatos em seu mailing.

Também usamos essa tática para abordar assuntos mais densos e que exigem mais aprofundamento.

Assim você pode falar de um tema bem amplo em um ebook de 20 páginas, por exemplo, sem se tornar chato. Além do texto escaneável, imagens, gráficos e outros elementos ajudam a deixar o conteúdo melhor.

Como esses materiais são curtos na maioria das vezes, proporcionam o consumo rápido da informação. O que é excelente para levar o lead à próxima fase de seu funil de vendas.

Agora que você já sabe o que é um mailing de clientes e prospectos e como criar o seu, coloque a mão na massa. Comece a produzir conteúdos, ofereça amostras de seu produto ou serviço e crie ebooks em sua estratégia de conteúdo.

Aproveite para conhecer outras vantagens de criar um ebook para aumentar a geração de leads de sua empresa. Descubra como essa estratégia vai explodir o seu mailing de clientes e aumentar as suas conversões. Confira!

banner como usar ebooks

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Replies to “O que é mailing e como montar um de verdade?”

Dataseek

Muito interessante seu artigo sobre como montar um mailing de qualidade.

RedatorOnline.net

Obrigado pelo comentário! 🙂

VILSON RENNER KERN

Gostei do conteúdo e colocar a mão na massa agora mesmo.
Valeu obrigado
Vilson

RedatorOnline.net

Obrigado pelo comentário Vilson!
Agora é só aplicar. 🙂
Abraços!

Caroline

Excelente matéria. Parabéns!

RedatorOnline.net

Obrigado pelo feedback e visita Caroline. 🙂

Ferramentas da tecnologia para estabelecer uma relação com os clientes - Agência Direito Fácil

[…] vantagem do mailing é que é um pouco mais sério e bem mais formal que as redes sociais e é mais fácil para a área […]

Dataseek - Mailings

Olá Redator online, como faço para publicar um artigo aqui. Vocês tem um publieditorial / midia kit?

RedatorOnline.net

Olá! Obrigado pelo comentário.
Você pode enviar sua sugestão de post para contato@redatoronline.net
Nossa equipe editorial vai analisar para ver se está de acordo com nosso guia de estilo.
E, se estiver tudo ok, publicamos em nosso blog.
Att. Equipe RO