Como vender eBooks na internet e ganhar dinheiro?

Você deseja se tornar um empreendedor de livros digitais, mas ainda não tem ideia de qual caminho seguir? Acredita que o mercado dos eBooks é bastante complicado e pouco lucrativo e por isso tem medo de arriscar? Não se preocupe. Aqui você vai entender melhor sobre esse mercado e aprender como vender eBooks e ganhar dinheiro com isso.

como vender ebooks na internet

EBook é um livro em formato digital e pode ser lido em equipamentos eletrônicos. Existe uma diferença formal entre o livro digital e o impresso, já que são dois suportes diferentes. Dessa forma, o eBook oferece recursos que o impresso não contempla. Ele é mais portátil e acessível do que o livro impresso.

São poucas as editoras brasileiras que apostam nos eBooks, apenas 37% delas. É por isso que as chances de ter sucesso e ganhar dinheiro vendendo eBooks na internet são grandes. Além de divulgar ainda mais o seu negócio, é claro.

Os leitores já estão aceitando mais essa nova forma de leitura, aliás, muitos até preferem. Como as editoras não apostam muito no formato, está mais do que na hora de você apostar e saber mais sobre como vender eBooks na internet. Já que são conteúdos mais completos quando comparados aos artigos para blog, por exemplo.

É possível ganhar dinheiro com a venda de eBooks?

Mesmo que o caminho não seja tão fácil, o mercado de infoprodutos é cheio de possibilidades e é uma opção vantajosa para pessoas como você, empresários que querem investir em negócios digitais.

Mas, afinal, o que são infoprodutos? São artigos intangíveis que podem ser visualizados em qualquer tela, seja de computador, celular ou tablete. Criar, disponibilizar e vender eBooks, por exemplo, é um infoproduto que está garantindo o sucesso de muitos profissionais que estão na internet.

A criação de um infoproduto, como um eBook, exige conhecimentos específicos sobre determinado assunto e crie seu ebookum pouco de domínio das ferramentas digitais. É por isso que muitas empresas são especializadas no assunto.

No entanto, quando comparado aos livros impressos, o mercado de livros digitais no Brasil ainda é pequeno. Isso acontece porque muitas pessoas não sabem como vender um eBook da maneira correta.

De acordo com um estudo o mercado de eBooks está concentrado, principalmente, em editorias de obras gerais que incluem livros de literatura, conto, romances ou poesias, e dos chamados títulos CTP (científicos, técnicos e profissionais).

Esse estudo foi encomendado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (Snel) e mostrou que apenas 1,1% do faturamento das editoras em 2016, totalizando uma quantia de R$ 42,5 milhões, se deu pela venda dos livros digitais. Por outro lado, os livros físicos conquistaram um valor de R$ 3,8 bilhões.

Isso mostra que é possível crescer muito nesse mercado e sem sofrer com a concorrência de grandes editoras. Além disso, produzir um eBook é relativamente mais barato que um livro impresso, possibilitando que qualquer pessoa crie o seu.

Da mesma forma é possível perceber que a criação de um eBook vai além da geração de leads, como recompensa digital, mas também como um produto capaz de gerar vendas.

Mas, para que isso dê certo, você precisa fugir dos erros comuns, ter muito profissionalismo e seguir todas as dicas que serão dadas ao longo deste artigo. Confira!

Como vender eBooks na internet?

Não existe uma receita pronta que ensina como vender eBooks e garante o seu sucesso imediato com isso. Mas alguns passos certos fazem com que o mercado dos livros eletrônicos seja bastante lucrativo.

EBooks são materiais mais completos que um artigo de blog. Com isso, ele serve para mostrar ao seu público quem sua empresa é e mostrar as vantagens do produto que você oferece. Além de todo o conhecimento no assunto, o que já ajuda e muito a aumentar as vendas. Então é importante que não seja deixado de lado nenhum ponto importante.

Mas como vender um eBook na internet, afinal de contas? Veja alguns passos que irão te ajudar a fazer tudo isso com calma e do jeito certo.

1. Escolha um nicho: não tente abraçar todo o mercado!

Essa é uma das partes mais importantes durante a criação do livro digital. As possibilidades de temas para um eBook são inúmeras. É comum que muitas pessoas fiquem perdidas e não saibam qual escolher.

O tema pode definir diretamente os seus resultados lá na frente. A primeira dica é focar nos nichos de mercado mais específicos, mesmo que sejam menores. Não adianta querer produzir algo que englobe diversos assuntos e não se aprofundar em nenhum.

É mais recomendado escolher um tema geral e afunilar as ideias até chegar em um mais específico.Isso porque, quanto mais específico o eBook, mais fácil de vender e menor a concorrência.

Outra dica é pensar em algo que as pessoas queiram consumir. Por isso que, antes de tudo, você deve conhecer o seu público-alvo. Assim poderá criar um eBook que atenda a demanda específica dos seus consumidores.

2. Crie um produto de qualidade

A qualidade do eBook é uma das principais características que vai ajudar a impulsionar as vendas. Ter um conteúdo de qualidade é o que realmente as pessoas procuram. Nada melhor do que tirar todas as dúvidas e conseguir resolver os problemas lendo apenas um material.

Para te ajudar a criar um eBook de qualidade, separei 11 passos fundamentais para você criar um material de sucesso neste outro post. É só ler o artigo para entender melhor o que é necessário fazer para evitar erros.

Por ser mais prático do que juntar vários artigos diferentes, um eBook completo é fundamental para ser comercializado. Além disso, pense no design. Ele precisa ser agradável e não pode deixar o livro digital cansativo. Apostar em recursos visuais sempre dá certo.

Por falar nisso, você sabia que dá até para adicionar vídeos, áudios e outros recursos de multimídia no seu eBook? Isso ajuda a deixá-lo mais completo, bem como aumentar as vendas de seu infoproduto.

3. Defina o preço do eBook

Depois de pronto, é hora de pensar na pós-produção e isso inclui o preço do livro. Aliás, isso pode começar a ser pensado já na pré-produção. Caso você não tenha ideia de quanto vale seu eBook, não coloque qualquer preço sem antes pesquisar.

Deixar a etapa da pesquisa de lado pode fazer com que você desvalorize ou supervalorize o seu produto. Ambas as coisas não irão te ajudar a ter sucesso comercializando eBooks.

Nesta etapa é importante fazer um benchmarking dos concorrentes e outras pessoas que vendem eBooks para o seu não ficar nem tão caro e nem tão barato. Ou seja, comparar os produtos antes de definir o valor. Este é um instrumento essencial para uma boa gestão.

Além disso, você deve ter em mente que o preço varia de acordo com o tema, o tamanho e a quantidade de pessoas interessadas. Fique atento a todas essas variáveis!

E não esqueça também de considerar os custos envolvidos com a criação do eBook e quanto deseja ganhar por mês. Esses dois valores são essenciais para montar uma simulação das vendas e de seus recebíveis como infoprodutor.

4. Escolha uma plataforma para distribuição

Outra etapa que vai influenciar muito em suas vendas é escolher uma plataforma para a distribuição do eBook. Lembrando que estamos falando neste post de um eBook que será comercializado e não disponibilizado gratuitamente.

Como disponibilizar meu eBook depois de pronto? Como ter certeza que ele não será replicado por outras pessoas? De que forma consigo ter segurança para receber os pagamentos? Tudo isso são dúvidas que precisam ser resolvidas antes de escolher a plataforma.

A plataforma escolhida precisa ser conhecida e consolidada, pois ela que vai cuidar do dinheiro recebido com a venda do eBook. Além disso, deve ter todas as ferramentas e a infraestrutura necessária para que você não precise ficar se preocupando com os detalhes do processo de vendas.

O seu foco deve ser criar um produto de qualidade para seus clientes. Para a escolha da plataforma acompanhe os exemplos e veja qual a melhor para o seu caso:

  • Hotmart: é considerada uma plataforma confiável e segura para a distribuição de infoprodutos. Nela você pode cadastrar seus produtos digitais, como os eBooks, e não se preocupar com nada além de produzir ótimos conteúdos. Saiba mais.
  • Monetizze: uma plataforma que garante suporte para as vendas. Com ela você pode aperfeiçoar seu negócio, recuperar suas vendas e melhorar as suas conversões. Entenda melhor como essa plataforma funciona.
  • Eduzz: essa plataforma disponibiliza um aplicativo para você acompanhar a qualquer momento o seu negócio. Com ela, seus clientes podem comprar de forma fácil e rápida, com apenas um clique. Veja mais sobre a plataforma.

Outra dica é entrar em contato com outros infoprodutores e descobrir qual a plataforma que eles preferem. Já que são inúmeras as disponíveis no mercado.

Todas as plataformas citadas trabalham com programa de afiliados, ou seja, pessoas que podem divulgar o seu eBook em troca de uma comissão. Esta é uma estratégia incrível para aumentar a visibilidade do seu infoproduto com pouco investimento e impulsionar as suas vendas.

5. Registre a obra para evitar plágios

Como o eBook será comercializado, não deixe de registrá-lo na Biblioteca Nacional. Isso permitirá que você tenha o ISBN, um sistema de identificação que inclui os dados de autoria. Assim seu eBook ficará mais seguro quando o assunto for direitos autorais.

Você pode obter mais informações sobre o registro do livro digital no próprio site da Biblioteca Nacional: https://www.bn.gov.br/.

6. Invista em estratégias de divulgação

Para alavancar suas vendas, nada melhor do que divulgar o seu trabalho. Portanto, invista em estratégias de divulgação depois que seu eBook estiver pronto. É claro que o eBook já pode ser uma forma de divulgar o seu produto ou serviço, mas é essencial que o próprio livro também seja divulgado.

Criar um post em seu blog, fazer anúncios no Facebook, divulgar nas redes sociais, pedir que seus funcionários compartilhem também e mandar um e-mail para seus contatos são algumas das alternativas.

Você pode encontrar outras formas de fazer essa divulgação, como links patrocinados e páginas de vendas. O importante é cumprir esta etapa corretamente. Isso te ajudará bastante com as vendas.

7. Monitore os resultados e melhore sempre

Não adianta fazer todos os processos e depois deixar o conteúdo lá sem nenhum acompanhamento. Monitorar os resultados é fundamental para estar sempre melhorando na produção e na divulgação dos conteúdos.

Só assim você pode analisar se cometeu algum erro e evitar que aconteça novamente. Imagina só não fazer o monitoramento adequado dos resultados e dos procedimentos e acabar errando na mesma coisa na hora de vender outros eBooks!

Isso é uma das coisas que não pode e nem deve acontecer. Fique atento às suas produções e esteja sempre disposto a fazer melhor da próxima vez. Afinal, nada melhor para aprender como vender eBooks da melhor forma do que tirar lições de seus próprios erros e testes.

Não quero escrever ou fazer design! Ainda posso vender eBookss?

Essa é uma dúvida de muitas pessoas. E a resposta, felizmente, é sim. Se você leu o artigo até o final, mas tem certeza que não quer ou não tem o dom para escrever ou fazer o design do eBook, fique tranquilo.

Você pode trabalhar como afiliado nas plataformas que mencionei anteriormente. Isso quer dizer que vai promover os eBooks de outras pessoas e ganhar uma comissão sobre cada venda. Esse valor varia entre 30 a 50% do preço cobrado pelo eBook. Nesse formato você foca apenas em divulgar o produto, a criação, entrega e suporte ao cliente ficam sob responsabilidade do autor (produtor).

Também existem empresas especializadas em produzir eBookss, como é o caso aqui do RedatorOnLine.net. Além de fazer o material completo, desde a redação até a diagramação e o design, você fica com todos os direitos de venda.

Como é um serviço completo, o primeiro passo é conhecer o seu negócio e saber como podemos realmente ajudá-lo por meio de um Briefing. Logo depois, separamos todas as ideias para produzir o material da melhor forma possível.

Além disso, você acompanha tudo de perto e aprova cada uma das etapas. Portanto, você não precisa se preocupar. Mas, se você ainda tiver dúvidas sobre os benefícios, veja por que contratar uma empresa que faz eBooks e tenha certeza de que pode ser um excelente investimento.

Você já deve estar mais preparado depois de ler este artigo, não é mesmo? Tanto para produzir um eBooks quanto para contratar uma empresa que faça isso para você. Entre em contato com a gente para saber mais sobre a criação de eBooks para comercialização na internet.

crie seu ebook horizontal

Junte-se a mais de 413 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *