Email marketing

Como usar o Google Forms para gerar leads e criar uma lista de emails?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Como usar o Google Forms para gerar leads e criar uma lista de emails?

O que é preciso para gerar leads hoje em dia dentro do seu negócio? Será que é realmente necessário investir grandes quantias de dinheiro para desenvolver uma lista com que trabalhar para ter, futuramente, bons clientes?

como usar o google forms para gerar leads

Sistemas milionários com certeza podem ajudar a gerar leads, mas a verdade é que não é necessário investir tanto assim. Há opções mais em conta e até mesmo gratuitas quando o assunto é atrair pessoas interessadas no seu negócio, os leads.

O Google Forms é um grande exemplo disso. A ferramenta gratuita do Google permite gerar formulários, compilar dados de sua audiência e montar uma lista de interessados em seu negócio. Mas, para aproveitá-la da melhor forma possível, você precisa aprender como usar o Google Forms.

Quer saber como esse serviço do Google para criação de formulários pode e vai lhe ajudar na estratégia de gerar leads? Continue lendo este artigo e descubra absolutamente tudo de que precisa para dar um upgrade no seu negócio, investindo na ferramenta certa.

O que é Google Forms?

O Google Forms, ou como também é chamado Google Formulários, é uma ferramenta extremamente útil do Google.

Entre suas principais funções está o ato de ajudar na coleta, armazenamento e análise de todas as informações dos seus potenciais leads, futuros ou atuais clientes.

Com ele você pode criar diferentes formulários e para os mais distintos objetivos. A cada formulário criado você recebe um link único e pode compartilhá-lo com quem quiser, inclusive enviando o formulário por email.

Quando as pessoas responderem o formulário, o Google automaticamente guarda essas informações na nuvem. Em seguida, você pode organizá-las em uma planilha e usar esses dados da forma que quiser.

No quesito geração de leads, no entanto, o Google Forms captura dados de contato de seus potenciais clientes (nome e email, por exemplo) e guarda essas informações. Elas podem ser usadas mais tarde para se comunicar novamente com eles e fazê-los avançar em seu funil de vendas.

Por que usar o Google Forms na sua geração de leads?

Agora que você já sabe basicamente o que é e o que faz o Google Forms, é válido saber também porque é interessante usar essa ferramenta. Primeiramente, este é um recurso gratuito, o que já pesa bastante na decisão sobre usar ou não, certo?

Além disso, outro bom motivo para usar o Google Forms é que ele é bastante simples de usar. Seja para criar um formulário ou para mensurá-lo posteriormente, é fácil usar esse mecanismo que, inclusive, pode ser adicionado a qualquer página ou site a partir de um código de iframe permitindo assim a integração com outras de suas ferramentas já em uso.

Também vale destacar como vantagem o fato de que o formulário identifica se o e-mail cadastrado foi digitado corretamente. Assim, diminuem-se os casos em que são registrados e-mails que estão errados dentro da sua lista de contatos.

A praticidade de criar diferentes opções de campos e de perguntas no momento da captura é a cerejinha do bolo. Você pode fazer perguntas curtas, parágrafos, caixas de seleção, múltipla escolha e muito mais.

O Google Forms ainda pode ser melhorado a partir de complementos, alguns até gratuitos, que dão um UP à sua estratégia. Alguns desses complementos permitem enviar arquivos automaticamente por email, validar dados preenchidos, criar um QRCode para acessar o formulário e etc.

5 maneiras de usar o Google Forms para gerar leads na sua empresa

Mais do que saber em que aplicar esses formulários, é interessante também acompanhar um tutorial que explica o passo a passo da criação. Dá uma olha neste post do Canal Tech para aprender a usar a ferramenta.

Mas quais são as melhores formas de explorar essa incrível ferramenta para gerar contatos em sua empresa? A seguir estão as principais e melhores alternativas de uso do Google Forms em sua geração de leads! Confira!

1. Aplicação

A primeira forma de gerar leads com o Google Forms é conhecida como aplicação, nada mais é do que um tipo de cadastro prévio. Antecedendo etapas como recebimento de propostas e orçamentos, é o momento ideal para saber um pouco mais sobre o seu cliente pedindo-lhe informações mais precisas e detalhadas.

A partir das respostas dadas nessa aplicação a empresa passará a ter a chance de apresentar uma melhor e mais direcionada proposta conforme o perfil e a necessidade do seu cliente.

Confira um exemplo em que este tipo de uso fica bastante visível e fácil de entender: Aplicação Plano Express.

Esse nosso formulário tem por objetivo obter os dados do potencial cliente interessado em aderir a um plano para consultoria e criação de estratégia de Marketing Digital.

O cliente que tem interesse em trabalhar em parceria com a gente deve, portanto, preencher o formulário que se inicia basicamente com a solicitação do seu e-mail seguido pelo nome, skype e whatsapp.

Repare: Todos esses dados são indispensáveis para a geração de leads e serão posteriormente usados para manter contato com o cliente.

Dando continuidade ao preenchimento desta Aplicação, são feitas outras perguntas de cunho pessoal para definir o perfil do cliente. Depois são solicitadas respostas sobre o negócio como, por exemplo, nome da empresa, sua história, propósito, tempo de mercado, diferenciais competitivos e entre outros dados.

Ao término do preenchimento deste formulário conseguimos saber, com clareza, quem é o potencial cliente e estamos prontos para traçar uma estratégia em que ele se sinta atraído a fechar a contratação do serviço. Além do mais, também serve para filtrar clientes em potencial de meros curiosos, já que nem todos os negócios estão prontos para dar um UP em sua estratégia.

Vale lembrar que, nesse caso, estamos gerando oportunidades de negócios e não apenas leads. Ou seja, a pessoa que preencheu a aplicação tem mais chances de fechar o negócio com a gente e por isso é um lead mais qualificado. Este é um contato de fundo de funil, que já está pronto para receber uma proposta comercial.

2. Ferramentas e sistemas

Sabe aqueles processos manuais que podem levar bastante tempo e atrapalhar a rotina da sua empresa ou de seu cliente? Pois bem, alguns deles com certeza podem ser substituídos por formulários de ferramentas e sistemas criados no Google Forms.

Ainda utilizando o Redator Online como exemplo, usamos esta ferramenta em nossos geradores de briefings e personas facilitando assim muito a vida dos nossos potenciais clientes.

Em ambos os casos é necessário primeiramente que o cliente se apresente e fale também sobre a sua empresa. De novo, para que possamos obter os dados de contato e continuar a comunicação com ele em outro momento.

Depois disso, o formulário vai apresentando opções que permitem que tudo vá se moldando da melhor forma. Através de perguntas estratégicas e instruções, ajudamos o usuário a montar um briefing de conteúdo ou a persona de seu negócio.

Ao término do preenchimento, todas as respostas são compiladas automaticamente em um arquivo em PDF e enviadas para o email de quem preencheu o gerador. No caso do gerador de briefing, ainda é possível adicionar mais três emails para receber uma cópia ao fim do formulário.

Nesse caso, criamos uma recompensa no estilo “ferramenta gratuita”. O usuário deixa os seus dados para poder usar essa solução que, vale lembrar, é muito útil em seu dia a dia e o ajuda a resolver um problema.

3. Formulário de contato ou dúvidas

Outra forma de utilizar o Google Forms, que é bastante eficiente, é disponibilizando a partir desse recurso formulários de contato e dúvida. Desta forma, sempre que o seu cliente tiver algum tipo de dúvida ou motivo para contatar a empresa, isso será fácil e rápido.

Dá uma olhada nesse formulário do Redator Online: https://goo.gl/forms/SZtRljeLe9HlYwZs1

Usamos ele para mapear as principais dúvidas de nossa lista de leads e potenciais clientes. Essas informações servem tanto para qualificar nossa base, como também trazer ideias de novos conteúdos e materiais gratuitos.

Além de tomar nota dos dados pessoais do cliente a partir deste meio de contato também é válido filtrar a respeito de que trata o assunto. Por exemplo, entre os primeiros questionamentos você pode perguntar ao cliente se o motivo para contato é uma reclamação, dúvida sobre compra, elogio ou outro.

Essa separação em grupos tornará mais fácil o trato da situação como um todo. Também será bem mais simples priorizar aquilo que de fato precisa de prioridade e de uma resposta mais rápida, por exemplo. Lembre-se apenas de que os formulários não podem ser preenchidos em vão ou à toa. Esses clientes precisarão ser trabalhados de alguma forma.

Além disso, formulários de dúvida e de contatos também podem gerar oportunidades de negócios. Afinal, a pessoa está iniciando a ponte de contato com você, logo as chances de fechar a venda são muito maiores.

4. Pesquisas e enquetes

As empresas também podem utilizar-se desta forma de uso na hora de questionar, por exemplo, sobre o atendimento recebido pelo cliente. Imagine que após sair da sua loja ou empresa o cliente receba esse link para responder ao formulário.

Com certeza ele se sentirá querido devido a atenção no pós-venda. Além disso, será possível também determinar o seu nível de satisfação descobrindo o que ainda pode ser melhorado.

Aliás, nós temos uma pesquisa de satisfação aqui na RO. O objetivo é melhorar a empresa a partir dos feedbacks dos clientes, é claro. Mas também geramos leads mais qualificados a partir da pesquisa.

Se uma pessoa responde a pesquisa dizendo que a falta de um produto ou serviço em sua empresa a desagradou. Você pode notificá-la quando aquele item estiver disponível e assim fechar a venda mais rápido.

Por fim, as pesquisas e enquetes podem ser interessantes também para aqueles que pensam em criar um negócio ou simplesmente lançar um novo produto ou serviço. Que tal pesquisar o mercado antes de fazer os investimentos para tirar o projeto do papel? De quebra você já terá o contato de pessoas possivelmente interessadas no seu novo produto!

5. Quizzes

A última forma de uso do Google Forms a ser mencionada aqui é para a realização de quizzes, algo que hoje em dia encontra muito espaço na internet. Afinal, você já deve ter visto aqueles games baseados em perguntas no Facebook, não é?

O maior objetivo é fazer com que o usuário interaja com a sua empresa através do quizz. Mas, para poder participar, ele precisa deixar algum dado de contato ou informação pessoal. Ou seja, um ponto extra para a sua empresa gerar leads.

Basta selecionar as perguntas, definir as respostas certas e divulgar o seu quizz. Para deixar mais atrativo, você ainda pode premiar as pessoas que tiverem o melhor desempenho no quizz com cupons de desconto ou outros mimos.

Prendendo a atenção de quem está do outro lado da telinha, é possível até mesmo atribuir pontos para cada uma das perguntas e enviar a pontuação do usuário por email assim que o formulário for preenchido. O próprio Google Forms corrige as perguntas, fazendo com que você não precise se preocupar com isso e ganhe tempo para focar no marketing da sua empresa.

Os quizzes são formas divertidas de gerar leads porque instigam a curiosidade de sua audiência e tornam tudo mais divertido. Logo é uma ferramenta muito útil para você usar na geração de leads de seu negócio, apenas lembre-se de adaptar o game ao seu mercado, ok?

Automatização na geração de leads com o Google Forms

Bom, agora que você já sabe como gerar leads através do Google Forms, o próximo passo é automatizar e escalar isso.

Não adianta você criar todas as opções que vimos até agora, coletar informações do seu público e deixá-las paradas em uma planilha. Você precisa usar esses dados para conhecer melhor a sua persona e, acima de tudo, gerar vendas.

E nessa hora nada melhor do que usar a automação de marketing. Você já ouviu falar nela?

Trata-se de ferramentas que ajudam a qualificar os leads da sua empresa, nutri-los com conteúdos relevantes e descobrir o momento exato para fazer uma oferta. Deste modo, você consegue gerar vendas em piloto automático através de um único email, por exemplo.

Aqui fazemos isso através do LeadLovers. O funcionamento é simples. Ao preencher qualquer um dos formulários que citei como exemplo neste post, a pessoa entra automaticamente em nossa lista no LeadLovers.

Com base nos seus interesses e no formulário que preencheu ela é enviada a uma lista específica, na qual recebe emails personalizados. A partir daí conseguimos levar a pessoa até o fechamento da venda, fechar parcerias e ter retorno financeiro com essa estratégia.

Para que isso funcione perfeitamente usamos o Google Forms, como você pode ver aqui neste post, o LeadLovers e o Zapier. Não se preocupe com a parte técnica dessas ferramentas, pois há tutoriais explicando isso na internet.

O mais importante é você compreender como trabalhar os leads gerados a partir dessas táticas que compartilhei para gerar vendas. Caso contrário, você terá apenas uma lista de emails, sem nenhum objetivo e retorno.

Gostou de aprender sobre como gerar leads e como usar o Google Forms ao longo deste conteúdo? Com certeza você aprendeu aqui muitas formas de engajar o seu público!

Para dar continuidade e acompanhar outros artigos que vão otimizar e profissionalizar o seu negócio a dica agora é assinar nossa Lista VIP. Nela, além de aprender continuamente sobre estratégias para gerar leads, será possível tirar muitas dúvidas sobre Marketing Digital para crescer neste mercado. Faça parte deste grupo seleto já!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Como usar o Google Forms para gerar leads e criar uma lista de emails?”

CELSO ANTONIO

muito interessante este artigo. vou por em pratica.

RedatorOnline.net

Obrigado pelo comentário, Celso. 🙂
É isso, só colocar em prática.

Att.
Equipe RO