Como usar o email marketing no e-commerce para gerar mais vendas?

Quando o assunto é email marketing para ecommerce, a primeira pergunta que todos os empreendedores e empresários deveriam se fazer é sobre qual é o número de contas ativas no mundo. Hoje, estima-se que dos mais de 7 bilhões de habitantes da Terra, metade das pessoas tenham um email, sendo que cerca de 269 bilhões de mensagens são enviadas diariamente.

email marketing ecommerce

O que significam esses números? Primeiramente, que o email é um excelente canal para falar com as pessoas, não é mesmo? Afinal, acredite, a maior parte dos seus clientes e dos seus futuros clientes está neste momento acessando suas contas particulares. Será que eles vão se deparar com uma mensagem do seu concorrente?

Se você ainda não tem uma estratégia de email marketing para o seu negócio esse risco é o preço a se pagar e é válido destacar que você está perdendo espaço, tempo e dinheiro por não investir nessa ferramenta também.

Confira ao longo deste conteúdo quais são as principais vantagens de investir em email marketing para ecommerce, conheça os passos mais simples e básicos para ter resultados e aproveite a oportunidade de trabalhar com inbound marketing para expandir sua loja!

Por que usar o email marketing no ecommerce?

Muita gente se questiona sobre por que usar o email marketing no ecommerce em uma era em que tudo é rápido e mensagens são trocadas por redes sociais e aplicativos. Se esta é também uma de suas dúvidas – será que compensa investir em email marketing para minha loja virtual? – confira a seguir algumas das vantagens dessa ferramenta:

Baixo custo

As campanhas de email marketing no e-commerce são incrivelmente mais baratas do que trabalhar com outros tipos de campanhas virtuais.

Resumidamente falando, você precisa pagar apenas uma vez para atrair seu lead para a sua lista de email sendo que depois não há qualquer tipo de cobrança para contatá-lo.

Desta forma, se você fizer um rápido comparativo perceberá que os investimentos em email marketing em um e-commerce custam bem menos do que investir em outras publicidades, seja no marketing tradicional ou virtual.

Melhor e mais rápida mensuração

Uma das respostas mais simples sobre porque usar o email marketing na sua loja virtual é que esta é uma ferramenta que pode ser rapidamente mensurada. Sabe por quê? Porque todos os dados estão bem diante dos seus olhos!

É possível conferir relatórios sobre as porcentagens de clientes que abriram o email, que clicaram nos links indicados no corpo da mensagem e muito mais. Desta forma, ao quantificar o engajamento, a empresa consegue administrar melhor a relação com o seu cliente.

Vale destacar que um dos dados já estudados de forma aprofundada pela companhia McKinsey destaca que o email marketing no e-commerce rende cerca de 40 vezes mais do que as principais redes sociais do mundo, tais como o Facebook.

banner planilha kpi

Previsibilidade de vendas

Outro fator importante e que conta pontos para iniciar em uma campanha de email marketing no ecommerce é o fato de que é possível gerar vendas e receitas mesmo que seu negócio não esteja com uma campanha ativa ou em promoção.

Mas, o que isso significa? Significa que é possível ter bons resultados em todos os momentos!

A previsibilidade de vendas é importante, pois é uma forma da loja virtual manter seu crescimento sem ter que buscar, diariamente, por novos clientes já que os antigos estão sendo mantidos e bem trabalhados para fazer novas compras.

Além disso, se você fizer um trabalho adequado de qualificação de leads, sempre terão novas pessoas circulando pelas fases de seu funil de vendas. Deste modo, as novas vendas ocorrerão de forma recorrente e sem a necessidade de criar campanhas do zero.

Imagine disparar um único email para sua lista e fazer vendas? É isso que o email marketing proporciona, com uma velocidade de ativação (tempo de resposta as suas campanas) muito alta por sinal.

Público mais qualificado

O cliente certo, no momento certo. Eis outro dos benefícios mais destacáveis do email marketing no ecommerce. A partir desta ferramenta, que é também uma imponente estratégia, é possível alcançar melhores resultados ao se trabalhar com os melhores públicos.

A partir da segmentação no email marketing é possível vender mais para quem paga mais.

Com o tempo, você perceberá que determinado grupo de clientes são os responsáveis por uma grande porcentagem dos resultados da sua loja virtual. Este é o público mais qualificado tratado neste tópico. Trabalhar para expandi-lo deve ser sua meta principal, além de personalizar sua comunicação para ele.

banner definindo sua persona

Velocidade de ativação

Por fim, outra grande vantagem de usar o email marketing em sua loja virtual é o fato de que um único email pode sequenciar inúmeras vendas.

Neste contexto, a conversão em vendas sofre variações entre 2 e 4% e, considerando que em média 72% dos destinatários gostam de receber promoções e informações por email, segundo a MarketingSherpa, abrindo-os, este é um número significativo.

Vale lembrar, mais uma vez, que todas as ações, da abertura dos emails até as vendas propriamente ditas, acontecem a partir de um único comando: enviar! Será que é positivo para o seu negócio trabalhar desta forma? Com certeza sim!

Como usar o email marketing? Veja 5 passos!

Depois de conferir tantas vantagens em usar o email marketing no ecommerce, é claro que você está disposto a investir nessa ferramenta também. Afinal, quem não quer acumular bons resultados a partir de uma medida tão simples como esta, não é mesmo?

Veja a seguir quais são os 5  principais passos sobre como usar o email marketing e passe a trabalhar de forma ainda mais eficiente com a sua lista de contatos:

1. Tenha uma lista de email qualificada

O primeiro passo para trabalhar com email marketing no ecommerce é construir a sua lista de contatos. Essa lista não deve nunca ser comprada, mas muito pelo contrário, ela deve ser montada de acordo com o interesse dos clientes e potenciais compradores que se inscrevem nela.

É claro que alguns optarão por fazer parte da sua lista de email sem maiores dificuldades podendo simplesmente assinar para receber suas Newsletters, por exemplo. Mas, como começar a qualificar os clientes que não estão de fato na fase de compra?

Uma dica interessante é oferecer materiais gratuitos para ensinar o seu lead sobre determinado assunto de sua relevância e interesse. Conhecidos como iscas ou recompensas digitais, esses materiais ajudam na formação da base da lista de emails que será trabalhada posteriormente.

Invista em conteúdos de qualidade para atrair e especialmente fidelizar o leitor. Trabalhe com estratégias que passem a seguinte mensagem: “Você não pode perder os próximos conteúdos”, tornando o ato de se inscrever natural ao lead.

Entenda quais são as dores e as necessidades do seu público para ter a oportunidade de se mostrar como solução. Esta é a melhor forma de ter uma lista de email qualificada e que mais tarde trará resultados significativos em email marketing no ecommerce.

Veja o nosso Case de Sucesso com o email marketing e lista de emails. Descubra como crescemos 145% em doze meses com esta estratégia!

2. Segmente a sua lista

Ao criar a sua lista de email marketing você perceberá que vários tipos de clientes encontram-se em diferentes momentos dentro do funil de vendas. Enquanto alguns se inscreveram apenas para ter acesso a um material gratuito, outros tomaram a decisão de assinar a Newsletter da loja. Como trabalhar com cada um desses públicos?

A resposta é: segmentando! Para diferentes momentos e diferentes clientes a estratégia que garante o sucesso é a segmentação, pois só assim será possível falar com cada lead na linguagem certa, atendendo as necessidades e expectativas do momento de cada um.

A segmentação pode ser feita de várias formas. Você pode escolher segmentar por região, cidade, idade, gênero, forma como o lead chegou até o seu negócio, materiais que ele já acessou e muito mais. A ideia de segmentar é justamente personalizar a mensagem para que ela não seja apenas mais um texto massificado.

Quanto mais o cliente sentir que o email é para ele, melhores serão os resultados para a sua loja virtual, por isso preocupe-se. Ao trabalhar com email marketing na loja virtual saiba quais são os produtos que mais se encaixam ao perfil do seu lead antes de lhe enviar algo.

Seja ao máximo assertivo e tenha certeza de estar enviando conteúdos interessantes, pois lembre-se de que o seu ecommerce não é o único a utilizar essa estratégia e suas mensagens precisam ter valor para que os emails continuem sendo abertos.

3. Crie campanhas de venda rápida

Uma forma atrativa de usar o email marketing no ecommerce é na criação de campanhas de vendas rápidas. Ou seja, quando você dispara emails com iscas que simplesmente não podem passar batido para o seu público.

Essas campanhas, mais do que fazer as vendas que estão sendo anunciadas, devem ter por objetivo engajar o cliente com a sua marca. Ao acessar sua loja virtual você deve oferecer estímulos para que o cliente conheça mais, descubra mais e queira mais do seu negócio.

Sabe quando você vai atrás de determinado item e acaba encontrando muitos outros de que precisa ou simplesmente gostaria de ter? Isso nada mais é do que uma estratégia que acumula incríveis resultados para a sua empresa.

Se você já foi cliente em meio a uma campanha dessas, e provavelmente já foi, é claro que você sabe que este é o tipo de estratégia que dá certo! Sendo assim, utilize sua estrutura em email marketing para gerar mais receita e mais engajamento.

Segundo Dave Wilby, chefe da Return Path, para se ter uma ideia do quanto o ROI do email marketing é positivo, para cada R$ 1 real que é investido nessa estratégia, existe um retorno de cerca de R$ 126 reais. Não há, em meio ao marketing digital, estratégia tão promissora quanto essa. O que o seu negócio está esperando?

4. Se relacione com a sua lista de verdade

Outro passo decisivo para ter sucesso com o seu email marketing no ecommerce é planejar uma verdadeira interação com a sua lista. Mandar dezenas de emails com ofertas e promoções é realmente fácil, mas também é extremamente cansativo, um dos principais motivos dos leads se desvincularem de sua lista, o que você não quer, certo?

“Como nutrir essa relação então?”, você pode estar se questionando agora. De um jeito simples: entendendo quais são as necessidades do seu potencial cliente e ajudando-o a ter respostas a partir dos emails que são enviados por sua loja virtual.

Ao invés de mandar apenas “Promoções da Semana”, mande dicas de look, exemplo que serve para as lojas que vendem roupas. Ensine o seu leitor a usar o seu produto sem empurrar ou forçar a venda, explique para ele do que ele precisa sem oferecer diretamente o seu produto.

As pessoas prezam pela liberdade e mandar emails empurrando ou forçando vendas com certeza não é o melhor caminho para ter sucesso com o seu público. Nutra-o com aquilo que há de mais relevante e os resultados serão excelentes!

Antes de encerrar este passo é importante destacar mais um ponto em que muitas empresas têm perdido espaço; a prática ininterrupta de promoção! A promoção ou a concessão de descontos especiais deve ser uma estratégia bem planejada e não um gatilho contínuo. Afinal, com o tempo seus clientes não acreditarão mais e deixarão de acessar a mensagem!

Aprenda a montar uma estratégia de conteúdo eficaz para sua loja virtual e encante seus potenciais clientes!

5. Use a automação a seu favor

O último passo sobre como usar o email marketing no ecommerce refere-se a automação. Afinal, seria trabalhoso demais fazer tudo isso no modo manual, não é mesmo? Ainda mais quando se considera todas as demais tarefas que devem ser desenvolvidas no dia a dia da empresa!

A automação qualifica os seus leads, faz a segmentação, calcula o engajamento e apresenta resultados baseados em seus relatórios. A partir da automação é possível também determinar dias e horários em que as mensagens serão enviadas podendo estas serem alteradas conforme os resultados começarem a aparecer.

Com a automação de marketing é possível ainda realizar Testes A/B a fim de encontrar sempre a melhor forma de levar a mensagem da sua empresa. Qual título atraiu mais? Qual corpo de mensagem gerou maior engajamento e conquistou mais cliques?

Não tem como falar em email marketing em lojas virtuais sem considerar a importância da automação, por isso se depois de ler todo este conteúdo você tiver interesse em dar este passo adiante na profissionalização do seu negócio, não deixe de investir neste recurso.

Viu como é importante criar sua estratégia de email marketing para ecommerce? Está pronto para transformar os seus resultados com investimentos em marketing digital?

É claro que sim! Aproveite para saber como podemos lhe ajudar a desenvolver uma estratégia altamente assertiva para a web! Conheça nosso serviço de inbound marketing para ecommerce!

Junte-se a mais de 413 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *