Como vender online? 6 dicas para criar uma loja virtual de sucesso!

A loja virtual veio para ficar. O comércio eletrônico tem movimentado milhões de reais todos os anos, e este número só cresce.

como vender online loja virtual

A facilidade na compra, rapidez e a possibilidade de comparar diversos fornecedores, são alguns motivos que tornam o e-commerce tentador. Por outro lado, a maior parte dos empreendedores já sabe disso e já pensaram em criar a sua loja virtual.

Contudo, criar a loja online e faturar são coisas bem distintas. Não raramente nos deparamos com uma infinidade de pessoas que possuem uma loja online, mas infelizmente não conseguem gerar vendas. Por que isso acontece?

Eu diria que um dos principais motivos para você não conseguir vender online é a falta de conhecimento. Não entender o comércio virtual e tentar replicar as técnicas offline na internet são clichês em e-commerces.

Para ajudá-lo, separei 6 dicas práticas e úteis que você deve levar em conta antes de criar uma loja virtual. Minha primeira empresa era justamente uma loja virtual de informática. E eu garanto a você que essas dicas teriam mudado a realidade do meu negócio na época.

Então, se sua loja virtual simplesmente não gera vendas online, não se preocupe. Continue lendo este artigo e descubra onde está errando.

1. Escolha um nicho

Sim, você precisa escolher um nicho. Eu aposto que você já visitou uma loja física e se deparou com uma infinidade de itens para venda. Eram tantas coisas empilhadas nas prateleiras e soltas pelos corredores, que você não fazia ideia do que comprar, não é?

Infelizmente algumas lojas virtuais replicam esse modelo de negócio falido também em suas páginas na internet. Criam uma única loja para diversos itens. No menu você encontra milhões de categorias, subcategorias, produtos e variações.

Qual o problema disso?

O fato é que se você dá muitas opções ao seu cliente ele não compra nada. Isso mesmo! Os consumidores, especialmente na internet, não gostam de pensar. E quando você os faz optar por uma centena de produtos e variações, provavelmente eles saem de mãos vazias.

Para evitar isso defina um nicho e subnicho para sua loja virtual. Qual o mercado que você pretende atender? Há alguma ramificação menor deste segmento que você pode abraçar? Além de limitar o setor de atuação de seu e-commerce, você também pode descobrir excelentes oportunidades de negócio.

Encontrar nichos de mercado com alta demanda e baixa concorrência é ótimo, principalmente para quem está iniciando nas vendas online. Por esse motivo, não abra sua loja virtual sem antes descobrir em qual nicho você deseja trabalhar. Pense no que você gosta de fazer, quais são as suas habilidades e, especialmente, como você pode ganhar dinheiro com isso.

2. Selecionando o produto

Agora que você definiu um bom nicho para sua loja virtual, precisa escolher quais os produtos serão comercializados nela. Você não precisa se limitar a um produto, porém, é indicado que transforme um item em especialidade em sua loja. Em outras palavras, um dos produtos de seu nicho deve ser o “carro chefe” de seu negócio.

Geralmente, esse é o produto que mais vende e algumas vezes o mais caro. O ponto fundamental é que quando você se especializa em determinado produto, cria um diferencial para o seu e-commerce. Ou seja, ou as pessoas compram de você ou não encontram o mesmo produto em outro lugar.

Em alguns mercados, no entanto, não é possível ter exclusividade sobre o produto. Contudo, você ainda pode se especializar no item e convencer o cliente a comprar de você pelo seu conhecimento. Quanto mais preparado você se mostrar, mais o consumidor se sentirá confiante em fazer negócios com você.

Você também pode selecionar outros produtos além do item principal de sua loja. Apenas evite criar um mix confuso de produtos, como eu mencionei lá no início do artigo, está lembrado? Selecione produtos que estejam interligados de alguma maneira e se complementem. Nada de criar um mini shopping na internet. No comércio eletrônico é preciso especificidade para chegar ao sucesso.

Outro ponto fundamental é garantir que todos os produtos que você escolheu estejam disponíveis em sua loja virtual. É muito comum os empreendedores selecionarem tantos itens para vender online que se torna impossível cadastrar todos. Esse é um grande engano, pois se os seus produtos não estiverem disponíveis você não vai conseguir vendê-los.

Da mesma forma, garanta que todos os itens de sua loja possuam uma descrição específica e completa. Copiar a descrição do site do fabricante pode ser mais rápido, mas vai boicotar os seus resultados com o Google.

3. Planeje sua loja virtual

Planejamento é a chave para tudo no empreendedorismo, e com as lojas virtuais não poderia ser diferente. Jamais se esqueça de que um e-commerce também é um negócio como outro qualquer. Como tal, você precisa planejar as suas ações, estudar o mercado, acompanhar a concorrência e assim por diante.

Quando você cai de paraquedas em um negócio fica difícil gerenciar o empreendimento, aumentar os seus ganhos e reduzir os custos. Esses problemas a médio e longo prazo podem levar sua empresa à falência. Por isso, não negligencie o planejamento de sua loja virtual.

Faça algumas pesquisas com sua concorrência, estude os fornecedores e descubra formas para pagar menos pelos produtos e lucrar mais.

Oferecer preços mais competitivos no início também é uma excelente opção para se lançar no mercado. Apenas mantenha o controle na ponta do lápis para evitar prejuízos mais tarde. Afinal, de nada adianta dar descontos absurdos e não conseguir manter o negócio funcionando, não é mesmo?

Também é importante definir metas e objetivos para o e-commerce. Quanto você deseja faturar neste mês? Quais os investimentos vão precisar ser feitos para gerar mais vendas? Há alguma oportunidade que pode ser aproveitada? Mantenha o controle dessas e outras questões sempre em dia.

O planejamento também pode ajudar a encontrar falhas em sua loja virtual e repará-las. Apesar de não existir um plano infalível, eles ajudam a reduzir as chances de erro. Com isso você minimiza os prejuízos com seu e-commerce e evita transformar o seu sonho em pesadelo.

4. Crie uma loja virtual de qualidade

Quando falamos em um mercado tão competitivo, só uma coisa pode diferenciá-lo: a experiência do usuário em sua loja virtual. Assim, investir em um servidor de qualidade, criar um design atraente, manter a navegação rápida e simples, são pontos para o sucesso.

É a mesma coisa que uma loja física. Ao economizar na escolha da localização, decoração da loja e harmonização do ambiente, isso vai se refletir em suas vendas. Por isso, dedique quanto tempo e dinheiro for necessário para criar algo de qualidade. Por sorte, hoje existem opções gratuitas muito boas para começar, mas não tenha medo de investir quando chegar a hora.

Eu me lembro de uma queixa que me fizeram uma vez. Era um cliente nosso no RedatorOnLine.net. Ele compartilhou comigo as dores de cabeça que teve para montar sua loja virtual. Me disse que uma vez passou horas ao telefone com o suporte, pois não conseguia fazer uma venda se quer. Eu tenho certeza que você não vai querer passar por esta experiência.

Sendo assim, invista em uma loja virtual de qualidade. Se for possível, contrate uma empresa especializada na criação de lojas virtuais para ajudá-lo. Quando as coisas não estão indo bem, é sempre bom contar com especialistas para ajudar a resolver o problema.

Todavia, antes de assinar o contrato faça pesquisas. Converse com os clientes atuais da empresa. Veja o que eles dizem sobre a plataforma e o atendimento. Eles estão satisfeitos com suas lojas virtuais? Tem queixas sobre o fornecedor? Já passaram por algum problema com essa empresa? Como foi o atendimento nestas circunstâncias?

Conhecer o terreno no qual está pisando é a melhor forma de evitar arrependimentos mais tarde. O maior objetivo de sua loja virtual é vender. Logo, a plataforma que irá utilizar, no mínimo, tem que tornar isso possível 24 horas por dias e 7 dias semana. Caso contrário, seu negócio não irá longe. Lembre-se que você tem poucos segundos para convencer o seu potencial cliente a comprar de você.

5. Tenha um bom atendimento

Cliente feliz volta mais de uma vez. Essa frase pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade e você já devia saber disso. Quer colecionar clientes satisfeitos em sua loja virtual? Tenha um atendimento de excelência. Trate seus clientes como você gostaria de ser tratado em uma situação inversa.

Cá para nós, quantas vezes você deixou de comprar em algum lugar por causa do mau atendimento? Não sei quanto a você, mas quando entro em um estabelecimento e os atendentes demoram, viro as costas e saio. Se não estão interessados em me transformar em cliente, provavelmente estarão ainda menos em resolver problemas quando já for freguês.

O mesmo pode acontecer em seu e-commerce. Seu produto pode ser o top de linha, ter um preço ótimo e a sua loja virtual ser beleza pura. Quando o cliente não é bem atendido ele simplesmente não compra e não volta. E pior, ele fala para outras pessoas desta má experiência. Agora, imagine quantas vendas você pode perder por causa de um único atendimento? Eu não arriscaria!

Mas como se consegue um atendimento de excelência?

Muito simples! Entregue o que cliente deseja, na hora que ele quer e surpreenda-o. Mostre com ações, não apenas com palavras, o quanto ele é importante para você. Faça isso transparecer nos rostos de todos os seus colaboradores.

A forma mais simples de fazer isso é tratar bem seus funcionários primeiramente. Colaborador feliz é igual a clientes satisfeitos. Em seguida, invista no treinamento de sua equipe e seja um exemplo nato. Ninguém fará por sua empresa aquilo que você mesmo não faz, lembre-se disso!

6. Não conte mentiras para o cliente

Está aí uma dica importante: não minta para o seu cliente. Durante todos os anos que convivi no comércio eletrônico, essa era uma das coisas mais comuns que via acontecendo. Uma mentirinha sobre o preço, outra do frete, mais uma da procedência do produto e assim elas iam se acumulando.

Você gosta de contar mentiras? Então, não espere vender online por muito tempo. Acredite, uma hora ou outra o cliente vai descobrir que você está lhe passando a perna. E isso não será nada bom, para você principalmente. Duvida? Passe alguns minutos nas páginas do Reclame Aqui e veja o que estou falando.

Quer outro exemplo? Basta você lembrar da Black Friday há alguns dias. Por que ela não funciona tão bem quanto antes? Alguns lojistas quebraram a confiança dos consumidores. Por causa disso, essa época que deveria aumentar as vendas, na verdade é o momento mais difícil de vender.

Ninguém gosta de ser enganado e o seu cliente pensa da mesma forma. É impossível criar um relacionamento saudável, de qualquer tipo, se baseando em mentiras. Fale a verdade, seja transparente. É melhor perder um cliente por falar a verdade, do que perdê-lo do mesmo jeito por causa de mentiras.

Ah, e não adianta colocar a transparência como um dos valores de sua empresa na página sobre. Estou dizendo para ir muito mais além. Aplicar essa transparência e sinceridade todos os dias em sua loja virtual, interna e externamente.

Já é difícil conseguir as coisas dizendo a verdade, imagine mentindo? Em um mundo tão egoísta e mentiroso, tal como vivemos, ser sincero é o diferencial que muitos clientes procuram.

Conclusão

Talvez você estivesse esperando por sacadas milionárias para aumentar as vendas de sua loja virtual e desculpe por isso. Mas a verdade é que o sucesso está nas coisas mais simples que conhecemos. A integridade e a preocupação com o cliente, coisas que aprendemos com os pequenos empresários, ainda são muito importantes.

Você não precisa buscar por técnicas arrasadoras para aprender como vender online. Basta se preocupar em ter um negócio sustentável, planejado e íntegro. O mercado se encarrega de remover os desleais do caminho, tenha certeza!

Dedique-se em encontrar algo que você ame e faça isso todos os dias. Isso não será apenas um trabalho qualquer e você receberá recompensas todos os dias.

Agora me diga no campo de comentários abaixo, você coloca essas dicas em prática em sua loja virtual? Eu ficarei honrado em saber a sua opinião sobre este artigo.

Junte-se a mais de 560 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

RedatorOnline.net

RedatorOnline.net

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *