Email marketing gratuito realmente funciona?

Desde pequenos fomos treinados que as melhores coisas custam mais caro na maioria das vezes. Esta cultura nos faz desconfiar quando nos deparamos com soluções gratuitas. O mesmo acontece com o email marketing gratuito.

email marketing gratuito

Provavelmente, você já ouviu o ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Mas, será mesmo verdade?

Até que ponto fazer email marketing gratuito pode comprometer os seus resultados? Quando você deve investir em email marketing mais efetivo?

Estas e outras perguntas serão respondidas neste artigo.

Além de falarmos das ferramentas gratuitas de email marketing, você também vai conferir quando deve contratar uma empresa especializada para a criação de suas mensagens follow up e broadcast.

Veja só!

Email marketing gratuito funciona?

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é email marketing gratuito. Vamos dividi-lo em dois pontos: ferramentas e marketing de conteúdo.

As ferramentas para email marketing gratuito são conhecidas também como autoresponders. São responsáveis por gerenciar a sua lista de emails, fornecer formulários para captura de contatos e disparo de mensagens automáticas ou esporadicamente.

O marketing de conteúdo, no entanto, diz respeito a criação das mensagens que devem ser disparadas por essas ferramentas. Você pode criar estas peças sozinho, optando pelo email marketing gratuito, ou então contratar empresas especializadas para isso.

No entanto, a pergunta é: email marketing grátis funciona?

A resposta vai depender de alguns fatores, como seus objetivos com o email marketing, as funcionalidades que você precisa, o tamanho de sua lista de contatos e o seu nível de conhecimento sobre marketing digital.

Não se preocupe, pois vamos falar um pouco mais sobre alguns desses fatores abaixo.

Quer conhecer ferramentas de email marketing eficazes e algumas até gratuitas? Veja este post e conheça várias opções, bem como suas diferenças e aplicação.

Objetivos com o email marketing

O que você quer? É uma pergunta bem básica, não é mesmo?

Na maioria das vezes, não há nenhuma dificuldade em descobrir o seu maior desejo ao utilizar o email marketing em sua empresa.

Boa parte dos empreendedores deseja aumentar a autoridade da sua empresa, criar um relacionamento mais íntimo com seus potenciais clientes e, logicamente, aumentar as suas vendas.

A parte mais complicada, no entanto, é que tanto as ferramentas como a criação de mensagens gratuitas podem ficar limitadas em algum momento e assim impedi-lo de alcançar seus objetivos.

O Mailchimp, por exemplo, é uma ferramenta de email marketing paga, mas com uma versão de até dois mil contatos sem custo. A parte ruim é que para as contas gratuitas não está disponível o serviço follow up, aquelas mensagens disparadas automaticamente após o registro de seu novo contato.

Uma empresa interessada em criar um funil de vendas e disparar mensagens de forma automática para fazer os contatos avançarem nas etapas do funil, seria fortemente prejudicada com a limitação do plano gratuito. Pois, você teria de disparar as mensagens de forma manual toda vez que um novo contato entrasse em sua lista e fazer isso todos os dias.

Além de muito cansativo, você acabaria esquecendo de fazer isso e deixaria a grande oportunidade passar. Às vezes, um dia a mais poderia significar o fechamento, ou não de uma venda.

banner aula como usar o email marketing

Nível de conhecimento

Quanto você sabe de marketing digital e email? Pergunta difícil, não?

A verdade é que raramente conseguimos medir o nosso conhecimento, exceto quando precisamos dele para cumprir determinadas tarefas em nosso dia a dia.

No email marketing, por exemplo, isto seria visível toda vez que você procurasse escrever uma mensagem de email e a enviasse para sua lista.

Quantas pessoas de fato abriram e leram esta mensagem? Houve cliques nos links do email? O objetivo foi alcançado? Responder essas perguntas seria crucial para definir quão eficaz está sendo a sua estratégia de email marketing gratuito.

Uma boa taxa de abertura e cliques na mensagem significa que você está fazendo o dever de casa da forma correta. Se as pessoas estão fazendo aquilo que você quer que façam em cada email, então, você não tem com o que se preocupar.

Do contrário, isso quer dizer que as suas mensagens não estão despertando interesse de seus contatos. Sua linha de assunto não está boa e, por isso, ninguém abre os seus emails. O corpo da mensagem não é interessante, então, as pessoas não clicam no link e assim por diante.

Quando investir em email marketing pago?

Bom, se você levar os dois pontos anteriores em conta, fica fácil responder a esta pergunta.

Quando a ferramenta de email marketing gratuito não está de acordo com o seu objetivo, ou não tem funcionalidades suficientes para que você os atinja, então, não economize e contrate um plano para ter melhores resultados.

Há muitas opções no mercado e o que vai determinar a melhor delas são as suas próprias experiências, necessidades e objetivos. Portanto, dedique um bom tempo para encontrar a melhor ferramenta de email marketing para sua empresa e não tenha pressa.

Da mesma forma, toda vez que as aberturas e cliques em seu email não forem satisfatórias, busque por uma agência de marketing digital especializada para ajudá-lo a impulsionar seus resultados.

Uma consultoria, cursos ou até mesmo prestação de serviços serão mais que suficientes para erguer os seus números com o email marketing. Tudo o que você precisa fazer é conversar com um especialista e perceber a sua necessidade.

Um profissional capacitado será capaz de identificar onde está errando, bem como sugerir ajustes para que você consiga os benefícios do email marketing a favor de seu negócio.

Conclusão

Você não pode negar que o email marketing funciona e também seria incapaz de deixar esta estratégia milionária de lado. Deste modo, veja a melhor forma para utilizá-la (gratuita ou paga) em sua estratégia de marketing digital.

Nada lhe impede de começar pelo email marketing gratuito e, em seguida, migrar para um plano Premium de sua ferramenta ou contratar uma boa agência para fazer este serviço. Apenas tenha em mente que utilizar o email marketing não é uma opção e você estaria sendo um tolo se não a incluísse em seus esforços de marketing de conteúdo.

Ainda com dúvidas sobre como usar o email a favor da sua empresa? Assista essa aula gratuita e veja como usar os conteúdos e o email para gerar mais vendas.

banner aula como usar o email marketing

COMO TRANSFORMAR CONTEÚDOS EM DINHEIRO NO SEU NEGÓCIO?

Redator OnLine

Redator OnLine

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *