Marketing digital

Google Meu Negócio: como usá-lo em sua estratégia de marketing digital

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
3 min de leitura
Google Meu Negócio: como usá-lo em sua estratégia de marketing digital

Ter uma presença na internet é, hoje em dia, uma condição básica para quem tem a sua empresa. Portanto, ter um site que apresente conteúdos educativos para o seu público-alvo é uma estratégica assertiva e que muitos empreendedores têm investido para serem bem vistos no universo online.

A cada 10 pessoas, aproximadamente 8 usam o Google para buscar informações sobre as empresas. Portanto, nada mais eficiente do que potencializar a sua presença na internet por meio do Google Meu Negócio.

Essa é uma ferramenta que tem como objetivo impulsionar as vendas locais, fazendo as informações de uma empresa aparecerem nas páginas de resultados de busca e também no Google Maps. Portanto, hoje vou falar sobre o Google Meu Negócio e para saber mais, apenas continue acompanhando e veja como essa estratégia pode te ajudar a destacar o seu empreendimento na internet. Boa leitura!

Afinal, o que é o Google Meu Negócio?

Para que os empreendedores pudessem divulgar o seu negócio, o Google criou a plataforma Google Meu Negócio. Isso é feito de forma totalmente gratuita e, depois de realizado o cadastro, a empresa passa a ser mostrada nos resultados orgânicos de pesquisa e também no Google Maps.

Essa é uma ferramenta que possibilita que uma marca tenha um diálogo direto com os seus clientes. Além disso, ela oferece aos gestores a chance de passar importantes informações do seu empreendimento para os usuários.

Por meio de Google Meu Negócio é possível uma pessoa saber os seguintes dados de uma empresa:

  • Telefone de contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Endereço;
  • Horário de pico;
  • Notas sobre os serviços/produtos;
  • Eventos que vão acontecer;
  • Perguntas e respostas sobre o negócio;
  • Avaliações.

O Google Meu Negócio surgiu em 2014 para unificar todas as funcionalidades existentes no Google Places e também as páginas empresariais do Google + (essa ferramenta foi desativada em 2019).

Quais os benefícios do Google Meu Negócio?

Vimos que o Google Meu Negócio pode ajudar bastante em uma divulgação de empresas locais e de forma orgânica. Porém, há mais vantagens sobre essa ferramenta que preciso ressaltar. Veja:

Mais confiabilidade

Segundo o Google, as empresas que têm as suas informações no Google Meu Negócio possuem duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis por seus consumidores.

Tem mais cliques

As empresas que postam fotos de seu negócio em sua conta recebem 42% mais solicitações de rotas pelo Google Maps. Além disso, mais 35% de cliques para entrar em seu site do que a concorrência.

Facilidade de mensuração de resultados

Toda estratégia de marketing digital necessita ser mensurada. Portanto, com o Google Meu Negócio não seria diferente. Por isso, a plataforma permite que os administradores da empresa tenham acesso às informações:

  • Saberem a maneira como os consumidores pesquisaram pela empresa e de qual localidade são;
  • O número de clientes que já contataram a empresa usando o telefone que está exibido no Google Meu Negócio;
  • A quantidade de pedido de rotas que foram feitos;
  • Número de cliques que o site teve.

Ser encontrado pelos clientes quando eles precisarem

O Google Meu Negócio faz com que uma empresa se aproxime dos seus clientes quando os mesmos estão em uma fase mais avançada de suas jornadas de compra. Por exemplo, se alguém procura por “academias Centro Joinville” tem, pelo menos, a intenção de se matricular em uma academia que esteja localizada no Centro de Joinville, correto?

Sendo assim, se você possui um estabelecimento para atividades físicas, independentemente do seu tamanho, e está no Centro de Joinville, ao se cadastrar na plataforma tem mais chances de aparecer para potenciais clientes e, dessa forma, receber contatos, visitas e, ainda, fechar negócio!

Elevar o alcance de uma empresa

A chance do seu negócio aparecer na primeira página do buscador do Google e também no Maps já eleva muito a sua presença na internet. Portanto, é possível atrair mais clientes para a sua empresa. Seja por causa da sua localização ou de outras regiões e, até mesmo, estados.

Tem a possibilidade de interagir mais com o público

Uma das funcionalidades do Google Meu Negócio é permitir que os clientes façam comentários sobre a sua empresa. Dessa forma, há uma aproximação com o seu público, fortalecendo o lado social do seu empreendimento.

Sendo assim, o seu público pode participar avaliando o seu negócio com notas e deixando um comentário com ideias, críticas, opiniões ou, até mesmo, dúvidas. A sua função é sempre se manter atento a essas interações e responder os comentários postando novidades. Uma dica valiosa é: poste fotos do seu negócio para atrair mais pessoas e engajamento.

Como realizar o cadastro de uma empresa no Google Meu Negócio?

Benefício é o que não falta ao usar essa ferramenta como estratégia de marketing digital para o seu empreendimento. Ficou curioso para saber como se cadastrar no Google Meu Negócio?

Sendo assim, vou te ajudar! Montei um passo a passo com cinco etapas para você realizar o cadastro da sua empresa na plataforma. Veja:

1. Entre na página do Google Meu Negócio e faça o seu login

Primeiramente, é preciso acessar a página do Google Meu Negócio e clicar em “comece agora”. Em seguida, faça o login na plataforma. Ele é o mesmo que você usa para acessar a sua conta do Gmail. Por isso, se você já estiver logado, vai ser encaminhado automaticamente para a próxima etapa.

2. Preencha todas as informações na aba “adicionar seu negócio”

A próxima etapa é fazer o cadastro do endereço da sua empresa. Mas não se esqueça, é preciso preencher as informações em destaque em um formulário que fica na sua esquerda. É necessário colocar o nome do seu negócio, telefone, site, categoria de mercado, email e horário de funcionamento.

Porém, caso você seja um prestador de serviço e não tenha um local fixo de trabalho, mas esteja entregando mercadorias em diferentes regiões, por exemplo, o procedimento é outro. Você vai clicar “sim” na aba que fala “entrego produtos e faço prestação de serviços para meus clientes no local deles”.

3. Confirme a autorização para iniciar o gerenciamento da sua empresa

Os dados com o seu endereço e contato vão aparecer onde estão as caixas azuis. Portanto, verifique se todas as informações estão certas e, somente depois de conferir tudo, preencha a caixa de autorização para gerenciar a sua empresa.

Após a confirmação, você será encaminhado para outra página, onde o Google vai enviar um código de verificação postal para o endereço que está cadastrado.

4. Confirme o seu endereço

Ao confirmar o seu endereço, você será redirecionado para o painel de controle da sua empresa. Porém, para começar a editar qualquer informação e fazer com que elas sejam exibidas no Google e no Maps, é preciso confirmar o código enviado pelo Google. Ele chegará ao endereço informado via Correios entre 7 a 15 dias úteis.

No painel do seu negócio vai aparecer um banner vermelho localizado na parte superior com um botão escrito “confirmar agora”. Ao receber a carta do Google, insira o código, clique nesse botão e siga os passos apontados descritos na correspondência.

5. Adicione mais informações em sua página

Depois de fazer todos os passos anteriores, você tem total liberdade para adicionar mais informações em seu cadastro. Quanto mais completo for a sua página, melhor para o seu negócio.

Mas não se esqueça de inserir fotos da sua empresa e fazer uma breve descrição sobre ela. Use a criatividade para fazer uma boa propaganda do seu negócio.

É possível otimizar o Google Meu Negócio?

Agora que você já conheceu os benefícios do Google Meu Negócio e fez o cadastro, deve estar se perguntando: qual o próximo passo? Fazer a otimização da sua página, pois é uma estratégia fundamental!

A otimização da sua página no Google Meu Negócio é realizada de forma bem simples. Você vai colocar na ferramenta o que vende, para qual tipo de público e em qual região específica. Assim, a própria plataforma fará ações e dará dicas para você conseguir ser mais relevante em sua área de atuação.

Dessa forma, o seu negócio será mais competitivo. Se o seu negócio for o mais relevante para o seu consumidor, terá certa priorização nos resultados de busca.

Saiba como conseguir otimizar a sua conta:

Mantenha o seu perfil atualizado

A dica parece óbvia demais, mas ainda existem empreendedores que se esquecem de manter o seu cadastro atualizado. Portanto, é necessário e imprescindível que a sua página esteja sempre com as informações atualizadas. Dados como o horário de funcionamento, endereço e telefone são os principais!

Pense na experiência do seu cliente. Não dê a oportunidade dele fazer uma busca, achar a sua empresa, conferir o horário de funcionamento e, ao chegar lá, a loja estar fechada. Com certeza, é algo frustrante. Isso pode render uma pontuação baixa na sua página.

Interaja com os usuários

Um dos benefícios dessa ferramenta é os dados que ela disponibiliza. Um deles são as avaliações que os consumidores deixam em sua página. Sendo assim, motive o seu consumidor a deixar um comentário em seu perfil contando como foi a sua experiência.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Provokers, 55% das pessoas que foram entrevistadas disseram que confiam nas avaliações online como se estivessem recebendo uma indicação pessoalmente.

Dessa forma, depois que as avaliações em seu perfil forem realizadas, responda seus clientes. Mostre que ali é um espaço de troca entre a empresa e o consumidor. Mesmo que a avaliação seja negativa, faça o seu comentário, mas de forma cuidadosa. Agradeça sempre o feedback.

Além disso, colha todas as informações repassadas em cada comentário negativo e analise as mudanças, para garantir que o cliente tenha uma experiência melhor.

Faça uso do Google Postagens

No Google Meu Negócio há uma ferramenta de postagens. Esses posts podem ser feitos em formato de textos, vídeos, eventos e imagens. Porém, tenha sempre em mente que esses conteúdos só ficarão ativos por uma semana! Portanto, é importante que o seu perfil seja atualizado sempre com novas informações.

Para fazer as publicações é preciso:

  • Acessar a página do Google Author;
  • Clicar em “publicar no Google”;
  • Você precisa escolher qual tipo postagem fará e depois seguir as instruções que vão aparecer;
  • Para ver como a sua postagem vai aparecer, clique em “visualizar”. Porém, se não gostou de alguma informação, basta clicar na opção “criar”, localizada no topo da caixa, e retornar para a edição;
  • No momento em que o post estiver pronto, clique em publicar e a sua postagem vai aparecer de forma imediata na página do seu negócio no Google.

Faça agendamentos

Outra funcionalidade que pode ser explorada é o agendamento. Ela é específica do Google Meu Negócio e pode ajudar restaurantes, escritórios e consultórios a otimizarem o seu tempo e o lucro. Afinal, é possível permitir, por meio dessa ferramenta, que o seu cliente marque um horário para ir até o seu estabelecimento.

Por exemplo, ao fazer uma busca por um restaurante, o usuário será direcionado para uma landing page para fazer o agendamento do seu horário. Ele vai preencher as informações e conseguir ver quais os dias e horários disponíveis para reserva. Aí basta preencher as informações pessoais e confirmar a reserva.

Para que você permita o agendamento, entre em contato com um dos provedores compatíveis com o Google Meu Negócio. Confira todas as informações antes de disponibilizar o agendamento.

Habilite a troca de mensagens

Como já informei, a plataforma permite que haja uma troca de mensagens, mas não somente por meio de comentários, pois ela disponibiliza um chat online. Isso dá aos seus clientes um contato direto para tirar dúvidas e obter rápidas informações.

Para habilitar essa função, abra a ferramenta e siga o caminho: cliente > mensagens: ativar.

Depois de habilitado, não se esqueça de conferir diariamente as mensagens que foram enviadas para você. Além disso, não deixe nenhum usuário sem resposta. Habilite o chat para horário comercial, dessa forma, o seu consumidor saberá quando estará disponível.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta crucial para as suas ações de marketing digital serem um sucesso! Afinal, fará com que a sua empresa ganhe destaque na maior ferramenta de busca e alcance mais pessoas. Além de dar mais credibilidade para o seu negócio e aumentar a confiança do seu consumidor.

Gostou deste post sobre o Google Meu Negócio e quer conferir outras dicas como essa? Para receber mais informações, clique aqui e entre para a minha lista vip!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *